ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: PereiraMarques em Dezembro 05, 2005, 08:04:35 pm

Título: 4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 05, 2005, 08:04:35 pm
Citar
4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”

2005-12-05

No próximo dia 7 de Dezembro o submarino “Delfim” irá efectuar a sua última imersão, após ter estado ao serviço da Marinha durante 37 anos.
O Delfim, um dos submarinos da classe Albacora, foi lançado pela primeira vez à água a 23 de Setembro de 1968, em Nantes, e entrou ao serviço da Armada Portuguesa a 1 de Outubro 1969 sob o comando do então Capitão Tenente Costa Monteiro.
Durante a sua longa actividade operacional navegou 44 307 horas, das quais 30 743 em imersão, tanto nos mares do Atlântico, como no Mediterrâneo, participando em vários exercícios Nacionais e NATO.
Este submarino navegou no Mediterrâneo e Oceano Atlântico tendo realizado operações típicas da Guerra Fria até 1989, passando a realizar depois desta data acções de vigilância, de recolha de informações estratégicas para o Estado Português, missões de suporte e infiltrações de Forças Especiais, de operações de apoio avançado à Força Naval, assim como participou no treino das Fragatas da luta anti-submarina e dos aviões de patrulha marítima. A participação destes meios nas missões de treino no Reino Unido garantiram a possibilidade dos navios de superfície da Armada integrarem, de forma gratuita, o treino  FOST (Flag Office Sea Training) em Plymouth – UK.
É de realçar ainda, a muito elogiada participação deste submarino da Marinha Portuguesa no embargo à ex-Jugoslávia em 1993, na participação da contenção da Força Naval opositora durante esse conflito.
Vai assim, o Delfim fazer a sua última imersão, a 7 de Dezembro de 2005, despedindo-se da vida activa da forma mais digna possível, que é realizar uma última patrulha.

Fonte: http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/N ... delfim.htm (http://www.marinha.pt/Marinha/PT/Menu/NoticiasAgenda/Noticias/delfim.htm)


Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: pedro em Dezembro 05, 2005, 10:25:07 pm
ADEUS delfim :Palmas:
Título:
Enviado por: Daniel F em Dezembro 06, 2005, 09:22:08 am
espero q nao acabe na sucata e sim num museu
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 06, 2005, 12:30:30 pm
Não teria sido possível manter esta unidade até a chegada dos novos submarinos??

E que ficar durante 5 ou 6 anos apenas com 1 Submarino :evil:

até 2010/2012 vamos ter que andar com UM subamrino??
Título:
Enviado por: MERLIN em Dezembro 06, 2005, 02:30:31 pm
Infelizmente, o adiamento constante do programa dos novos submarinos teve este resultado. Os actuais Daphné tiveram uma vida prolongada até ao limite. Para manter o Barracuda o Delfim servira provavelmente de reserva de peças, e mesmo assim sera complicado o Barracuda continuar operacional até 2009/2010. Mas não vejo qual a seu espanto Miguel em termos somente um submarino? Você defende as três fragatas VdG e recusa as OPH. Ter um submarino ou somente três fragatas operacionais, vem dar praticamente ao mesmo.
De qualquer forma obrigado Delfim e tripilações pelos valiosos serviços prestados :Soldado2:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 06, 2005, 02:39:21 pm
Citação de: "MERLIN"
Infelizmente, o adiamento constante do programa dos novos submarinos teve este resultado. Os actuais Daphné tiveram uma vida prolongada até ao limite. Para manter o Barracuda o Delfim servira provavelmente de reserva de peças, e mesmo assim sera complicado o Barracuda continuar operacional até 2009/2010. Mas não vejo qual a seu espanto Miguel em termos somente um submarino? Você defende as três fragatas VdG e recusa as OPH. Ter um submarino ou somente três fragatas operacionais, vem dar praticamente ao mesmo.


