C-295 M na FAP

  • 859 Respostas
  • 264692 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3762
  • Recebeu: 2888 vez(es)
  • Enviou: 1734 vez(es)
  • +4081/-1960
Re: C-295 M na FAP
« Responder #840 em: Agosto 05, 2021, 12:32:33 pm »
Continuam em Sevilha sem comprador o par de C-295M que operaram de 2014 até 2018 ao serviço da Jordânia, ano em que foram postos à venda. Portugal terá sido um dos países a quem a Airbus perguntou se estaria interessado em ficar com eles, mas a resposta foi negativa.



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, tenente, Subsea7

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 1877 vez(es)
  • +144/-21
Re: C-295 M na FAP
« Responder #841 em: Agosto 05, 2021, 02:02:29 pm »
É pena, aeronaves como o C295 nunca são demais. Especialmente agora que ainda não se sabe qual a operacionalidade da que aterrou de nariz na Madeira.
Na pior da pior das hipoteses, podiam sempre ficar para peças á bom português.
 :-P
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8666
  • Recebeu: 4003 vez(es)
  • Enviou: 2813 vez(es)
  • +3947/-524
Re: C-295 M na FAP
« Responder #842 em: Agosto 05, 2021, 02:12:54 pm »
É pena, aeronaves como o C295 nunca são demais. Especialmente agora que ainda não se sabe qual a operacionalidade da que aterrou de nariz na Madeira.
Na pior da pior das hipoteses, podiam sempre ficar para peças á bom português.
 :-P

Stalker, se o 295 aterrasse de nariz, já era. :)

Abraço


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5273
  • Recebeu: 1638 vez(es)
  • Enviou: 412 vez(es)
  • +342/-244
Re: C-295 M na FAP
« Responder #843 em: Agosto 05, 2021, 02:17:04 pm »
Qual quê, ele é rijo, até de nariz!  c56x1 :mrgreen:

Realmente é um desperdício os dois C-295 ex-Jordânia. Mas conhecendo a genialidade nacional, mais depressa estouram 110 milhões no famoso 6o KC, do que compram estes dois C-295 que muito mais falta faziam.
« Última modificação: Agosto 05, 2021, 02:33:46 pm por dc »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8666
  • Recebeu: 4003 vez(es)
  • Enviou: 2813 vez(es)
  • +3947/-524
Re: C-295 M na FAP
« Responder #844 em: Agosto 05, 2021, 02:54:48 pm »
Continuam em Sevilha sem comprador o par de C-295M que operaram de 2014 até 2018 ao serviço da Jordânia, ano em que foram postos à venda. Portugal terá sido um dos países a quem a Airbus perguntou se estaria interessado em ficar com eles, mas a resposta foi negativa.



Não só os dois que nos faltavam e e faltam, para compor o ramalhete, e termos as primeiras aeronaves CAS, aqui estão, como os UH60M jordanos que nos davam um jeitaço para os tais EvaKuativos :

Gunships for Sale as Part of Mass Jordanian Sell-off



The Royal Jordanian Air Force (RJAF) has put its two AC-235 gunships up for sale, along with its Sikorsky UH-60L fleet. Separate announcements made on the air force’s official website on December 24 (UH-60s) and 28 (AC-235s) brought the offers into the public domain. They add to a series of declarations in the summer in which a number of other types were made available for purchase as part of a major RJAF fleet rationalization and cost-reduction effort.

In the 2018 releases, a single Lockheed C-130B was offered for sale along with 12 Hawk Mk 63 trainers and 13 Bell UH-1H utility helicopters on July 8, followed by 17 Bell AH-1F Cobras equipped with the NTS (Night Targeting System) and two Airbus C295 medium airlifters on July 12.

Shedding these aircraft makes sense in terms of removing obsolete, aging, and redundant aircraft from the inventory. The RJAF is in the process of receiving 12 AH-1Fs upgraded by SES in the U.S. with new mission suite, cockpit displays, and L3 Wescam MX-15D turrets. The Cobras offered for sale are those that were donated by Israel for anti-Daesh operations. The Hawk trainers were also received as a donation, from the UAE. The recent delivery of the new Pilatus PC-21 basic/advanced trainers has rendered them redundant.

