NOTP - Núcleo de Operações Táticas de Projeção (ex-UPF)

  • 691 Respostas
  • 229378 Visualizações
*

Belchior

  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #525 em: Outubro 06, 2014, 01:26:30 am »
Mas la esta quem de interesse nunca virá aqui ler o que quer que seja e muitas vezes critica atuacoes, aquisicoesbe afins de forma que faz parecer que sao os militares de baixo escalao hierarquico que teem culpa. A unica coisa quero que entenda é que está afastado da realidade militar portuguesa o que nao lhe permite aqui julgar as coisas como devia. Porque á situacoes aqui q ja comentou que sao disparatadas e que se tivesse total conhecimento do porque de ser assim nao escreveria o que ja escreveu. Em minha opiniao seivque os oficiais portugueses nao aceitam opiniao de civis ao contrario dos americanos e ainda bem q assim o é porque cada vez mais o POVO americano paga bem caro a abertura das questoes militares e formacao militar às empresas privadas, mas isto é a minha mera opinião. Procure fazer mais e melhor no que é entendido, para isso procure saber a realidade militar portuguesa estude propostas viaveis ganhe conhecimentos entre o escalao superior apresente as suas propostad e ai sim critica obq de mal é feito e mal adquirido, aqui acho que se deve sim debater questoesbde conhecimento de cada um mas com moderacao para nao se correr o risco de se ofender quem nao merce
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #526 em: Outubro 06, 2014, 10:27:05 pm »
Citação de: "Belchior"
Em minha opiniao seivque os oficiais portugueses nao aceitam opiniao de civis ao contrario dos americanos e ainda bem q assim o é porque cada vez mais o POVO americano paga bem caro a abertura das questoes militares e formacao militar às empresas privadas, mas isto é a minha mera opinião.
Tem direito a sua opiniao da mesma forma que tenho o direito de discordar, pois olhe que no caso do A-10 que somente e o melhor aparelho FAC/coin e sobretudo Cas, muito se deve o seu salvamento aos milhares de civis que junto do congresso e atraves de multiplos movimentos, safaram-no da reforma compulsiva. A esmagadora maioria da USAF foi na conversa politico-democrata que para ter dinheiro para tretas como o F-35 tentou vender a ideia que estava obsoleto com uma reforma de vulto a meia duzia de anos. As conversas com medias e baixas patentes da USAF foi de chorar (desde comparar o A10 ao mustang e f-86  :twisted: ). Portanto a bem de todos o que batem os costados no Afeganistao, ainda bem que civis, veteranos, ex militares, etc, bateram o pe e salvaram milhares que combatem e combaterao no terreno. E este e apenas um de muitos exemplos que lhe posso dar em como nem todo o pensamento militar e correcto e civil incorrecto. :wink:

Citar
http://www.defensenews.com/article/20140914/DEFREG02/309140021/Sources-Expect-Next-Year-s-USAF-Budget-Continue-Push-Cuts

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #527 em: Outubro 07, 2014, 01:03:23 am »
Se calhar estou muito mais dentro da realidade militar Portuguesa do que o Sr pensa.

Permita-me também dizer que só se ofende a quem enfia a carapuça. Eu, se me disserem que por ter a bandoleira por baixo do braço fraco estou errado nao me ofendo, pelo contrario, explico à pessoa PORQUE uso assim e porque toda a gente no mundo usa assim. Usando argumentos validos e praticos. Portanto dando o exemplo do sr FAC que falamos, nao vejo razão de ofensa nenhuma.
E volto a repetir, nunca critiquei a moldura humana do soldado Português, ele nao tem culpa do treino que sofre.

