KC-390 na FAP

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1575 em: Setembro 02, 2021, 04:04:13 pm »
Claro. Quem é que anda mesmo a ganhar e encher os bolsos com o aluguer de Antonovs e 747?  ::)

E vai continuar a ser necessário fretar os 124 pois a capacidade de carga desse bichos é espantosa muito superior aos Atlas, e até aos 747, que não tem cubicagem, nem o reforço do maindeck, necessários, para transportar, por exemplo, os pandur.
O fretamento de acfts dessa classe permite deslocar muito rápido, e mais equipamento e veículos num só voo, do que estar a colocar um trio de A400 para deslocarem o mesmo payload.








Vamos continuar a ter de utilizar esse tipo de aeronaves sempre que o tipo de equipamento seja ou muito numeroso, ou com dimensões Maiores, caso da RCA.
O menor numero de voos necessários para deslocar as viaturas e equipamentos, só falando em termos de taxas de rota, ficará um terço mais barato que utilizar os Atlas, e não falo no numero de tripulantes de cockpit necessários.

Quanto a colocar dinheiro nos bolsos, não sei se será assim até porque o fretamento e os pagamentos, no caso da RCA, que me lembre além do Afganistão, as únicas situações que envolveram os 124, são feitos pela UN, não pelo estado Português.

outros há, como o Reino unido, que também os utilizam e tem excelentes frotas de cargueiros com C17 e tudo mais...... :mrgreen:



https://daydaynews.cc/en/military/750045.html

Abraços
« Última modificação: Setembro 02, 2021, 04:23:59 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1576 em: Setembro 02, 2021, 05:06:41 pm »
Por curiosidade,  " dar mama" onde? Em que previsiveis situações?

Com "dar mama" refiro-me à capacidade de reabastecimento no ar (creio que percebeu). Em que situações, é impossível fazer previsões se um dia vamos precisar de usar os caças para atacar alvos noutro país, mas a existência de um par de MRTTs na FAP (ou estacionados em Portugal como parte do consórcio NATO) alargava o leque de opções (inclusive ofensivas e defensivas).

Dava à FAP capacidade de intervenção no Atlântico, que é a nossa maior área de interesse. No séc. XXI não vamos ter bombardeiros a sobrevoar a capital para largar bombas, qualquer ataque será feito à distância com recurso a armas de longo alcance (stand off), e como tal é necessário ter capacidade de interceptar as aeronaves longe da costa. Também confere pela primeira vez capacidade de defender a Madeira sem depender das pistas das ilhas, e dado que não há vontade nem capacidade para destacar lá F-16 de forma permanente, esta é a solução. Também viabiliza ainda mais a utilização dos F-16 na função ASuW. Além de que o MRTT não abastece apenas F-16. Fora todas as outras missões que o MRTT pode desempenhar.
Nós a atacar alguém só o consigo imaginar sob ordens da NATO, e neste caso "mamamos" na frota deles.
Quanto a defender o território,  em Espanha não podemos entrar e a sul a área a cobrir não cria problemas com as bases existentes no continente.
No mar, o que me parece uma aberração é a não existência de, pelo menos, um destacamento de F16 em Porto Santo e outro nas Lajes.
No caso das Lajes, ainda mais grave pela existência da base.
Mas com cada vez menos unidades até percebo...
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1577 em: Setembro 02, 2021, 05:24:24 pm »
Opiniões...

Esta comparação não faz qq sentido, estas duas aeronaves são de classes diferentes !!
A "comparação" faz todo o sentido se, como é o caso, não se cingir ao avião e sim à solução/decisão sobre a escolha de um em detrimento do outro.
Ideal era termos de todos, C17, A400, C390 , C295..., mas não o podendo há que fazer escolhas.
Se reparar, no vídeo até se diz que a nossa solução acaba por ser idêntica à do Brasil, que também complementou o C295 com o C390.
E descrevem-se as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos enquanto soluções para transporte aéreo, realçando custos de aquisição, operação e manutenção.
Não me parece uma comparação técnica "pura", mas sim algo mais abrangente, e com uma opinião pessoal no fim.
E até certo ponto poderá ajudar a compreender melhor a decisão (não consensual) tomada.
João Pereira
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1578 em: Setembro 02, 2021, 06:01:04 pm »
Opiniões...

