Invasão da Ucrânia

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ricardonunes

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1260 em: Janeiro 18, 2023, 03:33:50 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1261 em: Janeiro 18, 2023, 03:46:15 pm »
Eu estou nem aí se vocês gostam ou não um do outro, só interessa-me saber se o vídeo tem ou não factos.

Sim? Porquê?
Não? Porquê?

Não! Porquê?

Primeiro porque misturam tudo e depois porque ninguém tem uma bola de cristal. Ninguém pode prever o que realmente vai acontecer... E especialmente porque há pessoas na Rússia que estão conscientes dos problemas que podem ocorrer. Há centenas de vídeos no YouTube a prever a queda da Rússia... Tal como há centenas de vídeos que prevêem a queda da economia norte-americana à décadas! Se quiser saber o que se passa nos mercados, não deve olhar para os mercados/charts, mas sim para os comerciantes/profissionais que neles trabalham todos os dias, como este, por exemplo que sigo a annos: https://www.youtube.com/@GregoryMannarino .

Se tudo é manipulado na Rússia, então tudo é manipulado em todo o lado! Especialmente nos EUA. Não sou eu que o afirmo, mas o indivíduo que mencionei acima. Vivemos numa economia interligada em todos os sentidos! A economia é complexa e muitas vezes os vídeos catástrofes misturam tudo e estão principalmente lá para fazer cliques e dinheiro. E funciona muito bem como pode verificar!

Já disse num dos meus comentários anteriores... Será que a Rússia vai ter dificuldades? É óbvio! Sairá mais forte? Irá colapsar? Ninguém pode realmente dizer! Quanto mais os pseudo-peritos no YouTube. E pergunto então... não estamos actualmente a passar por dificuldades nos nossos países? Está mesmo tudo bem?

A Rússia sempre demonstrou que tem pessoas competentes com abordagens simples e eficazes em todas as áreas!

Um exemplo para ilustração.
Em determinada altura, na corrida espacial entre os EUA e a Rússia, os americanos tiveram problemas com as suas canetas que não funcionavam em gravidade zero. Gastaram milhões de dólares a desenvolver uma caneta que funcionava em gravidade zero. Orgulhosos do seu novo brinquedo de alta tecnologia, mostraram-no aos russos e perguntaram-lhes como tinham resolvido o problema. O chefe da agência espacial russa simplesmente respondeu, a rir, que não tinham encontrado esse problema...  que eles estavam simplesmente a usar lápis e que eram totalmente eficazes em gravidade zero!


Moral da história, deixe os russos resolverem os seus problemas, por favor!

Sabe que essa história é somente uma piada, certo?!

https://www.nasa.gov/directorates/spacetech/spinoff/How_NASA_Astronauts_Write_in_Space

Eu não estou a falar de futurologia, mas se os factos retratados no vídeo são reais ou não. Neste caso o preço do crude Russo está ou não está aqueles preços e se baixou ou não e se isso representa ou não um enorme problema para a economia Russa.

Talvez, mas a historia é engraçada... e nunca disse que foi a NASA que o fez... mas se tiveram que fazer uma pagina para explicar que não é verdade, então provavelmente que foi verdade! Mas deixo ao senhor o direito de não acreditar. Afinal se for apenas um mito, todos os mitos nascem de verdades, não concorda?

No que diz respeito ao preço do crude Russo, sim é verdade que baixou, mas tambem esta de novo a subir! Quanto aos $40 o ponto de equilíbrio, ninguém sabe realmente quanto é, só os russos sabem. os $40 dólares são apenas uma estimativa ocidental. Pelo que sei, seria entre $20 e $40. Então, temos que ser sinceros, vai criar problemas a Rússia, talve sim talvez não... os preços já estão a subir e as previsões dos profissionais vão nessa direção. A demanda aumentará, os preços aumentarão naturalmente.
Se tudo permanecesse congelado como estava no final de 2022, sim, seria um problema muito grande para a Rússia, mas não é esse o caso no início de 2023. Mais uma vez, wait and see.
« Última modificação: Janeiro 18, 2023, 04:08:16 pm por Hammerhead »
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1262 em: Janeiro 18, 2023, 03:51:39 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:



E isto é?
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ricardonunes

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1263 em: Janeiro 18, 2023, 03:57:25 pm »

E isto é?