E quanto aos Americanos também discordo totalmente, os militares Americanos so têm aprendido com os civis. Contratam-nos para lhes ensinarem coisas que os militares nao tem tempo para desenvolver ou sofrem de demasiadas burocracias para implementarem. Desde civis em aviões até ao simples tiro, estão em todo o lado e por isso são a maquina devastadora que são.
Cá, seguindo o exemplo dado, se todos os sargentos de tiro sofressem actualizações com civis qualificados, elevavam a capacidade de manuseia de armas de fogo. O que nao faltam são empresas civis a oferecerem esse serviço, é preciso é saber escolhe-las bem. Uma delas inclusive é patrocinadora da revista que a nossa Associacao é editora.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Belchior

  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #528 em: Outubro 07, 2014, 01:41:50 am »
Eu conheco a revista e sei do que falo e a critica que fiz em relacao aos civis que exercem funcoes militares em to's e ás empresas q desenvolvem tecnicas deve-se ao facto de atraves dessas empresas e dessas pessoas o conhecimento estar a chegar a pessoas que nao deviam e nao sao aos exercitos convencionais como deveria ser. E isso sim atualmente causa muitas baixas e sao os proprios americanos a sofer com o que criaram pois quando se cria tem de se ver pros e contras e ate que ponto por ganacia de dinheiro o feitico vira-se contra o feiticeiro. Em relacao as ofensas nao era isso que queria expressar apenas queria que entende.se que muitas vezes os militares vizados sentem.se humilhados pela fustigaçao de criticas que lhes sao dirigidas e das quais nao teem culpa. Como em tudo na vida toda a gente pode aprender com toda a gente à que haver bom senso e saber de que maneira se deve chegar ao objectivo.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #529 em: Outubro 07, 2014, 10:04:36 am »
Citação de: "Belchior"
Eu conheco a revista e sei do que falo e a critica que fiz em relacao aos civis que exercem funcoes militares em to's e ás empresas q desenvolvem tecnicas deve-se ao facto de atraves dessas empresas e dessas pessoas o conhecimento estar a chegar a pessoas que nao deviam e nao sao aos exercitos convencionais como deveria ser. E isso sim atualmente causa muitas baixas e sao os proprios americanos a sofer com o que criaram pois quando se cria tem de se ver pros e contras e ate que ponto por ganacia de dinheiro o feitico vira-se contra o feiticeiro. Em relacao as ofensas nao era isso que queria expressar apenas queria que entende.se que muitas vezes os militares vizados sentem.se humilhados pela fustigaçao de criticas que lhes sao dirigidas e das quais nao teem culpa. Como em tudo na vida toda a gente pode aprender com toda a gente à que haver bom senso e saber de que maneira se deve chegar ao objectivo.
Os norte-americanos de conflito para conflito tem visto as suas baixas a diminuir, seja no preâmbulo Vietname, Iraque, Afeganistão, ou em operações como o Resgate do USS Mayaguez ou a Invasão de Grenada. Portanto com mais ou menos civis envolvidos o numero de mortos não aumentou, pelo contrário tem vindo a cair, inclusive no número de acidentes com equipamento e perda de vidas humanas.


Quanto à influência das empresas de armamento e dos civis ao serviço das mesmas, sempre se verificou na estrutura americana (bem como em quase todas as outras por esse mundo fora). Simplesmente hoje os "brinquedos" são mais caros e é preciso arranjar dinheiro para os pagar, o que como é evidente gera cortes cegos em áreas nevrálgicas, sendo em ultimo caso culpado o politico que decide mal porque não é suficientemente aconselhado ou simplesmente porque é estúpido e prefere viver na ignorância (armas como o Laser Aerotransportado ou a obsessão do Stealth valem de que quando a maioria dos conflitos pós segunda guerra mundial são contra forças não regulares? Basta ver que o Supertucano serve para a Força Aérea Afegã com construção actual nos EUA, mas para a USAF tenta-se desactivar tudo o que faz CAS convenientemente).


Quem conhece a vida militar sabe que muitas das decisões e do que se passa não são culpa directa dos militares. Agora também as há. É também é necessário separar o "trigo do joio" pois novamente vejo muitas críticas construtivas neste forum sobre por exemplo uma armas especifica, a sua forma de uso ou a simples balaclava e "cai o carmo e a trindade", muitas vezes de uma simples pergunta.