Esta comparação não faz qq sentido, estas duas aeronaves são de classes diferentes !!
A "comparação" faz todo o sentido se, como é o caso, não se cingir ao avião e sim à solução/decisão sobre a escolha de um em detrimento do outro.
Ideal era termos de todos, C17, A400, C390 , C295..., mas não o podendo há que fazer escolhas.
Se reparar, no vídeo até se diz que a nossa solução acaba por ser idêntica à do Brasil, que também complementou o C295 com o C390.
E descrevem-se as vantagens e desvantagens de cada um dos modelos enquanto soluções para transporte aéreo, realçando custos de aquisição, operação e manutenção.
Não me parece uma comparação técnica "pura", mas sim algo mais abrangente, e com uma opinião pessoal no fim.
E até certo ponto poderá ajudar a compreender melhor a decisão (não consensual) tomada.

Mas que decisão sobre a escolha do modelo quando o que deveria estar em consideração deveria ser o J?
O adversário do 390 nunca foi neste processo o Atlas, como tal esta comparação não tem qq sentido, nem utilidade.
O 390 foi desenhado tendo como pano de fundo as enormes extensões continentais Brasileiras, o facto de ser um bimotor não tem implicações nas suas operações podendo em caso de anomalias no go, sempre divergir para  "porto seguro ".

Já no caso de Portugal nunca fará sentido possuir um bimotor com cargueiro principal, as limitações de operação em zona maritima em caso de anomalias nos sistemas de propulsão, são muito maiores que em zonas continentais, obrigando na quase totalidade das situações a um retorno á origem, situações essas que no caso dos nossos C's, não ocorreram continuando as aeronaves o voo planeado com as restantes turbinas em funcionamento.

Será que se possuíssemos uns 390 MPA, conseguiam efectuar o patrulhamento com apenas uma turbina em funcionamento ?
Porque será que Portugal adquiriu e bem, os 101, para SAR ???

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1579 em: Setembro 02, 2021, 06:48:44 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
Vai aos Açores só com 2 motores 😉, voa no Mediterrâneo, no Mali... e para a nossa realidade mostrou-se uma escolha acertada. Nunca ouvi falar que tenha ficado algo por fazer por não ser um C27J.
Mali, RCA, Afeganistão,  para nós acontecem uma vez por outra e pelas quantidades
de material e pessoal a transportar sai mais barato alugar pontualmente aviões, tal como o fazem muitos países bem mais ricos que nós.
Esta é a nossa realidade.
Se entretanto se começar a explorar o petróleo da Nazaré ou outra coisa parecida,  pode ser que a mesma se altere. Até lá,  substitua-se o velhinho C130.
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1580 em: Setembro 02, 2021, 06:56:58 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
Vai aos Açores só com 2 motores 😉, voa no Mediterrâneo, no Mali... e para a nossa realidade mostrou-se uma escolha acertada. Nunca ouvi falar que tenha ficado algo por fazer por não ser um C27J.
Mali, RCA, Afeganistão,  para nós acontecem uma vez por outra e pelas quantidades
de material e pessoal a transportar sai mais barato alugar pontualmente aviões, tal como o fazem muitos países bem mais ricos que nós.
Esta é a nossa realidade.
Se entretanto se começar a explorar o petróleo da Nazaré ou outra coisa parecida,  pode ser que a mesma se altere. Até lá,  substitua-se o velhinho C130.

Epa já estamos a comparar os 27J e os 295, e tambem vamos ao petróleo da Nazaré muito bom.
Sem comentários!

« Última modificação: Setembro 02, 2021, 06:58:47 pm por tenente »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1581 em: Setembro 02, 2021, 07:00:01 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
Vai aos Açores só com 2 motores 😉, voa no Mediterrâneo, no Mali... e para a nossa realidade mostrou-se uma escolha acertada. Nunca ouvi falar que tenha ficado algo por fazer por não ser um C27J.
Mali, RCA, Afeganistão,  para nós acontecem uma vez por outra e pelas quantidades
de material e pessoal a transportar sai mais barato alugar pontualmente aviões, tal como o fazem muitos países bem mais ricos que nós.
Esta é a nossa realidade.
Se entretanto se começar a explorar o petróleo da Nazaré ou outra coisa parecida,  pode ser que a mesma se altere. Até lá,  substitua-se o velhinho C130.

Epa já estamos a comparar os 27J e os 295, e tambem vamos ao petróleo da Nazaré muito bom.
Sem comentários!