Surpresa para coleção primavera/verão  :mrgreen:
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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1264 em: Janeiro 18, 2023, 04:00:47 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:



E isto é?

Especialidade Russa, SYRNIKI Z!  :mrgreen:
O verdadeiro sinal de inteligência não é o conhecimento, mas sim a imaginação.

 

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papatango

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1265 em: Janeiro 18, 2023, 04:03:51 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:




Viatura da familia MAZ543, numa das várias derivações.
Não é portanto uma viatura nova, é mais um caso equivalente ao T-62 modernizado.
A industria MAZ (Minski Autamabilny Zavod) - depois MZKT -  da Bielorussia, lançou um substituto no inicio da década de 1990, mas naturalmente há muitos veículo velhos do tempo de URSS, como este.

A ideia de que a Russia está destruida não faz muito sentido, quando sabemos que sanções económicas, são isso mesmo, sanções contra a economia e contra as empresas.
Tudo o que seja tecnologia antiga, pode continuar a ser utilizado pelos russos.
Mas obviamente, continua a ser tecnologia antiga.

Sumarizando... É um camião 8x8 da década de 1970 modernizado.
O Z está bem pintadinho ... isso não se pode negar.
« Última modificação: Janeiro 18, 2023, 04:06:40 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 
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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1266 em: Janeiro 18, 2023, 04:15:47 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:




Viatura da familia MAZ543, numa das várias derivações.
Não é portanto uma viatura nova, é mais um caso equivalente ao T-62 modernizado.
A industria MAZ (Minski Autamabilny Zavod) - depois MZKT -  da Bielorussia, lançou um substituto no inicio da década de 1990, mas naturalmente há muitos veículo velhos do tempo de URSS, como este.

A ideia de que a Russia está destruida não faz muito sentido, quando sabemos que sanções económicas, são isso mesmo, sanções contra a economia e contra as empresas.
Tudo o que seja tecnologia antiga, pode continuar a ser utilizado pelos russos.
Mas obviamente, continua a ser tecnologia antiga.

Sumarizando... É um camião 8x8 da década de 1970 modernizado.
O Z está bem pintadinho ... isso não se pode negar.

 :mrgreen:

fez um click direiro no rato, escolheu a optçao procurar a imagem com o google, saio o primeuro resultado -> MAZ543 e siga para bingo !

... mas parabéns, sem insultos, está a fazer progressos, obrigado pelo esforço.
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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1267 em: Janeiro 18, 2023, 04:33:59 pm »
 

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1268 em: Janeiro 18, 2023, 04:37:57 pm »
Ministro do Interior e outros membros do governo ucraniano morreram esta manhã num "acidente" de helicóptero perto de Kiev.

Todo o ministério da administração interna estava dentro de um helicóptero num país em estado de guerra? Esse dito acidente cheira mal.

Possíveis hipóteses:

Mau tempo, havia uma visibilidade muito baixa esta manhã em Kyiv...
Temperatura 1°C, ponto de orvalho 1°C. 100% de umidade relativa. Vento de 4 km/h = 2 kt, orientado a 190° com nuvens esparsas a 800 pés = 240 m.

Fiendly fire da defesa aerea ucraniana.

Avaria mecânica

Explosão em vôo após a detonação de um dispositivo explosivo.

Operação da Força Aérea Russa

Acidente devido a interferências devido ao sistema Murmansk-BN das forças armadas russas, incluindo o bloqueio de sinais GPS/instrumentos a bordo do aparelho.

