KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1560 em: Setembro 02, 2021, 10:20:05 am »
O A400 no meu entender foi uma oportunidade perdida por Portugal.
Poderíamos estar num consórcio que penso que irá dar cartas nos próximos anos
Quando rasgamos o contrato sob pretextos discutiveis, alegamos entre outras coisas os atrasos no projecto e desconfiança sobre o mesmo.
No fim, passados todos estes anos,  o A400 está a demonstrar-se um projecto viável e cada vez mais prometedor e, principalmente,   Portugal continua sem novos aviões,  o que não deveria acontecer caso a opção tivesse sido outra.
No Afeganistão a presença do A400 foi brutal e certamente o modelo irá daí tirar benefícios.
As qualidades estão confirmadas e não foi à toa que as nações que o utilizaram aí o fizeram, por isso é muito natural que surpresas como a do Cazaquistão venham a repetir-se de futuro,  bem como confirmações de encomendas ainda pendentes.
Quanto ao KC390, a nossa opção quer se goste ou não,  deverá ser encarada de forma séria para que não se repita o erro do A400.
Somos parte do consórcio e por isso temos todo o interesse que o projecto vingue.
Nunca se sabe o que o futuro poderá ditar nesse modelo.
Óbviamente terá falhas, atrasos, defeitos, mas nada que não seja comum em qualquer modelo. O A400 nesse aspecto é o melhor exemplo, mas com investimento e persistência dos paises que se mantiveram é agora motivo da nossa inveja.
Se o tempo pudesse voltar atrás...
« Última modificação: Setembro 02, 2021, 10:28:31 am por Lampuka »
João Pereira
 

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asalves

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1561 em: Setembro 02, 2021, 10:48:20 am »
O A400 no meu entender foi uma oportunidade perdida por Portugal.
Poderíamos estar num consórcio que penso que irá dar cartas nos próximos anos
Quando rasgamos o contrato sob pretextos discutiveis, alegamos entre outras coisas os atrasos no projecto e desconfiança sobre o mesmo.
No fim, passados todos estes anos,  o A400 está a demonstrar-se um projecto viável e cada vez mais prometedor e, principalmente,   Portugal continua sem novos aviões,  o que não deveria acontecer caso a opção tivesse sido outra.
No Afeganistão a presença do A400 foi brutal e certamente o modelo irá daí tirar benefícios.
As qualidades estão confirmadas e não foi à toa que as nações que o utilizaram aí o fizeram, por isso é muito natural que surpresas como a do Cazaquistão venham a repetir-se de futuro,  bem como confirmações de encomendas ainda pendentes.
Quanto ao KC390, a nossa opção quer se goste ou não,  deverá ser encarada de forma séria para que não se repita o erro do A400.
Somos parte do consórcio e por isso temos todo o interesse que o projecto vingue.
Nunca se sabe o que o futuro poderá ditar nesse modelo.
Óbviamente terá falhas, atrasos, defeitos, mas nada que não seja comum em qualquer modelo. O A400 nesse aspecto é o melhor exemplo, mas com investimento e persistência dos paises que se mantiveram é agora motivo da nossa inveja.
Se o tempo pudesse voltar atrás...

O A400 não veio para Portugal porque o dinheiro é limitado e o poder político preferiu usar esse dinheiro para ouras coisas.
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1562 em: Setembro 02, 2021, 11:02:21 am »
Chama-se negócio,  investimento,  risco...
Contrapartidas? Emprego? Poder entrar noutros projectos? Desenvolvimento da nossa indústria? Etc...Etc...Etc...
Uma visão limitada de quem nos governa, ou então outros interesses...
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1563 em: Setembro 02, 2021, 11:10:40 am »
Um pouco de off-topic.

O SNS esteve sobre ataque, achas que se fez ou vai fazer alguma coisa para o melhorar?
A CE querer investir e melhorar os caminhos de ferro, achas que o que se anda a fazer vai tornar os nossos caminhos de ferros mais rápidos e eficazes?
Houve a cerca de 10 anos um petroleiro que se desfez, achas que hoje temos equipamentos para isso?
Prevê-se um terramoto com uma força elevada capaz de destruir lisboa e a costa sul, achas que se tem vindo a fazer alguma coisa?
Os incendios, melhorou alguma coisa?

Tudo isto é urgente e o que se tem vindo a fazer é apenas algo estético para Inglês ver. A defesa não é prioridade e nunca será.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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luis simoes

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1564 em: Setembro 02, 2021, 11:14:06 am »
Ta mais que evidente se so com o corona tivemos que pedir auxilio imagino uma catastrofe ....enfim....tipo tem de acontecer para depois se investir.....enfim---alias investir o minimo possivel....primeiro vem a TAP....depois o Novobanco.....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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dc

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1565 em: Setembro 02, 2021, 11:32:00 am »
Entretanto, no Cazaquistão.. O KC-390....digo A-400M...Acabaram de ser vendidas 2 unidades.


https://www.cavok.com.br/republica-do-cazaquistao-encomenda-dois-airbus-a400ms

São mesmo 2 aviões da mesma classe e concorrentes...
Ainda se fosse entre o IL-76 e o A-400!

::)

Bom, em termos de preço pelo menos, a diferença não é assim tanta. O que continua a ser um dos grandes mistérios da ciência, como é que o KC-390, made in Brasil com mão de obra barata e sem ser uma aeronave cujo seu desenvolvimento teve riscos, custa quase tanto com uma aeronave na "classe acima", feita na Europa com mão de obra 5 vezes mais cara (ou mais) e que correu inúmeros riscos.
Acho que ninguém se queixava se os nossos KCs nos tivessem ficado entre 70 a 80 milhões a unidade.

Também fico surpreendido com a compra do Cazaquistão. Em teoria, teriam mais facilidade ($) em adquirir a países não NATO, por exemplo aos chineses, que vendem mais barato.

Levando em conta os últimos desenvolvimentos a nível internacional - e apesar da actual opção política, consciente e criminosa, de desmantelar/esvaziar as FA's -, cada vez tenho mais a sensação de que a vinda de alguns A400M para a FAP acabará por ser uma inevitabilidade. Mesmo com o (K)C-390 ao serviço, penso que será uma questão de tempo (e talvez oportunidade) virmos a contar com pelo menos um par destas aeronaves da Airbus.

Passaríamos a contar verdadeiramente com capacidade de transporte estratégico, interoperacionalidade comprovada com aliados da NATO, hipoteticamente até redundância no que diz respeito à capacidade de reabastecimento aéreo, além de que o A400M tem o famigerado conceito de "duplo uso" pintado na cara.

Eu preferia os MRTT.  :'(
Para dar "mama" aos F-16 no ar, e consequentemente dar uma outra dimensão estratégica às FA, alterando completamente o conceito de defesa nacional (que hoje assenta muito numa defesa "à queima-roupa", perigosamente próximo das nossas fronteiras, tal a incapacidade de manter um adversário "longe da área").
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1566 em: Setembro 02, 2021, 11:54:19 am »
Entretanto, no Cazaquistão.. O KC-390....digo A-400M...Acabaram de ser vendidas 2 unidades.


https://www.cavok.com.br/republica-do-cazaquistao-encomenda-dois-airbus-a400ms

São mesmo 2 aviões da mesma classe e concorrentes...
Ainda se fosse entre o IL-76 e o A-400!

::)

Bom, em termos de preço pelo menos, a diferença não é assim tanta. O que continua a ser um dos grandes mistérios da ciência, como é que o KC-390, made in Brasil com mão de obra barata e sem ser uma aeronave cujo seu desenvolvimento teve riscos, custa quase tanto com uma aeronave na "classe acima", feita na Europa com mão de obra 5 vezes mais cara (ou mais) e que correu inúmeros riscos.
Acho que ninguém se queixava se os nossos KCs nos tivessem ficado entre 70 a 80 milhões a unidade.

Também fico surpreendido com a compra do Cazaquistão. Em teoria, teriam mais facilidade ($) em adquirir a países não NATO, por exemplo aos chineses, que vendem mais barato.

Levando em conta os últimos desenvolvimentos a nível internacional - e apesar da actual opção política, consciente e criminosa, de desmantelar/esvaziar as FA's -, cada vez tenho mais a sensação de que a vinda de alguns A400M para a FAP acabará por ser uma inevitabilidade. Mesmo com o (K)C-390 ao serviço, penso que será uma questão de tempo (e talvez oportunidade) virmos a contar com pelo menos um par destas aeronaves da Airbus.

Passaríamos a contar verdadeiramente com capacidade de transporte estratégico, interoperacionalidade comprovada com aliados da NATO, hipoteticamente até redundância no que diz respeito à capacidade de reabastecimento aéreo, além de que o A400M tem o famigerado conceito de "duplo uso" pintado na cara.

Eu preferia os MRTT.  :'(
Para dar "mama" aos F-16 no ar, e consequentemente dar uma outra dimensão estratégica às FA, alterando completamente o conceito de defesa nacional (que hoje assenta muito numa defesa "à queima-roupa", perigosamente próximo das nossas fronteiras, tal a incapacidade de manter um adversário "longe da área").
Por curiosidade,  " dar mama" onde? Em que previsiveis situações?
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1567 em: Setembro 02, 2021, 11:55:17 am »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1568 em: Setembro 02, 2021, 12:13:10 pm »
Às vezes vocês batem no KC-390 - mal ou bem com participação, por pequena que seja, nossa - por não poderem bater nos decisores que escolheram esse "segmento" em vez do combo A400M + C295M (ou manter os C130 e gastar o dinheiro em outro lado, ou...)

