Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Lancero

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« Responder #180 em: Março 14, 2008, 11:14:10 am »
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Força Aérea: Avaria na origem da queda de F-16 em Monte Real, relatório do fabricante    

   Lisboa, 14 Mar (Lusa) - Uma avaria num sistema computorizado que influencia  a estabilidade esteve na origem da queda em Monte Real de um F-16 da Força  Aérea, em Janeiro, disse hoje … Lusa fonte do Estado Maior da Força Aérea.  

 

   O caça F-16 da Força Aérea portuguesa despenhou-se a 28 de Janeiro junto  … Base Aérea de Monte Real, próximo da povoação de Pilado, no concelho da  Marinha Grande, sem causar vítimas, tendo o piloto conseguido ejectar-se.  

 

   Em declarações … agência Lusa, o porta-voz da Força Aérea, tenente-coronel  António Seabra, adiantou que o relatório do fabricante Lockheed, responsável  por aquele sistema computorizado, que entre outras coisas tem a ver com  a estabilidade da aeronave em voo, apontou para falhas no "flight control".  

 

   O documento vai ser entregue … Inspecção da Força Aérea, que deverá  efectuar depois um relatório final ao acidente.  

 

   Contudo, o responsável considera que estes dados do fabricante demonstram  que uma avaria técnica esteve na origem do acidente, excluindo-se assim  erro humano por parte do piloto, o tenente-coronel João Pereira.  

 

   O piloto do F-16 foi condecorado recentemente pela Força Aérea porque  "teve uma atitude extremamente profissional e corajosa ao evitar que a aeronave  se despenhasse numa zona urbana", referiu.  

 

   O F-16 despenhou-se quando realizava o primeiro voo de ensaio depois  de ter sido submetido a uma grande operação de manutenção.  

 

   De acordo com a Força Aérea, a operação de manutenção visou a alteração  da aeronave, dotando-a da actualização de mais sofisticados componentes,  permitindo, nomeadamente, o voo nocturno.  

 

   Este foi o segundo acidente registado com aviões F-16 na Força Aérea  Portuguesa.    

 

   O primeiro ocorreu a 08 de Março de 2002 e provocou a morte do piloto.  

 

   Actualmente, a Força Aérea possui 26 F-16 operacionais, sete dos quais  com actualização MLU (missão de Defesa Aérea e Ataque Convencional).  
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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migbar2

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« Responder #181 em: Junho 17, 2008, 02:29:25 am »
Recupero este tópico para comentar uma observação que ouvi na tv no 10 de junho por parte do R.P. da FAP, que disse que em 2013 estariam todos os F-16 MLU prontos ! Sera´isto uma verdade dita de boa fé, ou mais uma mentira propagandistica sem qualquer fundamento ?? E o que se entende por todos , 28 ou 40 ??
 

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nelson38899

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« Responder #182 em: Junho 17, 2008, 09:10:53 am »
33 aviões, o resto é para peças
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« Responder #183 em: Junho 17, 2008, 09:49:00 am »
Uma coisa que nos estamos a esquecer, Portugal em 1993 recebe os primeiros 20 F-16 A/B novinhos em folha, em 1999 recebe mais 25 F-16 A/B em segunda mão dos EUA, ora destes ultimos F-16 recebidos 25 no total, 20 eram para formar um segunda esquadra e os restantes 5 para canibalizar, os 5 F-16 ja foram todos canibalizados??? E porque razão vão ser 33?? Qual a razão de ser um número ímpar?? Vai haver tantos F-16 que vão ser abatidos, porque não comprar uma meia duzia deles para esse fim reposição de peças?? Porque não modernizar os 38 F-16, ficando da Esq. 201 com 20 F-16MLU de defesa aérea e a Esq. 301 com 18 F-16 para ataque ao solo.
Se defacto se modernizarem os 33 F-16 como se fala aqui, como serao distribuidos pelas 2 Esquadras?? 16 para cada uma e 1 F-16 de reserva???
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Lightning

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« Responder #184 em: Junho 17, 2008, 10:50:28 am »
Acho que a ideia é os F-16 não serem de nenhuma esquadra em particular, hoje um certo F-16 pode pertencer a uma esquadra e amanhã à outra.
 

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« Responder #185 em: Junho 17, 2008, 11:24:29 am »
A sua ideia é dissolverem as duas esquadras de F-16 a 201 e 301 e constituírem uma nova esquadra com valencia de combate ar-ar e ar-solo operando todos os F-16 MLU??? Bom, algum dos camaradas sabe me dizer se existe alguma diferença entre um F-16 MLU com finalidade de combate ar-ar e ar-solo, para além do respectivo armamento?? Algum hardware ou software diferente??? Ou todos os F-16 MLU poderao executar iguais missoes dependendo do armamento?
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« Responder #186 em: Junho 17, 2008, 12:03:09 pm »
O F16 é multirrole ou seja o mesmo avião pode efectuar ambas missões ataque ao solo, ar-ar e até ar-mar. É sempre necessário duas esquadras, na minha opinião devemos ter pilotos aptos para ar-ar e pilotos para ar-terra.
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« Responder #187 em: Junho 17, 2008, 12:05:21 pm »
Não, a idéia é termos duas esquadras a partilhar os F-16 existentes.  