Talvez tenha sido mesmo apenas um acidente devido ao mau tempo. Fazia muito nevoeiro esta manhã em Kiev. Uma versão que está a circular é a de que o helicóptero pode ter chocado com cabos de eletricidade antes do piloto ter perdido o controlo.

Partilho aqui os comentários do youtuber Ucraniano Denis Davidov

Citar
ig tragedy in Brovary, Ukraine. Ukrainian officials on helicopter crashed into a kindergarten building

Citar
minister of Police Monastyrsky also died in the crash.
The reason for the crash is obvious. They flown too low in the foggy conditions.

Citar
According to the version of the investigation, the cause of the helicopter crash in Brovary was the pilot's error

 The helicopter was flying in the fog and touched the roof of the kindergarten.

 As I said above…

Don’t put Ruzzia here. Brovary is not even close to frontline.
Pilot did a stupid job that led to the killing of important ministrier, kids and himself… Yes, I am sure about it.

Citar
That was the Helicopter. Super Puma. Delivered from Canada long time ago…

Citar
Actually it is a search and rescue helicopter and I don’t understand why minister took it out. 2 years ago there was a big scandal in Ukraine when Zelenskyi took the same helicopter to fly and celebrate the birthday of his friend in the mountains. Those are not private helicopters and they belong to specific branch of rescue. Tax payers pay money to maintain those. After that big scandal the rating of Zelenskyi dropped significantly. Now obviously the rating restored but people still remember. Just a story for you from the past that touched the current crash. Brovary is 10 miles away from Kyiv. Was it necessary for minister to fly it and not take the car?
He will never answer this question…

Kids died and that drives me mad.

Citar
The leadership of the Ministry of Internal Affairs flew by helicopter on a business trip to one of the frontline "hot" spots, - deputy head of the president’s office Tymoshenko.

Which is strange since the frontline is in different direction…

Citar
I am still a Ukrainian citizen and have the right to criticise our government.
I may say that populated area of Brovary is not the best option to fly the helicopter at the low altitude in foggy weather.
I don’t need to wait for the investigation results to see that it is a clear nonsense.
According to eyewitnesses helicopter made several circles over the city. Which is unusual for the simple route flight.

As for the commenters, saying that I am pro Ruzzian… go and f@ck yourself.

Citar
Strange how it did not hit the residential buildings around…



My aviation and personal life!

https://youtube.com/@DenysDavydov

https://youtube.com/@PilotBlogDenys

https://t.me/pilotblog

Em breve,  haverá acusações de que ele era um piloto pró-russo, superconfiante e pouco profissional... mau como os russos!  :mrgreen:
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Hammerhead

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1269 em: Janeiro 18, 2023, 05:07:27 pm »
Citação de: Hammerhead
Pare de acusar a moderação ou os membros deste fórum! Você não vê que é o elemento tóxico deste fórum? O senhor não sabe debater! Irrita-lhe quem responde, irrita-lhe os argumentos dos outros, mesmo que não sejam validos... e é insultos em permanência, prostitutas aqui, prostitutos ali... Estamos fartos das suas provocações de baixo nível. Falta-lhe respeito e educação meu caro!

Vindo de um criminoso, que neste fórum me ameaçou de morte em ameaças enviadas por mensagem privada,, cujo conteudo implica a possibilidade de prisão, não deixa de ser engraçado este tipo de comentário.

Aliás disponibilizo-me publicamente para ceder a minha password  a quem queira esclarecer a questão de uma vez por todas, e para que se possa verificar se é ou não é verdade.

Até ao dia em que eu aqui estiver, um criminoso será sempre por mim chamado de criminoso, ainda que o crime tenha prescrevido.

A máfia a que o Hammerhead pertence, está mais que desmascarada e desmistificada, e todas as ações do troll estão mais que evidentes.

Insulta, mente de forma perversa e obscena apresenta videos de pedófilos pro-russos como se fossem factos,  e depois faz-se passar por vítima quando é desmascarado e quando as mentiras são postas a nú.
É uma tática muito velha e muito antiga, utilizada por esta gente do partido.

