KC-390 na FAP

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Charlie Jaguar

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #675 em: Abril 08, 2020, 11:05:31 am »
Credo, o Pegasus não. Aquilo ainda tem muitas porcas, chaves de fendas e poeira à solta lá por dentro. :mrgreen:

Para termos Boeing 767 militares preferia entregar a conversão e modernização aos israelitas, mas isso seria se alguém no Restelo tivesse um lampejo de inteligência, o que é algo que não estou a ver apesar do Titi ter dito ontem que não pretende adiar a execução da LPM e a compra de meios necessários para as Forças Armadas, nomeadamente para patrulhar o oceano e aquisição de capacidade de transporte estratégico, seja o que for que isso queira dizer (o KC, muito certamente).

Continuo com a sensação que já tinha há alguns meses que a Embraer tem os dias contados e é só uma questão de tempo até ser completamente engolida pela Boeing, e aquele que chegou a ser o quarto constructor aeronáutico a nível mundial desaparecer por completo.
« Última modificação: Abril 08, 2020, 11:07:29 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #676 em: Abril 08, 2020, 01:32:07 pm »
Lá vêm 02 C-17A + 02 KC-46A + upgrade aos actuais 04 C-130H/H-30.  :mrgreen:

Um upgrade em cima do upgrade que os C-130 já vão/estão a receber?  :mrgreen:

Credo, o Pegasus não. Aquilo ainda tem muitas porcas, chaves de fendas e poeira à solta lá por dentro. :mrgreen:

Para termos Boeing 767 militares preferia entregar a conversão e modernização aos israelitas, mas isso seria se alguém no Restelo tivesse um lampejo de inteligência, o que é algo que não estou a ver apesar do Titi ter dito ontem que não pretende adiar a execução da LPM e a compra de meios necessários para as Forças Armadas, nomeadamente para patrulhar o oceano e aquisição de capacidade de transporte estratégico, seja o que for que isso queira dizer (o KC, muito certamente).

Continuo com a sensação que já tinha há alguns meses que a Embraer tem os dias contados e é só uma questão de tempo até ser completamente engolida pela Boeing, e aquele que chegou a ser o quarto constructor aeronáutico a nível mundial desaparecer por completo.


Pronto, pode ser só os C-17, o reabastecedores pode ficar a cargo da Airbus, assim não corremos o risco que está a acontecer com os helicópteros, ser tudo do mesmo fabricante.  ::)

É tão bom sonhar, mas não se preocupem, os KC de transporte estratégico vêm de certeza.

Eu também acho que a Boeing vai engolir a Embraer, nem que usem a paragem da Embraer por causa do Covid, com a possível perda de encomendas e lucros, como pretexto para tomar conta de tudo.
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #677 em: Abril 08, 2020, 01:38:52 pm »
Citar
France is making heavy use of a specialist aero-medical evacuation (medevac) module for its recently acquired Airbus Defence and Space (DS) A330-200 Phénix Multi-Role Tanker Transport (MRTT) aircraft as part of the nation's response to the ongoing coronavirus pandemic.

NATO reported on 8 April that the French Air Force (Armée de l'Air: AdlA) had flown six missions with the 'Module de réanimation pour patient à haute élongation d'évacuation' (Morphée) unit since 18 March, with each mission carrying multiple patients.

"The A330 MRTT flights have been conducted within the framework of Operation 'Résilience'," NATO said. "This operation represents the French armed forces' contribution to fighting Covid-19 in France. The [French] Air Force has employed several of its aircraft and helicopters in support of Operation 'Résilience'."

As noted by NATO, the Morphée module, which is the French name for Morpheus, the Ancient Greek god of sleep, was first fitted to the AdlA's Boeing KC/C-135 aircraft before being certified for use aboard the Phénix in December 2019.

"The module allows the [French] Air Force to transform a military plane originally designed for cargo and passenger transport or air-to-air refuelling into a real flying hospital with an intensive care unit," NATO said, adding that, with the module fitted, a Phénix aircraft can carry six to 12 seriously ill patients and their accompanying medical staff more than 10,000 km.

