Ingresso na Força Aérea

  • 1852 Respostas
  • 533754 Visualizações
*

capucho10p

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #255 em: Dezembro 30, 2008, 03:14:12 pm »
Sim Lightning e PereiraMarques mas eu gostava de seguir as forças armadas porque é algo que eu gosto, mas tambem já que vou para academia gostava de tar num curso que gosto  e de poder exercer isso na força aerea.



Obrigado
 

*

capucho10p

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #256 em: Dezembro 30, 2008, 03:16:26 pm »
Acerca dos testes psicotécnicos para treinar ja tive a ver no forum , quer se deve comprar uns livrinhos sobre isso. Mas os testes psicotécnicos que nos fazem é so de personalidade nao é, é so pa ter uma ideia do que devo treinar?

Obrigado
 

*

Orus Night

  • Membro
  • *
  • 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #257 em: Dezembro 30, 2008, 11:22:59 pm »
Citação de: "capucho10p"
Acerca dos testes psicotécnicos para treinar ja tive a ver no forum , quer se deve comprar uns livrinhos sobre isso. Mas os testes psicotécnicos que nos fazem é so de personalidade nao é, é so pa ter uma ideia do que devo treinar?

Obrigado


penso que também vao fazer alguns teste psico-motores.
abraço
 

*

thunder

  • 3
  • +0/-0
Duvidas
« Responder #258 em: Janeiro 07, 2009, 03:42:41 pm »
boas

há já algum tempo que venho e ler o forum, no entanto tenho ainda algumas duvidas.
vou prestar provas ao lumiar dia 15 de janeiro, para a especialidade de TOMET (CFO/RC), gostaria de saber se para a referida especialidade os testes psicotecnicos sao mais dificies,e se a prova de ingles tem maior importancia.
gostaria ainda de saber quais as formas de há "posteriori" de ingressar no QP na referida especialidade.

grato desde ja pelas respotas
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Duvidas
« Responder #259 em: Janeiro 07, 2009, 05:24:34 pm »
Citação de: "thunder"
gostaria ainda de saber quais as formas de há "posteriori" de ingressar no QP na referida especialidade.

grato desde ja pelas respotas


Depois de completar o CFO/RC, cumpre um determinado tempo minimo estipulado numa unidade e concorre ao CFO/QP (3 anos na Academia) ou ao ETM (penso que são 9 meses na Academia) no caso de possuir uma licenciatura especifica para essa especialidade.
 

*

thunder

  • 3
  • +0/-0
QP
« Responder #260 em: Janeiro 07, 2009, 06:25:46 pm »
obrigado pelas resposta.
no caso de eu concorrer há Academia (Apesar de já possuir uma licenciatura), esses estudos seriam remunerados, ou teria de pedir um estatuto de trabalhador estudante. possivelmente a opção mais viável seria a realização de um ETM por ser de menor duração?
já agora, na especialidade de TOMET, há muitas ou poucas probabilidades de ingressar no QP, e o acesso ao CFO/QP; ETM, é relativamente fácil, ou é mais complicado para e especialidade referida.

desde já o meu obrigado.

Há por ai alguém que vá prestar provas dia 25 de Janeiro:)
 

*

thunder

  • 3
  • +0/-0
desculpem
« Responder #261 em: Janeiro 07, 2009, 10:23:24 pm »
desculpem, eu queria dizer dia 15 de Janeiro
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: QP
« Responder #262 em: Janeiro 08, 2009, 01:01:15 am »
Citação de: "thunder"
obrigado pelas resposta.
no caso de eu concorrer há Academia (Apesar de já possuir uma licenciatura), esses estudos seriam remunerados, ou teria de pedir um estatuto de trabalhador estudante.

Os estudos na Academia são remunerados, mantem o vencimento do posto que possuia aquanto da entrada no CFO/QP (Alferes ou Tenente).

Não é necessário pedir estatudo de trabalhador-estudante porque esse estatuto é para quem trabalha como militar e quer estudar numa escola civil (normalmente é quem quer completar o 12ºano ou tirar uma licenciatura), no caso dos cursos militares do QP como são em escolas militares a pessoa passa a tempo inteiro a estudar só para isso logo esse estatuto fica sem sentido.

Citar
possivelmente a opção mais viável seria a realização de um ETM por ser de menor duração?

Quem pode prefere o ETM por isso mesmo  :lol: , em vez de serem 3 anos a levar na cabeça é menos de um.

Citar
já agora, na especialidade de TOMET, há muitas ou poucas probabilidades de ingressar no QP, e o acesso ao CFO/QP; ETM, é relativamente fácil, ou é mais complicado para e especialidade referida.


É relativo, alguns oficiais RC entram no QP à primeira, outros ao fim de muitos anos, outros nunca, é relativo, tem a ver com a especialidade que concorre, com o numero de vagas que abre, quantas pessoas concorrem nesse ano especifico, com as notas académicas, se tem mestrado ou não, além de haver sempre pessoal que nem chega a essa fase porque é eliminado nos testes médicos, físicos, psicotécnicos, etc.

Mas em termos de probabilidades (total de vagas para o total de pessoas que concorre) penso que não são muitas porque o numero de vagas é sempre pequeno.
 