É a "forma como se diz", e a "arrogância", é o "pensa que sabe", "prepotência" e por aí fora, quando nas F.A. sejam nacionais ou por esse mundo fora as situações não se passam  propriamente como nos escuteiros, nem mesmo quando as câmaras estão presentes.
Mas concordo que temos de todos uns a aprender com os outros, e que existem formas melhores de fazer chegar a mensagem a quem é por direito. Agora, novamente isso e um problema tanto de civis como de militares, e basta vermos o que se passou em Portugal durante anos, já que praticamente só foi feito o esforço de explicar qualquer coisa à populaça quando se adquiriu os submarinos. E mesmo assim, o resultado é variável.  :wink:  

Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #530 em: Outubro 07, 2014, 02:50:56 pm »
Já agora, aqui pode-se ver civis a dar instrução de sobrevivência a militares.



fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid ... hoto_reply
« Última modificação: Outubro 07, 2014, 06:42:59 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

Belchior

  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #531 em: Outubro 07, 2014, 06:26:31 pm »
É verdade civis dao instrucao a militares e ensinam muita coisa como ja foi dito aqui e concordo acabam por se poder ocupar de coisas que os militares acabam por nao ter tempo para pensar. Mas e quando esses mesmo civis ajudam com instrucao e forca de combate forcas nao regulamentares que hoje em dia tanto matam e as empresas de armamento manipulam os governos induzindo e guiando as guerras como bem lhes apetece ai ja nao sao civis a criar problemas? Curioso é q civis tambem veem depois apresentar solucoes. Basicamente para mim os militares hoje em dia sao fantoches nas maos de gananciosos que fazem de tudo e que ganham dinheiro com a morte de outros. É a minha opiniao em relacao a intervencao civil na guerra como é obvio há quem discorde com todo o direito. Nao acho q caia o carmo e a trindade por questao nenhuma apenas pela insistencia e constante perseguicao a tudo o qu se faca ou use.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #532 em: Outubro 07, 2014, 08:59:47 pm »
Citação de: "Belchior"
É verdade civis dao instrucao a militares e ensinam muita coisa como ja foi dito aqui e concordo acabam por se poder ocupar de coisas que os militares acabam por nao ter tempo para pensar. Mas e quando esses mesmo civis ajudam com instrucao e forca de combate forcas nao regulamentares que hoje em dia tanto matam e as empresas de armamento manipulam os governos induzindo e guiando as guerras como bem lhes apetece ai ja nao sao civis a criar problemas? Curioso é q civis tambem veem depois apresentar solucoes. Basicamente para mim os militares hoje em dia sao fantoches nas maos de gananciosos que fazem de tudo e que ganham dinheiro com a morte de outros. É a minha opiniao em relacao a intervencao civil na guerra como é obvio há quem discorde com todo o direito. Nao acho q caia o carmo e a trindade por questao nenhuma apenas pela insistencia e constante perseguicao a tudo o qu se faca ou use.
Meu caro Belchior, desculpe que lhe diga mas corrupção, trafico de influências, "luvas e comissões" não é exclusivo da sociedade civil. Também existe na sociedade militar e independentemente de variar de caso para caso e pais para pais, encontra-se um pouco por todo o lado. Você tem o caso dos submarinos em Portugal, em que apesar de a maioria dos envolvidos na corrupção ser civil , também existe pelo menos um ex-militar envolvido que independentemente de estar "reformado" e " ser competente" na construção de corvetas, na minha modesta opinião pessoal não deveria lá estar como conselheiro técnico, porque "À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". Agora é como é dito na reportagem: "Prática Comum", seja aqui, nos EUA, Grécia ou França, sejam em contratos civis ou militares.  :mrgreen: ), do que propriamente das esmagadora maioria das chefias da USAF e US NAVY e de muitos dos seus operacionais que enchiam foruns com hinos de apoio aos seus comandantes. Ou também acha que "esses militares hoje em dia sao fantoches nas maos de gananciosos que fazem de tudo e que ganham dinheiro com a morte de outros" nem "vêm apresentar soluções" quando se sabe que à conceitos que defendem não se adequam a maioria dos conflitos de "baixa intensidade" que polvilham o globo desde o fim da guerra fria (isto para não ir mais atrás). :roll:
Citar
http://en.wikipedia.org/wiki/Falklands_War
Quarto ponto. Quando o caro Belchior diz e passo a citar:"Mas e quando esses mesmo civis ajudam com instrucao e forca de combate forcas nao regulamentares que hoje em dia tanto matam ", parte do presuposto que o treino de movimentos como o Alqaeda, ISIL, Hezbolah ou Pró-Russos, são exclusivamente dados por civis? Se calhar é mais ao contrário (ou são todos militares na reforma, reserva, ou que "ensinam" aos fins de semana e licenças, tipo russos na Ucránia).  :twisted:

