P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 632 Respostas
  • 101490 Visualizações
*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5373
  • Recebeu: 4005 vez(es)
  • Enviou: 9934 vez(es)
  • +8451/-245
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #135 em: Janeiro 03, 2021, 01:33:04 am »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Major Alvega

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #136 em: Janeiro 05, 2021, 11:46:41 am »
Relativamente ao P-3C na FAP, dito por alguém da esquadra 601, foram voadas mais horas em 2020 do que nos 10 anos anteriores, o que me leva a crer, ou problemas de manutenção, ou falta de tripulações.


 ::)

Não percebi a afirmação.

Mas de recordar que este ano por causa dos FF andava um P-3c, principalmente depois dos problemas (normais a meu ver) com os drones.
O P-3C também andaram durante 1 a 2 meses a fazer vigilância apartir de Beja, pelo menos tinham uma missão por semana de várias horas.
E acho que havia um no Mali ou naquela zona, ou era um c-295?
 



*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 608 vez(es)
  • +10721/-198
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #139 em: Janeiro 05, 2021, 02:12:37 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8452
  • Recebeu: 3834 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #140 em: Janeiro 05, 2021, 02:48:34 pm »
Falta de tripulações presume-se?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8634
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6477
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #141 em: Janeiro 05, 2021, 03:07:15 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".

O que me chegou aos ouvidos são 3 operacionais. Faltam verba e tripulações (a Fap continua a falar no seu relatório anual de 2019 na totalidade operacional, bem como em 30 F16).

Saudações

« Última modificação: Janeiro 05, 2021, 03:07:47 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #142 em: Janeiro 05, 2021, 06:26:59 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".

O que me chegou aos ouvidos são 3 operacionais. Faltam verba e tripulações (a Fap continua a falar no seu relatório anual de 2019 na totalidade operacional, bem como em 30 F16).

Saudações



Mais uma "para a lista das compras", ou seja se em 2021, temos 4 operacionais, entre 2025 e 2030, ou muito me engano ou vamos ficar sem MPA/MMA.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8452
  • Recebeu: 3834 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #143 em: Janeiro 05, 2021, 09:00:02 pm »
Eu acho que não temos todos operacionais (mas sim "armazenados"), mais por falta de pilotos, mecânicos e/ou orçamento, do que problemas com as aeronaves em si. O mesmo se sucede com os F-16.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 297 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +87/-461
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #145 em: Janeiro 06, 2021, 12:20:38 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".

O que me chegou aos ouvidos são 3 operacionais. Faltam verba e tripulações (a Fap continua a falar no seu relatório anual de 2019 na totalidade operacional, bem como em 30 F16).

Saudações



Mais uma "para a lista das compras", ou seja se em 2021, temos 4 operacionais, entre 2025 e 2030, ou muito me engano ou vamos ficar sem MPA/MMA.

Não é preciso complicar.
C-295 Persuader mais alguns UAV de longo alcance. Não estraga muito o orçamento e mantém se a linha de suporte logístico com uma aeronave já no inventário.
Não tem a mesma capacidade do P-3, verdade, mas é uma opção. Quanto a mim, razoável.

 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #146 em: Janeiro 06, 2021, 12:44:43 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".

O que me chegou aos ouvidos são 3 operacionais. Faltam verba e tripulações (a Fap continua a falar no seu relatório anual de 2019 na totalidade operacional, bem como em 30 F16).

Saudações



Mais uma "para a lista das compras", ou seja se em 2021, temos 4 operacionais, entre 2025 e 2030, ou muito me engano ou vamos ficar sem MPA/MMA.

Não é preciso complicar.
C-295 Persuader mais alguns UAV de longo alcance. Não estraga muito o orçamento e mantém se a linha de suporte logístico com uma aeronave já no inventário.
Não tem a mesma capacidade do P-3, verdade, mas é uma opção. Quanto a mim, razoável.



Pois o "problema" é que se for C-295 + UAV, vai ser tipo "Tekever" ou equivalente, e temos visto por aí os programas de drones FAP e Marinha....

Penso que a semelhança das outras nações marítimas e "sérias", o P-8A será a melhor opção, que poderá sim, ser complementada com UAV long endurance.

C-295, é mais limitado, em sensores, alcance etc, e não estou a ver a meterem os KC a reabastecerem C-295 para fazer VIMAR de longo alcance...

Este investimento é dos mais prioritários da FAP, capacidade de controlo, e ASW do nosso triângulo, bastante mais importante do que o programa KC, que poderia ter sido solucionado com aviões surplus (2 A-400M) ou modernizando os atuais C-130.