However, the two recent sale offers are more intriguing and may reflect the 2018 reassignment of the assets formerly operated by Jordanian Special Operations Command (JSOC) to the RJAF. The AC-235 gunships, which were developed by ATK in conjunction with the King Abdullah II Design and Development Bureau (KADDB) and Airbus, were only delivered to JSOC in 2014 and have proven useful in operations along the Syrian border and as part of Jordan’s contribution to the anti-Houthi campaign in Yemen. They are armed with a side-firing 30-mm cannon and have stub pylons for weapons such as AGM-114 Hellfire missiles and laser-guided rockets.

Eight UH-60Ls are also up for sale as new UH-60Ms have been delivered for service with the RJAF’s No. 8 Squadron. The UH-60Ls were operated by JSOC on special forces duties alongside armed MD530 Little Birds, and the latter may also be up for sale. The RJAF also operates a squadron (No. 14) of recently-delivered ex-U.S. Army UH-60As and is building a squadron (No. 26) of four Mi-26T2s, the second of which was delivered in late December.


https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2019-01-05/gunships-sale-part-mass-jordanian-sell

Abraços
« Última modificação: Agosto 05, 2021, 06:42:34 pm por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 1877 vez(es)
  • +144/-21
Re: C-295 M na FAP
« Responder #845 em: Agosto 05, 2021, 03:15:12 pm »
Ao preço que a Austria vai pagar por três UH-60L (72 milhões de $), não sei como é que nós iamos buscar 5....
Pode ser que os Americas deixem pagar aos soluços.
 :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5273
  • Recebeu: 1638 vez(es)
  • Enviou: 412 vez(es)
  • +342/-244
Re: C-295 M na FAP
« Responder #846 em: Agosto 05, 2021, 05:21:04 pm »
UH-60 só mesmo em segunda-mão, seja qual for a versão.

Mas ficávamos arrumados de duas necessidades, com helis médios e reforço da frota C-295, adquirido os kits de "gunship".
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 1843
  • Recebeu: 282 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +104/-196
Re: C-295 M na FAP
« Responder #847 em: Agosto 05, 2021, 06:03:53 pm »
Qual quê, ele é rijo, até de nariz!  c56x1 :mrgreen:

Realmente é um desperdício os dois C-295 ex-Jordânia. Mas conhecendo a genialidade nacional, mais depressa estouram 110 milhões no famoso 6o KC, do que compram estes dois C-295 que muito mais falta faziam.

Estes são M ou seja de transporte, faz sentido ter 9 C-295 transporte + 4 C-130 e 5 KC-390?

O que faz falta são mais C-295 PG02 e sobretudo uns PG03 preparados para COIN.
 

*

MATRA

  • Analista
  • ***
  • 614
  • Recebeu: 275 vez(es)
  • Enviou: 692 vez(es)
  • +54/-13
Re: C-295 M na FAP
« Responder #848 em: Agosto 05, 2021, 06:15:06 pm »
Uma pena. O 295 tem sido o faz tudo da FAP, deve ser o SA com mais horas de voo.

 :arrow: transporte da selecção de futebol  c56x1
 :arrow: transporte de órgãos
 :arrow: transporte médico
 :arrow: SAR de longa distancia nos Açores
 :arrow: destacamentos no estrangeiro
 :arrow: operações especiais
 :arrow: lançamento de para quedistas
 :arrow: "talvez" patrulha marítima com os Persuader "talvez"
 :arrow: transporte de carga comum, etc.

E tudo isto com uma operacionalidade de fazer inveja.

Fosse o valor justo era uma óptima compra.
Se calhar a FAP está a guardar verba para o MLU e transformação dos nossos em Whisky  :)

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 8666
  • Recebeu: 4003 vez(es)
  • Enviou: 2813 vez(es)
  • +3947/-524
Re: C-295 M na FAP
« Responder #849 em: Agosto 05, 2021, 06:28:54 pm »
Qual quê, ele é rijo, até de nariz!  c56x1 :mrgreen:

Realmente é um desperdício os dois C-295 ex-Jordânia. Mas conhecendo a genialidade nacional, mais depressa estouram 110 milhões no famoso 6o KC, do que compram estes dois C-295 que muito mais falta faziam.

Estes são M ou seja de transporte, faz sentido ter 9 C-295 transporte + 4 C-130 e 5 KC-390?

O que faz falta são mais C-295 PG02 e sobretudo uns PG03 preparados para COIN.