E não, não há diferenças no software nos F-16, as únicas diferenças é nas versões (OCU, MLU).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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« Responder #188 em: Junho 17, 2008, 12:12:30 pm »
Dentro desta valencia precisamos de uma nova esquadra a 4??? vocacionada para ar-mar, ou seja:
201 - ar-ar
301 - ar-solo
4?? - ar-mar
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nelson38899

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« Responder #189 em: Junho 17, 2008, 12:28:48 pm »
Quem faz ataque ao solo faz ao mar, os navios de guerra como fragatas, são um bocadinho maiores :lol:  do que um carro de combate, por isso acho que não falhariam
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Lightning

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« Responder #190 em: Junho 17, 2008, 12:53:08 pm »
Vamos cá ver uma coisa, a base aérea nº5 Monte Real tem um organização diferente das outras bases aéreas, também devido a normalmente cada esquadra ter um tipo de aeronave diferente da outra esquadra.

Nessas bases cada esquadra é muito autonoma, tem os seus pilotos, aviões e manutenção, na base aérea nº5 já não é assim, penso que seja uma copia do sistema americano.

Na Base Aérea nº5 as duas esquadras (201 e 301) tem os seus pilotos e manutenção de linha da frente (que é o aprontamento final da aeronave para voar, não tem a ver com manutenção de hangar, mas sim com pequenas reparações que se podem fazer na placa e instalar ou desistalar o armamento ou equipamento que o avião tem que levar para a missão, mas o avião quando lhes chega às mãos já está apto a voar), depois existem a manutenção, laboratorios e diversos gabinetes, mas são independentes das esquadras 201 e 301, mas são todos dependentes do mesmo Grupo (Grupo Operacional) penso que seja funcionamento identico das Wings da Força Aérea dos Estados Unidos.
A manutenção dá os aviões aptos para voar que depois são repartidos pelas duas esquadras conforme sejam as necessidades delas.

É claro que por agora todos os F-16 OCU quando saiem de manutenção são entregues à esquadra 201, e todos os F-16 MLU são entregues à esquadra 301, mas quando (num futuro distante :cry:  ) só existirem F-16 MLU, não vão existir aviões desta ou daquela esquadra, os aviões vão para a esquadra que precisar deles no momento.
 

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Lightning

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« Responder #191 em: Junho 17, 2008, 12:57:46 pm »
Citação de: "Instrutor"
Dentro desta valencia precisamos de uma nova esquadra a 4??? vocacionada para ar-mar, ou seja:
4?? - ar-mar
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Já temos a 401, mas como é secreta está disfarçada :lol:
 

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« Responder #192 em: Junho 17, 2008, 02:11:17 pm »
Correcto que os F-16 MLU vão pertencer as duas esquadras, mas cada esquadra tem valencias diferentes, por isso os F-16 são armados com diferente tipo de armamento consoante a missão, e mesmo numa missão podem ser usados difersos F-16 MLU com diversos armamentos ou seja os PILavs das duas esquadras podem cumprimir missoes em conjunto ou em separado.

Muito bem isto ja percebi, agora quero tirar outra dúvida: sei que actualmente e em estado normal de alerta se encontram 2 F-16 prontos a descolar para alguma eventualidade, supunhamos que existem algum problema com dois ou tres avioes civis ou outras ameaças, qual é o grau de prontidão para colocar tipo esses dois F-16 mais duas ou tres parelhas no ar completamente armados e abastecidos?
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nelson38899

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« Responder #193 em: Junho 17, 2008, 02:14:34 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Instrutor"
Dentro desta valencia precisamos de uma nova esquadra a 4??? vocacionada para ar-mar, ou seja:
4?? - ar-mar
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Já temos a 401, mas como é secreta está disfarçada :lol:


Eu tinha a ideia que éra a 601 que tinha essa valencia
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« Responder #194 em: Junho 17, 2008, 02:23:50 pm »
Camarada nelson a esq. 601 opera os P3P Orion, a esq. 401 opera Aviocars C212-100 e C212-300, não é uma esquadra de ataque, mas sim uma esquadra de reconhecimento e vigilância. Os unicos avioes que temos de combate ar-surperficie são os P3P Orion operados pela Esq. 601 e os F-16MLU operados pela 301.
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