KC-390 na FAP

  • 3569 Respostas
  • 458272 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #600 em: Março 31, 2020, 03:26:50 pm »
Há aqui 2 questões muito diferentes...

I) Deviamos ter A400 ou KC390/C130J? Ou um mix destes 2 "segmentos"? Podermos discutir isso, mas é conveniente não ultrapassar custo aquisição + operação do que investimos na questão II (compra 5 KC390)

II) Tendo Portugal escolhido a opção no "segmento" KC390/C130J - ficavamos, dentro mesmo orçamento, mais bem servidos com o C130J...? Aqui tem de entrar obrigatoriamente, na análise global, o facto da EMBRAER ter uma posição económica em Portugal, mas podemos analisar de firma restritiva sem esse importante factor.

Agora "castigar" a escolha do KC390 porque não é um A400... ora, isso também o C130J não é!

castigar a escolha do KC390 ????
Se a FAP adquirisse os J's estava a cometer o mesmo erro que cometeu ao optar pelo 390.
Parece-me que ainda não entendeste o porquê do meu ponto de vista sobre o erro da escolha do 390 ou do J, em relação ao A400, e como tal depois do que eu já escrevi N vezes sobre isso, não vale a pena estar a repetir-me.

« Última modificação: Março 31, 2020, 03:30:23 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #601 em: Março 31, 2020, 03:29:28 pm »
Não existe recursos humanos nem financeiros, para teres tanta variedade de aviões na FAP.

Uma pergunta, já foram sanadas os problemas que há nos A400 M, ou continuam a ter problemas atrás de problemas?

E contudo é por demais evidente a actual e futura falta que cargueiros estratégicos fazem até aqui ao nosso rectângulo à beira-mar plantado. E se nem a transportadora aérea nacional os possui, a solução terá de ser sempre forçosamente o pedi-los a aliados ou alugá-los a empresas civis?

claro a mendicidade do costume, fica-nos bem pois até já estamos habituados ele é por cá pela RCA pelo Afeganistão, enfim por onde quer que tenhamos FND que necessitem de apoio logístico em termos de viaturas ou equipamento mais pesado lá recorremos a terceiros, é bom ver que há situações que nunca mudam esta é uma delas, a falta recorrente de meios e a obsolescência da sua grande maioria é outra mas vamos bem, continuemos a depender de terceiros até acontecer algo que poderia ser evitado, e depois choramos!!

Quanto á TAP a obtusidade das chefias em relação aos cargueiros ou aos QC desde há vinte anos é bem patente, diáriamente ficam para trás paletes e Contentores com carga que depois obrigam a que se opere um voo só com carga para regularizar a situação. Não seria mais vantajoso para a companhia ter uma aeronave que se pudesse converter em cargueiro e sempre que necessário utilizá-la como tal ??

Este tipo de aeronaves tem sempre mais utilidade que as puras aeronaves de pax,  podendo alternar como transporte de pax ou carga o seu emprego está sempre garantido assim como estão garantidas elevadas poupanças por parte das companhias que os possuem !

Abraços e protege-te
« Última modificação: Março 31, 2020, 03:37:01 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2479
  • Recebeu: 905 vez(es)
  • Enviou: 3123 vez(es)
  • +578/-75
Re: KC-390 na FAP
« Responder #602 em: Março 31, 2020, 03:34:38 pm »
Há aqui 2 questões muito diferentes...

I) Deviamos ter A400 ou KC390/C130J? Ou um mix destes 2 "segmentos"? Podermos discutir isso, mas é conveniente não ultrapassar custo aquisição + operação do que investimos na questão II (compra 5 KC390)

II) Tendo Portugal escolhido a opção no "segmento" KC390/C130J - ficavamos, dentro mesmo orçamento, mais bem servidos com o C130J...? Aqui tem de entrar obrigatoriamente, na análise global, o facto da EMBRAER ter uma posição económica em Portugal, mas podemos analisar de firma restritiva sem esse importante factor.

Agora "castigar" a escolha do KC390 porque não é um A400... ora, isso também o C130J não é!

castigar a escolha do KC390 ????
Se a FAP adquirisse os J's estava a cometer o mesmo erro que cometeu ao optar pelo 390.
Parece-me que ainda não entendeste o porquê do meu ponto de vista sobre o erro da escolha do 390 ou do J, em relação ao A400, e como tal depois do que eu já escrevi N vezes sobre isso, não vale a pena estar a repetir-me.

Caro Tenente,

Não estou a apontar quem o faz, mas por vezes cria-se a impressão que a opção pelo KC-390 é errada pois não faz o que o A400 faz... esquecemos que temos de "julgar" a opção A400 vs "algo tipo C130J" e, outra análise, C130J vs KC390... relendo os vários posts de várias pessoas às vezes fica tudo misturado e não é justo para a opção KC390 - que terá muitos pontos fracos.