Touché Miguel :wink:

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: MERLIN em Dezembro 06, 2005, 02:56:26 pm
Eu não queria por especialmente em causa o material francês. Reconheco até que os Franceses tem meterial muito bom e eficiente. O problema é que na maioria das vezes para eles o material deles é sempre o melhor... mas isto é outra conversa. O que eu queria dizer, como o amigo Pereira Marques salienta muito bem, é que para o Miguel não seria problema continuar com um submarino com quase quarenta anos de serviço, e praticamente obsoleto em termos actuais, mas ja é um "grande" problema incorporar dois navios com 25 anos, que, mesmo com uma modernização leve, estarão a anos luz dos actuais submarinos em termos de capacidades operacionais. Não temos muitos recursos, por isso, e so por isso, é que defende as OHP. Prefiro ter 5 / 6 fragatas minimaente capazes do que so ter 3 disponiveis (na verdade 1,5: porque uma estara sempre em manutenção, a outra estara atribuida à NATO e uma de reserva). E que por muito bons que sejam os novos patrulhas, não são navios de guerra.
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 06, 2005, 06:55:18 pm
Continuo a julgar que 3 Meko é suficiente.

Aquilo que eu critico, é que deviamos ter mantido ainda os 2 Submarinos até a vinda dos novos.Mesmo que a operacionalidade seja menos em numero de horas de navegação por exemplo....

As Fragatas JBelo têm a mesma idade que os Submarinos, e ainda continuam no activo 2 unidades.

Penso que o Delfim podia ter ido até aos 40 anos de vida.... :roll:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 06, 2005, 07:14:31 pm
Eu não percebo nada do assunto, mas deve haver uma grande diferença entre material que circula à superfície e material que navega submerso... :roll:

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Dezembro 06, 2005, 09:15:39 pm
Nem mais Pereira Marques

Devido à fadiga dos materiais, o submarino em vez de ir aos 300 m,

iria por razões de segurança só aos 50. Além disso, manter o navio em serviço saía caro em peças, e assim em vez de se adquirirem sobressalentes para dois, canibalizam-se os abatidos.

Luis Filipe Silva
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 06, 2005, 11:03:42 pm
normalmente a chegada do 1° U209 é para 2008?????
penso que nao deve haver atrasos, os Estaleiros Alemães são pontuais..

ou estarei errado!! se nao me engano a clausula do 3° e para 2009?

cumptos
Título:
Enviado por: P44 em Dezembro 07, 2005, 10:36:08 am
Citação de: "Miguel"
normalmente a chegada do 1° U209 é para 2008?????
penso que nao deve haver atrasos, os Estaleiros Alemães são pontuais..

ou estarei errado!! se nao me engano a clausula do e para 2009?

cumptos


No site oficial da HDW ( www.hdw.de (http://www.hdw.de) ) a informaçao que consta é o 1º a ser entregue em 2009 e o 2º em 2010.

3º???? andas nos delirios outra vez???? :lol:  :lol: com esta é que te pegaram...

Citar
Continuo a julgar que 3 Meko é suficiente.


Apre...lê o post do MERLIN, não são 3, é 1.5!!!!! 8)
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 07, 2005, 01:02:49 pm
P44

com 3 Fragatas, considero que podemos ter sempre 2 operacionais, e 1 em manutenção

portanto com 2 Fragatas Meko operacionais temos sempre UMA para a NATO e outra para uma urgencia.

Em caso de necessidade penso que podemos enviar as 2 ...

claro que com 6 Fragatas estavamos melhor.. mas e tudo $$$$$

 :?: em caso de vir as OHP dentro de 10 anos vamos substituir por que? Arleigh Burke?? seria possivél P44?


cumprimentos
Título:
Enviado por: MERLIN em Dezembro 07, 2005, 02:21:43 pm
Como você diz Miguel, é tudo uma questão de $$$. Mas se os meios financeiros ja são poucos para as OHP, muito dificilmente serão suficientes para comprar unidades novas num futuro proximo. A questão é sempre a mesma, ou ficamos com 2/3 Perry agora, ou so teremos novos navios dentro de 15/20 anos. A realidade nacional mostra que mesmo que não se obte pela opção OHP, o dinheiro que se vai poupar não sera aproveitado para compras futuras. Mais, Miguel quando chegar o momento de modernizar as VdG (em 2007 ou 2010) ficaremos simplesmente com ulma fragata disponivel (partindo do pressuposto que esta não tera problemas!!!). As contas são simples: 1 VdG em fase de modernização, 1 em manutenção ou NATO e eventualmente uma disponivel. Bom, sempre podemos mandar os NPO para a força da NATO!!! As Arleigh Burke nunca serão uma opção para Marinha (demasiado dispendiosos, tripulação demasiada grande), mas podemos pensar que daqui a 15 anos poderemos começar a substituir a frota por LFC ou até FREMM. Até la, e ja que o nosso poder politico não quis aproveitar as fragatas holandesas e como por exemplo as Cassard vão ter que aguantar mais 10 ou 12 anos, estamos quase condenados a ficar com as OHP.
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 07, 2005, 06:42:30 pm
O problema ao meu ver das OHP é que já estão com quase 30 anos de vida!! ora quantos anitos ainda vão durar??

