Ingresso no Exército

  • 5547 Respostas
  • 1093777 Visualizações
*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #45 em: Janeiro 04, 2008, 02:29:15 am »
Boas:

Existem duas Maneiras de ingressar na ESE, uma delas é entrando como praça no exército português e concorrer posteriormente e a segunda é entrando directamente através de concurso.

2.    REQUISITOS DE ADMISSÃO

a.    Ser Sargento ou Praça de qualquer Ramo das Forças Armadas na efectividade de serviço ou na reserva de disponibilidade, tendo prestado pelo menos um ano de serviço efectivo até 30 de Setembro do ano do concurso,  inclusivé;

b.    Estar autorizado pelo Chefe do Estado‑Maior do respectivo Ramo;

c.    Ter concluído o ensino secundário ou habilitação legalmente equivalente;

d.    Ter a disciplina de Matemática para as Armas de Engenharia e Transmissões e para o Serviço de Material;

e.    Ter realizado os exames nacionais, com classificação igual ou superior a 10,00 valores (100 pontos), nas disciplinas específicas:

(1)  Para o Serviço de Medicina (Enfermagem): Biologia;

(2)  Para os Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica (Análises Clínicas e Fisioterapia): Biologia e Química;

(3)  Para o Serviço de Diagnóstico e Terapêutica (Radiologia): Biologia e Física ou Química.

f. Para os candidatos que frequentam o último ano do ensino secundário, no ano do concurso, terem efectuado a inscrição na 1ª fase dos exames nacionais;

f.     Não ter completado 25 anos de idade até 31 de Dezembro do ano do concurso, salvaguardando o prescrito no Decreto-Lei nº320-A/2000 de 15 de Dezembro com as alterações introduzidas  pelo Decreto-Lei nº118/2004 de 21 de Maio (Regulamento de Incentivos);

g.    Ter revelado qualidades que aconselhem a sua admissão ao curso;

h.    Ter bom comportamento moral e cívico e não ter sido condenado por crime ou infracção disciplinar, a que corresponda pena de prisão ou pena disciplinar superior a repreensão;

i.      Ter robustez física e psicológica indispensável ao exercício da profissão militar;

j.      Possuir as qualidades físicas e psicológicas necessárias para o desempenho da função de Sargento dos QP, confirmadas na inspecção médica e nas provas de aptidão psicológica e de aptidão física;

k.    Não ter sido eliminado dos estabelecimentos de ensino militar por motivos disciplinares;

l.      Eliminação de candidatos – será eliminado qualquer candidato que preste falsas declarações ou cujo comportamento durante a execução do concurso possa prejudicar o seu normal funcionamento ;
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
ESE
« Responder #46 em: Janeiro 04, 2008, 02:38:12 am »
hm estou bem lixado então.. estou em humanidades, nao tenho nenhuma das disciplinas acima referidas... :?
 

*

Aim

  • Membro
  • *
  • 163
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +1/-0
Re: ESE
« Responder #47 em: Janeiro 04, 2008, 02:54:07 am »
Citação de: "BS"
hm estou bem lixado então.. estou em humanidades, nao tenho nenhuma das disciplinas acima referidas... :?


Se for mesmo ingressar na ESE o que queres para o teu futuro, podes sempre entrar como praça no exército e ao fim de um ano (obrigatório) tentar ingressar por concurso interno.
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
ESE
« Responder #48 em: Janeiro 04, 2008, 03:01:57 am »
obrigado pela ajuda..
 

*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Janeiro 07, 2008, 11:36:56 pm »
Eu PENSO que mesmo nao tendo essas disciplinas em frequencia podes concorrer na mesma, basta fazer uma prova de equivalencia a frequencia de 12º ano de matematica (e passar, obviamente) para engenharia, ou os respectivos exames nacionais para as outras areas (nao precisas de frequencia, e so matricular no exame em qualquer escola, se bem que se nunca tiveste frequencia aconselho-te a teres pelo menos meio ano de explicaçoes).
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #50 em: Janeiro 07, 2008, 11:40:15 pm »
pois mas eu vejo os meus amigos que andam em cientifico à rasca quanto mais eu...que passei no 9º ano com nega a matemática não me vou meter por aí vou sim para o exército e depois se vir que tal concorro internamente :)
 

*

Malhou

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #51 em: Janeiro 08, 2008, 11:10:22 pm »
Mas na formação de sargentos apenas existem as areas/serviços acima referidos? (Engenharia e Transmissões, Serviço de Material; Serviço de Medicina (Enfermagem), Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica)?
 