Um criminoso, é um criminoso, mesmo quando se faz passar por uma virgem ofendida.

Bem, aparentemente, traz sempre esta história. Sejamos mais espertos, você foi ferido pela dita mensagem privada que interpreta como uma ameaça, eu fui ferido pelas suas provocações e insultos gratuitos. Aqui, em público, dou um passo na sua direcção na esperança de que faça o mesmo. Os membros deste fórum são testemunhas disso.

Peço sinceramente desculpa e peço o vosso perdão se o magoei com as minhas palavras.

Saudações
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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1270 em: Janeiro 18, 2023, 05:16:28 pm »
Não há dúvida que o Kh-22 (AS-4 Kitchen segundo a nomenclatura do NATO/ASCC) é um míssil impressionante.  Surgiu nos anos 60 com o propósito de destruir navios da NATO, especialmente os grandes porta-aviões americanos que eram considerados, e bem, uma das maiores ameaças para os russos.  Foi por causa desta arma que a US Navy desenvolveu o famoso sistema de radar SPY-1 Aegis.  As características técnicas mais relevantes e óbvias já são bem conhecidas por isso não vale a pena estar a repetir.

No entanto, entendendo os pormenores do design e emprego do míssil também compreendemos melhor o porquê das limitações.  Primeiro o perfil de voo; o mais comum envolve o lançamento do Kh-22 de grande altitude, a partir daí o míssil estabiliza a cerca de 10000-14000 metros (altitude de cruzeiro) a cerca de Mach 3 a 4.6.  Este é um ponto fora do comum – porquê (e como) tão rápido?  O míssil tem um motor-foguete de propulsão mas com duas câmaras de combustão de tamanhos diferentes; uma que extrai os 83kN de potência máxima (extremamente elevada) e outra mais pequena de 6kN.  Associado a isto o Kh-22 é construído em ligas de titânio para resistir á imensa temperatura das velocidades de Mach 3+ (nesse sentido é semelhante á estrutura do famoso SR-71 Blackbird).

Nesta foto confirma-se as duas sáidas do motor foguete, que permitem ao Kh-22 variar a velocidade durante os diferentes regimes de voo.

Como o Kh-22 chega ao alvo?  Duas fases, primeiro a fase inercial, onde o míssil usa um sistema de giroscópios que calculam o movimento do míssil em termos tridimensionais.  Desde que o computador do míssil saiba o ponto de partida (introduzido no lançamento) o computador e o sistema inercial vão ajustando os valores até ao alvo.  Mas estes sistemas só permitem ao míssil chegar á zona-área, não tem precisão suficiente para atingir um alvo pequeno (se for para levar uma ogiva nuclear a uma cidade chega perfeitamente…) porque com o decorrer do voo os erros e pequenos desvios vão acumulando lentamente.  Então, a dado momento, o computador acciona a fase terminal, neste caso um radar activo.  Este radar faz uma varredura, identifica o alvo (se estiver nas redondezas) e o míssil executa um mergulho.  Simples?  Nem por isso.

Agora os problemas.  O dado que leio muitas vezes é que o míssil atinge o alvo a Mach 4.6.  Não acho que seja verdade.  Primeiro, esse valor de 4.6 é alcançado á altitude de 24000 metros, onde o ar é extremamente rarefeito.  Segundo, quando o Kh-22 entra na fase terminal e mergulha para o alvo, o motor “corta” – por isso não continua a acelerar, pelo contrário, vai perder velocidade, especialmente quando chegar aos 3000 metros onde a resistência do ar é enorme.  È assim para o Kh-22 como para todos os mísseis; a velocidade máxima depende (muito) da altitude.  Comparem a velocidade máxima de um F-16 (ou SR-71) a grande e a baixa altitude…  Mas isto não retira letalidade ao Kh-22, que irá manter-se supersónico até ao impacto, mas é apenas para sermos rigorosos.

