Devia de haver uma opção:
* Helis de ataque é que não
A sério que não os punha no top 50 de sistemas de armas a adquirir. Se calhar nem no top 100. Só se fossem de borla ou em condições excepcionalmente favoráveis.
Isso não faria qualquer sentido quando a pergunta é especificamente sobre aeronaves de apoio aéreo próximo. E quando se fala em CAS, tem que se falar em helicópteros de ataque, tal como, numa perspectiva mais abrangente, AC-130 e A-10 (mas estes não estariam sequer em cima da mesa, logo nem adiantava adicionar à lista).
Pergunta muito vaga.
Qual é a missão?
Qual é o objectivo?
Qual é o cenário?
Nós não sendo ricos, não podemos dar-nos ao luxo de adquirir aeronaves para CAS para cada cenário específico. É preciso ter o meio mais versátil, que consiga dar resposta a todas as possibilidades.
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Eu fiz a minha escolha com base em três factores: capacidade, versatilidade e realismo. E como tal, optei pelo UH-60 "Battlehawk". Não é tão bom na função de ataque como um Apache em conflitos de alta intensidade, nem é tão bom em COIN como o ST, mas desenrasca em qualquer uma das missões para um país que tem que adquirir tanta coisa para as FA, sendo quase tudo uma prioridade.
Idealmente, isto é, houvesse dinheiro para tudo, tínhamos UH-60, AH-1Z e ainda o AC-295, mas isto não me parece realista (ter 2 deles já era uma sorte). O ST, não se adequa à realidade NATO/Europa/Atlântico.
O AC-295, acho uma boa opção, apenas tenho algumas dúvidas quanto ao avião em si, por exemplo, se uma variante VIMAR, podia ser facilmente convertida em AC-295 e vice-versa, ou se é preciso um avião completamente novo. Se for o segundo caso, não vale tanto a pena, mas se for o primeiro, então era só adquirir uns VIMAR extra mais o equipamento necessário para "kitar" para AC-295. Teríamos assim aeronave capaz de transportar pessoal, de operar em pistas semi prepadas e pistas curtas, capaz de CAS, Armed Overwatch e ISR, e ainda complementaria outros meios em ASuW contra embarcações rápidas, tirando partido dos mísseis guiados. Esta adaptabilidade é interessente. (Em qualquer dos casos, nunca seria em detrimento do UH-60 armado).
Já os UCAVs, não ponho na mesma "classe" de CAS que os outros, já que nem sequer possuem munição "low cost", como rockets ou canhões, para dar CAS continuado, estando limitados a meia dúzia de munições a bordo. Para outras missões, aí sim a necessidade de UCAV é óbvia, tanto do ponto de vista de vigilância, ISR e patrulha marítima, a ataque a alvos em terra e até no mar em todos os espectros da guerra.
Concluindo, dada a necessidade real de UCAV e de manter os F-16 relevantes (também para CAS, com as SDB/SDB-2 por exemplo), não colocava muito peso na aeronave CAS, e optava pelo UH-60 armado, para gerir bem os recursos.
E como o mundo de helicópteros militares se encontra numa fase transição, a opção UH-60 para CAS pode ser suficientemente boa para "tapar os buracos", e quem sabe, depois do UH-60 armado, poderemos ver helicópteros derivados dos SB-1 Defiant e S-97 Raider nas FA.