Referendo 10 Abril 2011. Catalunha, independência à vista!?

  • 4 Respostas
  • 4060 Visualizações
*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Foi realizado no passado domingo, dia 10 de Abril, um Referendo independentista em Barcelona votado por mais de 257 mil pessoas, o resultado não deixa margens para dúvidas.

90% dos catalães que foram às urnas votaram favoravelmente à independência da Catalunha. :shock:

Citar

El 89,68% va votar ‘sí' i el 8,8% ‘no', segons l'escrutini final.

Barcelona Decideix fa públic els últims resultats de la consulta del 10-A sobre la independència de Catalunya.

230.590 persones van dir ‘sí' a la independència davant els 22.626 que es van mobilitzar pel ‘no'.

Pels organitzadors, a la capital catalana “s'ha fet història”amb la participació.

11/04/11 10:55 – BARCELONA.

L'escrutini final (100%) de la consulta sobre la independència de Catalunya del 10 d'abril ha fet augmentar un mica més el vot negatiu respecte a les dades facilitades per l'organització aquest diumenge a la nit i se situen en el 8,8%, és a dir, 22.626 persones van votar no. El 89,68% dels participants van votar sí a la independència, que amb xifres absolutes es tradueixen en 230.590 vots. Així ho ha fet públic aquest matí el portaveu de la plataforma Barcelona Decideix, Alfred Bosch. Els vots en blanc representen l'1,53% (3.919 vots) i els nuls, el 0,05% (510).

Aquest migdia, l'organització de la consulta de Barcelona i la Coordinadora Nacional per la consulta sobre la Independència de Catalunya han fet una roda de premsa per informar dels resultats dels 23 municipis que han tancat aquest 10-A l'onada de consultes iniciada a Arenys de Munt el 13 de setembre del 2009. Al llarg d'aquest any i set mesos 885.000 catalans han participat en els diferents referèndums que s'han organitzat en 555 municipis.

A Barcelona, s'ha “fet història”, segons els organitzadors, perquè “pulveritza tots els referents imaginables” amb una participació del 21,37% del cens electoral. En la consulta han votat 257.645 persones, 13.394 de les quals corresponen a votants no censats, és a dir, joves entre 16 i 18 anys i immigrants empadronats a Barcelona. Sobre el cens han votat 244.251 ciutadans d'un total d'1.143.000 persones censades, un 21,37% de participació.
Darrera actualització ( Dilluns, 11 d'abril del 2011 16:43 )

HTTP://WWW.ELPUNT.CAT/NOTICIA/ARTICLE/3 ... FINAL.HTML

Este referendo decorrido em Barcelona no passado Domingo, dia 10 de Abril, onde 90 % dos eleitores votou sim à secessão da Catalunha em relação ao estado Espanhol insere-se numa série de referendos realizados na Catalunha desde Setembro de 2009, e todos com votações maciças e inequívocas a favor da independência da Catalunha, com percentagens na ordem dos 90 % ou superiores.

 :arrow: Em Fevereiro de 2010, dia 28, deu-se a 2ª ronda de referendos independentistas na Catalunha, o referendo decorreu em 80 municípios Catalães e 92% dos eleitores fizeram-no favoravelmente à independência da Catalunha.

 :arrow: Dia 20 de Junho de 2010, realizou-se a 4ª ronda de referendos, este referendo decorreu em 48 municípios da Catalunha, destes 88,8% votaram a favor da independência da Catalunha.

 :idea:  :arrow: Mediante toda esta “actividade” que se está a passar na Catalunha e em Espanha, é sem dúvida muito estranho que em Portugal, os meios de comunicação tão ávidos a mostrar sondagens encomendadas pela seita dos vendidos iberistas que dizem que os Portugueses querem ser espanhóis, sondagens sem o mínimo de valor técnico ou credibilidade, depois passem um autêntico pano por cima destes acontecimentos que se estão passar na Catalunha, encobrindo isto dos Portugueses.

