Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

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NVF

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #540 em: Junho 22, 2020, 06:28:53 am »
Realmente quem lê o que o Lusitaneae disse, pensa que Portugal, enquanto país, não tem tanto ou mais potencial de crescimento como uma Holanda ou Bélgica...

A má gestão já vem de há séculos, sempre com a mania das grandezas, se gastava as riquezas do país para mordomias do momento. Depois olha... A juntar a esta má gestão, a corrupção é a machadada final.

Por falar em má gestão, não havia umas histórias de fundos da UE que eram dados a agricultores, e depois estes em vez de usar o valor para melhorar e modernizar as ferramentas de trabalho, iam comprar carros novos?  ::)

Não são historias, alem de pickups deu para fazer vivendas.

E os Land Rovers? Não esquecer os Land Rovers – especialmente os modelos Range Rover – que, durante uns anos, foram os veículos preferidos para certas "práticas" agrícolas.
Talent de ne rien faire
 
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tenente

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #541 em: Junho 22, 2020, 06:50:06 am »
Lembra-me também os apoios dados para abate da frota pesqueira de pequena  tonelagem, eram convertidos em brutas vivendas, e automoveis topo de gama, enfim.

Abraços
« Última modificação: Junho 22, 2020, 06:51:48 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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mafets

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #542 em: Junho 22, 2020, 10:17:11 am »
Eu tenho acompanhado este fórum e comecei por curiosidade devido ao KC390, mas vejo que muitos por aqui não percebem que Portugal tem sido um país que só o é ainda porque começou por ser por milagre, ao longo dos séculos os milagres continuaram, e aos dias de hoje ainda mais milagres vão acontecendo.

Portugal está falido e os recursos que temos têm que ser usados com parcimónia e é o caso destes koalas de duplo uso.

Vamos ver até quando Portugal continuará a ter os seus milagres!

O grande problema de Portugal não é estarmos falidos, é ainda o fardo da guerra colonial e sobretudo a má gestão. Os 87 milhões dados e perdidos para o NH-90 foi mais do que vamos gastar com os Kualas e com os evacuativos.

No mínimo foram 120 milhões perdidos. :bang: :bang:

https://www.aereo.jor.br/2015/01/12/portugal-gastou-mais-de-120-milhoes-com-helicopteros-que-nunca-vai-receber/

Citar
Em 2011 e 2012, Portugal gastou 87 milhões num programa da NATO para comprar dez helicópteros. Agora, pagou mais 35 milhões por ter desistido de os comprar
ClippingNEWS-PAO Governo efetuou na última semana de 2014 o pagamento de 35 milhões de euros à NATO Helicopter Industries (NHI), o consórcio de fabricantes que está a produzir uma série dessas aeronaves para vários países da Aliança Atlântica. A verba não corresponde a uma qualquer tranche de pagamento por algum dos dez helicópteros, encomendados em 2001, pelo Estado português, com o objetivo de dotar a há muito existente Unidade de Aviação Ligeira do Exército (UALE) dos respetivos meios aéreos – mas sim ao pagamento de uma indemnização por ter desistido do contrato. A essa verba somam-se os, pelo menos, 87 milhões que Portugal já investiu naquele programa, entre 2011 e 2012.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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dc

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #543 em: Junho 22, 2020, 01:33:49 pm »
Lembra-me também os apoios dados para abate da frota pesqueira de pequena  tonelagem, eram convertidos em brutas vivendas, e automoveis topo de gama, enfim.

Abraços

Ou seja, esta incapacidade na gestão dos recursos, é a mesma de sempre e é digna de país de terceiro mundo.

Mas não é só a má gestão dos fundos, também os próprios lucros das empresas vão para as coisas erradas. Não é propriamente incomum ver os patrões com grandes carros e casas, e os carros da empresa andarem a cair de podres, ou os trabalhadores em condições precárias, ou com equipamento antiquado.

Se há empresas cujo lucro é marginal, há outras em que o lucro ultrapassa várias vezes a despesa. O problema é não gerir o lucro, gastar logo tudo em brinquedos.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #544 em: Junho 23, 2020, 02:43:04 pm »
1 Koala em permanência em Ovar, outro até 30 de Setembro na Lousã, restando 2 aparelhos em Beja até à entregue do quinto (e para já) último. Ena, tantos...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #545 em: Junho 23, 2020, 04:57:44 pm »
A ver se Portugal aciona a aquisicao de mais dois....AW119 estes sim podiam ser integrados nos tais meios Aereos para esta altura mais critica dos Fogos florestais ....libertando os outros cinco para as restantes missoes....treino,,,busca e salvamento costeiro,,,pois parece muito limitada a zona de accao destes dois que estao alocados tanto Ovar...como Lousä...um para missoes SAR e o outro para coordenacao de meios ao combate aos incendios....até nisto somos pequeninos...enfim...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #546 em: Junho 23, 2020, 05:44:08 pm »
1 Koala em permanência em Ovar, outro até 30 de Setembro na Lousã, restando 2 aparelhos em Beja até à entregue do quinto (e para já) último. Ena, tantos...  ::)

Mas um não chega para andar a passear os gajos da proteção civil?

É que a nível pratico os Koala quase nada acrescenta ao combate aos incêndios.
 

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luis simoes

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #547 em: Junho 23, 2020, 10:43:02 pm »
Assim como quem quer a coisa para muitos o koala nao veio fazer nada para a FAP isto visto assim por alto....mas que eu saiba o Koala tem tudo do melhor que ha para cumprir a missao primaria para o qual foi feito...pode patrulhar pode fazer Sar....pode fazer evacuacao medica ...pode fazer transporte de pessoas...pode transportar  cerca de uma tonelada....em suspensao...portanto para missao de combate primário aos incendios até que nao é mau de todo....tem um motor cerca 1000cv de potencia e tem um bom raio de alcance ...só lhe falta o sistema FLIR...nao se pode exigir muito a este mas que vem acrescentar algo vem....já relativamente ao novo heli de evacuacao   ai já sou mais exigente....


Caracteristicas

Vel maxima 282 klms/h
Vel cruz:       244 klm/h

cabine
1-2 tripulantes
7/8 passageiros
e ou até 1400kg de carga máxima
Potencia:1002 cv
autonomia de voo 5 h e ou
alcance máximo:1013 klms
Altitude máxima:4572 mts
-------
Nao é nenhum suprasumo mas para as missoes que por cá fazemos chega perfeitamente pena serem tao poucos.....e nao ter capacidade Flir a meu ver faz muita a diferenca....
saudacoes


« Última modificação: Junho 23, 2020, 11:31:55 pm por luis simoes »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #548 em: Junho 24, 2020, 12:21:03 am »
Assim como quem quer a coisa para muitos o koala nao veio fazer nada para a FAP isto visto assim por alto....mas que eu saiba o Koala tem tudo do melhor que ha para cumprir a missao primaria para o qual foi feito...pode patrulhar pode fazer Sar....pode fazer evacuacao medica ...pode fazer transporte de pessoas...pode transportar  cerca de uma tonelada....em suspensao...portanto para missao de combate primário aos incendios até que nao é mau de todo....tem um motor cerca 1000cv de potencia e tem um bom raio de alcance ...só lhe falta o sistema FLIR...nao se pode exigir muito a este mas que vem acrescentar algo vem....já relativamente ao novo heli de evacuacao   ai já sou mais exigente....


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Não faz parte das missões dos Zangões o combate a incêndios, a única coisa que os Koalas podem fazer é vigilância mas sem FLIR e passear gente da prociv.

TIPOS DE MISSÃO
    Busca e Salvamento
    Conversão Operacional
    Instrução Básica
    Instrução Complementar
    Transporte Aéreo
    Vigilância e Reconhecimento

 

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #549 em: Junho 24, 2020, 06:28:21 am »
Engraçado como os discursos, de alguns, sobre o Kualita civil,  já não são o que eram há meses atrás.

A realidade essa, é que nao muda, nem é alteravel, porque alguns dizem que o 119, faz mais isto ou aquilo que o seu antecessor não fazia.

O 119 em termos de capacidades, não veio acrescentar nada, na FAP,  comparativamente ao ALIII, se o modelo adquirido fosse bimotor, sim, nesse caso a FAP, teria adquirido, uma plataforma com capacidade acrescida.

A mesma situação vai ocorrer daqui a três anos, esperemos que sim, quando chegar o primeiro 390.
A FAP, receberá uma aeronave de carga com capacidades idênticas aos C's, mas com a agravante de ser um bimotor, o que quer dizer apenas que num voo, carregado, entre o continente e as ilhas ou vice-versa, em caso de EF, a aeronave terá que efectuar ATB, problema técnico que já ocorreu com os C's, mas, estes, continuaram o voo.
Só este tipo de limitação deveria ser item No Go, quanto à escolha do novo cargueiro, mas como já alguém aqui disse os interesses, que não os da FAP ou de Portugal, falam mais alto.

Abraços e boas Férias

« Última modificação: Junho 24, 2020, 06:31:03 am por tenente »
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #550 em: Junho 24, 2020, 06:33:08 am »
Assim como quem quer a coisa para muitos o koala nao veio fazer nada para a FAP isto visto assim por alto....mas que eu saiba o Koala tem tudo do melhor que ha para cumprir a missao primaria para o qual foi feito...pode patrulhar pode fazer Sar....pode fazer evacuacao medica ...pode fazer transporte de pessoas...pode transportar  cerca de uma tonelada....em suspensao...portanto para missao de combate primário aos incendios até que nao é mau de todo....tem um motor cerca 1000cv de potencia e tem um bom raio de alcance ...só lhe falta o sistema FLIR...nao se pode exigir muito a este mas que vem acrescentar algo vem....já relativamente ao novo heli de evacuacao   ai já sou mais exigente....


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TIPOS DE MISSÃO
    Busca e Salvamento
    Conversão Operacional
    Instrução Básica
    Instrução Complementar
    Transporte Aéreo
    Vigilância e Reconhecimento

Esta da conversão operacional, gostava de saber o que é.

Abraços 
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dc

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #551 em: Junho 24, 2020, 10:04:11 am »
Por falar em gestão das FAP, não podia existir visão mais integrada entre ramos nas gestão de necessidades ou alocação de de equipamentos: nos meios de asa rotativa na marinha e no exército parece gritante as limitações de capacidade existentes, já na FAeP estão servidos, mas depois as capacidades existente são pouco usadas nos destacamento externos?!
Referiu-se neste tópico a necessidade de alargar o envelope de missões na plataforma AW119 para permitir algum nível de "combat support" ou "combat scout", necessidade esta que existe por exemplo para o apoio ao nosso destacamento na republica centro africana... para tal teria de comprar mais unidades de uma nova versão mais "militarizada" que a actual em serviço... OK é um racional válido, mas na realidade não é assim tão "multi missão" que possa ser tão reutilizada em destacamentos e para cobrir missões com todos os ramos por exemplo um AW119 não pode operar dum fragata e como não é "folded" não cabe no seu hangar.... nem que se colocasse um hangar telecópico numa VdC poderia lá colocar-se um AW119.
Algo me ocorre, para a missão de "combat scout" na RCA qual é a melhor plataforma nas FAP, parece o "Lynx mk95", pois com está preparado para missão "anti pirataria" com a metralhadoras M2, consegue cumprir esta missão, para além disso como é "folded" de certeza que consegue colocar com pouca preparação num C-130H e como está preparado para operar de pequenos hangares em navios, os sistemas de suporte também podem ser movimentados para um destacamento. Numa "visão mais integrada" não me choca que um helicóptero da armada poderia ser a melhor escolha para essa missão (considerando que existam as unidades disponíveis, mas não existem).
Paralelo ao mesmo racional, o Lynx Mk95 e na versão actual do fabricante o AW159 com pode ser capacidades AT com o Misseis Marlet, pode ter capacidade ASuW Sea Vemon, pode ter pods para Hydra 70mm ...isto é pode, na mesma plataforma ter as capacidade de combate configuráveis ao mesmo tempo navais e terrestres (sendo ainda possível as capacidades ASW e SAR), sendo que deve ser dos poucos que pode ser "deployable" com pouca preparação ou dum deck duma fragata, ou dum interior dum C130H ou por via terrestre (para poupar horas de voo) com pouca preparação e com uma cadeia de suporte logística no terreno curta. Bom mas nas FAP só existem 5 (Ramo Armada)! Porque não se duplica a frota +5 numa versão (utilizar como referência os últimos adquiridos pela marinha Sul Coreana) que possa ainda ser usada nos meios navais mas ao mesmo tempo podendo cumprir as missões que a aviação ligeira do exército quiz cumprir e nunca cumprir porque nunca chegou a ter as aeronaves ... resumindo o racional de uma boa gestão nas FAP é que no momento de adquirir pensar que é também para partilhar entre ramos, não seria um 2 em 1? Será demasiado utópico?!

A Força Aérea não está "servida" de helicópteros, tirando em SAR, e mesmo assim o Merlin é demasiado "overkill" para salvamentos perto da costa e de poucas pessoas.
Aqui neste tópico nunca surgiu a ideia de uma versão militarizada do Koala. A Leonardo apresentou o Koala M, que por ser mais barato que o equivalente bimotor e outros helis meios, os políticos "abanaram logo a cauda". Felizmente o que as FA querem é um bimotor.

Quanto aos Lynx/Wildcat. Quem nos dera ter o Wildcat por si só para substituir os Mk-95. Tenho dúvidas que tal investimento ficasse por menos de 200 milhões por 5 aeronaves. Quanto mais ter outros extra para servirem de helis de evac, já que o orçamento para os helis de evacuação dava para 1 e meio...

Actualmente todas as opções mais desejáveis estão presas pelo factor orçamento. Do ponto de vista logístico, fazia obviamente sentido ter mais Lynx.
 

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luis simoes

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #552 em: Junho 24, 2020, 12:48:48 pm »
Ha essa possibilidade de se comprar mais Lynx????
segundo consta o heli de evacuacao tera de ser Novo,,,nao usado….mas eu acredito que já exista uma opcao feita resta saber é qual e quando virá….isto do corona veio atrasar alguns processos de aquisicao mas acredito até final deste ano haverá novidades neste dossier....
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LM

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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #553 em: Junho 24, 2020, 02:59:46 pm »
Poder podemos muito, até sonhar... apesar de eu, com a idade, cada vez sonhar menos neste país que julga a Defesa um custo e apenas útil para reforço da Protecção Civil.

Mas, tendo em conta o que a Coreia do Sul pagou pelos Lynx AW159, o nosso orçamento de "evacuação" dava para 1 helicóptero...? Mesmo em 2ª mão duvido que se consiga algo (há? custo?), salvo pelo Foreign Military Sales.
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Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #554 em: Junho 24, 2020, 03:08:14 pm »
Sonhem, meus caros, sonhem.

Abraços
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