Vamos cá ver uma coisa, a base aérea nº5 Monte Real tem um organização diferente das outras bases aéreas, também devido a normalmente cada esquadra ter um tipo de aeronave diferente da outra esquadra.
Nessas bases cada esquadra é muito autonoma, tem os seus pilotos, aviões e manutenção, na base aérea nº5 já não é assim, penso que seja uma copia do sistema americano.
Na Base Aérea nº5 as duas esquadras (201 e 301) tem os seus pilotos e manutenção de linha da frente (que é o aprontamento final da aeronave para voar, não tem a ver com manutenção de hangar, mas sim com pequenas reparações que se podem fazer na placa e instalar ou desistalar o armamento ou equipamento que o avião tem que levar para a missão, mas o avião quando lhes chega às mãos já está apto a voar), depois existem a manutenção, laboratorios e diversos gabinetes, mas são independentes das esquadras 201 e 301, mas são todos dependentes do mesmo Grupo (Grupo Operacional) penso que seja funcionamento identico das Wings da Força Aérea dos Estados Unidos.
A manutenção dá os aviões aptos para voar que depois são repartidos pelas duas esquadras conforme sejam as necessidades delas.
É claro que por agora todos os F-16 OCU quando saiem de manutenção são entregues à esquadra 201, e todos os F-16 MLU são entregues à esquadra 301, mas quando (num futuro distante
) só existirem F-16 MLU, não vão existir aviões desta ou daquela esquadra, os aviões vão para a esquadra que precisar deles no momento.