Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1440 em: Abril 08, 2022, 02:33:47 pm »
Até alguém de outro País Nato dizer: queres  andar embarcado arranja navio.
Por exemplos aqui os espanhóis atirarem um boca foleira bem dada, do tipo: então querem manter as selvagens, mas nem do Algarve conseguem tomar conta.
Cambada de saloios presunçosos
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1441 em: Abril 09, 2022, 09:25:06 am »
Até alguém de outro País Nato dizer: queres  andar embarcado arranja navio.
Por exemplos aqui os espanhóis atirarem um boca foleira bem dada, do tipo: então querem manter as selvagens, mas nem do Algarve conseguem tomar conta.
Cambada de saloios presunçosos

O pior é que já devem ter mandado bocas dessas mas os bonecos não se enxergam
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1442 em: Abril 30, 2022, 10:52:16 am »
Launch of the Jacques Chevallier, the first of 4 new AORs built in Saint-Nazaire to a modified Italian Vulcano design. 29th April 2022


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1443 em: Abril 30, 2022, 01:44:35 pm »
Esses não são uns dos tais AORs que custam à volta de 300 a 400 milhões cada um?  :o
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1444 em: Maio 01, 2022, 10:30:17 am »
Esses não são uns dos tais AORs que custam à volta de 300 a 400 milhões cada um?  :o

Sendo novo e para durar mais de 30 anos. 300 milhões atualmente é menos que uma pequena tranche da TAP.
A alternativa é comprar por 100 um que dure 15 anos e a custar já mais em manutenção por estar no fim de vida e sempre velho

É como a ideia das Fragatas, comprar usadas e daqui a 10 ou 15 anos estarem todas elas arruinadas e antes disso sem valor militar. Alguém tem de criar uma estratégia a médio prazo senão nunca se sai da cepa torta. Andar a tapar buracos para todas os casos nunca vai ser solução credível.
Tivemos 3 Fragatas novas decentes para a época, as VG, que nunca tiveram a atenção que deviam ter tido, por culpa dos gordurosos irresponsáveis. Mas se tivessem atenção devida tinham até hoje sido bons navios e credíveis, não estavam na miséria que estão já a bastante tempo e sem valor militar algum.

Faça-se um exercício mental de ver as VG com os MLU atempados e convenientes e veja-se a diferença de meios que teríamos até  hoje e a diferença sobre a futura aquisição.
Umas VG com meios tecnológicos de radar, misseis, consolas etc, de há 15 anos atrás e a diferença que já seria.
Modernizaram na última década, o sonar, os motores dos sea sparrow, o phalanx e umas coisinhas.
Grande coisa, quando um navio deste natureza de investimento  inicial e envergadura militar, devia ter um meio de vida completamente actualizado ao que estiver a sair nessa altura, para ser credível na restante vida.
Mais vergonhoso só pagamos uma e nem assim soubemos manter com eficácia aquilo que foi oferecido. Parece um bocado como a malta dos Bairros com casas dadas e tudo rapidamente fica danificado e deteriorado, porque quem usa não conserva nem repara à espera que venha a Câmara fazer. 
Como querem que olhem para nós? Vão dar mais? Vamos esperar que deem, porque vale a pena.
Têm vergonha na cara quando andam embarcados nos navios dos outros ou nos famosos simpósios, sabendo a situação para que contribuíram, nem que seja por comodismo, omissão e inércia?
A Marinha espelha a cara daqueles que se servem dela e dos políticos com que convivem. Saloios presunçosos e vaidosos.

« Última modificação: Maio 01, 2022, 11:24:27 am por Pescador »
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1445 em: Maio 01, 2022, 11:45:36 am »
E não esquecer que em Portugal material novo com vida útil para 30 anos, passa automática e forçosamente a 50. Ninguém nos agarra! :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1446 em: Maio 01, 2022, 02:08:15 pm »
E não esquecer que em Portugal material novo com vida útil para 30 anos, passa automática e forçosamente a 50. Ninguém nos agarra! :mrgreen:

Passa logo a material altamente classificado
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1447 em: Maio 01, 2022, 03:13:31 pm »
Esses não são uns dos tais AORs que custam à volta de 300 a 400 milhões cada um?  :o

Sendo novo e para durar mais de 30 anos. 300 milhões atualmente é menos que uma pequena tranche da TAP.
A alternativa é comprar por 100 um que dure 15 anos e a custar já mais em manutenção por estar no fim de vida e sempre velho

Existem outras alternativas bem mais baratas. Por exemplo o AOR norueguês Maud, feito na Coreia do Sul, ficou-lhes por volta de 150 milhões. Um AOR acima de 300 milhões é um exagero, principalmente para um país como Portugal. Por esse preço, compra-se 2 Maud e duplica-se a disponibilidade de meios.
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1448 em: Maio 01, 2022, 05:22:09 pm »
Esses não são uns dos tais AORs que custam à volta de 300 a 400 milhões cada um?  :o

Sendo novo e para durar mais de 30 anos. 300 milhões atualmente é menos que uma pequena tranche da TAP.
A alternativa é comprar por 100 um que dure 15 anos e a custar já mais em manutenção por estar no fim de vida e sempre velho

Existem outras alternativas bem mais baratas. Por exemplo o AOR norueguês Maud, feito na Coreia do Sul, ficou-lhes por volta de 150 milhões. Um AOR acima de 300 milhões é um exagero, principalmente para um país como Portugal. Por esse preço, compra-se 2 Maud e duplica-se a disponibilidade de meios.