prefiro corvetizar uns 3 NPO , com peça 76mm, para eventualmente apoiar o nosso NavPol em missões de "baixa intensidade"

de qualquer forma, o Navpol pode operar em conflitos de "média,alta intensidade" apenas numa força internacional com CVN, etc....
Título:
Enviado por: TOMKAT em Dezembro 07, 2005, 09:56:39 pm
O Submarino Delfim cumpriu a sua penultima missão ao serviço de Portugal, ultima missão ao serviço da Marinha de Guerra Portuguesa, efectuando uma missão de patrulha ao largo da barra do Tejo, sucedendo após o cumprimento dessa missão a cerimónia de despedida da Esquadrilha de submarinos.

Disse no ínicio que o Delfim cumpriu hoje a sua penúltima missão pois ainda tem uma última missão a cumprir.
Vai ser doado à cidade de Viana do Castelo onde vai ser posto em seco e servir como unidade museulógica da arma submarina portuguesa, honra que lhe fica bem pelos serviços prestados à nação.

Quantas classes de navios já passaram pela Marinha Portuguesa merecedoras dessa distinção que foram transformadas em sucata, perdendo-se parte da nossa história naval a favor de um qualquer sucateiro. :?
Título:
Enviado por: Luso em Dezembro 07, 2005, 10:30:59 pm
Viram na SIC Notícias a despedida do Delfim?
E a defesa dos novos submarinos por um comandante da Armada?
Até que enfim alguém defendeu com dignidade e lucidez esta arma coisa que ainda não tinha visto ninguém fazer. Portou-se -  quanto a mim - lindamente.
É falando às pessoas que as dúvidas se dissipam.
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 07, 2005, 10:33:28 pm
Luso :wink:
Título:
Enviado por: Luso em Dezembro 07, 2005, 11:16:17 pm
Miguel, não se tratou de um discurso mas uma entrevista dada por um comandante da Marinha Portuguesa cujo nome não fixei, infelizmente.
Entrevista serena e bem conduzida pelo Mário Crespo.

Já agora, sabem que há um "mastro" para submarinos capaz de receber um canhão Mauser de 30mm? É um projecto alemão e muito interessante.
A proposta é para o U212 Alemão...
Há um PDF por aí com isso.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 07, 2005, 11:18:59 pm
A RTP1 também deu duas vezes uma reportagem sobre o Delfim, nas duas edições do "TeleJornal", antes e depois dos "lampiões"...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: NotePad em Dezembro 07, 2005, 11:28:12 pm
...
Título:
Enviado por: Luso em Dezembro 07, 2005, 11:29:52 pm
http://www.soldat-und-technik.de/10-05/mar.pdf (http://www.soldat-und-technik.de/10-05/mar.pdf)

São apenas 30 tiros, mas a ideia está aí para ser melhorada.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Dezembro 08, 2005, 11:59:59 am
Citação de: "Luso"
Miguel, não se tratou de um discurso mas uma entrevista dada por um comandante da Marinha Portuguesa cujo nome não fixei, infelizmente.
Entrevista serena e bem conduzida pelo Mário Crespo.

Já agora, sabem que há um "mastro" para submarinos capaz de receber um canhão Mauser de 30mm? É um projecto alemão e muito interessante.
A proposta é para o U212 Alemão...
Há um PDF por aí com isso.


