Notícias da FAP

  • 1271 Respostas
  • 369884 Visualizações
*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #180 em: Dezembro 27, 2011, 07:36:00 pm »
Citação de: "Menacho"
Listado de eyecciones de la FA portuguesa:

A que propósito vem isto?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Notícias da FAP
« Responder #181 em: Dezembro 28, 2011, 12:14:44 am »
Citação de: "whiskey01"
Citação de: "Menacho"
Listado de eyecciones de la FA portuguesa:

A que propósito vem isto?

É informação, tal como há pessoal que controla os numeros de cauda de uma certa frota, não me admiro que haja pessoal que controle as ejecções de uma certa frota, de uma certa força aérea, outros controlam os desastres, etc.
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #182 em: Dezembro 28, 2011, 01:05:50 pm »
Ok. Só perguntei porque não consegui encontrar ligação com os restantes comentários.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5343
  • Recebeu: 726 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias da FAP
« Responder #183 em: Dezembro 31, 2011, 11:16:58 am »
Citar
O vice-comandante Aéreo, major-general Vítor Francisco, requereu, nos últimos dias, a passagem à reserva de forma inesperada e há dezenas de oficiais da Força Aérea Portuguesa a pedir para abandonar o ramo antes do fim do ano.

Segundo adiantaram à agência Lusa fontes militares, a saída súbita de Vítor Alves Francisco, que acumula funções como comandante da Zona Aérea dos Açores, acontece na mesma semana de saída do seu superior hierárquico, o comandante Aéreo, tenente-general José Tareco, cujo jantar de despedida teve lugar na quinta-feira à noite, na messe de oficiais da Força Aérea, em Monsanto.

Este pedido de passagem à reserva, feito a meio desta semana, apanhou o ramo "de surpresa", até porque Vítor Francisco tem pouco mais de 50 anos e era visto como um militar "com futuro" dentro da Força Aérea, disseram as fontes contactadas pela Lusa.

As mesmas fontes referiram que já na rendição do tenente-general Tareco - que na próxima semana será substituído em Monsanto pelo actual Comandante de Pessoal, tenente-general Carlos Tia - foi necessário encontrar o coronel mais antigo em funções para ocupar o lugar de Vítor Francisco na cerimónia.

Contactado pela agência Lusa, o porta-voz do ramo, coronel Rui Roque, disse que ao gabinete do chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) e do Comando de Pessoal ainda não chegou qualquer pedido formal.

Fontes militares adiantaram à Lusa que o pedido já deu entrada nos serviços de secretaria do Comando Aéreo.

À semelhança deste caso, surgiram, nas últimas semanas, dezenas de pedidos de militares para abandonar o ramo, de forma a não serem abrangidos pelos cortes que entram em vigor já em 2012, e também pela falta de perspectivas trazida pelo congelamento das promoções, além da passagem de milhares de militares à situação remuneratória de 2009, conforme foi anunciado na sexta-feira, pelo Ministério da Defesa.

"Há muitos militares que estão num verdadeiro colete de forças e agora começaram a fazer contas à vida", afirmou uma das fontes, que adiantou que só na Polícia Aérea oito tenentes-coronéis já passaram à reserva e há pedidos de vários majores e sargentos-chefes, postos com grande importância na estrutura funcional da instituição militar.

A partir da próxima semana, o ramo passa também a contar apenas com dois tenentes-generais no activo, devido ao impedimento de substituição causado pelos congelamentos.

Outra das fontes assinalou ainda que dentro de pouco mais de um ano, também os tenentes-generais Morato e Mimoso e Carvalho (fora do ramo, a dirigir o Instituto de Estudos Superiores Militares) vão passar à reserva, o que pode "agravar" a situação.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2214556&utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook&page=2
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

whiskey01

  • Membro
  • *
  • 190
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #184 em: Dezembro 31, 2011, 01:02:09 pm »
Parece que para o ano já não há redução nas vagas, dada a situação...
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20933
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Notícias da FAP
« Responder #185 em: Janeiro 08, 2012, 11:12:59 pm »
Força Aérea 'voa' em ajuste directo


O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, concedeu uma autorização especial à Força Aérea Portuguesa para esta efectuar o sétimo maior ajuste directo do país, no valor de 18 milhões de euros.
Segunda uma resolução do Conselho de Ministros assinada no dia 22 de Dezembro e ontem publicada em Diário da República, o dinheiro está destinado «à realização da despesa inerente à aquisição dos serviços de manutenção e reparação de aeronaves».

