Ingresso na Força Aérea

  • 1853 Respostas
  • 546060 Visualizações
*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #330 em: Abril 12, 2009, 07:18:53 pm »
Dizes bem, vigiam e cedem informação. Os OPRDET são vigilantes Radar de Defesa Aérea, Passam horas a olhar para o scope. Depois, quando encontram alguma coisa, chegam-se para o lado e sentam-se os Oficiais para guiar os caças na intercepção. Tás a ver quantas coisas dessas acontecem no dia a dia em portugal???

Já os OPCART são os controladores de tráfego aéreo. Até têm certificado de equivalência civil. Todos os santos dias sobem às torres e fazem controlo de aerodromo nas Bases Aéreas. Ali não é exercício nem simulador, um erro é um avião no chão e em certas Bases, ..., há muitos aviões no ar!!!!!

Razão de só poucos entrarem, ..., É DIFÍCIL !!!!!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #331 em: Abril 12, 2009, 07:50:54 pm »
Citação de: "Mercurio"
Razão de só poucos entrarem, ..., É DIFÍCIL !!!!!


Penso que outra razão de poucos entrarem é a diferente necessidade de efectivos dessas duas especialidades, é que enquanto OPCARTs há em todas as Bases Aéreas e Aerodromos militares, OPRDET acho que só há num unico local, no COFA.
 

*

s0lb3rg

  • 22
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #332 em: Abril 12, 2009, 08:16:58 pm »
Bem pelo que percebi um oprdet não faz nada,lol, nem percebo então o pq de ser mais exigente nas provas médicas!e já agora um sargento faz o mesmo que o cabo?ou já pode desempenhar outras funções!

As aeronaves tipo P-3 de patrulhameto, e as outras de guerra electronica, podem ter oprdets a fazer parte da equipa de voo?? se sim existe algum subsidio(e quanto é +/-).Desculpem lá estas peguntas todas!
 

*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #333 em: Abril 12, 2009, 08:39:32 pm »
Diz-me quem sabe que:

Os CARTs não têm nenhuma dessas saídas para o voo. O curso é mais difícil, não têm colocações no estrangeiro, etc.

Na especialidade de Defesa Aérea (Oprdet e Todci) quem tem saída são os Oficiais,  porque os sargentos e os praças não têm qualificações de controlador (só vigilantes). As esquadras da NATO na Alemanha têm vários Oficiais Todci portugueses a voar lá nos E3A AWACS. Também há vários Oficiais Todci como TACP (controladores tácticos). Se é para ficar na FAP é bom ser Todci (Oficial). Tenta ser Oprdet e concorres depois à Academia.
 

*

varibeiro

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #334 em: Abril 12, 2009, 10:30:04 pm »
Olá a todos. Antes demais os meus parabéns pelo fórum.


Sendo o meu interesse pela FAP relativamente recente desculpem a quantidade de perguntas que irei colocar.

Pegando no que estão a falar, gostaria de saber qual das especialidades de oficiais faz mais sentido seguir em termos de empregabilidade futura. Nomeadamente entre TODCI e TOCART qual será melhor neste ponto.
Estou curioso em saber se o número de vagas para TOCART (7 vagas) se é normal ou é mais elevado este ano que nos anteriores.

Relativamente às especialidades de TOCC, TOPS e PAOFI, alguém pode indicar motivos positivos para se enveredar por elas?


Uma pergunta final. Se concorrer à incorporação de 22 de Junho não posso voltar a concorrer à de 26 de Outubro?


Um abraço e desculpem tanta pergunta.

P.S.: Já agora mais duas perguntas. No processo de candidatura só posso escolher uma especialidade? E já à uns dias que o link da candidatura online pelo site da FAP dá erro, já está assim à muito?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #335 em: Abril 12, 2009, 10:56:29 pm »
Citação de: "s0lb3rg"
As aeronaves tipo P-3 de patrulhamento, e as outras de guerra electronica, podem ter oprdets a fazer parte da equipa de voo?? se sim existe algum subsidio(e quanto é +/-).Desculpem lá estas peguntas todas!