Era o Comandante Gouveia e Melo que era o responsável das relações públicas da Armada - aparentemente mudou o responsável com o novo CEMA. Uma pessoa extremamente competente e eficiente. E um submarinista. Mário Crespo, com a sua paixão por assuntos navais, muito tem feito por divulgar esta temática nos seus blocos informativos. Há uns tempos destacou a edição de um livro sobre o Creoula. A entrevista foi bem conduzida e creio que serviu para repetir alguns bons argumentos. Disse, ainda, que com o AIP os 209PN poderão navegar 17 dias imersos sem necessidade de recarregar baterias e que os novos torpedos asseguram um alcance de 70km contra os 7km dos actuais. Gouveia e Melo estava muito bem no seu anterior lugar, espero que o novo responsável siga a tradição.  :wink:
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 08, 2005, 07:51:41 pm
O Comandante Gouveia e Melo deve ser dos poucos militares que sabe lidar com a imprensa, e que sabe a importância da imprensa...ele até tem uma pós-graduação em "Guerra da Informação" pela Universidade Independente...

Um exemplo contrário, pode ser aquele da tomada de posse do Gen. Espírito Santo como CEME, em que a jornalista lhe pergunta porque é que ele teria sido o mais escolhido, ao que o sr. Gen. responde com uma grande "tromba": "porque eu sou o mais bonito" :shock:

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: Nuno Bento em Dezembro 09, 2005, 09:15:46 am
Adeus Delfim :Soldado2:

Pelo menos sempre podemos continuar a velo exposto em Viana do Castelo, nunca percebi porque é que não existia essa tradicção em Portugal, quando estive nos EUA visitei um submarino russo desactivado em Long Beach e um Porta Aviões  que servia de Museu do Ar em New York
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 09, 2005, 11:05:54 pm
Ai que eu não sei quem é o autor desta notícia :wink: ...estou mesmo a ver mas não me lembro de quem é... :wink:

Citar
Com a última viagem do NRP Delfim, a marinha de Portugal, fica a contar com apenas um submarino, o NRP Barracuda, e mesmo assim, esse submarino encontra-se presentemente em reparações com vista a permitir à marinha manter pelo menos tripulações minimamente aptas.

Pagamos com o quase desaparecimento da arma submarina, anos e anos de indecisão, em que os governos de Portugal, optaram por obras de fachada, por gastar dinheiro em acções de formação profissional que não formaram ninguém e se limitaram a apoiar as carteiras de alguns.

Anos em que nem se atou nem se desatou, empurrando os problemas com a barriga, olhando para o lado, e assobiando distraidamente, como se os problemas desaparecessem com os assobios.

No caso dos submarinos, no entanto, há males que vieram por bem. O atraso, acabou por permitir a opção pelos futuros submarinos U-209PN, uma versão do submarino U-214 do fabricante alemão HDW.

Aliás, a diferença a nível de tecnologia entre os actuais submarinos e os futuros é de tal forma abissal, que provavelmente de pouco servirá manter a “valência” e as tripulações treinadas.

Há uma diferença tremenda entre os futuros submarinos e os velhos. Tão grande, que há mesmo valências, em que estão neste momento mais preparados e treinados os militares que servem a bordo das fragatas Vasco da Gama, que os militares que servem a bordo dos actuais submarinos.

A manutenção da esquadrilha, justifica-se mais porque mantém a estrutura preparada para receber as novas unidades, que por razões técnicas.

No entanto, os futuros submarinos, são também armas eficientes e capazes. Darão a Portugal capacidades novas, que se bem aproveitadas, permitirão por mais umas décadas, garantir o controlo do mar que une o continente às ilhas, e garantir, por mais uns anos alguma  independência que ainda vamos conseguindo ter.