E por ultimo. No Forum Defesa dão-se opiniões na sua maioria construtivas, sem que se persiga ninguém. Basta V.exma ir para outros fóruns de jornais e revistas que por aí andam para ver o que realmente é a falta de respeito e perseguição insistente a tudo o que se faça e use na instituição militar. À quem ache as ditas opiniões de valor e à quem olhe para o lado e "assobie" porque acha que o que está correcto é a realidade que aprendeu e onde vive, mas isso já faz parte da natureza de cada um e não da minha, que acha que todos tem sempre algo a aprender com os outros. :wink:


Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Belchior

  • 9
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +0/-0
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #533 em: Outubro 07, 2014, 10:02:51 pm »
É obvio que corrupcao e luvas existem em todo o lado e eu conheco alguns desses representantes influentes que fala. Infelizmente a corrupcao foi algo que se foi interiorizando no dia á dia e tomada como "normal". Agora nao me venha com moralismos que todas as empresas privadas de seguranca militar trabalham apenas para o bem como salvadores da patria e que seguem sempre as regras de combate e mesmo humanitarias. E tem o caso de varias empresas americanas que muita porcaria fizeram ao longo da historia. Agora tambem admito que muitas vezes se calharam foram as chefias militares a queimar e por culpa nessas empresas. E se for a ver bem até maior parte dos operacionais civis sao ex.militares que foram em busca de melhores salarios e que tudo fazem pelo dinheiro. Como é obvio cada um puxa a brasa à sua sardinha que é o que rstà a acontecer e dai discordarmos Eu nunca disse que o forum devia parar nem algo do genero ou que ficava incomodado com todos os topicos discutidos apenas que se devia moderar as criticas deixar de lado alguns dos assunto mesquinhos que ja foram discutidos partilhar conhecimento de forma a se fazer melhores analises e se apresentarem alternativas, e criticas realmente construtivas com melhores solucoes. É realmente verdade basta ler o jornal mais vendido em portugal o correio da manha e todos os dias tem uma noticia a denegrir a imagem dos militares. Sem duvida dou.lhe toda a razao nesse aspeto.
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6490
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #534 em: Outubro 08, 2014, 01:06:02 am »
Discordar faz parte da vida e desde que feita de forma adequada só faz é bem ao debate. E puxar a brasa a minha sardinha não se verifica pois a minha área profissional agora é outra. No resto ate estamos mais de acordo que em disacordo. Mas dois pontos apenas meu caro belchior:
1- Nunca falei em vários post de empresas privadas de segurança militar. Falo da USAF, us navy, civis e militares, e empresas como a Dassault e Saab que fabricam aeronaves. Portanto de onde retira os tais falsos moralismos de que nem sempre as empresas de segurança privada cumprem as regras e apresentam-se como humanitárias e patriotas? Parece que é evidente, ate pelo que referi, se são privadas o que interessa e lucro e tudo o resto e paisagem (com algumas excepções como é evidente). :wink:

2-Quais os assuntos que considera mesquinhos e as criticas que deviam ser mais moderadas no seu entender? Ao FAC e a balaclava?

Cumprimentos
« Última modificação: Outubro 08, 2014, 10:14:51 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #535 em: Outubro 08, 2014, 09:16:34 am »
Belchior o teu debate tem sido com outras pessoas, mas lembrei-me de algo que pode (ou não) ajudar. À pouco tempo vi por alto um artigo que falava dos PMC e das empresas de "segurança" e como elas ganharam uma dimensão nunca vista durante o "reinado" do Bush (filho). Como é que isso aconteceu? Simples, era uma forma do governo dos EUA e das grandes multinacionais ocidentais contornarem a lei.