Mas para nós não faz falta,  EH-101 e Falcon basta.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #678 em: Abril 08, 2020, 01:53:08 pm »
Cada vez acho esta aeronave mais interessante. Fosse novo ou convertendo um A330 da TAP, dava um jeito enorme. E interessante que o KC-135 também pode receber este módulo, o que seria uma opção a ter em conta.

E com autonomia de 10 mil km, podia ir buscar cidadãos nacionais (neste caso infectados) a qualquer parte do mundo.
 

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Red Baron

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #679 em: Abril 08, 2020, 01:57:26 pm »
Cada vez acho esta aeronave mais interessante. Fosse novo ou convertendo um A330 da TAP, dava um jeito enorme. E interessante que o KC-135 também pode receber este módulo, o que seria uma opção a ter em conta.

E com autonomia de 10 mil km, podia ir buscar cidadãos nacionais (neste caso infectados) a qualquer parte do mundo.

A França esta a substituir os KC-135 por MRTT.

Os KC-135 são caros  e difíceis de  manter.
« Última modificação: Abril 08, 2020, 01:59:26 pm por Red Baron »
 
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Daniel

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #680 em: Abril 08, 2020, 02:51:02 pm »
Cada vez acho esta aeronave mais interessante. Fosse novo ou convertendo um A330 da TAP, dava um jeito enorme. E interessante que o KC-135 também pode receber este módulo, o que seria uma opção a ter em conta.

E com autonomia de 10 mil km, podia ir buscar cidadãos nacionais (neste caso infectados) a qualquer parte do mundo.

Devido a crise no sector da aviação não faltará o A330 a preço de saldos, muitas companhias aéreas estão a reduzir a sua frota de longo e médio curso, possivelmente a TAP também.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #681 em: Abril 08, 2020, 03:31:49 pm »
Cada vez acho esta aeronave mais interessante. Fosse novo ou convertendo um A330 da TAP, dava um jeito enorme. E interessante que o KC-135 também pode receber este módulo, o que seria uma opção a ter em conta.

E com autonomia de 10 mil km, podia ir buscar cidadãos nacionais (neste caso infectados) a qualquer parte do mundo.

A França esta a substituir os KC-135 por MRTT.

Os KC-135 são caros  e difíceis de  manter.

Sim, mas ou é aí que reside a escolha, algo barato de adquirir mas mais caro de operar e manter, ou algo mais caro de adquirir inicialmente, mas com ganhos a nível de custos de operação e sustentação da frota, este último o caso do MRTT.

Cada vez acho esta aeronave mais interessante. Fosse novo ou convertendo um A330 da TAP, dava um jeito enorme. E interessante que o KC-135 também pode receber este módulo, o que seria uma opção a ter em conta.

E com autonomia de 10 mil km, podia ir buscar cidadãos nacionais (neste caso infectados) a qualquer parte do mundo.

Devido a crise no sector da aviação não faltará o A330 a preço de saldos, muitas companhias aéreas estão a reduzir a sua frota de longo e médio curso, possivelmente a TAP também.

Sem dúvida, mas o problema não é haver falta de A330s para adquirir, é o custo da conversão das aeronaves para MRTT. Acho que só seria possível caso pusessem em marcha a reposição das contrapartidas com a Airbus da compras dos C-295, e neste caso seria benéfico até para a Airbus, que não só ganhava um cliente deste tipo de aeronave, como mantinha postos de trabalho nesta época de crise.
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #682 em: Abril 14, 2020, 04:52:02 pm »
Se tivéssemos um par de A400M e mais C-295 - i.e., não tendo nada do segmento KC-390 / C130 - era uma opção interessante? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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tenente

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #683 em: Abril 14, 2020, 05:03:43 pm »
Se tivéssemos um par de A400M e mais C-295 - i.e., não tendo nada do segmento KC-390 / C130 - era uma opção interessante?

era a melhor opção 4 X A400 + 12/14 X C295 .

