Escândalo Iraque

  • 77 Respostas
  • 20226 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Maio 19, 2004, 09:04:16 pm »
TSF

Citar
IRAQUE
Ataque faz 40 mortos em festa de casamento
O ataque de um helicóptero norte-americano contra o local onde decorria a festa de um casamento causou mais de 40 mortos, segundo adianta a agência Associated Press. Os festejos com disparos para o ar terão sido confundidos com fogo hostil.  

  A informação foi também adiantada pela televisão al-Arabya, mas esta referia apenas 20 mortos.

O exército norte-americano não confirma a informação e alega que o caso está sob investigação. O tenente-coronel dos EUA Dan Williams disse «não poder comentar a situação, porque não foi recebido nenhum relatório das nossas unidades sobre os alegados acontecimentos».

No entanto, o coronel iraquiano Ziyad al-Jbouri, da polícia de Ramadi, afirmou que entre 42 e 45 pessoas terão morrido no ataque, que ocorreu de madrugada, numa zona desértica do país, perto da fronteira com a Síria e a Jordânia.

Ziyad al-Jbouri afirma ainda que entre os mortos estarão 15 crianças e dez mulheres.

A Associated Press tem já imagens de um camião que transportará corpos das vítimas do ataque, embrulhados em cobertores e com declarações de iraquianos que afirmam que os participantes na festa estavam a disparar para o ar, sendo que esta é uma forma tradicional de celebração dos casamentos, mas que pode ter sido confundida com fogo hostil.

No Afeganistão, em 2002, um ataque da aviação dos EUA tinha também causado a morte a 48 civis numa festa de um casamento. As investigações concluíram que os aparelhos teriam sido atacados.
 
 
 

*

emarques

  • Especialista
  • ****
  • 1177
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #46 em: Maio 19, 2004, 11:55:18 pm »
Acho que é urgente começar a distribuir munições de salva pela população. :roll: Então se arranjarem munições que dêm uns fogachos bonitos, com cores garridas e que não assustem os americanos, melhor.
Ai que eco que há aqui!
Que eco é?
É o eco que há cá.
Há cá eco, é?!
Há cá eco, há.
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #47 em: Maio 19, 2004, 11:58:25 pm »
Os americanos têm queda para lixar festas de casamento... E isto já começa a ser frequente demais... :?
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #48 em: Maio 20, 2004, 12:09:15 am »
Já no Afeganistão foi a mesma coisa.
Aliás no Afeganistão houve acontecimentos piores, como o ataque à patrulha canadiana, que mostrou que o espírito da coboiada e de disparar sobre tudo o que se mexe é mesmo muito forte...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Maio 20, 2004, 11:37:36 am »
Foram publicadas mais fotografias onde aparecem guardas a sorrir e levantando o polegar por cima de um prisioneiro morto.

TSF:

Citar
IRAQUE/ SEVÍCIAS
Divulgadas mais fotografias de maus-tratos a prisioneiros
Foram reveladas mais duas fotografias que mostram soldados norte-americanos a humilhar prisioneiros iraquianos, na prisão de Abu Ghraib, perto de Bagdad, segundo o jornal «ABC News».  


  Uma das fotografias mostra uma soldado norte-americana, ao pé do corpo de um prisioneiro iraquiano, Sabrina Harman, a sorrir e a fazer o sinal de «ok» com o polegar para cima.

Na segunda fotografia, um soldado norte-americano, Charles Graner, posou na mesma posição com o corpo de Manadel al-Jamadi, a vítima mortal.

Segundo o testemunho do soldado Jason Kenner, al-Jamadi terá sido levado para a prisão em boas condições de saúde, mas quando o corpo, já sem vida, foi trazido dos chuveiros apresentava queimaduras.

A testemunha adiantou que enquanto a CIA e os interrogadores militares discutiam quem iria ficar com o corpo, al-Jamal foi colocado em gelo.

As fotografias foram tiradas pelo soldado Ivan Frederick. Num e-mail enviado à sua família, o soldado questiona o porquê dos responsáveis pela morte de al-Jamal não estarem a acusados judicialmente, como ele está a ser.

Os três soldados responsáveis por estas fotografias pertencem ao grupo de seis reservistas que estão a ser alvo de processos no âmbito do escândalo de abusos a prisioneiros iraquianos.
 
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Maio 20, 2004, 11:43:48 am »
TSF

Citar
IRAQUE
Uso excessivo da força preocupa Cruz Vermelha
O Comité Internacional da Cruz Vermelha exprimiu, esta quinta-feira, a sua preocupação com o «uso excessivo da força» pelo exército norte-americano, após os soldados terem morto 40 iraquianos, que se encontravam num casamento.  