Um mix A400 + KC390 (ou C295 ou C130J) teria custos (compra, operação, logística) mas merece ser falada; eu pessoalmente começo a gostar da opção A400 + C295W.   
« Última modificação: Março 31, 2020, 03:35:01 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #603 em: Março 31, 2020, 03:38:39 pm »
Há aqui 2 questões muito diferentes...

I) Deviamos ter A400 ou KC390/C130J? Ou um mix destes 2 "segmentos"? Podermos discutir isso, mas é conveniente não ultrapassar custo aquisição + operação do que investimos na questão II (compra 5 KC390)

II) Tendo Portugal escolhido a opção no "segmento" KC390/C130J - ficavamos, dentro mesmo orçamento, mais bem servidos com o C130J...? Aqui tem de entrar obrigatoriamente, na análise global, o facto da EMBRAER ter uma posição económica em Portugal, mas podemos analisar de firma restritiva sem esse importante factor.

Agora "castigar" a escolha do KC390 porque não é um A400... ora, isso também o C130J não é!

castigar a escolha do KC390 ????
Se a FAP adquirisse os J's estava a cometer o mesmo erro que cometeu ao optar pelo 390.
Parece-me que ainda não entendeste o porquê do meu ponto de vista sobre o erro da escolha do 390 ou do J, em relação ao A400, e como tal depois do que eu já escrevi N vezes sobre isso, não vale a pena estar a repetir-me.

Caro Tenente,

Não estou a apontar quem o faz, mas por vezes cria-se a impressão que a opção pelo KC-390 é errada pois não faz o que o A400 faz... esquecemos que temos de "julgar" a opção A400 vs "algo tipo C130J" e, outra análise, C130J vs KC390... relendo os vários posts de várias pessoas às vezes fica tudo misturado e não é justo para a opção KC390 - que terá muitos pontos fracos.

Um mix A400 + KC390 (ou C295 ou C130J) teria custos (compra, operação, logística) mas merece ser falada; eu pessoalmente começo a gostar da opção A400 + C295W.   

Caro LM, eu gosto sempre de debater estes pontos e de preferência, com quem sabe mais que eu, para ir aprendendo algo.
Sem mais comentários
« Última modificação: Março 31, 2020, 03:40:36 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #604 em: Março 31, 2020, 04:34:39 pm »
Não existe recursos humanos nem financeiros, para teres tanta variedade de aviões na FAP.

Uma pergunta, já foram sanadas os problemas que há nos A400 M, ou continuam a ter problemas atrás de problemas?

E contudo é por demais evidente a actual e futura falta que cargueiros estratégicos fazem até aqui ao nosso rectângulo à beira-mar plantado. E se nem a transportadora aérea nacional os possui, a solução terá de ser sempre forçosamente o pedi-los a aliados ou alugá-los a empresas civis?

Infelizmente parece que é moda!
Temos agora o caso dos Açores e da Madeira, quem é que vai fazer o transporte de carga? Não vai ser de certeza a TAP com voos com capacidade para 100 pax e de certeza que mesmo que faça alguma, não vai cobrir a capacidade de antes desta crise. Enfim, vistas curtas...


 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +799/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: KC-390 na FAP
« Responder #605 em: Março 31, 2020, 04:39:47 pm »
Os voos da TAP (mesmo com os Embraer 190) e SATA continuam e neste momento estão três cargueiros a descarregar em Ponta Delgada.

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:650295/zoom:16

Aliás, nem antes do Covid havia tanta coisa nas prateleiras do supermercado.
« Última modificação: Março 31, 2020, 04:41:37 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

oi661114

  • Perito
  • **
  • 508
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 574 vez(es)
  • +72/-494
Re: KC-390 na FAP
« Responder #606 em: Março 31, 2020, 04:45:59 pm »
Os voos da TAP e SATA continuam e neste momento estão três cargueiros a descarregar em Ponta Delgada.

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:650295/zoom:16

Aliás, nem antes do Covid havia tanta coisa nas prateleiras do supermercado.

Os voos da Sata inter-ilhas, só em carga. Sata Internacional (Azores Airlines) deixou de voar para Portugal Contnental. Voos da TAP só  para PDL (2 semanais) e TER (1 semanal). a Ryanair deixou de voar no dia 27 de Março, A ilha do Faial e do Pico deixaram de ter voos da TAP.

Voos para o Funchal TAP, também 2 voos semanais. A Binter deixou de voar entre a Madeira e o Porto Santo. EasyJet e Ryanair deixaram de voar para a Madeira.

Barcos, dizes que estão três, porque devido à greve dos estivadores já à 2 semanas que não havia barcos. Vamos a ver o que se vai passar daqui para a frente.

Medicamentos e outros bens perecíveis são transportados por via aérea.
« Última modificação: Março 31, 2020, 04:48:28 pm por oi661114 »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #607 em: Março 31, 2020, 05:06:58 pm »
Não existe recursos humanos nem financeiros, para teres tanta variedade de aviões na FAP.

Uma pergunta, já foram sanadas os problemas que há nos A400 M, ou continuam a ter problemas atrás de problemas?