Conforme este manual russo, o Kh-22 corta o motor quando mergulha para o alvo (ponto 6).

Mas a parte mais crítica será mesmo a fase terminal em termos de aquisição do alvo.  O Kh-22, na versão mais comum, é equipado com um pequeno radar activo que executa uma série de varreduras perto da zona-alvo.  O radar activo é o meio mais comum e eficaz para mísseis anti-navio, porque um grande navio no mar é um excelente alvo para o radar adquirir.  Mas para atingir alvos no solo é muito mais complicado.  Primeiro porque o radar é pequeno e a tecnologia russa dos anos 50/60 não tinha sofisticação em resolução.  Não encontrei informação específica sobre esse radar; banda, modulação, PRF, etc. (se alguém tiver mais informação, adicione num post abaixo).  Os alvos no solo a ser atingidos terão de ser especialmente reflectivos ao radar e isolados geograficamente; uma ponte de grandes dimensões, uma barragem, etc. 

Outro problema; quando é que o radar se torna activo e adquire o alvo?  Antes do mergulho, quando o míssil ainda voo estabilizado a 10000-14000 (ou 24000) metros?  Ou durante o mergulho?  Ambos representam problemas específicos, seja pela distância angular ou pela velocidade do mergulho.  A mesma velocidade que é excelente para fugir ás defesas complica a função do radar/computador/controlos do míssil em adquirir rapidamente o alvo e manobrar na sua direcção.  Quando analisamos as particularidades do Kh-22 percebemos porque atingiu um shopping center na Ucrânia em Junho (os telhados planos em chapa devem reflectir imenso as ondas de radar) ou o recente impacto num prédio residencial (novamente, o radar escolheu, provavelmente, o maior prédio na área).

Daí que usar mísseis destes em contexto urbano será sempre um crime de guerra.

As fontes que usei foram, essencialmente, edições Jane’s e alguns documentos do US DoD (livres, não é preciso denunciarem-me á CIA/NSA…) mas se tiverem mais fontes de informação primárias sobre o assunto, excelente.

Esta foto dá uma excelente ideia do tamanho do "bicho".  Quase 6 toneladas no lançamento - incluindo 3 toneladas de combustível e oxidante para o motor-foguete mais a ogiva de 1 tonelada de alto-explosivo.
 
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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1271 em: Janeiro 18, 2023, 05:42:15 pm »
A decadente industria bélica Russa lá conseguiu uns baldes de cal para as novas viaturas saírem com o Z pintado de fabrica  :mrgreen: :mrgreen:



Viatura da familia MAZ543, numa das várias derivações.
Não é portanto uma viatura nova, é mais um caso equivalente ao T-62 modernizado.
A industria MAZ (Minski Autamabilny Zavod) - depois MZKT -  da Bielorussia, lançou um substituto no inicio da década de 1990, mas naturalmente há muitos veículo velhos do tempo de URSS, como este.

A ideia de que a Russia está destruida não faz muito sentido, quando sabemos que sanções económicas, são isso mesmo, sanções contra a economia e contra as empresas.
Tudo o que seja tecnologia antiga, pode continuar a ser utilizado pelos russos.
Mas obviamente, continua a ser tecnologia antiga.

Sumarizando... É um camião 8x8 da década de 1970 modernizado.
O Z está bem pintadinho ... isso não se pode negar.

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fez um click direiro no rato, escolheu a optçao procurar a imagem com o google, saio o primeuro resultado -> MAZ543 e siga para bingo !

... mas parabéns, sem insultos, está a fazer progressos, obrigado pelo esforço.

 No entanto respondeu, o que já é mais do que fez. Volto a perguntar, o que é aquilo?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1272 em: Janeiro 18, 2023, 07:10:22 pm »
Não há dúvida que o Kh-22 (AS-4 Kitchen segundo a nomenclatura do NATO/ASCC) é um míssil impressionante.  Surgiu nos anos 60 com o propósito de destruir navios da NATO, especialmente os grandes porta-aviões americanos que eram considerados, e bem, uma das maiores ameaças para os russos.  Foi por causa desta arma que a US Navy desenvolveu o famoso sistema de radar SPY-1 Aegis.  As características técnicas mais relevantes e óbvias já são bem conhecidas por isso não vale a pena estar a repetir.