Sim, era só exemplo, mas realmente tem sido aqui apresentados outros mais baratos e à dimensão do País. E aliás até exemplos de como se poderia ter dois navios com capacidades logísticas para não acontecer ficar sem nenhum
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1449 em: Maio 05, 2022, 08:23:55 pm »
Mas que grande tourada.
se o nrp berrio estava morto ,morto fico.

----- Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, n.º 27/22, de 4
de maio:
ESTRUTURA DE APOIO PARA A AQUISIÇÃO DO NAVIO REABASTECEDOR DE
ESQUADRA (EA-NRE).
Considerando que se deu início ao processo de abate do NRP Bérrio, implicando a
necessidade de implementar um plano que permita antecipar ao máximo o programa de
aquisição de um Navio Reabastecedor de Esquadra (NRE), de forma a garantir uma
Capacidade Oceânica de Superfície significativa, prevista no Sistema de Forças;
Considerando que o NRE visa assegurar a satisfação das necessidades de
reabastecimento no mar, no contexto nacional e no âmbito de compromissos internacionais
assumidos, materializando os requisitos estratégicos e operacionais definidos no Sistema de
Forças de 2014;
Considerando que a Lei Orgânica n.º 2/2019, de 17 de junho, que aprova a Lei de
Programação Militar (LPM), assegura, na Capacidade Oceânica de Superfície, a programação
financeira necessária para a concretização do programa de aquisição de um NRE;
Considerando a necessidade de estabelecer os objetivos operacionais, expressos em
missões e tarefas do navio (Conceito de Emprego), bem como as capacidades e
características de desempenho operacional, para poder cumprir as missões e tarefas
estabelecidas (Requisitos Operacionais);
Considerando que a estratégia de negociação deste programa deverá estar alinhada
com a dos restantes, no contexto da renovação da esquadra prevista na LPM 2019–2030,
bem como nas linhas orientadoras para a revisão da LPM 2023-2034, com enquadramento
no Programa Intersetorial de Renovação da Esquadra (PIRE), sendo fundamental assegurar
a coordenação da relação com as diferentes entidades envolvidas, nacionais e
internacionais;
Considerando a necessidade de se proceder à análise e ao acompanhamento, sob o
ponto de vista da autoridade e da direção técnica, do cumprimento do futuro contrato,
assim como de desenvolver as ações tendentes à aquisição do NRE, estruturadas sob a
forma de um Programa de Aquisição específico, que englobará para além do próprio meio
naval, a organização do apoio logístico integrado, formação e treino das guarnições e
demais pessoal-chave identificado, bem como da futura integração na Marinha do referido
meio naval;
Determino a criação da Estrutura de Apoio para a Aquisição do Navio Reabastecedor
de Esquadra (EA-NRE), com a arquitetura estrutural ilustrada no Anexo e que a seguir se
detalha.
I. A EA–NRE é operacionalizada pelos seguintes quatro grupos interdependentes:
a. Grupo de Trabalho para a Elaboração do Conceito de Emprego e dos Requisitos
Operacionais do Navio Reabastecedor de Esquadra (GT-NREREQ);
b. Equipa de Projeto para o Acompanhamento Técnico do Programa de Aquisição do
Navio Reabastecedor de Esquadra (EP-NRETEC);
c. Equipa de Apoio à Negociação do Contrato de Aquisição do Navio Reabastecedor
de Esquadra (EA-NRENEG); e
d. Grupo de Acompanhamento do Programa de Aquisição do Navio Reabastecedor
de Esquadra (GA-NRE).
https://www.marinha.pt/pt/informacao-instituicional/Lists/PM_DocsOrdens/OA1_032_22_Ext.pdf
« Última modificação: Maio 05, 2022, 08:24:44 pm por redkukulkane »
 

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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1450 em: Maio 05, 2022, 08:56:14 pm »
Afinal a primeira grande medida do Capitão Iglo deu barraca, como aliás já se esperava. Entretanto temos a criação de mais um GT, um GA e o Bérrio morto está. Rest in pieces... ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1451 em: Maio 05, 2022, 09:29:54 pm »
Mais um grupo de Trabalho. 
Também isso tudo é para esta década, mas não diz se é para ter cá os meios a operar ou se é só para fazer relatórios e depois se adquirir. Ou não que pode ser preciso para a TAP

GT das Fragatas

GT dos NPO 3 série

GT Reabastecedor

Mais croquete com fartura
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1452 em: Maio 05, 2022, 09:30:05 pm »
Agora vai! Pelos vistos não há AOR / Wave porque não tinha havido ainda oportunidade - ou recursos, que há "despesas" associadas - um GT multidisciplinar para tratar disto...  ::)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1453 em: Maio 05, 2022, 10:22:39 pm »
Citar
no contexto da renovação da esquadra prevista na LPM 2019–2030,
bem como nas linhas orientadoras para a revisão da LPM 2023-2034

Vamos ter mudanças.
 
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Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1454 em: Maio 05, 2022, 11:02:13 pm »
Esses não são uns dos tais AORs que custam à volta de 300 a 400 milhões cada um?  :o

Sendo novo e para durar mais de 30 anos. 300 milhões atualmente é menos que uma pequena tranche da TAP.
A alternativa é comprar por 100 um que dure 15 anos e a custar já mais em manutenção por estar no fim de vida e sempre velho

Existem outras alternativas bem mais baratas. Por exemplo o AOR norueguês Maud, feito na Coreia do Sul, ficou-lhes por volta de 150 milhões. Um AOR acima de 300 milhões é um exagero, principalmente para um país como Portugal. Por esse preço, compra-se 2 Maud e duplica-se a disponibilidade de meios.


Atenção que um navio igual ao Maud, à data de hoje, já não deve ficar por apenas 150M.
Inflação a nível mundial e corrida a armamento são uma mistura muito negativa para os países do fim da lista.

Cpts
 
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