Eu não conheço os procedimentos de segurança dos russos, mas os vagões de combustível normalmente vão logo a seguir à locomotiva e mais atrás os contentores e depois os vagões de cereais.
A composição estava proximo de terra, pelo que o mais lógico seria, ou parar, ou voltar para trás, o que me parece complicado por absoluta falta de visibilidade. A solução mais óbvia seria parar.
A ponte de Kerch, fica fora do alcance dos ATACMS, mesmo que os americanos já tivessem autorizado a sua utilização.-
Além disso, o resultado nunca seria este. Pelo menos dois tabuleiros cairam, e isto pode ser resultado apenas da pressão da explosão.
Outra tese que está a ser avançada, é a de a ponte, ter sido feita à pressa e pelos amigos do Putin.
Resultado disso, grande parte do dinheiro foi roubado, e a ponte não foi devidamente construida. Por isso é muito menos resistente que o que deveria ser.
A operação aparenta ter sido organizada de forma a permitir inutilizar, ainda que temporariamente, tanto o tabuleiro rodoviário como o ferroviário ...