Mas já está. Que o KC-390 seja bom ou estamos metidos em um grande buraco.

É não optar por mais 1 unidade (julgo que está no contrato essa opção) e, se houver milagre (comecem a descobrir de onde vamos retirar o dinheiro - aumentar verba  o Leão, o Governo, a Assembleia, os contribuintes(, etc), não devem querer) talvez tenhamos um par de outro modelo: A400M, MRTT, fazer parte consorcio?     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1569 em: Setembro 02, 2021, 12:42:19 pm »
Opiniões...

Esta comparação não faz qq sentido, estas duas aeronaves são de classes diferentes !!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1570 em: Setembro 02, 2021, 12:46:36 pm »
Opiniões...

Esta comparação não faz qq sentido, estas duas aeronaves são de classes diferentes !!


O Travolta desta vez não jogou nada bem, claramente rematou para a bancada. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1571 em: Setembro 02, 2021, 01:12:10 pm »
Por curiosidade,  " dar mama" onde? Em que previsiveis situações?

Com "dar mama" refiro-me à capacidade de reabastecimento no ar (creio que percebeu). Em que situações, é impossível fazer previsões se um dia vamos precisar de usar os caças para atacar alvos noutro país, mas a existência de um par de MRTTs na FAP (ou estacionados em Portugal como parte do consórcio NATO) alargava o leque de opções (inclusive ofensivas e defensivas).

Dava à FAP capacidade de intervenção no Atlântico, que é a nossa maior área de interesse. No séc. XXI não vamos ter bombardeiros a sobrevoar a capital para largar bombas, qualquer ataque será feito à distância com recurso a armas de longo alcance (stand off), e como tal é necessário ter capacidade de interceptar as aeronaves longe da costa. Também confere pela primeira vez capacidade de defender a Madeira sem depender das pistas das ilhas, e dado que não há vontade nem capacidade para destacar lá F-16 de forma permanente, esta é a solução. Também viabiliza ainda mais a utilização dos F-16 na função ASuW. Além de que o MRTT não abastece apenas F-16. Fora todas as outras missões que o MRTT pode desempenhar.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1572 em: Setembro 02, 2021, 03:34:47 pm »
Levando em conta os últimos desenvolvimentos a nível internacional - e apesar da actual opção política, consciente e criminosa, de desmantelar/esvaziar as FA's -, cada vez tenho mais a sensação de que a vinda de alguns A400M para a FAP acabará por ser uma inevitabilidade. Mesmo com o (K)C-390 ao serviço, penso que será uma questão de tempo (e talvez oportunidade) virmos a contar com pelo menos um par destas aeronaves da Airbus.

Passaríamos a contar verdadeiramente com capacidade de transporte estratégico, interoperacionalidade comprovada com aliados da NATO, hipoteticamente até redundância no que diz respeito à capacidade de reabastecimento aéreo, além de que o A400M tem o famigerado conceito de "duplo uso" pintado na cara.

Leva é muito tempo mas, não tenho dúvidas que será o que vai acontecer, depois dos politicos terem visto a quantidade de Atlas que operaram por terras Talibãs para a ponte aérea............daqui a uns dez anos, para a próxima LPM, teremos os primeiros A400 na FAP.

Abraços
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1573 em: Setembro 02, 2021, 03:51:44 pm »
Claro. Quem é que anda mesmo a ganhar e encher os bolsos com o aluguer de Antonovs e 747?  ::)
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #1574 em: Setembro 02, 2021, 03:59:03 pm »
Levando em conta os últimos desenvolvimentos a nível internacional - e apesar da actual opção política, consciente e criminosa, de desmantelar/esvaziar as FA's -, cada vez tenho mais a sensação de que a vinda de alguns A400M para a FAP acabará por ser uma inevitabilidade. Mesmo com o (K)C-390 ao serviço, penso que será uma questão de tempo (e talvez oportunidade) virmos a contar com pelo menos um par destas aeronaves da Airbus.

Passaríamos a contar verdadeiramente com capacidade de transporte estratégico, interoperacionalidade comprovada com aliados da NATO, hipoteticamente até redundância no que diz respeito à capacidade de reabastecimento aéreo, além de que o A400M tem o famigerado conceito de "duplo uso" pintado na cara.

Leva é muito tempo mas, não tenho dúvidas que será o que vai acontecer, depois dos politicos terem visto a quantidade de Atlas que operaram por terras Talibãs para a ponte aérea............daqui a uns dez anos, para a próxima LPM, teremos os primeiros A400 na FAP.

Abraços

duvido, só se formos obrigados pela NATO/UE, de resto politicamente (aos olhos dos nossos politicos) não há necessidade nenhuma para a compra de aeronaves de transporte estratégico. Portugal só mantém e vai manter apenas os meios necessários para NATO/UE, o resto vai sendo os mínimos para não aparecer mal nas tv's