É esse tipo de mentalidade "pequena", que tem ajudado a que as FA, tenham chegado ao que chegaram...
Assim como a treta do duplo uso...
Enfim !
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1582 em: Setembro 02, 2021, 10:47:17 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
Vai aos Açores só com 2 motores 😉, voa no Mediterrâneo, no Mali... e para a nossa realidade mostrou-se uma escolha acertada. Nunca ouvi falar que tenha ficado algo por fazer por não ser um C27J.
Mali, RCA, Afeganistão,  para nós acontecem uma vez por outra e pelas quantidades
de material e pessoal a transportar sai mais barato alugar pontualmente aviões, tal como o fazem muitos países bem mais ricos que nós.
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Se entretanto se começar a explorar o petróleo da Nazaré ou outra coisa parecida,  pode ser que a mesma se altere. Até lá,  substitua-se o velhinho C130.

Antes de mais bem vindo ao nosso forum....e quanto a factos nao ha argumentos....a solucao encontrada por Portugal foi a mais acertada....tendo nos os C,s 130 com mais de 40 anos e notorio o desgaste dos mesmos...e ja ultrapassados ha muito....sinais dos anos....agora concordo que para as missoes que Portugal faz chega o KC que juntamente com os C295 complementam se muito bem....ou seja havera missoes em que o CASA ira estar mais activo....e noutras o KC acho que deve ser assim mesmo.
Para aquelas missoes que de facto Portugal tem que levar muito material etc....aluga se outro tipo de aeronave com maior capacidade de carga/autonomia nao somos o unico pais a fazer o mesmo.
Quanto a escolha do KC nao vou repetir o que repito ha muito por aqui....Portugal optou por um aviao com  maior capacidade de carga...com possibilidade de fazer reabastecimento aereo entre KC 390 aumentando seu alcance... equipamentos modernos....que faz uma variadade de missoes em suma superior....ao c 130 e a realidade....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1583 em: Setembro 02, 2021, 11:11:27 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
Vai aos Açores só com 2 motores 😉, voa no Mediterrâneo, no Mali... e para a nossa realidade mostrou-se uma escolha acertada. Nunca ouvi falar que tenha ficado algo por fazer por não ser um C27J.
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Se entretanto se começar a explorar o petróleo da Nazaré ou outra coisa parecida,  pode ser que a mesma se altere. Até lá,  substitua-se o velhinho C130.

Antes de mais bem vindo ao nosso forum....e quanto a factos nao ha argumentos....a solucao encontrada por Portugal foi a mais acertada....tendo nos os C,s 130 com mais de 40 anos e notorio o desgaste dos mesmos...e ja ultrapassados ha muito....sinais dos anos....agora concordo que para as missoes que Portugal faz chega o KC que juntamente com os C295 complementam se muito bem....ou seja havera missoes em que o CASA ira estar mais activo....e noutras o KC acho que deve ser assim mesmo.
Para aquelas missoes que de facto Portugal tem que levar muito material etc....aluga se outro tipo de aeronave com maior capacidade de carga/autonomia nao somos o unico pais a fazer o mesmo.
Quanto a escolha do KC nao vou repetir o que repito ha muito por aqui....Portugal optou por um aviao com  maior capacidade de carga...com possibilidade de fazer reabastecimento aereo entre KC 390 aumentando seu alcance... equipamentos modernos....que faz uma variadade de missoes em suma superior....ao c 130 e a realidade....


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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1584 em: Setembro 02, 2021, 11:14:03 pm »
Também estou a pensar trocar o meu Opel Corsa C com mais de 15 anos por um Renault Clio de 2021.
Tem eqipamentos modernos, um ecrã ao meio, a chave fica no bolso, leds, a mala é um bocado maior...

Estão a pedir 50 000€. Só para perguntar o preço paguei 10 000€. Mas é superior ao Corsa em tudo. (Diz o vendedor...)