Fonte: http://www.areamilitar.net/opiniao/opin ... Noticia=48 (http://www.areamilitar.net/opiniao/opiniao.asp?NrNoticia=48)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 05, 2006, 10:38:22 pm
NRP Delfim para peças?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg335.imageshack.us%2Fimg335%2F4043%2Fsemttulogf8.gif&hash=ff936b96a11f2eceb5373696e3d8a73b)
Fonte: http://dre.pt/pdfgratis2sa5/2006/09/2S171A0000S00.pdf (http://dre.pt/pdfgratis2sa5/2006/09/2S171A0000S00.pdf)
Título:
Enviado por: SSK em Maio 16, 2007, 02:19:21 pm
é exactamente isso para peças, mas a particularidade de se manter as "carcaças" dos equipamentos. Como devem imaginar não existem peças de equipamentos de 1968 por aí a pontapé :G-Ok:

COM TANTO GOSTO TE SERVI!!! BOM DESCANSO DELFIM :dormir:
Título:
Enviado por: SSK em Maio 16, 2007, 07:24:30 pm
Citar
4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”

Publicado em:
 2005-12-05



No próximo dia 7 de Dezembro o submarino “Delfim” irá efectuar a sua última imersão, após ter estado ao serviço da Marinha durante 37 anos.
O Delfim, um dos submarinos da classe Albacora, foi lançado pela primeira vez à água a 23 de Setembro de 1968, em Nantes, e entrou ao serviço da Armada Portuguesa a 1 de Outubro 1969 sob o comando do então Capitão Tenente Costa Monteiro.
Durante a sua longa actividade operacional navegou 44 307 horas, das quais 30 743 em imersão, tanto nos mares do Atlântico, como no Mediterrâneo, participando em vários exercícios Nacionais e NATO.
Este submarino navegou no Mediterrâneo e Oceano Atlântico tendo realizado operações típicas da Guerra Fria até 1989, passando a realizar depois desta data acções de vigilância, de recolha de informações estratégicas para o Estado Português, missões de suporte e infiltrações de Forças Especiais, de operações de apoio avançado à Força Naval, assim como participou no treino das Fragatas da luta anti-submarina e dos aviões de patrulha marítima. A participação destes meios nas missões de treino no Reino Unido garantiram a possibilidade dos navios de superfície da Armada integrarem, de forma gratuita, o treino  FOST (Flag Office Sea Training) em Plymouth – UK.
É de realçar ainda, a muito elogiada participação deste submarino da Marinha Portuguesa no embargo à ex-Jugoslávia em 1993, na participação da contenção da Força Naval opositora durante esse conflito.
Vai assim, o Delfim fazer a sua última imersão, a 7 de Dezembro de 2005, despedindo-se da vida activa da forma mais digna possível, que é realizar uma última patrulha.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.marinha.pt%2Fextra%2Frevista%2Fra_fev2006%2Fcapag.jpg&hash=4431e3683a8ef126fc5f9ccea583a86f)

se quiser ler o artigo sobre a ultima imersão
http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_fev2006/pag_6.html

se quizer ler o artigo sobre uma noite submerso no delfim

http://www.marinha.pt/extra/revista/ra_fev2006/pag_7.html
Título:
Enviado por: SSK em Junho 02, 2007, 01:22:12 pm
Não sei se já sabem, mas a marinha aceita visitas de grupos ao NRP Delfim. Já lá têm ido escolas, escuteiros, cursos de auditores de defesa nacional, etc...

Acho que seria engraçado o clube de membros deste forum poder organizar uma visita ao Delfim. :wink:


Que acham?!?
Título:
Enviado por: SSK em Junho 29, 2007, 05:22:37 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg511.imageshack.us%2Fimg511%2F6506%2Faquapn4.th.jpg&hash=c18ab39ac4a9f71ada15d226b96fe3c3) (http://http)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg514.imageshack.us%2Fimg514%2F7469%2Fsubcascoresistenteemastmp8.th.jpg&hash=0685af4637ad5dc9ced7c81ae3413ba8) (http://http)
Título:
Enviado por: SSK em Julho 09, 2007, 11:32:09 pm
Aqui deixo as reportagens da RTP e TVI e uma da marinha filmada através do Lynx

 :arrow: TVI http://www.youtube.com/watch?v=7I7GmTr4uO4

 :arrow: Marinha http://www.youtube.com/watch?v=rS1hmJORBS4
Título: Triste
Enviado por: zocuni em Julho 10, 2007, 02:05:20 am
Tudo bem,

Magnificos videos,SSK.A única coisa que me ocorre no momento é que o NRP Delfim,descanse em paz e com o senso de missão cumprida.Desculpem a figura de estilo linguistico,mas esse submarino tem a alma de uma nação,pelo menos pela parte que me toca.Até sempre.

