P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

  • 606 Respostas
  • 96079 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #90 em: Fevereiro 04, 2020, 11:15:33 am »
2 dos 5 P-3C CUP+ encontram-se na OGMA na fase final de revisão e inspecção.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, MATRA

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #91 em: Fevereiro 04, 2020, 09:16:03 pm »
Gostava era de ver entrar na OGMA uns EP-3E Aries II para revisão e inspecção antes de entrarem ao serviço da FAP. :mrgreen: :mrgreen:



 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #92 em: Fevereiro 04, 2020, 10:41:33 pm »
Gostava era de ver entrar na OGMA uns EP-3E Aries II para revisão e inspecção antes de entrarem ao serviço da FAP. :mrgreen: :mrgreen:



Aviões SIGINT na FAP!? Boa sorte com isso.
Mais depressa temos uma frota de F-35´s que funcionem direito!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #93 em: Fevereiro 04, 2020, 11:02:07 pm »
Quem nos dera, isso e um AEW (até podia ser um C-295 AEW ou um E-2).  :mrgreen:

Eu já ficava contente com a introdução dos mísseis SLAM-ER nos P-3. Sempre teríamos algum tipo de "míssil de cruzeiro" ao serviço como dissuasor estratégico.  ::)

PS: Na LPM não se falava numa modernização aos P-3? Se sim, sabe-se se é para realizar ou...?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #94 em: Fevereiro 05, 2020, 01:33:27 am »
Aviões SIGINT na FAP!? Boa sorte com isso.
Mais depressa temos uma frota de F-35´s que funcionem direito!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não são aviões dedicados, mas existe alguma capacidade de recolha de informações em aviões da FAP.
http://maisalto5.emfa.pt/conteudos/galeria/revista400/a_2186.pdf
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #95 em: Fevereiro 05, 2020, 10:01:27 am »
Deixem lá a 601 ter sequer a prenda de um dia destes poder disparar um Maverick, que depois logo se vê quanto ao SLAM-ER. :mrgreen:




P.S. O pouco que sei até agora sobre o propalado MLU dos Orion aponta apenas e para já para actualização dos sensores, avionicos e pouco mais.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #96 em: Fevereiro 05, 2020, 10:06:36 am »
Deixem lá a 601 ter sequer a prenda de um dia destes poder disparar um Maverick, que depois logo se vê quanto ao SLAM-ER. :mrgreen:

P.S. O pouco que sei até agora sobre o propalado MLU dos Orion aponta apenas e para já para actualização dos sensores, avionicos e pouco mais.

Assim tipo C's ???

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #97 em: Fevereiro 05, 2020, 11:10:01 am »
Deixem lá a 601 ter sequer a prenda de um dia destes poder disparar um Maverick, que depois logo se vê quanto ao SLAM-ER. :mrgreen:

P.S. O pouco que sei até agora sobre o propalado MLU dos Orion aponta apenas e para já para actualização dos sensores, avionicos e pouco mais.

Assim tipo C's ???

Abraços

Um bocadinho mais extenso segundo sei, infelizmente o dos C's é só para desenrascar durante uns poucos anos. ::)

Não sei se a questão de adquirirmos novas asas ao AMARG ainda está em cima da mesa, a lógica ditaria que sim se querem manter as aeronaves operacionais pelo menos até 2035, no entanto nestes tempos de Centenos e quejandos poucas certezas haverá e menos ainda quando diz respeito a equipamento militar.

Pelo menos a actualização do radar, FLIR e provavelmente motores deverá ocorrer.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3218 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #98 em: Fevereiro 05, 2020, 01:49:02 pm »
Deixem lá a 601 ter sequer a prenda de um dia destes poder disparar um Maverick, que depois logo se vê quanto ao SLAM-ER. :mrgreen:

P.S. O pouco que sei até agora sobre o propalado MLU dos Orion aponta apenas e para já para actualização dos sensores, avionicos e pouco mais.

Assim tipo C's ???

Abraços

Um bocadinho mais extenso segundo sei, infelizmente o dos C's é só para desenrascar durante uns poucos anos. ::)

Não sei se a questão de adquirirmos novas asas ao AMARG ainda está em cima da mesa, a lógica ditaria que sim se querem manter as aeronaves operacionais pelo menos até 2035, no entanto nestes tempos de Centenos e quejandos poucas certezas haverá e menos ainda quando diz respeito a equipamento militar.

