Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

  • 924 Respostas
  • 185827 Visualizações
*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #570 em: Junho 25, 2020, 08:32:11 pm »
Lembro-me de ler algures, talvez uma revista da Armada, que o projecto dos NPO teve a participação da EHM para que os NPO tenham capacidade de aterrar um Lynx.
« Última modificação: Junho 25, 2020, 08:32:29 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luis simoes

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #571 em: Junho 25, 2020, 09:58:59 pm »
Os NPO estao capacitados para receber helis  com peso de até 5500kg....ou seja tem capacidade para receber em seu flydeck Helis Leves/médios....aliás foi construido tambem para receber este tipo de Aeronave.....``lynx``
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #572 em: Junho 25, 2020, 10:28:07 pm »
Lembro-me de ler algures, talvez uma revista da Armada, que o projecto dos NPO teve a participação da EHM para que os NPO tenham capacidade de aterrar um Lynx.
Passem pelo site EUROMARFOR.....onde está mais bem especifico os detalhes ou as valencia dos nossos NPO.....armamento....e capacidades....e lé e sei ler muito bem ingles`` The NPO Vessel its ablle to operate lighting  MK95 superlynx....and UAVs----
e como já ouvi dizer o mesmo lynx já lá aterrou portanto se é verdade ou mentira alguem da Marinha que o desminta....
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #573 em: Junho 25, 2020, 10:35:26 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
Estao certificados para a recepcao de helis até 5500Kg ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ....apesar de nao poder vá la guardar dentro de hangar este ou outro heli uma vez que nao existe a bordo o mesmo ...mas o mesmo está certificado para receber Helis  para missoes de evacuacao medica/SAR/transporte de Militares ....no fundo tratasse de um Navio de apoio  caso seja necessário,,,,

Estão? V.exma é então capaz de postar a noticia com foto (consta que ou era para ser ou foi este ano)?  ::)



Aliás, o equipamento para HIFR foi comprado para os 2 primeiros e segundo consta nunca foi instalado.  ::)



Cumprimentos

Mafets, já  viste a sorte que tu tens ?

Foste a segunda Pessoa a saber das operações com os lynx, nos NPO, fantástico, as informações que algumas pessoas tem, só mesmo adquiridas através dos servicos secretos.

Só mesmo para rir, com que então : ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ..... este tipo de, afirmações são um espectáculo, onde já chegamos, neste forum.

As operações de certificação devem ter acontecido em LVO, ou então durante a noite, e, no mar alto. :rir: :rir: :rir:
Será que estão certificados os quatro NPO?
Mesmo sem os equipamentos de operações com helis instalados, so prova que a origem desta informação é mesmo da secreta.
É que se falta algum....
Ele há com cada sábio e também vidente, neste forum.
Estamos bem servidos, sim senhor. :bang:

Abraços
Assim como vxma eu tambem tenho meus informadores e esta informacao veio de alguem que está presente e  faz parte da tripulacao de um destes NPO...que nao vou nomear qual mas que aconteceu aconteceu numa missao algures no atlantico a caminho de nao importa onde..... 8)
« Última modificação: Julho 01, 2020, 10:17:20 pm por Falcão »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8549
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #574 em: Junho 25, 2020, 11:28:22 pm »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Lamento discordar, também mas como assunto divergiu para os hangar dos navios da armada, no contexto da hipótese de armada poder utilizar um helicóptero 2nd tier (o A109) enquanto o Lynx Mk95A principalmente pela sua capacidade ASW seria um 1st tier, temos então actualmente em termos de hangares embarcados versos aeronaves:
Classe Vasco da Gama: Hangar com capacidade para 2 helicopteros : x 3 = 6 lugares hangar embarcados;
Classe Bartolomeu Dias: Hangar com capacidade para 1 helicopteros : x 2 = 2 lugares hangar embarcados;
Total lugares hangar embarcados = 8 versus 5 Lynx Mk95A existentes.
Já sobre os NPO Viana do Castelo, temos um Total lugares hangar embarcados = 0 mas desde há muito tempo que é debatida a capacidade de instalação de um Hangar Telescópico nessa classe e não é nada nem de engenharia, nem de custos, nem de peso significativos para essa classe... e permitiria ampliar os lugares hangar embarcados 1 por navio cada - + 10 lugares potenciais (10 NPO planeados) - essa capacidade nos NPO, não digo que de maneira orgânica, mas em alguns perfis de destacamento ou missão  permitiria missões/intervenções além horizonte em anti pirataria , abordagem vertical, SAR .... e mais ainda essa capacidade permitiria também que os NPO podessem ser utilizados em alternativa às fragatas, por opção de economia de custos, em alguns perfis de missão em termos de velocidade, sensores, armamento e ameaça fossem menos ambiciosos... (é preciso não esquecer que a armada está num processo de eliminação do tipo de navio "corveta" que digamos é um tipo de navio intermédio entre "fragata" e "patrulha" sendo substituido pelos NPO mas não tendo a sua capacidade de combate).
Resumindo os NPO não terem hangar, ser a razão para não ter mais aeronaves com capacidade de serem embarcadas, não é uma justificação pois a possibilidade de colocar hangares telescópicos é economicamente e tecnicamente pouco complexo (para referência procurar o fornecedor Curtiss-Wright e o contrato de Hangares Telescópicos para a Guarda Costeira Turca).
Já adaptar os navios da armada Fragatas e NPO para terem a capacidade de operar e recolher (hangar) helicópteros maiores e mais pesados como os NH90 ou HH-60H acho economicamente e tecnicamente muito complexo.