The Royal Jordanian Air Force (RJAF) has put its two AC-235 gunships up for sale,

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2019-01-05/gunships-sale-part-mass-jordanian-sell




Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 5273
  • Recebeu: 1638 vez(es)
  • Enviou: 412 vez(es)
  • +342/-244
Re: C-295 M na FAP
« Responder #850 em: Agosto 05, 2021, 07:47:22 pm »
Qual quê, ele é rijo, até de nariz!  c56x1 :mrgreen:

Realmente é um desperdício os dois C-295 ex-Jordânia. Mas conhecendo a genialidade nacional, mais depressa estouram 110 milhões no famoso 6o KC, do que compram estes dois C-295 que muito mais falta faziam.

Estes são M ou seja de transporte, faz sentido ter 9 C-295 transporte + 4 C-130 e 5 KC-390?

O que faz falta são mais C-295 PG02 e sobretudo uns PG03 preparados para COIN.

Não fosse por isso, para nós teriam que ser modificados para uniformizar com a restante frota (quiçá tudo para o padrão W). Não há-de ser o fim do mundo converter para PG-03 no processo.

Mesmo sem a conversão, continuando a ser meramente na versão de transporte, faz mais sentido do que manter duas frotas distintas de aeronaves da mesma classe, C-130 e KC-390.
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 1843
  • Recebeu: 282 vez(es)
  • Enviou: 234 vez(es)
  • +104/-196
Re: C-295 M na FAP
« Responder #851 em: Agosto 05, 2021, 09:26:15 pm »
Qual quê, ele é rijo, até de nariz!  c56x1 :mrgreen:

Realmente é um desperdício os dois C-295 ex-Jordânia. Mas conhecendo a genialidade nacional, mais depressa estouram 110 milhões no famoso 6o KC, do que compram estes dois C-295 que muito mais falta faziam.

Estes são M ou seja de transporte, faz sentido ter 9 C-295 transporte + 4 C-130 e 5 KC-390?

O que faz falta são mais C-295 PG02 e sobretudo uns PG03 preparados para COIN.


The Royal Jordanian Air Force (RJAF) has put its two AC-235 gunships up for sale,

https://www.ainonline.com/aviation-news/defense/2019-01-05/gunships-sale-part-mass-jordanian-sell

@tenente não são esses, são dois que C-295 de transporte que tinham sido operados pelo 3º esquadrão da RJAF. Eles tinham sido vendidos a Birmânia/Myanmar por cerca de 38 milhões mas um embargo de venda de armas ao pais não deixou o negocio acontecer.

Agora a Airbus deve estar a tentar livrar-se deles.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3762
  • Recebeu: 2888 vez(es)
  • Enviou: 1734 vez(es)
  • +4081/-1960
Re: C-295 M na FAP
« Responder #852 em: Outubro 06, 2021, 10:12:08 am »
Prosseguem a bom ritmo em Porto Santo as reparações no 16702.

Citar
Um par de 02 no AM3 - Aeródromo de Manobra do Porto Santo:

19602, o EH-101 operado pela Esquadra 751 atualmente destacado no Porto Santo e o 16702, o C-295 que sofreu uma aterragem sem trem no passado dia 10 de Junho e que se encontra atualmente no hangar habitualmente ocupado pelo EH, em reparações.


https://planesandstuff.blogspot.com/2021/10/02.html
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
Duke Leto Atreides (Dune, Frank Herbert)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, tenente, HSMW, wyldething

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 4855
  • Recebeu: 605 vez(es)
  • Enviou: 1141 vez(es)
  • +2126/-2327
Re: C-295 M na FAP
« Responder #853 em: Outubro 25, 2021, 07:52:10 pm »
Em países a sério, cumprem-se assim os contratos em falta.

https://www.cavok.com.br/dassault-fornece-falcon-7x-para-forca-aerea-grega-de-graca

1 FALCON 7X, de borla.

 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 349
  • Recebeu: 81 vez(es)
  • Enviou: 391 vez(es)
  • +28/-326
Re: C-295 M na FAP
« Responder #854 em: Outubro 25, 2021, 08:33:54 pm »
Em países a sério, cumprem-se assim os contratos em falta.

https://www.cavok.com.br/dassault-fornece-falcon-7x-para-forca-aerea-grega-de-graca

1 FALCON 7X, de borla.

Ainda dizem que os gregos são corruptos! Se fosse cá o dinheiro iria para parte incerta, como é hábito...
« Última modificação: Outubro 25, 2021, 08:35:34 pm por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7