Substituição dos Alpha-jet

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1335 em: Maio 04, 2022, 07:29:54 pm »
A ideia de QRA com o A29 não seria substituir os F16 nem fazer 24h. A ideia é durante eventos especiais (visitas de chefe de estado, conferencias EU, etc) colocar o meio perto dos eventos e ter estes de prevenção para actuar a qualquer altura durante o decorrer do evento.

Agora o quanto isto seria eficaz...
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1336 em: Maio 04, 2022, 08:06:58 pm »
Para isso usa-se helicópteros como já fizemos no passado com os heli-canhões. Mesmo para intercepção dos "slow movers" o helicóptero é uma opção.



Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1337 em: Maio 04, 2022, 10:52:06 pm »
A ideia de QRA com o A29 não seria substituir os F16 nem fazer 24h. A ideia é durante eventos especiais (visitas de chefe de estado, conferencias EU, etc) colocar o meio perto dos eventos e ter estes de prevenção para actuar a qualquer altura durante o decorrer do evento.

Agora o quanto isto seria eficaz...

Isto já é preciso muita flexibilidade de encaixe para chegar a uma ideia dessas. Aquisição de patrulha monomotor a hélice para apoio e protecção de eventos especiais, ora vejam lá. Parece 1935.


Opção alternativa a uma dúzia de ST, com quase o mesmo investimento;

- 12 PC21
+
- 12 helis médios em condições (acrescentando ao que já está previsto para estes)


Outra comichão,

Será que nunca ocorreu a ninguém adquirir um par de aviões ELINT-SIGINT
 

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Subsea7

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1338 em: Maio 04, 2022, 10:56:00 pm »
Para isso usa-se helicópteros como já fizemos no passado com os heli-canhões. Mesmo para intercepção dos "slow movers" o helicóptero é uma opção.



Cumprimentos,

Exatamente, fez-se no Euro 2004.
Mas por cá a pressão é tanta para meter na embraer mais de 200 milhões, que nem se pensa.
Cps,
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1339 em: Maio 05, 2022, 01:06:03 am »
Enterram mais narta na EMB e depois eles vendem a participação nas OGMA. Onde é que já se viu este filme? Mas o tuga Paganini está sempre pronto a dar.
Talent de ne rien faire
 
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dc

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1340 em: Maio 05, 2022, 01:19:40 am »
Será que nunca ocorreu a ninguém adquirir um par de aviões ELINT-SIGINT

Se ocorreu ou não, não sei, mas é uma capacidade em falta. Mas hoje em dia, ou no futuro próximo, sairá mais barato usar UAVs para essa função. Seja como for, a questão principal será sempre o dinheiro, ou falta dele, e havendo outras prioridades antes disso... Gastar 200 milhões em STs parece-me absurdo, quando saía mais barato os PC-21, mas pronto.

Não haver, à primeira vista, qualquer interesse em investir em UAVs a sério (MALE/HALE) é que é de facto um crime.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1341 em: Maio 05, 2022, 01:26:41 am »
Será que nunca ocorreu a ninguém adquirir um par de aviões ELINT-SIGINT

Se ocorreu ou não, não sei, mas é uma capacidade em falta. Mas hoje em dia, ou no futuro próximo, sairá mais barato usar UAVs para essa função. Seja como for, a questão principal será sempre o dinheiro, ou falta dele, e havendo outras prioridades antes disso... Gastar 200 milhões em STs parece-me absurdo, quando saía mais barato os PC-21, mas pronto.

Não haver, à primeira vista, qualquer interesse em investir em UAVs a sério (MALE/HALE) é que é de facto um crime.

O P-8A pode fazer essas missões.
Cps,
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1342 em: Maio 05, 2022, 11:23:50 am »
Exatamente, fez-se no Euro 2004.
Mas por cá a pressão é tanta para meter na embraer mais de 200 milhões, que nem se pensa.
Cps,

Exacto, foi utilizando sobretudo os Alouette III (os Puma também foram testados, dada a sua maior velocidade de ponta), com um atirador especial da então RESCOM a bordo.

Mas, na inevitabilidade de termos de engolir mais uma negociata com a Embraer e gastar 200+M€ numa dezena ou dúzia de ST's, não me chocava nada que a aeronave pudesse cumprir essa missão, especialmente num aparelho dotado de raíz de duas metralhadoras de 12,7mm. E com a sua mais do que certa colocação em Beja, precisamente perto das rotas mais usadas pelas aeronaves ligeiras ligadas ao tráfico e que tentam voar abaixo da cobertura radar (Marrocos e sul de Espanha), faria todo o sentido. Mas, e torno a frisar, na inevitabilidade deste negócio ir para a frente, o que segundo os últimos rumores parece cada vez mais ser uma certeza.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1343 em: Maio 05, 2022, 01:56:39 pm »
Para isso usa-se helicópteros como já fizemos no passado com os heli-canhões. Mesmo para intercepção dos "slow movers" o helicóptero é uma opção.