 

Mas estás-te a esquecer de um pormenor. Os NPO não têm hangar telescópico, e do que se sabe de momento, nem sequer está planeada essa opção. Se até aquilo que já está planeado e contratualizado (Marlin WS)  teima em aparecer, vão implementar um hangar agora? Era bom? Sim era, mas são tantas variáveis, desde certificar os navios, pilotos, equipas de apoio... Fora os custos de ter uma aeronave diferente, que acaba por estar praticamente na mesma categoria do Lynx e que acaba por ser pouco para a FAP e Exército.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #575 em: Junho 25, 2020, 11:59:04 pm »
Lembro-me de ler algures, talvez uma revista da Armada, que o projecto dos NPO teve a participação da EHM para que os NPO tenham capacidade de aterrar um Lynx.

E o que essa informação prova que os lynx/landing decks estão certificados para tais operações?
Nada, capacitados não é a mesma coisa que certificados.

Abraços
« Última modificação: Junho 26, 2020, 12:26:43 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #576 em: Junho 26, 2020, 12:05:35 am »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.
Estao certificados para a recepcao de helis até 5500Kg ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ....apesar de nao poder vá la guardar dentro de hangar este ou outro heli uma vez que nao existe a bordo o mesmo ...mas o mesmo está certificado para receber Helis  para missoes de evacuacao medica/SAR/transporte de Militares ....no fundo tratasse de um Navio de apoio  caso seja necessário,,,,

Estão? V.exma é então capaz de postar a noticia com foto (consta que ou era para ser ou foi este ano)?  ::)



Aliás, o equipamento para HIFR foi comprado para os 2 primeiros e segundo consta nunca foi instalado.  ::)



Cumprimentos

Mafets, já  viste a sorte que tu tens ?

Foste a segunda Pessoa a saber das operações com os lynx, nos NPO, fantástico, as informações que algumas pessoas tem, só mesmo adquiridas através dos servicos secretos.

Só mesmo para rir, com que então : ...portanto segundo consta já receberam diversas vezes os lynxs ..... este tipo de, afirmações são um espectáculo, onde já chegamos, neste forum.

As operações de certificação devem ter acontecido em LVO, ou então durante a noite, e, no mar alto. :rir: :rir: :rir:
Será que estão certificados os quatro NPO?
Mesmo sem os equipamentos de operações com helis instalados, so prova que a origem desta informação é mesmo da secreta.
É que se falta algum....
Ele há com cada sábio e também vidente, neste forum.
Estamos bem servidos, sim senhor. :bang:

Abraços
Citar
Assim como vxma eu tambem tenho meus informadores e esta informacao veio de alguem que está presente e  faz parte da tripulacao de um destes NPO...que nao vou nomear qual mas que aconteceu aconteceu numa missao algures no atlantico a caminho de nao importa onde..... 8)
Claro, claro, nem vale apena comentar, de ridiculo que é.
Com que então poder operar os lynx é o mesmo que estar certificado a operar os lynx.
Ok, sempre a aprender
Muito bom
« Última modificação: Julho 01, 2020, 10:18:03 pm por Falcão »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8549
  • Recebeu: 3906 vez(es)
  • Enviou: 720 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #577 em: Junho 26, 2020, 12:08:27 am »
Os nossos 4 Merlin CSAR também estão capacitados para fazer AAR. Mas tal nunca foi certificado, se é que alguma vez será.
Desde o início do projecto dos NPOs, estes foram concebidos para receber os Lynx, havia inclusive inúmeros desenhos dos navios com um Lynx no convés de voo. Mas pelo que se sabe oficialmente, nunca aconteceu na realidade. Tanto que só este ano é que iam realizar testes aerodinâmicos aos navios, provavelmente por causa da operação de meios aéreos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #578 em: Junho 26, 2020, 12:12:46 am »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Negativo DC, ainda não, nenhum tipo de heli operou nos landing decks dos NPO.
Os NPO não estão certificados, como aqui alguém que não sabe o afirma, para operar helis
Os NPO, tem um landing deck capacitado para operar helis ate determinado PMD, são coisas completamente distintas.

Abraços

Tinha quase a certeza que não tinham sido certificados, mas podia ter ocorrido e ter-me escapado. Se calhar foi numa manhã de nevoeiro, aproveitaram e certificaram logo o convés de voo do Navpol.  ::)

E por falar nisso, não tinham enviado um modelo do NPO para ser testado num túnel de vento na Holanda?

Dc, Se porventura os NPO estivessem certificados para operar os lynx, ou outro heli, o site da marinha não tinha já publicado essa noticia ?

Mas anda aqui no FD alguém a passar atestados de quê a quem ?
Deve pensar que somos ignorantes ou andamos a ver navios é o que eu digo temos aqui um vidente, alta(mente) bem informado com infos que estao no segredo dos Deuses, só pode.

Abraços
« Última modificação: Junho 26, 2020, 12:27:45 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #579 em: Junho 26, 2020, 12:23:22 am »
Os nossos 4 Merlin CSAR também estão capacitados para fazer AAR. Mas tal nunca foi certificado, se é que alguma vez será.
Desde o início do projecto dos NPOs, estes foram concebidos para receber os Lynx, havia inclusive inúmeros desenhos dos navios com um Lynx no convés de voo. Mas pelo que se sabe oficialmente, nunca aconteceu na realidade. Tanto que só este ano é que iam realizar testes aerodinâmicos aos navios, provavelmente por causa da operação de meios aéreos.

Nem mais !
Exactamente o mesmo acontece com os NPO, mas algures no Atlântico numa missão secreta, eis, que um lynx efectuou aterragem e descolagem num NPO.

Isto de termos foristas com este tipo de informações é um privilégio para este forum.
Será que a Marinha sabe disto ?

Abraço
« Última modificação: Junho 26, 2020, 12:24:24 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5381
  • Recebeu: 4020 vez(es)
  • Enviou: 10019 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #580 em: Junho 26, 2020, 12:56:03 am »
xilex pessoal..... se ha pessoal no.... forum com informaxao.... a que mais ninguem tem acesso sao.... sempre bem vindos como o.... camarada barco.... a vista

abraxos
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #581 em: Junho 26, 2020, 05:10:28 am »
Os nossos 4 Merlin CSAR também estão capacitados para fazer AAR. Mas tal nunca foi certificado, se é que alguma vez será.
Desde o início do projecto dos NPOs, estes foram concebidos para receber os Lynx, havia inclusive inúmeros desenhos dos navios com um Lynx no convés de voo. Mas pelo que se sabe oficialmente, nunca aconteceu na realidade. Tanto que só este ano é que iam realizar testes aerodinâmicos aos navios, provavelmente por causa da operação de meios aéreos.

Até em selos.....mas isso nada quer dizer.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3260 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6485
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #582 em: Junho 26, 2020, 10:29:49 am »
DC Lamento discordar contigo mas nao podemos so depender de ter ou nao esse tipo de navios ….que eu saiba os nossos Navios de Patrulhamento Oceanicos classe Viana do Castelo que eu saiba podem receber um heli com Estas caracteristicas se os Lynxs já la aterraram portanto nao vejo essa tua inclinacao para se ter esses tipos de navio para simplesmente receber estes meios Leves/medio Porte,,,e Como até 2029 virao  mais  seis a juntar se aos 4 existentes NPO nao vejo tanto negativismo em relacao a este Helicoptero….a esta solucao.
venha mas é os Helis ,,,fazem muita falta

Não percebeste mas eu volto a explicar. No caso dos NPO, é indiferente se o heli é navalizado ou não, pois não tem hangar, por isso o convés de voo serve apenas para pousar. E isso até os Alouette conseguiam fazer. O NPO não pode ter heli orgânico, logo o único factor limitante do que lá pode aterrar é o peso e dimensão dos helis.

