Percebo a ideia de substituir os 100 por 76mm, tendo em conta o enorme avanço já alcançado nesta peça.
Caso dos modelos usados pelas Fragatas da classe Holland. A versatilidade e imensa capacidade actual nada tem a ver com modelos anteriores. Muito superior contra alvos aéreos, nomeadamente misseis.
Assim não tendo tanta vocação para desembarques com apoio de artilharia contra alvos muito protegidos, o uso destas peças novas dão as Fragatas acrescida capacidade contra alvos rápidos e mais pequenos, desde drones, misseis a lanchas rápidas. Sendo que as VdG não são para superioridade aérea, porque nem capacidade para levar sensores e armas tem para isso, deviam ter sistemas de defesa anti aérea e anti ameaças assimétricas, que se coadunam com as mais recentes ameaças e, assim melhoradas as Fragatas em termos de autodefesa, focariam a sua capacidade de ser usadas como Fragatas de combate anti submarino como é a sua vocação. No fundo o mesmo para as BD.
Faltam outro tipo de Fragatas? Sim, sistematicamente aqui se lembra isso, por quem até descreve muito bem o assunto e até dá exemplos de modelos.