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 981
  • Recebeu: 297 vez(es)
  • Enviou: 214 vez(es)
  • +87/-461
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #147 em: Janeiro 06, 2021, 12:53:30 pm »
Não pode, tem de ser algo efectivo na linha do Reaper ou Heron. Não faltam opções, e para a nossa dimensão territorial, é mais do que justificado o investimento.

Concordo totalmente, 3 ou 4 A400 seriam possíveis de adquirir nós próximos anos por menos que 6 KC, e muito mais úteis.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #148 em: Janeiro 06, 2021, 12:59:31 pm »
Até há pouco tempo, só havia para aí 03 P-3 em condições de voo e o número de tripulações disponíveis não chegava para as encomendas.

Cheguei a publicar aqui há algum tempo fotos de 2 P-3's armazenados em Beja com os vidros da cabine tapados com aquela película prateada e as janelas laterais também, tapadas. Actualmente não sei qual o ponto da situação. Há quem fale em 4 operacionais e um já definitivamente "armazenado".

O que me chegou aos ouvidos são 3 operacionais. Faltam verba e tripulações (a Fap continua a falar no seu relatório anual de 2019 na totalidade operacional, bem como em 30 F16).

Saudações



Mais uma "para a lista das compras", ou seja se em 2021, temos 4 operacionais, entre 2025 e 2030, ou muito me engano ou vamos ficar sem MPA/MMA.

Não é preciso complicar.
C-295 Persuader mais alguns UAV de longo alcance. Não estraga muito o orçamento e mantém se a linha de suporte logístico com uma aeronave já no inventário.
Não tem a mesma capacidade do P-3, verdade, mas é uma opção. Quanto a mim, razoável.



Pois o "problema" é que se for C-295 + UAV, vai ser tipo "Tekever" ou equivalente, e temos visto por aí os programas de drones FAP e Marinha....

Penso que a semelhança das outras nações marítimas e "sérias", o P-8A será a melhor opção, que poderá sim, ser complementada com UAV long endurance.

C-295, é mais limitado, em sensores, alcance etc, e não estou a ver a meterem os KC a reabastecerem C-295 para fazer VIMAR de longo alcance...

Este investimento é dos mais prioritários da FAP, capacidade de controlo, e ASW do nosso triângulo, bastante mais importante do que o programa KC, que poderia ter sido solucionado com aviões surplus (2 A-400M) ou modernizando os atuais C-130.

Cumprimentos,

Completamente de acordo, mas o que é prioritário é ajudar os amigalhaços do Brasil pagando e bem os kc's antes de os termos, agora proteger o nosso quinhão de Atlântico isso não é prioritário.
Não se poderia ter investido parte dos 827 milhões em UAV's e mais um par de persuaders, ou mesmo uns MPA, pois uma vez que se está a fazer upgrades aos C's, deveriam os ditos responsaveis ter reduzido a encomenda dos 390 para três unidades.
Cambada de incompetentes e oportunistas.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 06, 2021, 01:22:36 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8452
  • Recebeu: 3834 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #149 em: Janeiro 06, 2021, 02:29:19 pm »
Passar de P-3 para C-295 Persuader, é regredir. Então o P-3 é uma das aeronaves mais capazes da FAP, e um dos meios de combate mais capazes/dissuasores das FA Portuguesas, colocando-se somente atrás dos Tridente e F-16, e vamos substituir por algo que é inferior em tudo, menos nos custos?

Com meio Atlântico para patrulhar, adquirir uma aeronave com menor raio de acção, não faz sentido. É que se na patrulha os UAVs MALE/HALE servem, para ASW e ASuW não, e o Persuader também fica muito aquém das aeronaves maiores. Em ASW sobretudo, pode ser necessário ficar horas no ar, e nisso o P-3 e os seus equivalentes mais modernos são claramente melhores. Para não falar no payload e variedade de armamentos e sensores que podem levar.

A única situação em que fazia sentido abdicar de ter P-8 ou P-1 ou um futuro MPA da Airbus, era se a ideia fosse aumentar a quantidade de aeronaves para a função (10 Persuader por exemplo). Mas se não há tripulações para todos os P-3, não vai haver o dobro do pessoal para o dobro de aeronaves.
Ainda sobre a falta de tripulações, se calhar em vez de se adquirir 5 aeronaves para substituir o P-3, adquiriam-se 4, assim em vez de se ter uma aeronave a apanhar pó, o seu custo seria aplicado, por exemplo, nos UAVs.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF