Caso de "estudo" - atuação da policia

  • 11 Respostas
  • 2267 Visualizações
*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Caso de "estudo" - atuação da policia
« em: Agosto 17, 2021, 10:20:35 am »
Trago um caso curioso que gostaria da sua análise:

Um individuo vai na auto-estrada hesita um pouco na saída, pois não conhece a zona, olha para o espelho vê que o carro atrás ainda vai distante e decide meter-se na saída, sem pisar qualquer linha continua. Entretanto o carro que vinha atrás ultrapassa-o a grande velocidade e dá ordem de paragem de vidro aberto alegando ser policia. O individuo mostra o crachá muito rapidamente, mal se consegue notar, traja à civil, é jovem e de calções. Diz que se tivesse outro carro batia contra o individuo, vai até à mala buscar o colete amarelo, e a vitima faz-lhe um pedido de desculpas e explicado que em nenhum momento lhe iria por em risco e viu que a distância entre as duas viaturas era grande.
O suposto policia diz de forma arrogante que vai já contactar a esquadra local, que são 500€ de multa e pede documentos: carta, inspecção, seguro e iuc. Assim como pede para o interior da viatura, a mala e implica com farol partido.
Ninguém atende (supostamente) da esquadra, pelo que ele toma nota dos dados da viatura e diz que nos próximos dias a vitima receberá uma multa em casa.

Afinal a policia pode ou não agir desta forma?
Como deve o cidadão comum agir perante situações similares?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #1 em: Agosto 17, 2021, 04:43:15 pm »
Policia sou eu e não paro às ordens ou gestos de indivíduos não uniformizados.


::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Lightning

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #2 em: Agosto 17, 2021, 08:38:42 pm »
Supondo que ele era policia, teria o direito de o fazer neste caso? Qual seria o procedimento correto do cidadão a tomar uma vez que parou?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #3 em: Agosto 18, 2021, 06:47:11 pm »
Poderia e gostaria de comentar. Porém, por um lado vejo muito pouca consistência no texto; por outro o caso é sério. Não é má vontade, só não quero entalar-me entre o barco e o cais.
« Última modificação: Agosto 18, 2021, 06:48:32 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #4 em: Agosto 18, 2021, 10:19:46 pm »
Poderia e gostaria de comentar. Porém, por um lado vejo muito pouca consistência no texto; por outro o caso é sério. Não é má vontade, só não quero entalar-me entre o barco e o cais.

Compreendo, foi apenas o que me reportaram, a pessoa em causa é um pussy não faria mal a uma mosca. Mas fiquei curioso sobre o comportamento adoptar, é que nada garante que seja um policia a sério ou mesmo um criminoso.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #5 em: Agosto 19, 2021, 07:18:55 am »
As autoestradas são área de responsabilidade da GNR, pode um PSP fiscalizar a condução de um condutor aí?
 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1514
  • Recebeu: 200 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +247/-240
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #6 em: Agosto 19, 2021, 09:07:18 am »
As autoestradas são área de responsabilidade da GNR, pode um PSP fiscalizar a condução de um condutor aí?

Na A28 já vi uns quantos carros da PSP a autuarem cidadãos, ainda ontem lá estava mais um.

Por curiosidade os BMW azuis descaracterizados com elementos fardados são da GNR ou PSP? Nunca reparei no fardamento deles, mas já vi uns quantos.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #7 em: Agosto 19, 2021, 11:56:07 am »
As autoestradas são área de responsabilidade da GNR, pode um PSP fiscalizar a condução de um condutor aí?

Na A28 já vi uns quantos carros da PSP a autuarem cidadãos, ainda ontem lá estava mais um.

Por curiosidade os BMW azuis descaracterizados com elementos fardados são da GNR ou PSP? Nunca reparei no fardamento deles, mas já vi uns quantos.

Conheço mal, não sou dessa zona, mas penso que há troços dessa via que não são considerados como auto-estrada, talvez seja aí que a PSP actua. Mas isto é apenas suposição minha.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #8 em: Agosto 19, 2021, 12:09:37 pm »
As autoestradas são área de responsabilidade da GNR, pode um PSP fiscalizar a condução de um condutor aí?

Poder pode, não há nada na lei que determinantemente o impeça. Um policia ou guarda está investido de autoridade e essas prerrogativas não têm limitações geográficas. Falando da PSP, o que nesse campo existe são orientações internas para que fora das nossas áreas de actuação apenas intervenhamos em casos de crime ou de salvaguarda da vida. O mesmo quando estamos fora de serviço. Penso que na GNR não será muito diferente.
Acho demasiado ousado, para não dizer exagerado e disparatado, que um agente de autoridade se vá meter sem mais nem menos em assuntos meramente contra-ordenacionais na aérea de jurisdição de outra força. A sua área já lhe não dá trabalho que chegue?
« Última modificação: Agosto 19, 2021, 12:13:49 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, HSMW

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #9 em: Agosto 19, 2021, 12:20:19 pm »
Poderia e gostaria de comentar. Porém, por um lado vejo muito pouca consistência no texto; por outro o caso é sério. Não é má vontade, só não quero entalar-me entre o barco e o cais.

Compreendo, foi apenas o que me reportaram, a pessoa em causa é um pussy não faria mal a uma mosca. Mas fiquei curioso sobre o comportamento adoptar, é que nada garante que seja um policia a sério ou mesmo um criminoso.

Como disse acima, eu não parava. Mas, uma vez que parou, deve exigir a presença das autoridades com responsabilidade efectiva por aquela zona.
Tenham sempre em mente que a um agente de autoridade todos os excessos estão proibidos.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #10 em: Agosto 19, 2021, 02:26:52 pm »
Poder pode, não há nada na lei que determinantemente o impeça. Um policia ou guarda está investido de autoridade e essas prerrogativas não têm limitações geográficas. Falando da PSP, o que nesse campo existe são orientações internas para que fora das nossas áreas de actuação apenas intervenhamos em casos de crime ou de salvaguarda da vida. O mesmo quando estamos fora de serviço. Penso que na GNR não será muito diferente.
Acho demasiado ousado, para não dizer exagerado e disparatado, que um agente de autoridade se vá meter sem mais nem menos em assuntos meramente contra-ordenacionais na aérea de jurisdição de outra força. A sua área já lhe não dá trabalho que chegue?

Pois, por isso referi "fiscalização do trânsito", que é assim uma coisa menor, compreendo perfeitamente se estiverem a presenciar um crime, assaltos, violência, etc, que actuem logo não vão estar a ver se estão na área de responsabilidade da sua força.

Toda a história anterior parece estranha, também há gente que anda para aí a fingir ser força de autoridade com crachás falsos, etc.
« Última modificação: Agosto 19, 2021, 02:27:34 pm por Lightning »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 494 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Caso de "estudo" - atuação da policia
« Responder #11 em: Agosto 19, 2021, 02:55:39 pm »
Se a pessoa que fiscalizou o condutor era de facto polícia e se esse suposto polícia de facto levantar o auto de notícia por contra-ordenação então a pessoa fiscalizada vai receber a notificação no seu correio. Como normalmente o processamento das contra-ordenações demora algum tempo, recomendo a pessoa deslocar-se a uma esquadra de trânsito da PSP e expor o ocorrido. Talvez consigam confirmar se existe algum processo contra-ordenacional em curso contra o condutor em causa.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Trafaria