Demonstra até que ponto os meios de comunicação em Portugal estão castelhanizados e controlados pela máquina iberista. :arrow: A TVI como se sabe pertence á Prisa, não obstante as zangas entre o senhor zapatero e este grupo de media, a Prisa é espanhola e é obvio que noticias destas são abafadas porque não agradam á grande espanha.

 :arrow: Na SIC igual, não vi nenhuma referência, pode ter havido, tanto na sic como na RTP e TVI, eu não vi.


Na SIC, que ainda era a única estação que ia escapando ao contágio iberista, o que eu vi foi os Portugueses a serem presenteados na segunda-feira com uma peça de jornalismo que deixa muito a desejar sobre a sondagem encomendada por madrid saída no passado dia e veiculada em primeira linha pelo Diário Económico no passado dia 5 pertença do senhor vasconcellos com 2 ll.

Resta dizer que esta típica sondagem iberista, moda desde que Sócrates chegou ao poder em 2005, esta ano foi atrasada uns meses, para Abril para ver se isto servia de arma de dissuasão contra os cada vez mais fortes espirros independentistas dos Catalães. :oops:

http://sic.sapo.pt/programasinformacao/ ... l&videoId={EB974D1F-DA40-4A70-8756-711B32B5B80C}

A SIC que era a única estação televisiva que não alinhava nestas fantochadas, mas pelos vistos também já se deixou contaminar pelo iberismo.

:!:

http://lusotopia.no.sapo.pt/indexPTIber ... rensa.html

Obviamente que não podiam faltar os canais do cabo, que como se sabe já presenteiam os Portugueses desde há cerca de 2 anos para cá com legendas e publicidade em castelhano, nomeadamente o Canal História, o Odisseia, Biography Channel e muitos outros emitidos desde madrid pela Chello Multicanal.
Os discoverys vão pelo mesmo caminho, resta o National Geographic, vamos ver até quando. :arrow: Em Portugal este referendo da Catalunha foi literalmente abafado, umas noticias vagas nos jornais, mas só da parte de manha para o pessoal não ver, de resto toca a esconder.

E em grande parte das noticias, em vez de enfatizarem o sucesso do referendo, com os 90 % de aprovação, fazem o contrário, desvalorizam, e preferem dizer que a adesão foi fraca e queapenas votaram 21,37%. O que esta gentinha devia saber é que a organização apenas contava com 10 % de adesão, e este facto faz com que o referendo seja um sucesso retumbante.

Isto ao contrário do que se passou por este mundo fora onde os títulos internacionais deram o merecido destaque a este referendo, numa pesquisa rápida na internet:

 :arrow: Os próprios Franceses, que não terão muito a ganhar com isto devido ao problema do separatismo Occitano e ao consequente perigo de contágio no sul de França, noticiaram o acontecimento.

http://www.lexpress.fr/actualites/2/mon ... 81552.html

 :arrow: Na Itália o referendo foi também relatado como um sucesso, valorizando os 90% de Catalães que votaram no sim à independência.

http://www.ansa.it/web/notizie/rubriche ... 58888.html

 :idea:

Talvez fosse momento de pensarmos em fazer uma discussão diferenciada em relação ao separatismo espanhol e a estes referendos que vão continuar na Catalunha, discutindo-os apenas aqui.  :idea:

Cumprimentos.
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4508/-862
Re: Referendo 10 Abril 2011. Catalunha, independência à vista!?
« Responder #1 em: Abril 18, 2011, 10:59:31 am »
Talvez a proximidade faça com que os portugueses tenham uma ideia muito mais clara sobre a realidade na Espanha que os outros países.

Pessoalmente acredito que a questão existe, mas que estes referendos apenas pretendem manter o tema na ordem do dia.
A mensagem mais clara, não foram os referendos, mas sim a manifestação que decorreu em 10 de Julho de 2010.
E não apenas por causa da quantidade de pessoas que lá estiveram.