  «Estamos inquietos com o uso excessivo da força, que é uma violação do direito internacional humanitário», disse Nada Doumani, porta-voz do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

«Mesmo que tenham sido registados tiros, existe a regra da proporcionalidade da resposta e a necessidade absoluta de preservar a vida de civis», acrescentou Doumani.

O porta-voz sublinhou ainda que a Cruz Vermelha compreende que se os soldados forem atacados têm de responder, mas adiantou que devem ser tomadas todas as precauções para que as balas não atinjam civis.

Na passada quarta-feira, os soldados norte-americanos levaram a cabo um raide aéreo num local onde decorria um casamento, matando 40 iraquianos.
 
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Maio 20, 2004, 12:00:20 pm »
JN

Citar
General admite saber de tortura sistemática

iraque Soldado que tirou fotografias de abusos sobre prisioneiros condenado a um ano de prisão Helicóptero bombardeia festa de casamento

Elmano Madail


Um soldado norte-americano foi condenado ontem na sequência das torturas a iraquianos presos em Abu Ghrai, Bagdade, que as mais altas patentes do Pentágono, ouvidas ontem pelo Senado, continuaram a negar constituir prática corrente apoiada pelas chefias militares, embora admitindo "erros". Ouvidos pela Comissão das Forças Armadas do Senado, o general-chefe do Comando Central norte-americano (CENTCOM), John Abizaid, o comandante das forças dos EUA no Iraque, general Ricardo Sanchez, e o responsável pelas
prisões da coligação naquele país, general Geoffrey Miller, assumiram a responsabilidade no escândalo, tal como havia feito o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, mas negando que houvesse ordens nesse sentido - o que era implícito num relatório interno do general Antonio Taguba, que colocava em questão a cadeia de comando.
Todavia, o próprio Abizaid afirmou aos senadores ter investigado, desde o início do conflito no Afeganistão, 75 casos, estando sob investigação outros de homicídio nas prisões afegãs. "Os abusos ocorreram no Afeganistão, no Iraque, em vários sítios. Penso que a questão é saber se há um problema de abuso sistemático nos interrogatórios", disse.
Investigações das revistas "Stern" e "Newsweek" publicadas ontem demonstram que sim; após o ataque de 11 de Setembro de 2001 a Nova Iorque, a Secretaria da Defesa dos EUA, com o aval da Casa Branca, autorizou o uso da tortura para fazer
os prisioneiros falar, considerando que a terroristas não assistiam os direitos previstos pela Convenção de Genebra, que proíbe aquelas práticas. Dos terroristas, as medidas foram estendidas a prisioneiros de guerra no Afeganistão e no Iraque.
Até agora, não obstante as acusações formalizadas contra sete soldados norte-americanos, apenas Jeremy Sivits, mecânico de 24 anos, foi condenado à pena máxima de um ano de prisão, e expulso das Forças Armadas dos EUA por um tribunal marcial em Bagdade, reunido ontem, ao confessar ter abusado, com camaradas de armas, dos iraquianos detidos em Abu Ghraib. As fotos, mostrando abusos e humilhações sexuais, entre outras sevícias, tiradas por aquele soldado - que respondeu pelas mais leves acusações de sempre num tribunal militar dos EUA (má conduta, falta ao dever e conspiração para maltratar) -, foram divulgadas pelo mundo inteiro. Mas as torturas parecem ir mais longe do que as fotografias e vídeos contidos nos três CD-Rom já descobertos: ontem, o presidente do comité,
John Warner, revelou que o Departamento de Defesa havia localizado novo CD-Rom com imagens de abusos. Três dos soldados acusados responderão amanhã.
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Maio 20, 2004, 01:49:33 pm »
TSF

Citar
IRAQUE

Coligação confirma 41 mortos mas não casamento
Um responsável da coligação no Iraque confirmou que a operação militar americana durante a noite perto da fronteira síria fez 41 mortos mas não assumiu que o ataque teve lugar durante uma festa de casamento.  

  «Quarta-feira às 03:00 (quinta-feira 23:00 TMG) as forças da coligação levaram a cabo uma operação militar contra uma casa suspeita de servir de abrigo aos combatentes estrangeiros no deserto, a 25 quilómetros da fronteira com a Síria», disse um responsável da coligação em conferência de imprensa.

«Essa força disparou tiros e pediu apoio aéreo. Um helicóptero atirou sobre essa casa causando a morte de 41 pessoas», precisou.

Segundo este responsável, as forças da coligação descobriram nomeadamente «passaportes estrangeiros, material de comunicações e muitas armas».

Interrogado pelos jornalistas sobre as imagens de corpos e destruição difundidas pelas cadeias de televisão árabes, segundo as quais o ataque teria visado uma festa de casamento, o oficial disse: «até ao momento não sabemos se a nossa operação tem ligação directa com as imagens passadas na televisão».