E contudo é por demais evidente a actual e futura falta que cargueiros estratégicos fazem até aqui ao nosso rectângulo à beira-mar plantado. E se nem a transportadora aérea nacional os possui, a solução terá de ser sempre forçosamente o pedi-los a aliados ou alugá-los a empresas civis?

Infelizmente parece que é moda!
Temos agora o caso dos Açores e da Madeira, quem é que vai fazer o transporte de carga? Não vai ser de certeza a TAP com voos com capacidade para 100 pax e de certeza que mesmo que faça alguma, não vai cobrir a capacidade de antes desta crise. Enfim, vistas curtas...

Assim que a carga se for amontoando, podes ter a certeza que colocam na rota aeronaves maiores, pelo menos os 321 com capacidade de dez ULD´s.
Se o volume for maior até se prevê colocar um 332/339 para o transporte caso seja mesmo necessário.
O numero de voos estipulado para as ilhas é ridículo.
Na Madeira autorizam apenas dois semanais quanto a mim pelo simples motivo que não possuem capacidade de colocar em quarentena ou em hospitais, o numero de pax que deveriam/poderiam receber caso fosse necessário de, pelo menos 100/150 dia.

Abraços e protejam-se
« Última modificação: Março 31, 2020, 05:16:17 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #608 em: Março 31, 2020, 07:08:13 pm »
Temos agora o caso dos Açores e da Madeira, quem é que vai fazer o transporte de carga? Não vai ser de certeza a TAP com voos com capacidade para 100 pax e de certeza que mesmo que faça alguma, não vai cobrir a capacidade de antes desta crise. Enfim, vistas curtas...

Quem está a levar o material médico de Portugal continental para os arquipélagos é a Força Aerea.

https://www.emfa.pt/noticia-2921-forca-aerea-garante-apoio-logistico-contra-a-covid19
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: oi661114

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #609 em: Março 31, 2020, 08:24:44 pm »
A título de curiosidade, com que frequência são realizados transportes de e para os PALOP?
Estive aqui a pensar, e não seria do interesse dos vários países que englobam este grupo, ter o acesso a uma frota de aeronaves de transporte estratégico? Uma espécie de acordo multilateral, que podia eventualmente incluir também o Brasil, que não possui este tipo de aeronave.

É só uma ideia, não batam já.  :mrgreen:
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #610 em: Março 31, 2020, 08:27:25 pm »
A título de curiosidade, com que frequência são realizados transportes de e para os PALOP?
Estive aqui a pensar, e não seria do interesse dos vários países que englobam este grupo, ter o acesso a uma frota de aeronaves de transporte estratégico? Uma espécie de acordo multilateral, que podia eventualmente incluir também o Brasil, que não possui este tipo de aeronave.

É só uma ideia, não batam já.  :mrgreen:

E quem paga? É que muitos desse países nem uma verdadeira Força Aérea tem.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #611 em: Março 31, 2020, 08:47:54 pm »
Pagam todos, e pilotos também poderiam ser provenientes dos respectivos países. Era de forma que alguns destes países ganhavam uma capacidade de transporte inédita, e não me parece de todo impossível haver interesse de outros países da região. Roubavasse também um potencial mercado à China e Rússia na região.

É apenas uma ideia, que provavelmente nunca será discutida fora daqui, mas questiono-me sobre a sua viabilidade.
 

*

zawevo

  • Perito
  • **
  • 387
  • Recebeu: 240 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +100/-3589
Re: KC-390 na FAP
« Responder #612 em: Abril 03, 2020, 04:58:14 pm »
É a própria imprensa especializada do Brasil que confirma que o KC não é o avião ideal para ir buscar cargas a longa distância, por exemplo China.

COVID: Por que levar aviões da FAB para a China é uma má ideia
https://www.aeroflap.com.br/covid-por-que-levar-avioes-da-fab-para-a-china-e-uma-ma-ideia/?fbclid=IwAR35Jcv410fafy9w74WSb5kY5ve0Af797GN-PjDZshpR4RffTFR4KXgxp1I

Mantenham-se desenfiados quanto ao virus.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #613 em: Abril 03, 2020, 06:39:13 pm »
Eles têm é medo que os chineses façam engenharia reversa do ultra-secreto KC-390.  :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5518
  • Recebeu: 5487 vez(es)
  • Enviou: 3611 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #614 em: Abril 03, 2020, 06:51:55 pm »
É a própria imprensa especializada do Brasil que confirma que o KC não é o avião ideal para ir buscar cargas a longa distância, por exemplo China.

COVID: Por que levar aviões da FAB para a China é uma má ideia
https://www.aeroflap.com.br/covid-por-que-levar-avioes-da-fab-para-a-china-e-uma-ma-ideia/?fbclid=IwAR35Jcv410fafy9w74WSb5kY5ve0Af797GN-PjDZshpR4RffTFR4KXgxp1I

Mantenham-se desenfiados quanto ao virus.

Ainda bem que é um brasileiro a escrever isso, que é para depois não virem argumentar que é má-fé da parte do pessoal daqui do outro lado do Atlântico.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente