KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #375 em: Novembro 19, 2019, 03:41:02 pm »
Estou para ver se quando for para adquirir caças, fragatas e afins se vai olhar para os concorrentes e adquirir "a nova tecnologia" e se receberá as mesmas desculpas e facilitismos que o 390 tem recebido. Todos sabemos que, por 900 milhões, muita coisa se endireitava nas FA portuguesas, e neste momento gastar esse valor em aeronaves meramente de transporte, é absurdo.

900 milhões dava para muita coisa, mas ou substituis os C-130 ou deixas de ter aviões excepto os C-295.

Olha que não, ao longo dos anos houve inúmeros C-130 em segunda mão para venda, ou seja, dos 900 milhões, sobrava uma boa quantia, e houve também propostas interessantíssimas que incluíam C-17, e actualmente só não sabemos mais porque se escolheu directamente o 390. Na prática vamos adquirir o 390 e ao mesmo tempo gastar mais dinheiro nos C-130 (faz lembrar o mini-MLU das VdG) para poderem voar no espaço aéreo europeu até à vinda do 390. A substituição dos Hércules já podia ter sido feita há muito tempo, por isso dizer que ficávamos sem aviões de carga é, pura e simplesmente, culpa própria.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #376 em: Novembro 19, 2019, 04:49:52 pm »
Estou para ver se quando for para adquirir caças, fragatas e afins se vai olhar para os concorrentes e adquirir "a nova tecnologia" e se receberá as mesmas desculpas e facilitismos que o 390 tem recebido. Todos sabemos que, por 900 milhões, muita coisa se endireitava nas FA portuguesas, e neste momento gastar esse valor em aeronaves meramente de transporte, é absurdo.

900 milhões dava para muita coisa, mas ou substituis os C-130 ou deixas de ter aviões excepto os C-295.

CdM mas quando necessitas de transportar algo mais pesado/volumoso/maior quantidade recorres a outras aeronaves bem maiores para executares a missão, logo na prática as aeronaves que possuis como cargueiros médios/pesados não conseguem cumprir com as necessidades de transporte.
Não falo de transportar viaturas de trinta toneladas mas sim uns simples oito ST5 + um par de camiões de apoio, para um determinado TO a 3500 kms, juntamento com uma CAt, como se fazia ??
Andávamos uma semana com um ou dois C's ??
O mesmo vai acontecer com os 390 vão ser pernas sobre pernas para realizar um voo de 3000/3500 kms para transportar um total de 50/60 tons de payload.
O caso de Moçambique foi flagrante lá tivemos de usar uma aeronave, daquelas que só dá problemas para la colocar a nossa ajuda, e não é que o sacana do A400 executou a missão de uma vez !!!

Quanto aos 900 milhões completamente de acordo com o dc, então para uma LPM, nem sei o que isso é, de 4700 milhões, gastar de uma assentada 20% em cinco aeronaves de transporte, mais do dobro quanto o upgrade VIper para trinta F16 nos custaria, revela bem o planeamento que para aqui vai !!! :bang:

É por essas e por outras que depois apenas há 53 milhões para cinco helis de evacuação. ::)

Abraços
« Última modificação: Novembro 19, 2019, 04:57:20 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #377 em: Novembro 19, 2019, 07:17:45 pm »
O rebranding do KC-390 em C-390 Millennium (a Boeing só quer "K's" nos Pegasus :mrgreen:) é ouro sobre azul para a FAP: dispensa a lança e os pods de reabastecimento em voo, esse horror desnecessário, tornando a aeronave num simples cargueiro militar com "provisões para" qualquer coisa, como por cá tanto se gosta de dizer. A Embraer é amigalhaça pá, 'bora encomendar já o sexto! ::)





P.S. E agora passará de "KáCê" para "CêMil" ou "Cêllennium"? :mrgreen:
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #378 em: Novembro 19, 2019, 07:37:15 pm »
Mas entretanto já pagaste a tralha toda que não vais utilizar.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #379 em: Novembro 19, 2019, 07:49:34 pm »
Mas entretanto já pagaste a tralha toda que não vais utilizar.

ora bem mas então se não vamos ter a versão K, teriam que ficar um pouco mais baratos mas há outro aspecto que eu não percebo, tal algum especialista na matéria me possa elucidar;

Nós, Portugal, não somos intervenientes no processo de construção da aeronave, e muito activos, segundo algumas pessoas muito bem informadas da EMB ???

Então se tal é verdade não deveríamos adquirir a aeronave a custos mais reduzidos ??
É que a diferença de custos que Portugal vai suportar em relação á FAB são enormes mas acho que deve ser normal eles vão adquirir a versão  " K " e nós não.

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #380 em: Novembro 19, 2019, 09:26:46 pm »
Outra mensagem que tentaram passar era que no preço de aquisição estava incluido o Defensive Suite, mas as notícias falavam de uma encomenda directa do MDN à Elbit, no valor de 50 milhões de USD. Mais fake news.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #381 em: Novembro 19, 2019, 09:48:17 pm »
Mas entretanto já pagaste a tralha toda que não vais utilizar.

É verdade, e a peso de ouro, tendo que ir comprar o resto por fora. Mas depois o "provisões para" fica sempre bonito no texto, à semelhança do que acontece com o C-295M e o EH-101.


Então se tal é verdade não deveríamos adquirir a aeronave a custos mais reduzidos ??

Claro que não, que ideia tenente. Até tivemos desconto e tudo... ::)
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #382 em: Novembro 19, 2019, 11:12:22 pm »

Achei espetacular essa cor cinza do C-390 Millennium (nome horrível, será angustiante acostumar com isso TSC... TSC... TSC  :N-icon-Axe: ).

Ficará mais extraordinário com as insígnias da Cruz de Cristo.  c56x1
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #383 em: Novembro 19, 2019, 11:16:54 pm »
Os nossos também terão o "targeting pod"?  ???
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #384 em: Novembro 19, 2019, 11:30:04 pm »
Outra mensagem que tentaram passar era que no preço de aquisição estava incluido o Defensive Suite, mas as notícias falavam de uma encomenda directa do MDN à Elbit, no valor de 50 milhões de USD. Mais fake news.

Pelos vistos não leste o publicado no D.R., porque os aviões mais o simulador são 606.158.571,00 euros mais IVA à taxa legal em vigor, sendo a divisão o seguinte:

Na sequência da participação portuguesa no programa de desenvolvimento e produção da aeronave militar de transporte estratégico Embraer KC-390, e nos termos e ao abrigo do n.º 1 do artigo 2.º da Lei de Programação Militar, da alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Autorizar a despesa com:

a) A aquisição de cinco aeronaves KC-390, com a calendarização de entrega prevista no anexo i da presente resolução e que dela faz parte integrante, e de um simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Portugal, S. A., até ao montante máximo de (euro) 606.158.571,00, a que acresce imposto sobre o valor acrescentado (IVA) à taxa legal em vigor;

b) A contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo, ao consórcio constituído por Embraer, S. A., e Embraer Netherlands B. V., até ao montante máximo de (euro) 109.817.204,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor;

c) A aquisição dos equipamentos de guerra eletrónica (EW Suite) para as aeronaves KC-390, à Elbit Systems EW and Sigint - Elisra, até ao montante máximo de (euro) 44.969.053,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor.

2 - Autorizar a realização de despesas, não incluídas no número anterior, necessárias à plena concretização do programa de aquisição e sustentação das aeronaves KC-390, até ao montante máximo de (euro) 66.388.172,00, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, nomeadamente:

a) A aquisição à International Aero Engines AG (IAE) dos serviços de sustentação logística dos motores;

b) A aquisição ao Governo dos Estados Unidos da América (EUA) dos equipamentos a fornecer pelo Estado Português à Embraer para instalação nas aeronaves (Government Furnished Equipment - GFE);

c) A aquisição dos equipamentos de apoio no solo (Ground Support Equipment - GSE) e demais equipamentos específicos não incluídos nos contratos a que se refere o n.º 1, necessários à execução dos vários elementos de missão;

d) A aquisição da infraestrutura SI/TIC para suportar os sistemas de treino e apoio à missão;

e) A construção e ou adaptação das infraestruturas necessárias à sua operação a partir da Base Aérea n.º 6; e

f) As demais despesas indispensáveis ao acompanhamento e fiscalização do programa.


https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/123545115/details/maximized

Como podes ver o valor da ELBIT está lá no contrato e não é uma adição, portanto as tais fake news estão a partir de ti... ::)

« Última modificação: Novembro 19, 2019, 11:34:30 pm por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #385 em: Novembro 20, 2019, 12:02:20 am »
Não, estão. Aliás, basta ler o escreveu o camarada Tikuna. Vocês andam a coordenar bem isto: um espalha as fake news e o outro dilui. Andam as ler os manuais, muito bem.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #386 em: Novembro 20, 2019, 12:05:22 am »
Não, estão. Aliás, basta ler o escreveu o camarada Tikuna. Vocês andam a coordenar bem isto: um espalha as fake news e o outro dilui. Andam as ler os manuais, muito bem.

Então queres-me dizer que andam a publicar mentiras no DRE e ainda por cima aprovadas pelo Tribunal de Contas!

Uau!!! Só em Portugal, ou melhor só aqui no fórum!

 :bang: :bang: :bang: :bang:

Já agora fica aqui o link para a publicação:

https://dre.pt/application/conteudo/123545115

Já agora quando interessa o que o Victor Santos ou o Tikuna diz é verdade, quando não...

Já agora, não te esqueças de clicar no sitio que diz desaprovar e já agora pede aos teus camaradas para o fazerem também, que acho que ainda tenho poucos!

« Última modificação: Novembro 20, 2019, 12:13:24 am por oi661114 »
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #387 em: Novembro 20, 2019, 12:23:58 am »
Os nossos também terão o "targeting pod"?  ???

claro que sim, e em triplo para triplo uso não vá o diabo tecê-las........

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #388 em: Novembro 20, 2019, 12:29:58 am »
Mas desde quando o Kc está certificado para operar em pistas semi-preparadas? Onde está o link que indica ou o video a testar esta vertente? Só se for em simulador...

1 - O melhor do seu ramo em testes comparativos com o que? Já compararam por exemplo  a aterragem do C130 em pistas de Terra Batida com o KC? Imagens vídeos ou o link...

Eu tenho que concordar com você nesse ponto. A EMBRAER mal divulga isso. Nós só vimos fotos do Super Tucano pousando em pistas não preparadas anos depois de ter feito isso, e vídeos só vimos quando ele competia no projeto LAS dos EUA.

2 - Novamente onde estão os testes com o MAFFS 1 ou 2, bem como a bendita certificação? Ou seja, v.exma e não só vem nos dizer que o KC faz uma serie de coisas em teoria, e para o qual não está certificado (que saiba a última certificação foi para o lançamento de carga), e nós é que temos preconceito contra o Milennium. Tá bem...

Pelo que sei (eu moro na cidade onde a Embraer nasceu - São José dos Campos) o "MAFFS" dele é modificado adicionando mais dois tanques seguindo o payload. e como disse acima, não sei dizer se houveram testes, me perdoe. Mas não apresentou problemas físicos em sua concepção. Houveram  inclusive modificações cruciais para a melhora do desempenho, como alguns redesenhos de partes importantes (a aeronave subiu das 19 toneladas programadas para transporte para 23 toneladas de carga e 26 para carga concentrada) e outras coisas.

Vai ajudar no combate a incêndios? Vai. Se não fosse isso não haveria 747 e C-130 Tanker (e curiosamente falando de C-130 um acabou de passar sobre minha casa, nesse instante) pois os retardantes de fogo não se abastecem em um lago ou com helicópteros, é necessário o pouso. É bom ter aeronaves especificas para isso? É! aqui no Brasil não temos também. Seria uma ótima coisa fazermos um Water Airport da FAB no rio Amazonas, mas estamos como vocês, infelizmente.

Sobre FOD
As hélices tem muito mais o que sofrer em relação ao turbofan protegido  do KC a mais de 2 metros do chão. Estamos ai com trens de pouso frontal com portas grandes e blindadas para impedir os detritos de atingirem as turbinas.  O AE V2500 dele em potencia de decolagem, parado, não suga detritos, a dispersão da potencia dele é grande principalmente pelo bypass dos motores.

Espero bons ventos para a FAP mas saiam dessa de A400M por enquanto. Até o projeto estar maduro.

Grande abraço



 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #389 em: Novembro 20, 2019, 12:51:29 am »
Não fiques assim, até já te dei um karma positivo pá. Temos que subir isso — não desmoralizes.

E para a próxima lê o que postas, pois se leres bem o que está no DR, os aviões e o simulador não são 606 milhões.
« Última modificação: Novembro 20, 2019, 12:58:56 am por NVF »
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