O valor do ajuste directo é 93 vezes superior ao limite máximo definido por lei para a contratação destes serviços (193 mil euros). O documento assinado pelo primeiro-ministro justifica esta excepção com a necessidade «de os sistemas de armas da Força Aérea (...) serem de conhecimento reservado».

A empresa 'contemplada' com o ajuste é a OGMA, detida em 35% pelo Estado, estando o restante capital nas mãos da brasileira Embraer e da EADS, empresa europeia de fabrico de material militar e aeroespacial.

Este contrato entra para o sétimo lugar dos maiores ajustes directos efectuados no país. O ranking é encabeçado pela construção da sede da PJ em Lisboa, no valor de 105,5 milhões de euros, a cargo da Opway, do Grupo Espírito Santo. Em Janeiro de 2011, a ausência de concurso público foi justificada com a protecção do projecto «pelo segredo de Estado».

SOL
 

*

Smoke Trails

  • Perito
  • **
  • 328
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #186 em: Março 12, 2012, 07:00:06 pm »
Carta de um General da Força Aérea.

Citar
Ex.º Sr. General Chefe do Gabinete de S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional, Caro camarada:
 

Apresento a V. Ex.ª os meus cumprimentos.

Tomo a liberdade de me dirigir a V. Ex.ª para lhe solicitar que transmita a S. Ex.ª o Sr. Ministro a minha indignação relativamente à forma pouco respeitosa e mesmo insultuosa como se referiu às Forças Armadas, aos militares e às suas Associações representativas, no passado dia 1 de Fevereiro. De todos os governantes, o Ministro da tutela era o último que deveria proferir palavras dessa estirpe.

Sou Tenente-General Piloto-Aviador na situação de Reforma, cumpri 41 anos de serviço efectivo e possuo três medalhas de Serviços Distintos (uma delas com palma), duas medalhas de Mérito Militar (1.ª e 2.ª classe) e a medalha de ouro de Comportamento Exemplar. Servi o meu País o melhor que pude e soube, com lealdade e com vocação, sentimentos que S. Ex.ª não hesita em por levianamente em causa. Presentemente, faço parte com muito orgulho, do Conselho Deontológico da Associação de Oficiais das Forças Armadas.

Diz o Sr. Ministro que “a solução está em todos nós. Em cada um de nós”. Não é verdade! A solução está única e exclusivamente na substituição da classe política incompetente que nos tem governado (?) nos últimos 25 anos, e que nos tem levado, de vitória em vitória, até à derrota final! Os comuns cidadãos deste País, nomeadamente os militares, não têm qualquer responsabilidade neste descalabro. Como disse o Sr. Coronel Vasco Lourenço no seu livro, “os militares de Abril fizeram uma coisa muito bonita, mas os políticos encarregaram-se de a estragar…”

Diz também S. Ex.ª que as Forças Armadas estão a ser repensadas e reorganizadas. Ora, se existe algo que num País não pode ser repensado nem modificado quando dá jeito ou à mercê de conjunturas desfavoráveis, são as Forças Armadas, porque serão elas, as mesmas que a classe política vem sistematicamente vilipendiando e ultrajando, a única e última Instituição que defenderá o Estado da desintegração.