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #684 em: Abril 14, 2020, 05:38:00 pm »
Se tivéssemos um par de A400M e mais C-295 - i.e., não tendo nada do segmento KC-390 / C130 - era uma opção interessante?

era a melhor opção 4 X A400 + 12/14 X C295 .

Abraços

Há é um pequeno problema, seria um balúrdio! Cada aeronave iria sair por pelo menos +160 milhões, depois tens de ter em conta a modificação dos Hangares e a especialização dos pilotos no A400, e por fim a manutenção( que acaba por ser o mais caro) especialmente numa aeronave como o a400, com 4 turbo prop.
Talvez se usassem as contrapartidas do C 295... Mas mesmo assim ainda ia ter uns bons altos custos.
Não digo que seja impossível, é apenas complicado.

Cumprimentos
 

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LM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #685 em: Abril 14, 2020, 05:54:00 pm »
Já agora, sobre utilização do KC-390 (OPERAÇÃO COVID-19 na FAB):







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typhonman

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #686 em: Abril 14, 2020, 10:12:46 pm »
Se tivéssemos um par de A400M e mais C-295 - i.e., não tendo nada do segmento KC-390 / C130 - era uma opção interessante?

era a melhor opção 4 X A400 + 12/14 X C295 .

Abraços

Exato, a lógica a meu ver seria essa: 3 a 4 A-400M e 12 a 14 C-295M, ( Hi-Low).

Se os planos traçados em 2001, com EC-635, A-400M e NH-90, AW-101,LPD etc, se estes programas tivessem sido todos concretizados com sucesso, poderiamos ter umas FA bem diferentes hoje em dia.
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #687 em: Abril 15, 2020, 01:55:17 am »
Talvez se usassem as contrapartidas do C 295... Mas mesmo assim ainda ia ter uns bons altos custos.
Cumprimentos

As contrapartidas não é as empresas darem "coisas" ou "descontos", assim o lucro da venda ia embora. As contrapartidas é investirem ou comprarem coisas (que eles precisem) mas feitas em Portugal.

Contrapartidas não é:
Eu vou ao stand comprar um carro para mim e peço como contrapartida outro carro para a mulher...

Contrapartidas é:
Eu vou ao stand comprar um carro para mim, e como tenho uma loja de baterias, a contrapartida é o stand comprar as baterias de carro a mim em vez de comprar a outro.

OFFTOPIC
Andei a pesquisar por isso e descobri coisas interessantes

https://www.publico.pt/2015/04/27/politica/noticia/dois-exassessores-facilitaram-um-negocio-pouco-transparente-entre-o-estado-e-duas-empresas-1693690
Parece que o contrato da contrapartidas terminou em 2018.
E a empresa que recebeu o maior investimento nem foi a OGMA, foi a Salvador Caetano lol.
https://caetanoaeronautic.pt/pt/

Tambem descobri o Relatório Anual das Contrapartidas de relativo ao ano 2017, se alguém descobrir algum mais recente, é que isto de procurar nas noticias é complicado.
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=0240610d-6c15-4ef3-a492-9a6be908165f

OFFTOPIC COMICO

Esta tenho que partilhar, parece que tivemos lucro na compra de um certo equipamento militar.

Os torpedos custaram 7 milhões de euros
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/governo-gasta-7-milhoes-de-euros-em-torpedos-211345
No relatório das contrapartidas diz que a empresa nunca investiu nada, então o governo foi para tribunal.
O Contrato de Contrapartidas pela Aquisição dos Torpedos foi resolvido em 20 de dezembro de 2013, após
Comunicação Prévia de Incumprimento do Contrato e execução de Garantia Bancária no montante de 11.625.000,00€.


