Que avião para o Atlântico?

  • 45 Respostas
  • 15405 Visualizações
*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #30 em: Fevereiro 04, 2004, 06:37:44 am »
Citar
Agora, não sei se este é o nº total de unidades ou é apenas a quantidade da versão operacional, o AGM-84A (que faz mais sentido). É que até hoje, seja ao vivo ou em fotos/videos, só vi os nossos P-3 armados com a versão de treino do Harpoon, ATM-84.

Exactamente. Os P-3P para demonstrações ao público e treinos sempre utilizaram a versão de treino. Quanto ao número de mísseis operacionais sempre tive a ideia que rondavam as 10 unidades, mas como é óbvio não tenha a certeza disto. Seria algo de interessante a investigar.  :P
Esta capacidade é indespensável para Taiwan de modo a conter uma eventual invasão chinesa.
( Penso que o Barhain considerou o uso do AGM-84 nos seus F-16s embora esta ideia nunca tenha chegado a um estado operacional ).

Citar
É também por isto que costumo dizer que os nossos F-16 (OCU/semi-ADF) podiam (e podem!) ser muito melhor armados sem terem que passar pelo MLU. E estou a falar de Harpoon, AMRAAM, GBU's, pod's designação/navegação,... Basta apenas a permissão americana e a vontade (€€€) portuguesa!!


De GBU´s infelizmente não podíamos porque carecemos de qualquer tipo de designador laser nos nossos F-16s ( situação que vai ser corrigida com a compra de 6 pods Litening II para o MLU ). Quanto aos AIM-120, de facto é interessante, eu mesmo era um daqueles que não tinha essa ideia mas a verdade é que durante a op. Allied Force os belgas utilizaram nos seus OCU o AIM-120 ( é algo que tenho de confirmar com o pessoal da BA5 ). Contudo a eficácia deste é algo de questionável nesta versão do F-16 visto que as capacidades do seu radar sejam algo limitadas.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #31 em: Fevereiro 04, 2004, 03:22:22 pm »
Citar
Como é possível que meio mundo considere um avião "o melhor" ou até mesmo "bom" apenas pelo que está escrito em manuais ou pelo seu desempenho em testes/opeval's!!


exacto. Repito o que já disse por aqui:apesar de reconhecer o Su32 como um aparelho muito interessante, estamos numa época de Flanker-mania, em que parece que estes aparelhos são invencíveis e a melhor coisa que alguma vez voou e alguma vez voará.  :twisted:
 Mas descansem que um dia esta febre dos Flankers há-de passar... Cá para mim é quando começarem a vir a público as notícias sobre a utilização operacional do F-22 ( acho que por esta altura estão a formar o 1º esquadrão operacional em Langley, alguém confirma ? )  :wink:

cumptos
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #32 em: Fevereiro 04, 2004, 05:25:38 pm »
Acerca do império americano...

Citar
Por isso, deixemos passar as ondas e ver as coisas como elas são: eles lideram e estão para ficar!!


LoL, permita-me discordar, se voçê vivesse no mesmo tempo dos romanos certamente diria o mesmo sobre eles, ou sobre os alemães em 1940... "Those who forget the past are condemned to repeat it" - Não me lembro quem disse :p
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #33 em: Fevereiro 04, 2004, 09:51:58 pm »
Ok... agora alguém me explica porque é que os Estados Unidos são um império? Como é que se pode comparar o império romano e as invasões do III reich com a posição americana de hoje? Uns construíram um "império" com base em invasões territoriais e aí permanecendo com o único objectivo de assimilação de território. O único "império americano" que concebo é o seu domínio económico mundial e chamar a isso um império?

Existem nações muitos fortes, fortes e fracas. Os Estados Unidos são simplesmente uma nação muito forte ( quer economicamente, militarmente e cientificamente ).

Se querem chamar à situação actual dos Estados Unidos um império, então por favor redefinam o significado da palavra "império". Pessoalmente penso que a Europa teve sempre uma certa desconfiança face aos EUA pois este conseguiu aquilo que a Europa nunca conseguiu ao longo de 2500 anos de história. Unificar-se. Em vez de criticarem os EUA critiquem-se a nós mesmos, europeus.