O que mais foi realçado foi o desespero do governo espanhol que tentou (no que foi um fracasso total) dizer aos espanhóis que apenas um pequeno numero de pessoas tinha participado na manifestação.
Esse foi o sinal mais claro, da preocupação.
A preocupação foi natural por causa do grande numero de pessoas, mas para mim foi ainda mais importante, porque se realizou depois de uma vitória no futebol que colocou a Espanha na final do campeonato do mundo de futebol pela primeira vez na História e que se realizava no dia seguinte.

Pessoalmente acredito que foi nesse dia, 10 de Julho de 2010 que realmente a futura independência da Catalunha começou.

Quanto ao resto, creio que é necessário pensar duas vezes antes de tirar conclusões. 90% de 20% dá 18%.
Numa democracia, 18% são sempre 18%, mas esse é mais ou menos o eleitorado que a esquerda independentista obtém nos seus «dias bons».

Também não se pode deixar de considerar a actual situação financeira. Existe gente interessada em vender dinheiro a preço mais alto e o que quer que seja que aconteça na Espanha pode colocar mais uns pontos nas taxas de juros.

Devemos entender as realidades, aceitar que mais tarde ou mais cedo a Catalunha será provavelmente independente da Espanha, mas não devemos tomar a nuvem por Juno.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Referendo 10 Abril 2011. Catalunha, independência à vista!?
« Responder #2 em: Abril 22, 2011, 09:13:14 pm »
Si solo fuese verdad la mitad de la mitad de lo que nuestros voluntariosos y caros amigos lusos propugnan, ya haría muchos años que España se habría desintegrado, pero...sigue igual, firme como una roca y presta a ser defendida por sus hijos hasta el último suspiro.¡
Y algunos que sigan rabiando.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"
 

*

Snowmeow

  • 200
  • +0/-0
Re: Referendo 10 Abril 2011. Catalunha, independência à vista!?
« Responder #3 em: Junho 04, 2011, 02:41:23 pm »
A Espanha só se manteve unida até agora porque estava em uma situação confortável na Europa. Mas os tempos mudaram, e a Espanha está no mesmo balaio de Portugal, Itália, Irlanda e Grécia.

O referendo é só o primeiro passo, de um longo processo. Se a Catalunha decidir por sua independência, Madrid não vai poder fazer nada contra.

Por outro lado isso é um bom sinal para os lusos, uma vez que indica que está bem distante a ameaça de anexação de Portugal pela Espanha.
"Não corte uma árvore no Inverno; pois sentirás falta dela no Verão." Jairo Navarro Dias
 

*

VICTOR4810

  • Perito
  • **
  • 368
  • +0/-1
Re: Referendo 10 Abril 2011. Catalunha, independência à vista!?
« Responder #4 em: Junho 04, 2011, 02:53:54 pm »
Puedo garantizarle que ni usted ni yó vereos una catalunya independiente (y le habla un catalán, casado con catalana y con hijos catalanes), la mayoría de los ciudadanos de catalunya deseamos seguir integrados en este gran país que se llama España, una minoría de unos pocos miles no puede nunca suplantar la voluntad de millones.
Una cosa que siempre me ha llamado la atención es ese temor que diferentes intervinientes en este Foro expresan de forma recurrente sobre la "anexión de Portugal por parte de España", sinceramente no se de donde sacan esa idea mas própia de Siglos pasados que de la actualidad, yo sinceramente no siento en España ese deseo de anexión, el español lo que desea es que Portugal salga adelante economicamente hablando ya que si tu vecino está bien, tu lo estás ttambien, protocolos de actuación conjuntos, ayuda mútua en lo que sea, amistad y colaboración (ya estuvimos enemistados en el pasado mucho tiempo), pero cada uno en su país.
Como debe ser.¡
1.492, DESCUBRIMOS EL PARAISO.
"SIN MAS ENEMIGOS QUE LOS DE MI PÁTRIA"