*

BS

  • 77
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #52 em: Janeiro 10, 2008, 07:42:17 pm »
Citação de: "Malhou"
Mas na formação de sargentos apenas existem as areas/serviços acima referidos? (Engenharia e Transmissões, Serviço de Material; Serviço de Medicina (Enfermagem), Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica)?


para candidatos civis penso que não.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #53 em: Janeiro 10, 2008, 09:27:40 pm »
Citação de: "BS"
Citação de: "Malhou"
Mas na formação de sargentos apenas existem as areas/serviços acima referidos? (Engenharia e Transmissões, Serviço de Material; Serviço de Medicina (Enfermagem), Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica)?

para candidatos civis penso que não.


Não existem candidadtos civis para a ESE! Só praças e sargentos contratados de qualquer ramo das F.A. no activo ou na disponibilidade.

Essas areas são as que necessitam de disciplinas especificas para ingressar no CFS, para as da area A apenas é necessario o 12º.

Sobre a ESE podem-me perguntar o que quiserem. :twisted:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
ESE
« Responder #54 em: Janeiro 11, 2008, 10:26:11 pm »
Citação de: "Malhou"
Mas na formação de sargentos apenas existem as areas/serviços acima referidos? (Engenharia e Transmissões, Serviço de Material; Serviço de Medicina (Enfermagem), Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica)?


Area
A -  Infantaria, artilharia, cavalaria, transportes, pessoal e secretariado administração militar. (Apenas 12º ano)
B - engenharia, transmissões, serviço de material (matematica)
C - musicos,  corneteiros e clarins (provas musicais)
D - medicina, farmacia, radiologia (Biologia, Quimica e não frequentam a ESE mas sim a Escola do Serviço de Saude Militar).
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Uriel

  • 30
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #55 em: Janeiro 11, 2008, 11:53:03 pm »
Citação de: "HSMW"
Sobre a ESE podem-me perguntar o que quiserem. :lol:

Mas que, tas la/estiveste?
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4841
  • Recebeu: 404 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +256/-5877
(sem assunto)
« Responder #56 em: Janeiro 12, 2008, 12:00:08 am »
Citação de: "HSMW"
Citação de: "BS"
Citação de: "Malhou"
Mas na formação de sargentos apenas existem as areas/serviços acima referidos? (Engenharia e Transmissões, Serviço de Material; Serviço de Medicina (Enfermagem), Serviços de Farmácia e de Diagnóstico e Terapêutica)?

para candidatos civis penso que não.

Não existem candidadtos civis para a ESE! Só praças e sargentos contratados de qualquer ramo das F.A. no activo ou na disponibilidade.

Essas areas são as que necessitam de disciplinas especificas para ingressar no CFS, para as da area A apenas é necessario o 12º.

Sobre a ESE podem-me perguntar o que quiserem. :twisted:


Eu concorri ao 29º Curso!

Porque é que não entrei?
Potius mori quam foedari
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #57 em: Janeiro 12, 2008, 12:47:54 am »
Citação de: "Uriel"
Citação de: "HSMW"
Sobre a ESE podem-me perguntar o que quiserem. :lol:

Mas que, tas la/estiveste?

Estou no 36º CFS
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Malhou

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #58 em: Janeiro 13, 2008, 12:09:36 pm »
Camarada HSMW. o curso de sargentos consiste basicamente em quê? Isto é, para a area A, infantaria por exemplo, que disciplinas existem e que temos de tirar? É que ao contrario da academia, o site da ESE na tem disponibilizado o plano de estudos...

Agradecido desde já pela ajuda,

M. Malhou
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
(sem assunto)
« Responder #59 em: Janeiro 13, 2008, 02:21:19 pm »
Citação de: "Malhou"
Camarada HSMW. o curso de sargentos consiste basicamente em quê? Isto é, para a area A, infantaria por exemplo, que disciplinas existem e que temos de tirar? É que ao contrario da academia, o site da ESE na tem disponibilizado o plano de estudos...

Agradecido desde já pela ajuda,

M. Malhou


É um ano na ESE e outro na escola da arma ou serviço. Depois tens em treino fisico (natação, corrida, equitação...) aulas (topografia, inglês, ética, legislação militar, organização tactico logistica, armamento informatica...) e instrução militar ( tiro, marchas de mochila no lombo, e samanas de mato). As disciplinas são comuns para todos (excepto os musicos que não têm topografia) indendentemente da area escolhida pois dependendo da nota de final de ano cada um escolhe a arma/serviço para onde quer ir, as areas A B ou C é a unica coisa que está definida desde inicio, depois é estudar para não ir parar a algo que não se quer.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."