PS
Embora me corra na veia sangue de economista - toda a família o é, eu pelos vistos fugi à regra ehehehe  :roll:  ) ????
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
(sem assunto)
« Responder #34 em: Fevereiro 04, 2004, 10:19:15 pm »
Confirmo , em 1998 em OVAR estava num hangar um F16 com a panóplia de armamamento ao seu lado, no chão que incluia AIM9L, MK82/83/84, Bombas de Treino,MAVERICK,HARPOON, assim como munições de 20mm :)
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8527
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 682 vez(es)
  • +935/-7263
Deficit americano
« Responder #35 em: Fevereiro 04, 2004, 10:36:12 pm »
Ricardo Nunes, a observação que fez sobre o déficit americano é mais que actual. E bastante preocupante. Até os próprios Chineses e a Ásia em geral parecem querer manter os EUA de pé, da mesma forma que estes alimentam a Coreia do Norte para a Coisa não descambar.
E parece que não se passa nada! Diria mesmo que a nossa bandalheira não passa de um brincadeira insignificante comparada com a deles. Só que de lá ao menos se vê alguma coisa...

Já agora visitem http://www.g2mil.com
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #36 em: Fevereiro 04, 2004, 10:38:01 pm »
Citar
Ok... agora alguém me explica porque é que os Estados Unidos são um império? Como é que se pode comparar o império romano e as invasões do III reich com a posição americana de hoje?


Simples, seja qual for o termo que queiras aplicar, este apogeu dos EUA há-de ter um fim certamente, é só isso que acho. Pode levar anos, mas chegará, assim tem a história ensinado :)
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #37 em: Fevereiro 04, 2004, 10:40:52 pm »
Komet,

Sem dúvida! Mas "império" não é sinónimo "apogeu" . Se disseres apogeu, estou de acordo. Não dura para sempre.

No fundo, é tudo uma questão de semântica.

Luso,

Ao que parece o filho Bush andou na mesma escola que o pai Bush. Ambos ganharam uma guerra do golfo, ambos em anos de eleições prometeream por um homem em Marte e ambos perderam as eleições devido ao estado económico do país.
A história, ao que parece, repete-se.
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

filcharana

  • 47
  • +1/-0
Re:
« Responder #38 em: Fevereiro 05, 2004, 04:39:46 am »
"De GBU´s infelizmente não podíamos porque carecemos de qualquer tipo de designador laser nos nossos F-16s..."

Caro Ricardo, isso não é razão para um avião não poder ser armado e lançar uma LGB! Existem outro tipo de designadores laser nas nossas FA's (TACP's, forças especiais,...).
Para além disso podemos sempre contar com outras aeronaves aliadas em caso de participação num conflito. No Kosovo, por ex, os belgas (ou dinamarqueses, noruegueses,..., já não sei bem!!) também não tinham pod's mas tinham LGB's!


"Contudo a eficácia deste é algo de questionável nesta versão do F-16 visto que as capacidades do seu radar sejam algo limitadas."

Claro, mas repara que o APG-66 do F-16 tem mais de 50Km's de alcance!! E em vez de AMRAAM também podem ser Sparrow, SkyFlash ou outros misseis com radar semi-activo, fosse qual fosse seria sempre muito melhor que AIM-9L, não?! :wink: , mas... nunca os povos "ocupados" pelo tal império desejaram ser ocupados como os de hoje desejam :) !!



Cumptos
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #39 em: Fevereiro 05, 2004, 10:16:59 am »
Citar
Caro Ricardo, isso não é razão para um avião não poder ser armado e lançar uma LGB! Existem outro tipo de designadores laser nas nossas FA's (TACP's, forças especiais,...).
Para além disso podemos sempre contar com outras aeronaves aliadas em caso de participação num conflito.

Caro Filcharana, penso que entendeu aquilo que eu quis dizer. Simplesmente não somos auto-suficientes em ataques de precisão pois poderíamos ver-nos envolvidos num conflito em que não teríamos o apoio dos nossos aliados ( isto já é divagar  :?
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #40 em: Fevereiro 05, 2004, 10:52:25 am »
Caro filcharana,

Em relação à questão dos AIM-120 na FAP consegui o seguinte através do Cmd. João Vidal. Passo a citar:

Citar
A utilização do AIM-120 (ou qualquer outro armamento) prende-se básicamente com uma questão de software de "Fire Control".
Os nossos OCU não têm instalado o software para o AIM-120 . Já os Belgas tinham (já não há OCUs operacionais na Força Aérea Belga).