 
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #53 em: Maio 21, 2004, 02:27:16 pm »
TSF

Citar
ABOU GHRAIB
Centenas de prisioneiros iraquianos libertados
Centenas de prisioneiros iraquianos foram libertados, esta sexta-feira, da prisão de Abou Ghraib, onde os detidos denunciaram as torturas a que tinham sido sujeitos pelos soldados norte-americanos.  

  Treze autocarros de prisioneiros saíram da prisão de Abou Ghraib, segundo um plano de libertação que anunciava a saída de 450 detidos.

Por volta das 09:30, os primeiros autocarros começaram a sair da prisão, ao som dos gritos das mulheres. Uma hora mais tarde, sete outros autocarros deixaram Abou Ghraib. Estes deverão deixar os prisioneiros nas suas cidades de origem.

Todos os autocarros estão a ser escoltados por forças da coligação.

Esta não é a primeira vez que se dá este acontecimento. A 14 de Maio, após uma visita de Donald Rumsfeld a esta prisão, foram também libertados cerca de 300 presos.
 
 

*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Maio 21, 2004, 02:42:21 pm »
Já foram divulgadas as primeiras imagens de video das torturas nas prisões iraquianas juntamente com novas fotografias. Ao mesmo tempo foi divulgado uns quantos videos de guardas prisionais americanos que estão no Iraque ao serviço , e que são também guardas prisionais nos EUA a "massacrarem" presos americanos nas suas cadeias, por isso não admira que isto aconteça no Iraque se já o faziam nos EUA.
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Maio 21, 2004, 04:09:54 pm »
:shock: Como este mundo anda...
 

*

europatriota

  • 118
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #56 em: Maio 21, 2004, 05:57:42 pm »
Quase Nove em Dez Iraquianos Vêem Tropas Americanas como Ocupantes
Sexta-feira, 21 de Maio de 2004

Popularidade de líder radical xiita Moqtada al-Sadr está a crescer

Cerca de 88 por cento dos iraquianos olham para as tropas norte-americanas como ocupantes; não como libertadores ou forças de manutenção de paz, diz uma sondagem realizada pelo Iraq Center for Research and Strategic Studies. Segundo a consulta, a publicar na próxima semana e ontem parcialmente divulgada pelo "Financial Times", a popularidade de Moqtada al-Sadr, o jovem líder radical xiita que lançou uma revolta contra as forças estrangeiras, está a subir. Sadr, que não têm legitimidade na hierarquia religiosa da maioria xiita, é visto como a segunda figura mais importante do país, logo a seguir ao grande ayatollah Ali Sistani.

Conduzida antes do início do escândalo dos abusos a prisioneiros iraquianos por parte de soldados americanos, a sondagem reflecte as dificuldades crescentes para as autoridades americanas que resolveram confrontar Sadr no início de Abril, ao mesmo tempo que lançavam uma ofensiva contra o bastião sunita de Falluja. Mais de dois terços dos 1600 inquiridos (árabes sunitas e xiitas e curdos das principais regiões do país) apoiam as acções de Sadr: 32 por cento apoiam-no fortemente, enquanto 36 por cento o apoiam de alguma forma.

"Os iraquianos comparam sempre as acções americanas com as promessas americanas e existe agora um fosso grande de credibilidade. Neste clima, combater deu credibilidade a Moqtada; ele é o único iraquiano que se ergueu contra as forças de ocupação", diz Saadoun Duleimi, chefe do centro de pesquisa formado há um ano em Bagdad.
A Grande Europa, respeitadora do direito internacional, da dignidade dos povos e da paz mundial deve unir-se, rearmar-se e liderar o mundo rumo à Paz Perpétua kantiana
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #57 em: Maio 21, 2004, 06:13:34 pm »
Parabens... agora o Moktar Al Sadr deve estar muito contente e a chamar mais iraquianos :Esmagar:
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #58 em: Maio 21, 2004, 07:24:03 pm »
Os Americanos estam a dar verdadeiras amostras de incompetências, tomara que isto não vá para pior.

-------------------------------------------------------------------------------------

[PT]HKFlash:

O teu avatar tá cheio de estilo :D ....The Fighter Pilot!!!!
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

[PT]HKFlash

  • Membro
  • *
  • 175
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #59 em: Maio 21, 2004, 11:52:33 pm »
Citar
[PT]HKFlash:

O teu avatar tá cheio de estilo  ....The Fighter Pilot!!!!


Hehehe! Ainda bem que gostas! Obrigado!  :D  Eu queria ser piloto da FAP daí o avatar, mas o meu sucesso escolar na área da matemática fez com que fosse forçado a mudar de ideias...