Cumprimentos,

E neste momento que helis armados tens? O helicanhão já era... :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:

P.S. Kamov? Ecureuil?  :mrgreen:







"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1344 em: Maio 05, 2022, 02:09:03 pm »
Exatamente, fez-se no Euro 2004.
Mas por cá a pressão é tanta para meter na embraer mais de 200 milhões, que nem se pensa.
Cps,

Exacto, foi utilizando sobretudo os Alouette III (os Puma também foram testados, dada a sua maior velocidade de ponta), com um atirador especial da então RESCOM a bordo.

Mas, na inevitabilidade de termos de engolir mais uma negociata com a Embraer e gastar 200+M€ numa dezena ou dúzia de ST's, não me chocava nada que a aeronave pudesse cumprir essa missão, especialmente num aparelho dotado de raíz de duas metralhadoras de 12,7mm. E com a sua mais do que certa colocação em Beja, precisamente perto das rotas mais usadas pelas aeronaves ligeiras ligadas ao tráfico e que tentam voar abaixo da cobertura radar (Marrocos e sul de Espanha), faria todo o sentido. Mas, e torno a frisar, na inevitabilidade deste negócio ir para a frente, o que segundo os últimos rumores parece cada vez mais ser uma certeza.

Era um erro tremendo, até o cenário de participação de missões de baixo risco deixou de fazer sentido com a cada vez maior participação dos russos em África.

Para substituir o Alpha-jet neste momento apenas o M346 parece ser uma opção viável.

Quando for para substituir os Socata é que depois podemos ver entre PC-21 ou os ST.
 
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1345 em: Maio 05, 2022, 03:20:43 pm »
Era um erro tremendo, até o cenário de participação de missões de baixo risco deixou de fazer sentido com a cada vez maior participação dos russos em África.

Requisitos operacionais e pensamento estratégico que se dane, o que interessa é ajudar os amigalhaços. O resto? O resto depois logo se vê, não há problema.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1346 em: Maio 05, 2022, 06:57:15 pm »
A Embraer já anda a ensaiar a entrega que nos vai fazer nos próximos tempos no Figo Maduro, onde vão estar o PR e o governo todo a assistir. Só que os nossos vão chegar pintados de dourado, tendo conta o que nos vai sair do bolso.   :mrgreen:

 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1347 em: Maio 05, 2022, 07:57:03 pm »
Era um erro tremendo, até o cenário de participação de missões de baixo risco deixou de fazer sentido com a cada vez maior participação dos russos em África.

Requisitos operacionais e pensamento estratégico que se dane, o que interessa é ajudar os amigalhaços. O resto? O resto depois logo se vê, não há problema.  ::)

O problema é que está pensado. Se os ST vierem para o programa de aluguer de hora de voo, tudo muito bem. Até pode ser a melhor proposta que a FAP recebeu, quer financeira quer técnica.

Agora abandonar o "power by the hour" para se ir comprar ST para ter meia dúzia para missões COIN é que não cabe na cabeça de ninguém.
 

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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1348 em: Maio 05, 2022, 09:03:33 pm »
O problema é que está pensado. Se os ST vierem para o programa de aluguer de hora de voo, tudo muito bem. Até pode ser a melhor proposta que a FAP recebeu, quer financeira quer técnica.

Agora abandonar o "power by the hour" para se ir comprar ST para ter meia dúzia para missões COIN é que não cabe na cabeça de ninguém.

Não te quero estar a induzir em erro, mas creio que essa ideia caiu por terra no decurso do ano de 2020.

Oficiosamente falando, a Esquadra 103 - ou melhor, os seus IP's -, terão dado o parecer positivo à aquisição do ST, ressalvando no entanto que o treino avançado de pilotagem "não poderia ser integralmente levado a cabo pela aeronave", havendo para esse efeito outras opções no mercado. Portanto, e face ao que disse no meu post anterior, retira daí as tuas ilações.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #1349 em: Maio 05, 2022, 09:27:07 pm »
O problema é que está pensado. Se os ST vierem para o programa de aluguer de hora de voo, tudo muito bem. Até pode ser a melhor proposta que a FAP recebeu, quer financeira quer técnica.

Agora abandonar o "power by the hour" para se ir comprar ST para ter meia dúzia para missões COIN é que não cabe na cabeça de ninguém.

Não te quero estar a induzir em erro, mas creio que essa ideia caiu por terra no decurso do ano de 2020.

Oficiosamente falando, a Esquadra 103 - ou melhor, os seus IP's -, terão dado o parecer positivo à aquisição do ST, ressalvando no entanto que o treino avançado de pilotagem "não poderia ser integralmente levado a cabo pela aeronave", havendo para esse efeito outras opções no mercado. Portanto, e face ao que disse no meu post anterior, retira daí as tuas ilações.

A ideia da escola já tinha caído, se o de facto o "power by the hour" também, só sobra a aquisição.
Confirmados que estiverem em testes foi o M346 e o ST, por isso...
Agora resta saber de onde vêm as verbas. 8)