E não sei se o convés destes navios já foram certificados para os Lynx sequer, mas alguém mais dentro do assunto poderá confirmar.

Lamento discordar, também mas como assunto divergiu para os hangar dos navios da armada, no contexto da hipótese de armada poder utilizar um helicóptero 2nd tier (o A109) enquanto o Lynx Mk95A principalmente pela sua capacidade ASW seria um 1st tier, temos então actualmente em termos de hangares embarcados versos aeronaves:
Classe Vasco da Gama: Hangar com capacidade para 2 helicopteros : x 3 = 6 lugares hangar embarcados;
Classe Bartolomeu Dias: Hangar com capacidade para 1 helicopteros : x 2 = 2 lugares hangar embarcados;
Total lugares hangar embarcados = 8 versus 5 Lynx Mk95A existentes.
Já sobre os NPO Viana do Castelo, temos um Total lugares hangar embarcados = 0 mas desde há muito tempo que é debatida a capacidade de instalação de um Hangar Telescópico nessa classe e não é nada nem de engenharia, nem de custos, nem de peso significativos para essa classe... e permitiria ampliar os lugares hangar embarcados 1 por navio cada - + 10 lugares potenciais (10 NPO planeados) - essa capacidade nos NPO, não digo que de maneira orgânica, mas em alguns perfis de destacamento ou missão  permitiria missões/intervenções além horizonte em anti pirataria , abordagem vertical, SAR .... e mais ainda essa capacidade permitiria também que os NPO podessem ser utilizados em alternativa às fragatas, por opção de economia de custos, em alguns perfis de missão em termos de velocidade, sensores, armamento e ameaça fossem menos ambiciosos... (é preciso não esquecer que a armada está num processo de eliminação do tipo de navio "corveta" que digamos é um tipo de navio intermédio entre "fragata" e "patrulha" sendo substituido pelos NPO mas não tendo a sua capacidade de combate).
Resumindo os NPO não terem hangar, ser a razão para não ter mais aeronaves com capacidade de serem embarcadas, não é uma justificação pois a possibilidade de colocar hangares telescópicos é economicamente e tecnicamente pouco complexo (para referência procurar o fornecedor Curtiss-Wright e o contrato de Hangares Telescópicos para a Guarda Costeira Turca).
Já adaptar os navios da armada Fragatas e NPO para terem a capacidade de operar e recolher (hangar) helicópteros maiores e mais pesados como os NH90 ou HH-60H acho economicamente e tecnicamente muito complexo.

 

Em primeiro lugar o MLU das M Belgas e Holandesas contemplou o aumento do deck e reforço para poder operar o Nh90. Já nos River Batch 2 o deck permite usar o Merlin. Se era tão complexo, os outros rapidamente resolveram...  ::)

https://gramho.com/explore-hashtag/nhindustriesnh90





Helis nos NPO não vale a pena falar, pois Lynx nem para as fragatas chegam. Koalas muito menos e quanto muito seriam os 6 de evacuação  embora perto de 6000kg dependa do tipo de helicóptero a adquirir. Mas como estes últimos serão operados pela FAP e o Exercito é que se servira deles, não estou a ver o filme. O mais provável é ficarem-se pelos UAV até porque o Hifr não foi instalado.  ;)

https://pplware.sapo.pt/gadgets/marinha-portuguesa-drones-brinquedos/ 



Cumprimentos

P.S. Simões, convêm saber o que é "certificação" e Hifr (algo que de momento só as 5 fragatas têm)...  ::)

« Última modificação: Junho 26, 2020, 10:36:53 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #583 em: Junho 27, 2020, 10:45:05 pm »
O que significa FAeP?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #584 em: Junho 27, 2020, 11:54:57 pm »
Pois eu entendi que seria pelo contexto, mas inicialmente era confuso pois com FAP normalmente é a Força Aérea, no caso da FAeP, o "e" ali entre o A e o P estava a criar-me curiosidade, até pensei que fosse alguma brincadeira que o pessoal aqui no Forum por vezes inventa e dá umas boas risadas.

Para diferenciar dizemos FA ou FAs em relação às Forças Armadas, até penso que é utilizado oficialmente. Se quiser para utilização futura.
« Última modificação: Junho 27, 2020, 11:56:21 pm por Lightning »