A liberdade de expressão

  • 3 Respostas
  • 1405 Visualizações
*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
A liberdade de expressão
« em: Novembro 01, 2004, 06:27:57 pm »
Esta liberdade fundamental tem sido muito referida últimamente, a propósito do caso Marcelo Rebelo de Sousa/TVI, mas não é só aqui que está em perigo.
Um blogger, que se distinguiu na denúncia da pedofilia, está a braços com um processo judicial de contornos ainda pouco claros, mas parece que é acusado de violação do segredo de justiça. É extraordinário como a propósito do processo "Casa Pia" haja o descaramento de acusar alguém que não teve nada a ver com o dito processo, deste crime ! É também notório a diferença de tratamento que é dada a este senhor e a que se dá aos ricos e poderosos ! Mais pormenores em:

http://doportugalprofundo.blogspot.com/

Também se soube que outro blogger de Pombal foi despedido do emprego devido ao seu blog desagradar ao presidente da Câmara...

Assim vai a liberdade de expressão em Portugal !
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Novembro 01, 2004, 07:12:44 pm »
Também aqui à tempos um comandante da PSP de Lisboa foi convidado a demitir-se depois de fazer uma acertadíssima descrição etnológica da maior fonte de problemas de criminalidade na capital...
"History is always written by who wins the war..."
 

*

fgomes

  • Perito
  • **
  • 475
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Novembro 01, 2004, 07:20:53 pm »
É a ditadura do políticamente correcto !
Até levou ao chumbo de um pretendente a commissário europeu !
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4599/-871
(sem assunto)
« Responder #3 em: Novembro 01, 2004, 09:31:06 pm »
Confesso que começo a achar a situação preocupante.
Sempre fomos, desde os primordios, um povo com uma enorme capacidade (e liberdade) para criticar.

No entanto tenho que reconhecer, que também não sabemos utilizar a liberdade convenientemente. O problema prende-se com a facilidade com que fazemos uma coisa que noutros países é considerado "crime".
Levantar falsos testemumhos.
Neste país, pode-se insultar,  mesmo no meio da rua, que a mentalidade do cidadão médio, considera isso normal.

Ora, na blogosfera, temos mais do mesmo. As pessoas acusam,  muitas vezes sem razões para o fazerem, apenas porque ouviram dizer.

As pessoas não entendem que não podem acusar ninguém de ser ladrão, apenas porque ouviram dizer.

Se alguém chegar a este fórum e me acusar de ladrão, e apresentar como prova o facto de "ter ouvido dizer que eu era ladrão" isso não dá a essa pessoa o direito de me acusar.

Acredito que muitos dos boatos que ouvimos, têm origem nessa instituição portuguesa que é o diz que diz, que ouviu que o vizinho da empregada disse, á tia do dentista da secretária do médico do politico.

Independentemente de tudo isto, a dualidade de critérios utilizada pelo sistema judicial (que do meu ponto de vista, considerando o que é públicamente conhecido, através da TV e dos jornais, está num estado de apodrecimento terminal, praticamente afogado numa viscosa e putrefacta mol de incompetência e desleixo)  é muito preocupante.

Mais uns anos desta maneira, e muitos portugueses vão começar a pensar no antigo direito romano.

Quando Roma estava em perigo, ou seja quando a nação está em perigo, é legitimo suspender as liberdades, e eleger um "Dictator".

Este é, do meu ponto de vista, o principal perigo.

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...