No entanto, entendendo os pormenores do design e emprego do míssil também compreendemos melhor o porquê das limitações.  Primeiro o perfil de voo; o mais comum envolve o lançamento do Kh-22 de grande altitude, a partir daí o míssil estabiliza a cerca de 10000-14000 metros (altitude de cruzeiro) a cerca de Mach 3 a 4.6.  Este é um ponto fora do comum – porquê (e como) tão rápido?  O míssil tem um motor-foguete de propulsão mas com duas câmaras de combustão de tamanhos diferentes; uma que extrai os 83kN de potência máxima (extremamente elevada) e outra mais pequena de 6kN.  Associado a isto o Kh-22 é construído em ligas de titânio para resistir á imensa temperatura das velocidades de Mach 3+ (nesse sentido é semelhante á estrutura do famoso SR-71 Blackbird).

Nesta foto confirma-se as duas sáidas do motor foguete, que permitem ao Kh-22 variar a velocidade durante os diferentes regimes de voo.

Como o Kh-22 chega ao alvo?  Duas fases, primeiro a fase inercial, onde o míssil usa um sistema de giroscópios que calculam o movimento do míssil em termos tridimensionais.  Desde que o computador do míssil saiba o ponto de partida (introduzido no lançamento) o computador e o sistema inercial vão ajustando os valores até ao alvo.  Mas estes sistemas só permitem ao míssil chegar á zona-área, não tem precisão suficiente para atingir um alvo pequeno (se for para levar uma ogiva nuclear a uma cidade chega perfeitamente…) porque com o decorrer do voo os erros e pequenos desvios vão acumulando lentamente.  Então, a dado momento, o computador acciona a fase terminal, neste caso um radar activo.  Este radar faz uma varredura, identifica o alvo (se estiver nas redondezas) e o míssil executa um mergulho.  Simples?  Nem por isso.

Agora os problemas.  O dado que leio muitas vezes é que o míssil atinge o alvo a Mach 4.6.  Não acho que seja verdade.  Primeiro, esse valor de 4.6 é alcançado á altitude de 24000 metros, onde o ar é extremamente rarefeito.  Segundo, quando o Kh-22 entra na fase terminal e mergulha para o alvo, o motor “corta” – por isso não continua a acelerar, pelo contrário, vai perder velocidade, especialmente quando chegar aos 3000 metros onde a resistência do ar é enorme.  È assim para o Kh-22 como para todos os mísseis; a velocidade máxima depende (muito) da altitude.  Comparem a velocidade máxima de um F-16 (ou SR-71) a grande e a baixa altitude…  Mas isto não retira letalidade ao Kh-22, que irá manter-se supersónico até ao impacto, mas é apenas para sermos rigorosos.

Conforme este manual russo, o Kh-22 corta o motor quando mergulha para o alvo (ponto 6).

Mas a parte mais crítica será mesmo a fase terminal em termos de aquisição do alvo.  O Kh-22, na versão mais comum, é equipado com um pequeno radar activo que executa uma série de varreduras perto da zona-alvo.  O radar activo é o meio mais comum e eficaz para mísseis anti-navio, porque um grande navio no mar é um excelente alvo para o radar adquirir.  Mas para atingir alvos no solo é muito mais complicado.  Primeiro porque o radar é pequeno e a tecnologia russa dos anos 50/60 não tinha sofisticação em resolução.  Não encontrei informação específica sobre esse radar; banda, modulação, PRF, etc. (se alguém tiver mais informação, adicione num post abaixo).  Os alvos no solo a ser atingidos terão de ser especialmente reflectivos ao radar e isolados geograficamente; uma ponte de grandes dimensões, uma barragem, etc. 