*

veyron6496

  • 12
  • +0/-0
alguns erros
« Responder #263 em: Janeiro 08, 2009, 09:25:38 am »
bom dia pessoal :wink:
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: alguns erros
« Responder #264 em: Janeiro 08, 2009, 05:27:57 pm »
Citação de: "veyron6496"
será que há algum problema em concorrer de novo?


Telefone para lá.
 

*

Felahi

  • 1
  • +0/-0
Estágios e regime de contrato
« Responder #265 em: Janeiro 16, 2009, 11:40:38 am »
Bom dia

Gostaria que me esclarecessem uma coisa, para alguém com um curso de direito, como é o meu caso, quais são as chances de seguir uma carreira na Força Aérea. Além do regime de contrato, pelo que pude conferir através da análise do site da Força Aérea, constatei que existe um um estágio técnico-militar para ingresso no quadro permanente, sendo que esse estágio inclui militares e civis. As minhas dúvidas prendem-se essencialmente com os cursos admitidos nesse estágio ( direito está incluido ou costuma estar incluido)e, de um modo geral, com a questão que coloquei no início deste texto, isto é, quais são as hipóteses de um licenciado em direito, eventualmente com um mestrado, de seguir uma carreira na Força Aérea, nomeadamente nos quadros permanentes?

Com os devidos cumprimentos
 

*

n0caXmcrX

  • 2
  • +0/-0
Ingresso na AFA - Medicina
« Responder #266 em: Janeiro 18, 2009, 07:52:12 pm »
Ola, antes de mais, sou nova aqui no forum. Fiquei muito contente quando o descobri, pois é uma excelente oportunidade para exclarecer as minhas dúvidas e trocar pontos de vista ;)

O que se passa é o seguinte:
  Estou com algumas dúvidas "existenciais" relativamente ào meu futuro académico.

É o seguinte, eu sou aluna do 12.º ano do curso de ciencias e tecnologias e se tudo correr bem devo acabar o secundário com média de +- 18 valores (já contando com os exames).

Estou a pensar seguir algo ligado á saúde.Já pensei em nutrição mas também acho que medicina é um curso bastante interessante, e que apesar de todo esforço, compensa sempre. A hipotese da medicina começa a ganhar forma, mas como tenho alguns / muitos problemas económicos ser-me-á muito dificil superar todos os anos do curso, os materias,etc. por isso vi na AFA uma optima oportunidade para realizar a minha formação.

Como a medicina é uma das minhas opções e, depois de andar aqui a pesquisar, começei a ponderar tentar tirar medicina na força aérea. Mas sei que a AFA não é nenhuma brincadeira, e tem de se gostar mesmo da vida militar para suportar akilo tantos anos. Mas também nunca tive nenhuma experiencia a nivel militar e por isso não sei como é. Por isso agradecia imenso que, se houver por aki alguem a tirar medicina na AFA (ou qualquer outra licenciatura), ou conheça alguem, pfavor exclareçam-me algumas destas duvidas:

* como é o dia a dia normal na academia?
* temos treinos militares todos os dias? é muito exigente?
* há tempo para estudar?
* sei que quem é de medicina estuda na FML, mas depois ainda existem cadeiras que temos de fazer na academia, mesmo relacionadas com a vida militar, certo? São muito exigentes? Roubam-nos muito tempo?
* para quem não está habituado à vida militar, é facil adaptar-se?
* para quem está a tirar medicina, a exigência ao nível físico é a mesma para todos os cursos?
* da vossa experiencia pessoal, aconselhar-me-iam esta decisão? Estão a gostar de estar aí?

Qualquer coisa ajudaria bastante, pois estou mesmo confusa.

As dúvidas podem parecer um pouco parvas, mas a verdade é que gostaria mesmo de saber +- como tudo funciona, para ter a certeza que é isto que quero!

Desde já, um muito obrigado pela a atenção.

XXX

P.S. estão à vontade para add no msn, para ser mais fácil.[/b]
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #267 em: Janeiro 18, 2009, 08:50:51 pm »
Só para informar que a candidatura à Academia da Força Aérea não tem nada a ver com a candidatura à universidade, por isso, pode concorrer simultanemanente à universidade e à Academia da Força Aérea e as outras Academias do género (Escola Naval e Academia Militar) se quiser, tudo ao mesmo tempo.
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #268 em: Fevereiro 05, 2009, 04:21:34 pm »
Citação de: "AlexandraMagos"
Boas,
Estou com algumas dúvidas, será que me podem esclarecer?
Onde é realizada a instrução complementar-Curso do Regime de Contrato? Posso ir a casa durante esta formação?
Após a instrução complementar qual seria o meu salário?
Muito obrigada
Alexandra Magos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #269 em: Fevereiro 05, 2009, 06:27:24 pm »
Citação de: "ShadIntel"
Citação de: "AlexandraMagos"
Boas,
Estou com algumas dúvidas, será que me podem esclarecer?
Onde é realizada a instrução complementar-Curso do Regime de Contrato?


Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea.

Citar
Posso ir a casa durante esta formação?

Ao fim de semana... caso não seja castigado.

Citar
Após a instrução complementar qual seria o meu salário?
Muito obrigada
Alexandra Magos


Depende se é curso de praças ou se é curso de oficiais.