Ingresso na Força Aérea

  • 1853 Respostas
  • 546069 Visualizações
*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #270 em: Março 01, 2009, 12:23:03 pm »
Boas, gente!

Pois é, acabou-se a recruta, e amanhã já entro ao activo, no RA5! A ideia que tenho da unidade é que é muito má, mas pronto, é pertinho de casa.. =)

Estou sem tempo, então só vim pôr uma dúvida rápida. Após terminar o curso da AFA, serei colocado em Lisboa, certo? Há bases da FAP aqui para o norte? É que começo a pensar na família, e provavelmente, terei que fazer o sacrifício de trocar a AFA pela AM, se for essa a única maneira de, eventualmente, ficar no Porto..

Alguém tem informações que possam ajudar? ;)

Abraço
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #271 em: Março 01, 2009, 09:09:38 pm »
Citação de: "abatista"
Após terminar o curso da AFA, serei colocado em Lisboa, certo? Há bases da FAP aqui para o norte? É que começo a pensar na família, e provavelmente, terei que fazer o sacrifício de trocar a AFA pela AM, se for essa a única maneira de, eventualmente, ficar no Porto..

Alguém tem informações que possam ajudar? ;)

Abraço


Depende da especialidade, mas qualquer uma delas esquece viver no Porto, se fores para medicina o mais certo é ficares no Hospital da Força Aérea em Lisboa, se fores para as Engenharias ficas no Estado-Maior da Força Aérea em Lisboa se fores para Piloto-Aviador já vais passar por muitos locais como a Base Aérea de Beja para tirares as Asas, talvez uns aninhos nos EUA se fores para os F-16 em Monte Real, Leiria.

A grande unidade da Força Aérea mais a norte de Portugal é a Base Aérea nº5 em Monte Real, apesar de existirem outras unidades mais a norte mas só tem "meia duzia" de pessoas, de funções muito especificas, como por exemplo o Aerodromo de Manobra nº1 em Ovar e a Estação de Radar de Paços de Ferreira, o AM1 é capaz de ter 1 ou 2 engenheiros como oficiais dos serviços de manutenção, alguns médicos, 1 piloto oficial superior que é o Comandante, mas pouca gente em relação ao efectivo normal de uma base, e o radar é ainda mais pequeno, tem uns 20 ou 30 elementos e 1 oficial engenheiro a comandar.
 

*

bdragon

  • 30
  • +0/-0
Provas
« Responder #272 em: Março 02, 2009, 03:47:45 pm »
Olá a todos!
Primeiro de tudo, gostaria de dar-vos os parabéns por este magnifico fórum. Fiquei maravilhado quando o encontrei. Como muitos de vós estou a pensar em concorrer à FA no RC para a incorporação de Jul/Ago. E gostaria de saber quando é que serei chamado para prestar provas se realizar a minha candidatura hoje mesmo. Alguém sabe quanto tempo demora até sermos chamados para realizar as provas. É que estou em baixo de forma e gostava de saber se tenho tempo para me preparar. Outra questão é, tendo eu neste momento 27 anos e se ingressar no RC terei alguma possibilidade, findo o período mínimo de contrato, ingressar no QP?
Muito obrigado a todos

António
 

*

lupe999

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #273 em: Março 03, 2009, 12:16:13 pm »
boas penso que o máximo para RC seja os 25 anos para praças!!! para oficias é 28!!!

Já agora venho por este meio tirar a seguinte duvida, em relação aos exames médicos, fiz a cerca de 2 anos a cirurgia para corrigir a visão (LASIK), poderá isto me inibir de poder entrar para  a FAP?? Gostava de entrar para MARME ou MMA e quem sabe futuramente PILAV! já ouvi opiniões diferentes, alguém me sabe responder?
 

*

Silent_Storm

  • 143
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #274 em: Março 08, 2009, 10:26:49 pm »
Acho que pelo contrário !!! Se fizeste a operação, foi para corrigir o teu problema. Logo se o problema está corrigido, poderás concorrer a essas especialidades  :wink:
"Esta é a ditosa Pátria minha amada"
 

*

lupe999

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #275 em: Março 09, 2009, 02:28:38 pm »
Já fui me fui inscrever e neste momento estou a aguardar a chamada para prestar provas!! em relação á minha questão , foi me dito no centro de recrutamento que não havia problemas nas especialidades escolhidas,excepto pilav, que caso fosse detectada me poderia inibir de entrar nessa especialidade
 

*

abatista

  • Membro
  • *
  • 209
  • +0/-0
Re: FAP
« Responder #276 em: Março 15, 2009, 05:09:17 pm »
Citação de: "Lightning"
Citar
- Durante a formação o aluno terá de habitar em instalações da força aérea?

Sim, exepto se for casada ou tiver filhos.


Ao ler o tópico de início, deparei-me com esta declaração.

Quem for casado tem direito a regime de semi-internato? E desde o 1º ano?

Agradecia muito se alguém pudesse esclarecer. Obrigado. ;)
 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #277 em: Março 15, 2009, 08:58:06 pm »
Olá a todos! Daqui a 1 ano vou tentar a minha sorte na Academia da Força Aérea para o curso PILAV e tenho algumas dúvidas.

-O meu sonho são os F16, mas não sei se de todos os alunos do curso PILAV são escolhidos os melhores para os F16s e os restantes são distribuidos para os C130, Alphajet, P3-orion ou mesmo os helis...
Como são geridos os pilotos?

-Outra questão: Quais são as principais razões de eliminação para o curso PILAV durante a selecção?
 

*

Ricardo Sá

  • 2
  • +0/-0
Convocatória para prestação de provas de selecção
« Responder #278 em: Março 16, 2009, 02:09:25 pm »
Boa tarde a todos, recebi hoje a carta a convocar para prestar provas para o curso de formação de oficiais regime de contrato. Gostava de saber se está aqui alguém que também vá prestar provas, para poder trocar algumas ideias... :D
 

*

lupe999

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #279 em: Março 16, 2009, 11:31:50 pm »
Eu estou a aguardar para ser chamado para prestar provas, mas é para praça..
 

*

katja

  • 5
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #280 em: Março 16, 2009, 11:47:17 pm »
Eu comecei hoje a prestar provas. Psicológicos!!! É uma tareia de perguntas. Mas faz-se bem. Quando vais?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #281 em: Março 17, 2009, 06:23:52 pm »
Citação de: "Probéli"
Olá a todos! Daqui a 1 ano vou tentar a minha sorte na Academia da Força Aérea para o curso PILAV e tenho algumas dúvidas.

-O meu sonho são os F16, mas não sei se de todos os alunos do curso PILAV são escolhidos os melhores para os F16s e os restantes são distribuidos para os C130, Alphajet, P3-orion ou mesmo os helis...
Como são geridos os pilotos?


O curso de PILAV tem em conjunto toda a parte da Academia e a parte de instrução elementar que é no Epsilon, depois é que o pessoal é repartido em 3 grupos, depois cada grupo vai-se especializar num tipo de aeronave, o grupo dos jactos vai para os Alpha Jet (podem ficar no alpha jet ou ir para os F-16), o grupo dos helicopteros vai para os Alouette III (pode ficar nos Alouette III ou ir para os EH101) e o grupo dos aviões multi-motor vai para o Aviocar (futuramente o C295) e podem ir para o C-295, C-130 ou o P-3.
 

*

lupe999

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #282 em: Março 18, 2009, 04:56:08 pm »
Citar
Eu comecei hoje a prestar provas. Psicológicos!!! É uma tareia de perguntas. Mas faz-se bem. Quando vais?


Ainda Aguardo a chamada.....
 

*

lupe999

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #283 em: Março 20, 2009, 06:30:08 pm »
Vou Prestar a provas na próxima quartas feira.... Alguém daqui vai???
 

*

Probéli

  • Membro
  • *
  • 20
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #284 em: Março 20, 2009, 07:18:02 pm »
Olá a todos!
Sei que durante as provas de ingresso os candidatos podem escolher uma ordem dos cursos que gostariam de frequentar, e, no caso de não ingressar no 1º entrará no 2º. Esta opção está apenas disponivel para os cursos de engenharia??

Um candidato que escolha o curso PILAV também pode escolher outros para 2º e 3º planos?