Pois... então os nossos F-16 não podem mesmo utilizar o AIM-120 embora essa possibilidade exista.  :wink:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #41 em: Fevereiro 05, 2004, 05:15:47 pm »
Citar
Compreendo o que diz, a sério que compreendo  , mas... nunca os povos "ocupados" pelo tal império desejaram ser ocupados como os de hoje desejam  E olhe que desejam(os) muito!!!!


Fale por si meu amigo :). Voltando à história, fique sabendo que muitas pessoas se entregaram aos alemães porque acreditavam que era melhor para os seus países e para os seus povos serem ocupados, veja-se a quantidade de russos que se entregaram por causa do Estaline...
Não foi a minha intenção comparar impérios, mas antes a apogeus de um povo durante um periodo histórico, peço desculpa.

Um abraço

Um abraço.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

filcharana

  • 47
  • +1/-0
Re:
« Responder #42 em: Fevereiro 05, 2004, 09:10:02 pm »
"Aliás, aquando do Peace Atlantis I falou-se na vinda do AIM-7 ( e todos os profiles da altura dos F-16s nacionais apresentavam-no! ) mas este acabou por não vir!"

Pois! E em "n" publicações conceituadas também. Será que foi cancelada a sua compra? Ou nunca passou de hipótese mesmo?


"A utilização do AIM-120 (ou qualquer outro armamento) prende-se básicamente com uma questão de software de "Fire Control".
Os nossos OCU não têm instalado o software para o AIM-120 . Já os Belgas tinham (já não há OCUs operacionais na Força Aérea Belga)."

Oh Ricardo, eu já te tinha dito :( !!
Este tipo de upgrades exigem (pelo menos) uma destas 3 alterações na aeronave: hardware, software e/ou cablagens,etc.
Neste caso é apenas uma questão de software... e os "milagrosos" códigos!!!
Mas o melhor mesmo seria alguém da 201 confirmar isto...


"E basta olhar para os atentados constantes no iraque para constatar que nenhum povo quer ser ocupado, pelo menos 100% dessa população . Voltando à história, fique sabendo que muitas pessoas se entregaram aos alemães porque acreditavam que era melhor para os seus países e para os seus povos serem ocupados, veja-se a quantidade de russos que se entregaram por causa do Estaline..."

Continua a comparar os "Impérios"! E a comparar a atitude que o "Império americano" tem no mundo com o que se passa no Iraque!!
Será que ainda não reparou que estou a falar de outro tipo de conquistas?! Ou que, quando nós nascemos (pelo menos eu!) já tinhamos sido absorvidos (não conquistados) pelo tal império!

Basicamente Portugal (e muitos países europeus) "comem" quase tudo o que vem da América. Comecemos pela economia, pelas armas, pelos media, cinema... sei lá, até ao modelo "Minnesota" para tratar toxicodependentes, as amostras para os achigãs, os computadores (ai ai, se apanho o Gates :twisted: )...!!!!!

Caro Komet, pode não ser o seu caso mas acho que estou a falar pela grande maioria das pessoas deste país.

Como isto já é (abusivamente 8) ) off-topic, era melhor continuarmos este tema noutro lado, se houver interesse claro!


Cumptos
 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #43 em: Fevereiro 05, 2004, 09:21:12 pm »
Pff criem um thread sobre os nossos F16. Tamos sempre a acabar por falar neles  :D
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #44 em: Fevereiro 05, 2004, 09:26:50 pm »
Citar
Oh Ricardo, eu já te tinha dito   !!
Este tipo de upgrades exigem (pelo menos) uma destas 3 alterações na aeronave: hardware, software e/ou cablagens,etc.


Caro filcharana, aquilo que me tinha dito outro dia no FMC era que não entendia porque é que nós não tinhamos utilizado o AIM-120 na "Allied Force" ( e em uso geral noutras situações ) tal como os belgas e aquilo que eu tinha respondido era que não podíamos.

E pelos vistos tínhamos os 2 razão. No estado em que estão agora os nossos Block 15 OCU não os podemos utilizar mas com alguma vontade e €€€ estes poderiam ter sido uma realidade.  :wink:

PS
E pronto mais um topic do qual nos desviámos do tema principal!  :bang:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net