Pelo menos a actualização do radar, FLIR e provavelmente motores deverá ocorrer.
Então mas que treta é esta? Não vinha o Poseidon?  :mrgreen: :mrgreen:



Saudações  c56x1 c56x1

P.S. Se alegam interesse nacional ainda vem os P390...  :mrgreen: :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #99 em: Fevereiro 05, 2020, 01:59:53 pm »
Deixem lá a 601 ter sequer a prenda de um dia destes poder disparar um Maverick, que depois logo se vê quanto ao SLAM-ER. :mrgreen:

P.S. O pouco que sei até agora sobre o propalado MLU dos Orion aponta apenas e para já para actualização dos sensores, avionicos e pouco mais.

Com base no armamento apresentado no P-3 em exposição estática no aniversário da FAP, este costuma ter os Maverick à sua frente. Agora se foram disparados ou não... não sei, mas o mesmo se aplicará a algum Harpoon ou Torpedo.  ::)

Eu comprava pelo menos 20 mísseis SLAM-ER, assim cada avião podia receber 4 em simultâneo.  :mrgreen:

Sempre é melhor que nada o MLU. 5 P-8 ainda custavam pelo menos 1200 milhões, e a LPM não dá para isso... como se na década de 30 já desse, mas pronto.  :mrgreen:
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #100 em: Fevereiro 05, 2020, 02:11:50 pm »


Pelo menos a actualização do radar, FLIR e provavelmente motores deverá ocorrer.

Pelo menos podem aproveitar e colocar o FLIR antigos nos koalitas ou nos futuros helicópteros de "evacuação" se estes com eles não vierem.
Mas se calhar sou eu com muita fé na vontade da malta querer trabalhar...
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5332 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #101 em: Fevereiro 05, 2020, 02:43:37 pm »


Pelo menos a actualização do radar, FLIR e provavelmente motores deverá ocorrer.

Pelo menos podem aproveitar e colocar o FLIR antigos nos koalitas ou nos futuros helicópteros de "evacuação" se estes com eles não vierem.
Mas se calhar sou eu com muita fé na vontade da malta querer trabalhar...

Ao que tudo indica será o Wescam MX-20D.


Com base no armamento apresentado no P-3 em exposição estática no aniversário da FAP, este costuma ter os Maverick à sua frente. Agora se foram disparados ou não... não sei, mas o mesmo se aplicará a algum Harpoon ou Torpedo.  ::)

Pode lá estar, mas que até hoje nenhum foi disparado, isso não foi.

AGM-65G P-3C USN



Aliás, a FAP vai infelizmente pelo mesmo caminho que a Marinha, qualquer dia também passa 10 anos sem ter disparado um míssil real. Valha-nos ao menos o FWIT e o intercâmbio com os belgas para os pilotos dos F-16. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #102 em: Fevereiro 05, 2020, 05:15:06 pm »
Ao que tudo indica será o Wescam MX-20D.

Para os novos helicópteros?
Se calhar eu é que não me expliquei bem. :mrgreen: O que eu estava a sugerir era a instalação dos FLIR que actualmente estão nos P3s nos helis. I.e, os MX-20D vão para os P3s e os que estavam nos P3s vão para os helis.


"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #103 em: Fevereiro 05, 2020, 06:59:50 pm »
Tem logica, agora que o Maverick vai ser descontinuado faz todo o sentido que as forças armadas cá os começem a utilizar.
É a logica de sempre...
 :-P
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11011
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3203 vez(es)
  • +731/-1031
Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #104 em: Fevereiro 05, 2020, 07:46:40 pm »
No tempo dos P-3P a capacidade de largar torpedos era regularmente treinada, no mínimo nos grandes exercícios que se fazem anualmente, de modo às tripulações manterem qualificações, espero que se tenha mantido, de mísseis não sei nada, penso que certificar e treinar os nossos aviões e tripulações em disparar Harpoon nunca foi seriamente equacionado, mas o Maverick sim, supostamente os que estavam na BA5 até tinham ido para Beja para uso nos P-3C.