Abraços,
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 01, 2007, 11:56:15 pm
Filme promocional aos submarinos já antigo, ainda navegavam os três Albacoras

 :arrow: http://www.youtube.com/watch?v=UTOkJb842KA
Título: Video
Enviado por: zocuni em Agosto 05, 2007, 07:43:08 pm
Citação de: "Luso"
Viram na SIC Notícias a despedida do Delfim?
E a defesa dos novos submarinos por um comandante da Armada?
Até que enfim alguém defendeu com dignidade e lucidez esta arma coisa que ainda não tinha visto ninguém fazer. Portou-se -  quanto a mim - lindamente.
É falando às pessoas que as dúvidas se dissipam.


É Luso,para quem não viu está aqui e reportagem.Emocionante.


http://br.youtube.com/watch?v=BCSujMZ4c38


Abraços,
Título:
Enviado por: lexivia em Agosto 06, 2007, 03:19:20 am
Sem dúvida que foi muito bom!
Precisamos é de mais intervenções do nível desta para que toda a população perceba a importância de adquirir equipamentos e requalificar os nossos operacionais no contexto nacional e global. Pois as opções politicas têm um grande peso nesta questões e uma população informada é sempre a favor de defender o que é nosso.
Título:
Enviado por: SSK em Agosto 16, 2007, 11:05:20 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg441.imageshack.us%2Fimg441%2F1820%2Fjornal20de20sintra01ex1.jpg&hash=ce41a9dcc91d85d2fe96bdd84f82d89e)
Título:
Enviado por: P44 em Dezembro 22, 2008, 08:49:23 pm
Alguém sabe informar se o Delfim sempre irá ser transformado em museu?

Salvo erro , não estava previsto ir para Viana em 2008??? como já é quase 2009... :?
Título:
Enviado por: SSK em Dezembro 24, 2008, 12:40:05 am
Vai sim. Quando não sei, mas vai. Aliás, ele de momento encontra-se já totalmente pronto para tal, mas os sobressalentes para o Barracuda são muito importantes.
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Dezembro 24, 2008, 04:14:11 pm
Citação de: "SSK"
Vai sim. Quando não sei, mas vai. Aliás, ele de momento encontra-se já totalmente pronto para tal, mas os sobressalentes para o Barracuda são muito importantes.


Caro SSK!|

E o Albacora, já se encontra totalmente canibalizado em prol do Barracuda?
Terá o S-163 o mesmo destino dos demais navios da Republica, ou seja os Batistas em Alhos verdros?

Um Abraço.

"Quanto mais intenso for o conhecimento da história, tanto mais firme será a consciência da nacionalidade."
Título:
Enviado por: P44 em Dezembro 26, 2008, 07:04:39 pm
Obrigado SSK  :D
Título:
Enviado por: SSK em Dezembro 30, 2008, 07:20:25 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
Citação de: "SSK"
Vai sim. Quando não sei, mas vai. Aliás, ele de momento encontra-se já totalmente pronto para tal, mas os sobressalentes para o Barracuda são muito importantes.

Caro SSK!|

E o Albacora, já se encontra totalmente canibalizado em prol do Barracuda?
Terá o S-163 o mesmo destino dos demais navios da Republica, ou seja os Batistas em Alhos verdros?

Um Abraço.

"Quanto mais intenso for o conhecimento da história, tanto mais firme será a consciência da nacionalidade."


Falou-se nalgumas saídas para o Albacora que não a de Alhos Vedros. Julgo que não será fácil o Albacora passar por outro caminho que não a degradação total em que já está rumo a Alhos Vedros. O Albacora foi submetido ao mesmo tratamento que todos os alvos têm sido ao longo dos últimos anos, por isso agora não lhe prevejo outro fim.
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Dezembro 30, 2008, 09:01:46 pm
Citação de: "P44"
Obrigado SSK :D

Um Abraço.