Fala o Sr. Ministro de algum descontentamento protagonizado por parte de alguns movimentos associativos. Se S. Ex.ª está convencido que o descontentamento de que fala se limita a “alguns movimentos associativos”, está a cometer um erro de análise muito sério e perigoso, e demonstra o desconhecimento completo do sentir dos homens e mulheres de que é o responsável político. Este descontentamento, que é geral, não tenha dúvida, tem vindo a ser gerado pela incompetência, sobranceria, despudor e, até, ilegalidade com que sucessivos governos têm vindo a tratar as Forças Armadas. É a reacção mais que natural de décadas de desconsiderações e de desprezo por quem (é importante relembrar isto) vos deu de mão beijada a possibilidade de governar este País democraticamente!

As Forças Armadas não querem fazer política! Não queiram os políticos, principalmente os mais responsáveis, “ensinar” aos militares o que é vocação, lealdade, verticalidade e sentido do dever. Mesmo que queiram, não podem fazê-lo, porque não possuem, nem a estatura nem o exemplo necessários para tal.

Quem tem vindo a tentar sistematicamente destruir a vocação e os pilares das Forças Armadas, como o Regulamento de Disciplina Militar, destroçado e adulterado pelo governo anterior? Quem elaborou as leis do Associativismo Militar, para depois não hesitar em ir contra o que lá se estabelece? Quem tem vindo a fazer o “impossível” para transformar os militares em meros funcionários do Estado? Apesar disso, tem alguma missão, qualquer que ela seja, ficado por cumprir? Fala S. Ex.ª de falta de vocação baseado em que factos? Não aceita S. Ex.ª o “delito de opinião”?

Não são seguramente os militares que estão no sítio errado!

Por tudo o que atrás deixei escrito, sinto-me profundamente ofendido pelas palavras do Sr. Ministro.
 

Com respeitosos cumprimentos de camaradagem
 
 

EDUARDO EUGÉNIO SILVESTRE DOS SANTOS

Tenente-General Piloto-Aviador (Ref.) 000229-B
 

P.S. – Informo V. Ex.ª que tenho a intenção de tornar público este texto.

 

*

Camuflage

  • Investigador
  • *****
  • 1518
  • Recebeu: 205 vez(es)
  • Enviou: 89 vez(es)
  • +261/-243
Re: Notícias da FAP
« Responder #187 em: Março 12, 2012, 09:44:01 pm »
A grande questão é: e o povo que pensa da classe militar?
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20933
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Notícias da FAP
« Responder #188 em: Abril 14, 2012, 01:52:37 pm »
Dez caças F-16 e oito 'helis' PUMA estão à venda há anos


Os dez caças F-16 e oito helicópteros PUMA da Força Aérea, inscritos como alienáveis na Lei de Programação Militar (LPM), continuam sem compradores interessados, revela o relatório de execução de 2011 a que a agência Lusa teve acesso. No relatório de execução da LPM relativo a 2011 já não existe qualquer referência ao interesse do Paquistão nos caças portugueses, ao contrário do que acontecia no documento relativo a 2010.

De resto, dos equipamentos inscritos para alienar na LPM para o sexénio 2006-2011 regista-se apenas a venda das duas fragatas da classe João Belo ao Uruguai, em 2008, cuja última tranche (de 2,25 milhões de euros) é paga a Portugal em 2013.

Segundo o relatório, dos oito helicópteros PUMA, quatro estão em condições de venda imediata e a outra metade precisa de «uma profunda manutenção», e dos «contactos com diversas entidades internacionais potencialmente interessadas» no ano passado «não foi possível identificar interessados».

Já em relação aos caças F-16, o relatório não refere qualquer entidade mas diz que «foram solicitadas informações sobre a configuração e 'upgrades' estruturais às aeronaves» e até «manifestado interesse em realizar visita às OGMA para apreciar os trabalhos de modernização».

Do lado português, «as informações foram enviadas», mas «não houve outros contactos da parte dos interessados» pelas aeronaves.

Existem ainda dez aeronaves Aviocar inscritas para venda na LPM, mas que já só servem «para fins museológicos».

Os outros catorze Aviocar de Portugal estão «em condições de voo», mas a sua alienação «apenas será considerada» depois dos novos aviões C-295 passarem todos no teste final de capacidade operacional.

