Muito sinceramente, acho que a FAP não vai propôr o upgrade dos F-16 para V, já que isso poderia dar uma desculpa para não comprar o F-35…
Não, não vai propôr. Se a modernização para o F-16V vier a acontecer, arrisco a afirmar que tal será exclusivamente uma decisão política. A FAP continua a nem sequer considerar o Viper como uma solução interina viável, vendo o Lightning II como única opção.
De acordo com o quadro de intenções da FAP, que até agora permanece inalterado, o plano de operação simultânea de duas frotas de aviões de combate será similar ao dos nossos aliados da EPAF, ou seja, entrada ao serviço do F-35A (IOC até à FOC) e gradual phase-out do F-16 MLU. Nada mais do que isso.
Resumindo e concluindo (
tendo em conta os dados actuais): constante actualização, e consequente sustentação, da frota MLU até à chegada do F-35A Block 4, frota abatida no início da próxima década, e possível aquisição de segundo lote de Panthers a partir de 2035. Ou seja, aquilo que se perfilava já há algum tempo.