Os P-3P (os P-3C não sei) possuem um operador de radar que é um sargento, se não estou enganado, da especilidade OPRDET.

Todos os militares que são tripulantes de aeronaves possuem um subsidio de voo, esse subsidio varia conforme o posto desse mesmo militar, num sargento esse subsidio é (arredondado) 500 euros (penso eu assim de cor c34x ).
 

*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #336 em: Abril 12, 2009, 11:31:45 pm »
varibeiro

acho que deves enviar um email para o recrutamento da FAP.
 

*

varibeiro

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #337 em: Abril 13, 2009, 05:11:07 pm »
Já segui o conselho de enviar e-mail.

Coloco uma questão a quem quiser responder. De entre estas especialidades qual recomendam:

- Comunicações (TOCC)
- Operações (TOPS)
- Abastecimento (TABST)
- Polícia Aérea (Oficiais) (PAOFI)

Um abraço
 

*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #338 em: Abril 13, 2009, 06:30:41 pm »
A pergunta certa é: Qual é a tua licenciatura e o que é que gostavas de fazer?
 

*

varibeiro

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #339 em: Abril 13, 2009, 08:56:06 pm »
Economia

Algo relacionado com gestão ou planeamento.
 

*

Eagle_one

  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #340 em: Abril 13, 2009, 09:44:14 pm »
Boa noite a todos, é o seguinte, eu já me candidatei à Força Aérea no curos de Formação de Praças em Regime de Contracto e agora estou a aguardar para ir prestar as provas fisicas e psicotecnicas. A especialidade que escolho foram: como 1º opção OPINF (Informática), em 2º opção OPCOM (Comunicações), em 3º opção SAS (Secretariado e Apoios dos Serviços) e em 4º opção escolhi MMA (Material Aéreo). Qual destas especialidade conseguem entrar nos QP? OPINF é um bom curso? Quero é entrar nos QP, tenho o 12ºano e tirei um curso profissional de nivel III de informática!
 

*

bdragon

  • 30
  • +0/-0
Especialidades
« Responder #341 em: Abril 15, 2009, 11:53:02 am »
Olá a todos!
Tenho vindo a ler o fórum e fiquei com algumas dúvidas quanto às especialidades. O que é que realmente faz um Oficial de TOCART, TODCI e TOPS?? O que é que os difere e qual é a especialidade com mais facilidade de ingressar futuramente nos QP?

Muito obrigado a todos
 

*

Eagle_one

  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #342 em: Abril 17, 2009, 02:17:42 pm »
Boa tarde a todos, já fui chamado para ir prestar provas para ingressar na Força Aérea no curso de formação de praças em regime de contracto, que vai ser dia 22 de Abril! Alguém aqui no forum vai nesse dia prestar provas? Eu já vou preparado para as provas físicas, mas confesso que tenho mais receio dos testes psicotécnicos e a entrevista! É facil de se fazer?
 

*

Mercurio

  • 83
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #343 em: Abril 18, 2009, 12:24:20 pm »
BDRAGON

Escolhe TOCART!!!!!!!!!!!!!!
 

*

skorpion

  • 1
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #344 em: Abril 20, 2009, 11:22:57 am »
bom dia a todos!

Tenho a licenciatura de Bolonha em Eng. Electrotécnica, e estou a um passo de finalizar o Mestrado.

No entanto, veio-me outra vez o "bichinho" da Força Área, e estava a pensar candidatar-me ao curso de formação de oficiais na especialidade Manutenção TMMEL (Material Electrotécnico) em regime de contrato.

Como não conheço ninguém ligado ao ramo, espero que aqui no fórum me possam ajudar nas seguintes dúvidas:

- Relativamente aos testes de admissão (psicotécnicos) a exigência é grande, pois apenas há 7 vagas?

- Fica-se restrito à mesma base após a colocação, ou há permutas?

- Como é o quotidiano de um oficial? tem o fim do dia por sua conta, e os fins de semana?

- Pela vossa experiencia, ou de conhecidos, quais poderão ser os contras/vantagens de tal opção (ingresso na Força Área)?

Obrigado  c34x