Outro problema; quando é que o radar se torna activo e adquire o alvo?  Antes do mergulho, quando o míssil ainda voo estabilizado a 10000-14000 (ou 24000) metros?  Ou durante o mergulho?  Ambos representam problemas específicos, seja pela distância angular ou pela velocidade do mergulho.  A mesma velocidade que é excelente para fugir ás defesas complica a função do radar/computador/controlos do míssil em adquirir rapidamente o alvo e manobrar na sua direcção.  Quando analisamos as particularidades do Kh-22 percebemos porque atingiu um shopping center na Ucrânia em Junho (os telhados planos em chapa devem reflectir imenso as ondas de radar) ou o recente impacto num prédio residencial (novamente, o radar escolheu, provavelmente, o maior prédio na área).

Daí que usar mísseis destes em contexto urbano será sempre um crime de guerra.

As fontes que usei foram, essencialmente, edições Jane’s e alguns documentos do US DoD (livres, não é preciso denunciarem-me á CIA/NSA…) mas se tiverem mais fontes de informação primárias sobre o assunto, excelente.

Esta foto dá uma excelente ideia do tamanho do "bicho".  Quase 6 toneladas no lançamento - incluindo 3 toneladas de combustível e oxidante para o motor-foguete mais a ogiva de 1 tonelada de alto-explosivo.

O kh-22 não atingiu um shopping center na ucrânia em junho

quote author=embaixada link=topic=10985.msg382934#msg382934 date=1657911876]
Bellingcat, os experts em atirar areia para os olhos. Useiros e vezeiros em análises ardilosas.

https://www.mintpressnews.com/seymour-hersh-eliot-higgins-mit-professors-syria-sarin-gas-attack/188597/

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Higgins, Postol said, “has done a very nice job collecting information on a website. As far as his analysis, it’s so lacking any analytical foundation it’s clear he has no idea what he’s talking about.”

https://www.spiegel.de/international/world/expert-criticizes-allegations-of-russian-mh17-manipulation-a-1037125-amp.html

'Bellingcat Report Doesn't Prove Anything'
Expert Criticizes Allegations of Russian MH17 Manipulation

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SPIEGEL ONLINE: Bellingcat says its findings are based on the use of the analysis tool FotoForensic.com, a website.

Kriese: And its founder Neal Krawetz also distanced himself from Bellingcat's conclusions on Twitter. He described it as a good example of "how to not do image analysis." What Bellingcat is doing is nothing more than reading tea leaves. Error Level Analysis is a method used by hobbyists.

Comparem a nitidez da imagem que mostrei com a destruição nas traseiras do shopping e que alcança um pouco do arvoredo da área com as imagens de satélite de inferior qualidade no relatório bellingcat. A deformação da estrutura do shopping foi resultado de um incêndio ou impacto de missil? Os gatinhos nem se pronunciaram sobre a imagem "russa". Qual é a causa do fumo que é captado à distância por uma das câmeras de um parque? Extrapolar que deriva dum missil que embateu no shopping é "wishful thinking". O fumo seria diferente se o shopping tivesse pegado fogo em consequência dum missil que detonou a poucos metros do shopping? Lol. Curioso observar que não há imagens de vigilância do exterior do shopping. Improvável que não existam. Se as alguém as quiser partilhar agradeço.
Que a fábrica Kredmash foi atingida até foi admitido por Mykola Danyleyko, um dos principais responsáveis da empresa e há evidência visual.
https://twitter.com/ua_poltava/status/1541755926822141952

Debunking the "debunkers"

UNSEEN FOOTAGE - Ultimate Debunk - Kremenchuk Amstor Mall
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Lusitano89

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1273 em: Janeiro 18, 2023, 07:10:41 pm »
 

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Re: Invasão da Ucrânia
« Responder #1274 em: Janeiro 18, 2023, 07:16:37 pm »