A Blackhawk ficou muito famosa pelas cenas que fizeram no Iraque (o Haley no topo do edificio a disparar sobre os insurgentes é por demais conhecido), no entanto é apenas uma das muitas empresas que há por aí.

Será que é esse tipo de empresas que o ACADO estava a referir-se quando falava de civis? Não, ele estava a referir-se a empresas de tiro táctico como a do Yeager, do Costa ou do Haley.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #536 em: Outubro 08, 2014, 03:55:09 pm »
Citação de: "Belchior"
É obvio que corrupcao e luvas existem em todo o lado e eu conheco alguns desses representantes influentes que fala. Infelizmente a corrupcao foi algo que se foi interiorizando no dia á dia e tomada como "normal". Agora nao me venha com moralismos que todas as empresas privadas de seguranca militar trabalham apenas para o bem como salvadores da patria e que seguem sempre as regras de combate e mesmo humanitarias. E tem o caso de varias empresas americanas que muita porcaria fizeram ao longo da historia. Agora tambem admito que muitas vezes se calharam foram as chefias militares a queimar e por culpa nessas empresas. E se for a ver bem até maior parte dos operacionais civis sao ex.militares que foram em busca de melhores salarios e que tudo fazem pelo dinheiro. Como é obvio cada um puxa a brasa à sua sardinha que é o que rstà a acontecer e dai discordarmos Eu nunca disse que o forum devia parar nem algo do genero ou que ficava incomodado com todos os topicos discutidos apenas que se devia moderar as criticas deixar de lado alguns dos assunto mesquinhos que ja foram discutidos partilhar conhecimento de forma a se fazer melhores analises e se apresentarem alternativas, e criticas realmente construtivas com melhores solucoes. É realmente verdade basta ler o jornal mais vendido em portugal o correio da manha e todos os dias tem uma noticia a denegrir a imagem dos militares. Sem duvida dou.lhe toda a razao nesse aspeto.

Nao conheço nenhuma empresa Americana que tenha feito algo de errado como diz...
Se me disser q alguns elementos cometeram crimes, é provável. Mas muitos mais cometem os militares.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #537 em: Outubro 08, 2014, 04:04:59 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Belchior o teu debate tem sido com outras pessoas, mas lembrei-me de algo que pode (ou não) ajudar. À pouco tempo vi por alto um artigo que falava dos PMC e das empresas de "segurança" e como elas ganharam uma dimensão nunca vista durante o "reinado" do Bush (filho). Como é que isso aconteceu? Simples, era uma forma do governo dos EUA e das grandes multinacionais ocidentais contornarem a lei.

A Blackhawk ficou muito famosa pelas cenas que fizeram no Iraque (o Haley no topo do edificio a disparar sobre os insurgentes é por demais conhecido), no entanto é apenas uma das muitas empresas que há por aí.

Será que é esse tipo de empresas que o ACADO estava a referir-se quando falava de civis? Não, ele estava a referir-se a empresas de tiro táctico como a do Yeager, do Costa ou do Haley.

Blackwater e nao blackhawk

E essa por acaso até é uma empresa que da boas condições de treino aos militares.
E situação em Najaf que refere é uma situação de combate normal em que uma empresa privada salva militares de serem mortos.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #538 em: Outubro 08, 2014, 04:17:41 pm »
Não é que não gosto de vos ver discutir temas tão importantes como a presença de civis, e a sua importância no meio das FA. Mas penso que off-topic já vai longo.
Além disso, peço apenas que tente usar alguma pontuação nos vossos textos. Torna-se complicado por vezes ler o que vocês tentam passar.

No meio disto tudo... Na foto era um UPF ou não?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1349/-3467
Re: Unidade de Protecção de Força (ex-Rescom)
« Responder #539 em: Outubro 08, 2014, 05:07:00 pm »
Se estás a falar do militar no Mali, sim era. Digo isso por causa do camuflado que veste, da Ml que tem nas mãos (MG-4) e de tudo o resto.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.