Lusa
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20933
  • Recebeu: 2489 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1161/-1485
Re: Notícias da FAP
« Responder #189 em: Abril 16, 2012, 09:30:18 pm »
Pedro Passos Coelho visitou hoje a Base Aérea do Montijo



Confirmar diretamente o profissionalismo e qualidade do serviço desempenhado na Base Aérea n.º 6 do Montijo. Esta uma das principais justificações para a visita do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho a esta unidade da Força Aérea Portuguesa.

Numa comitiva que também contou com José Pedro Aguiar Branco, ministro da Defesa, tudo foi observado ao pormenor. Manifestando o apreço pela consciência corajosa e disponibilidade para o sacrifício de todos os efetivos da unidade, Pedro Passos Coelho não hesitou em perguntar sempre que surgia alguma dúvida ou curiosidade.

As respostas, essas, foram dadas quase sempre por José Pinheiro, chefe de Estado-Maior da Força Aérea, que acompanhou toda a visita. O momento alto deste encontro viveu-se na sede da Esquadra 751, uma unidade vocacionada em missões de busca e salvamento. Pedro Passos Coelho, sempre com um sorriso no rosto, conheceu alguns militares, trocou algumas impressões, elogiando a competência e dedicação de alguns efetivos que têm como lema «Para que os outros vivam».

Seguiu-se uma passagem pelas aeronaves que operam nesta Unidade: C-130, C-295 (versão Vigilância Marítima) e EH-101. Não se ficou pela visualização exterior. Em todos meios aéreos fez questão de entrar e observar no interior todos os recursos que envolvem os equipamentos da defesa nacional.

E quais foram as razões para esta visita especial guiada a uma das Bases Aéreas que mais vidas salvaram em território nacional? Uma delas está centrada na Cimeira da Aliança Atlântica que terá lugar em Chicago (EUA) nos próximos dias 20 e 21 de Maio no qual o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho irá marcar presença. Nesta Cimeira o PM pretende valorizar o papel das Forças Armadas nas várias missões internacionais e em projetos inovadores que envolvem capacidades de defesa. Nesta visita foram retiradas algumas dúvidas numa unidade dotada de cerca de mil hectares de terra plana, situada na margem Sul do Tejo.

O encontro estava perto do fim. Faltava ver os militares em ação. E tudo haveria de terminar com um simulacro a uma missão de treino de Busca e Salvamento, pela Esquadra 751, de um náufrago no Rio Tejo. Nesta simulação, no qual Pedro Passos Coelho teve a oportunidade de observar no ar a aeronave EH-101, deu para se ter ideia de como tudo se processa. Apenas um exercício, é certo, mas que os militares levaram a sério, constituindo um importante treino para o sucesso nas missões reais.

A qualquer momento surge uma emergência de socorro às populações, de apoio em desastres, de fiscalização de atividades marítimas ou de combate aos tráficos ilegais e todos têm de estar preparados. Esta segunda-feira todos receberam uma palavra de apoio do Governo português e em especial de Pedro Passos Coelho que apelou à fidelidade das virtudes que os militares possuem: coragem, honra, sacralidade do dever, patriotismo, o serviço aos bens comuns do povo português.

A Bola
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Notícias da FAP
« Responder #190 em: Abril 16, 2012, 10:26:57 pm »
Já agora, alguem se lembra de alguma visita de José Sócrates a uma unidade militar ? Eu não me recordo de nenhuma.
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Notícias da FAP
« Responder #191 em: Abril 17, 2012, 12:20:07 am »
IESM em Pedrouços, talvez na abertura de um ano lectivo.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #192 em: Abril 17, 2012, 01:15:05 am »
Os socialistas são um bocadinho a avessos a tudo quanto são fardas...  :D
::..Trafaria..::
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da FAP
« Responder #193 em: Abril 30, 2012, 10:59:37 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12769
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7611 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias da FAP
« Responder #194 em: Maio 01, 2012, 05:11:16 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."