Quando quiser viajar com a família alugo uma caravana.
Há mais pessoal a fazer isso.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1585 em: Setembro 02, 2021, 11:15:16 pm »
Essa do número de motores é,  no mínimo,  discutivel. Mas não deixa de ser um possível argumento.
Realidade: Quais as missões atuais e dos últimos 20 anos realizadas pelos C130 da FAP?
O C390 pode ou não realizá-las e até possibilitar melhorias operacionais?
E o J traria ganhos significativos nestas missões?
A participação no projecto da EMBRAER é uma mais valia para o país?
Ficção: Vamos realizar pontes aéreas frequentemente para transportar milhares de militares e centenas de veículos, sobre oceanos, e operando em aeroportos distantes e não pavimentados.
O A400 é pequeno...
Enquanto vivermos em "fantasias" em vez de nos focarmos na realidade vamos continuar a não ter nada.
Lembro-me das discussões, aqui, há muitos anos, sobre se o melhor era o C27J ou o C295, que este último não era propriamente militar e o J sim, que não iria servir para isto e aquilo, que tinha sido um erro, e afinal o raio do aviãozeco tem feito (e bem) o seu trabalho sem grandes alaridos.
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Para aquelas missoes que de facto Portugal tem que levar muito material etc....aluga se outro tipo de aeronave com maior capacidade de carga/autonomia nao somos o unico pais a fazer o mesmo.
Quanto a escolha do KC nao vou repetir o que repito ha muito por aqui....Portugal optou por um aviao com  maior capacidade de carga...com possibilidade de fazer reabastecimento aereo entre KC 390 aumentando seu alcance... equipamentos modernos....que faz uma variadade de missoes em suma superior....ao c 130 e a realidade....


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sei ...tu e que nao sabes do que falas muitas vexex....ve la se disse algum disparate...ou o colega....pah nao sou o dono da razao...mas tambem tenho olhos na cara como tu....
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1586 em: Setembro 02, 2021, 11:16:59 pm »
Também estou a pensar trocar o meu Opel Corsa C com mais de 15 anos por um Renault Clio de 2021.
Tem eqipamentos modernos, um ecrã ao meio, a chave fica no bolso, leds, a mala é um bocado maior...

Estão a pedir 50 000€. Só para perguntar o preço paguei 10 000€. Mas é superior ao Corsa em tudo. (Diz o vendedor...)

Quando quiser viajar com a família alugo uma caravana.
Há mais pessoal a fazer isso.
foi para rir so pode .....mas enfim....
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1587 em: Setembro 02, 2021, 11:37:05 pm »
Também estou a pensar trocar o meu Opel Corsa C com mais de 15 anos por um Renault Clio de 2021.
Tem eqipamentos modernos, um ecrã ao meio, a chave fica no bolso, leds, a mala é um bocado maior...

Estão a pedir 50 000€. Só para perguntar o preço paguei 10 000€. Mas é superior ao Corsa em tudo. (Diz o vendedor...)

Quando quiser viajar com a família alugo uma caravana.
Há mais pessoal a fazer isso.
foi para rir so pode .....mas enfim....

Mas é também para fazer uma analogia com algo que é demasiado caro para aquilo que é, que faz e que vem substituir!!

Sim tem melhorias mas estamos a pagar demasiado!!

(e ainda mamei com um karma negativo!!  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:)
« Última modificação: Setembro 02, 2021, 11:37:54 pm por HSMW »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1588 em: Setembro 02, 2021, 11:42:53 pm »
Isso por aqui e pratica normal ja tou habituado....assim como quem muda de corsa C para renault clio de 2021 tambem tens de pagar carissimo....e a vida deixa la que se viesse o J era tambem carissimo.....aqui tens uma coisa podes formar Pilav vindos da Hungria e ate do Brasil....nunca se sabe o futuro....nao acho um valor carissimo para aquilo que nos vem dar e trazer....portanto ....cest la vie o melhor custa dinheiro----
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1589 em: Setembro 03, 2021, 12:01:42 am »
Citar
Franco-German transport squadron officially established

German Defence Minister Annegret Kramp-Karrenbauer and her French counterpart, Florence Parly, on 30 August signed the second intergovernmental agreement on Franco-German tactical air transport co-operation, the German Ministry of Defence (MoD) announced in a press release on 2 September. The ministry said the agreement officially established a binational C-130J squadron in Évreux in Normandy on 1 September.

The squadron consists of four French Air Force (FAF) C-130Js – two transports and two KC-130J tankers – stationed at Air Base 123 at Orléans-Bricy pending their move to Évreux, to be joined by six Luftwaffe aircraft of the same type.

Mesmos os maiores operadores de A400 operam o C-130J, não é por termos os KC-390 que não devíamos ter nós também A400.
Também podíamos ter um acordo com os espanhóis para ter acesso ao A400.
 
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