Essa empresa dos Torpedos pertence à Leonardo, por isso é que os gajos andam aqui a meter a mão, devem querer reaver o dinheiro.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/governo-reserva-71-milhoes-para-modernizar-torpedos-dos-submarinos
E eles depois tambem meteram Portugal em tribunal para reaver o dinheiro, lógico.
https://www.publico.pt/2016/01/11/economia/noticia/estado-portugues-enfrenta-processo-em-milao-por-contrapartidas-nos-torpedos-1719767
« Última modificação: Abril 15, 2020, 02:46:02 am por Lightning »
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #688 em: Abril 15, 2020, 08:24:29 am »
Talvez se usassem as contrapartidas do C 295... Mas mesmo assim ainda ia ter uns bons altos custos.
Cumprimentos

As contrapartidas não é as empresas darem "coisas" ou "descontos", assim o lucro da venda ia embora. As contrapartidas é investirem ou comprarem coisas (que eles precisem) mas feitas em Portugal.

Contrapartidas não é:
Eu vou ao stand comprar um carro para mim e peço como contrapartida outro carro para a mulher...

Contrapartidas é:
Eu vou ao stand comprar um carro para mim, e como tenho uma loja de baterias, a contrapartida é o stand comprar as baterias de carro a mim em vez de comprar a outro.

OFFTOPIC
Andei a pesquisar por isso e descobri coisas interessantes

https://www.publico.pt/2015/04/27/politica/noticia/dois-exassessores-facilitaram-um-negocio-pouco-transparente-entre-o-estado-e-duas-empresas-1693690
Parece que o contrato da contrapartidas terminou em 2018.
E a empresa que recebeu o maior investimento nem foi a OGMA, foi a Salvador Caetano lol.
https://caetanoaeronautic.pt/pt/

Tambem descobri o Relatório Anual das Contrapartidas de relativo ao ano 2017, se alguém descobrir algum mais recente, é que isto de procurar nas noticias é complicado.
https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=0240610d-6c15-4ef3-a492-9a6be908165f

OFFTOPIC COMICO

Esta tenho que partilhar, parece que tivemos lucro na compra de um certo equipamento militar.

Os torpedos custaram 7 milhões de euros
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/governo-gasta-7-milhoes-de-euros-em-torpedos-211345
No relatório das contrapartidas diz que a empresa nunca investiu nada, então o governo foi para tribunal.
O Contrato de Contrapartidas pela Aquisição dos Torpedos foi resolvido em 20 de dezembro de 2013, após
Comunicação Prévia de Incumprimento do Contrato e execução de Garantia Bancária no montante de 11.625.000,00€.


Essa empresa dos Torpedos pertence à Leonardo, por isso é que os gajos andam aqui a meter a mão, devem querer reaver o dinheiro.
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/defesa/detalhe/governo-reserva-71-milhoes-para-modernizar-torpedos-dos-submarinos
E eles depois tambem meteram Portugal em tribunal para reaver o dinheiro, lógico.
https://www.publico.pt/2016/01/11/economia/noticia/estado-portugues-enfrenta-processo-em-milao-por-contrapartidas-nos-torpedos-1719767

Eu sei o que são contrapartidas, mas quando as mencionei queria referir um Abate nos custos se fosse feito um investimento na OGMA por exemplo, em que produziamos uma parte das peças. Como é um investimento o Estado pode perder menos dinheiro e ganhar em empregos e experiência.

Não sabia que o contrato das contrapartidas tinha acabado, tinha impressão que tinha sido extendido.

Cumprimentos
 

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Lightning

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #689 em: Abril 15, 2020, 01:49:51 pm »
Não sabia que o contrato das contrapartidas tinha acabado, tinha impressão que tinha sido extendido.

Cumprimentos

Aquela data seria a normal, mas como as contrapartidas do C295 sofreram atrasos, pode ter acontecido ser extendido, tem que se procurar essa informação.

Mas parece-me que a política de compra de material militar já não é assim, chegou-se à conclusão que os preços eram sempre muito altos devido às empresas terem que investir grandes somas em contrapartidas. A maior parte do material agora é compra directa, concurso através da NSPA, preferencialmente material que já esteja desenvolvido e em utilização por algum país.

Exepto o KC390.  :mrgreen:
 
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