PS

Futurologia: Acabará talvez com um dia na nossa costa, com um golpe de misericórdia dada pela "mão" do meu caríssimo.
Título:
Enviado por: P44 em Dezembro 30, 2008, 09:22:37 pm
Nesta foto de 2006 pode ver-se ao fundo os restos do Albacora, e já muito degradado....

http://www.shipspotting.com/modules/mya ... lid=650475 (http://www.shipspotting.com/modules/myalbum/photo.php?lid=650475)
Título:
Enviado por: Ricardo em Julho 12, 2009, 01:44:51 pm
Artigo do blog poder naval sobre:

"Os torpedos dos submarinos portugueses classe ‘Albacora’"

http://www.naval.com.br/blog/?p=13803 (http://www.naval.com.br/blog/?p=13803)
Título:
Enviado por: SSK em Julho 13, 2009, 12:25:48 am
Sim, senhor... Artigo com muita qualidade, sem erros!!!
Título:
Enviado por: P44 em Julho 13, 2009, 08:47:44 am
e então a ida do Delfim para Viana?

Essa ideia já foi posta de parte??????  :?
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 13, 2009, 03:35:45 pm
Citação de: "P44"
e então a ida do Delfim para Viana?

Essa ideia já foi posta de parte??????  :lol:  :wink:
Título:
Enviado por: SSK em Julho 13, 2009, 06:04:25 pm
Citação de: "JLRC"
Citação de: "P44"
e então a ida do Delfim para Viana?

Essa ideia já foi posta de parte??????  :lol:  :wink:


O culpado não sei quem é, só sei que o submarino está pronto...
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 13, 2009, 10:21:53 pm
Citação de: "SSK"
Citação de: "JLRC"
Citação de: "P44"
e então a ida do Delfim para Viana?

Essa ideia já foi posta de parte??????  :lol:  :(
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Julho 13, 2009, 10:43:33 pm
==== Princípio de Off-Topic ====

Citação de: "JLRC"
agora que se amantizou com a Nelita :shock:  :shock:  :?  :?  :cry:  :bang:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.techzonept.com%2Fimages%2Fsmilies2%2Fpuke.gif&hash=69b829c654d353fc99da53294a4e173b) (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.techzonept.com%2Fimages%2Fsmilies2%2Fpuke.gif&hash=69b829c654d353fc99da53294a4e173b)

Ó Pzito larga a droga!!! Com tanta gaija boa que anda ai!!! Vai antes às p.... :mrgreen:

==== Fim de Off-Topic ====
Título:
Enviado por: JLRC em Julho 13, 2009, 10:50:42 pm
:nice:  :nice:  :nice:
Título:
Enviado por: P44 em Agosto 31, 2009, 10:12:17 am
Citar
Defesa
Submarino será museu em Viana

por P.J.Ontem

Câmara de Viana do Castelo vai receber 'Delfim' para fins museológicos a troco de 50 mil euros, em data a definir.


A Marinha prevê ceder para fins museológicos os submarinos já parados ou a abater ao serviço, mas espera que as autarquias interessadas se manifestem.

"Aguarda-se a formalização do interesse por parte destas autarquias", o que "deverá traduzir-se na assunção dos encargos decorrentes da preparação dos navios para fins museológicos, nomeadamente a remoção de todos os fluidos e outros poluentes, que existam no seu interior, e do reboque e colocação no local de destino final", disse ao DN fonte da Armada.

Está previsto que os submarinos Barracuda (ainda operacional) seja cedido à Câmara de Cascais e Delfim (abatido em 2005) à de Viana do Castelo. Neste último caso, segundo a própria autarquia, a cedência far-se-á "a troco de uma compensação de 50 mil euros para efeitos de preparação técnica e ambiental" - embora em data a determinar.


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/inter ... ccao=Norte (http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1348266&seccao=Norte)
Título: Re: 4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”
Enviado por: Ricardo em Outubro 26, 2009, 11:09:53 pm
Artigo sobre os submarinos da classe "Albacora": http://barcoavista.blogspot.com (http://barcoavista.blogspot.com)
Título: Re: 4ª Esquadrilha de Submarinos despede-se do NRP “Delfim”
Enviado por: SSK em Outubro 28, 2009, 08:20:24 pm
Do melhor que já li sobre os nossos submarinos, reformulo, o melhor que já li.

Terá sido da ajuda??? :wink: