Equipamento a oferecer à Ucrânia

  • 1204 Respostas
  • 116742 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18294
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5949 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #600 em: Fevereiro 10, 2023, 01:33:17 pm »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5560 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #601 em: Fevereiro 11, 2023, 09:25:20 am »
https://sol.sapo.pt/artigo/791623/costa-bloqueia-tanques
Costa bloqueia tanques
Citar
Ao contrário do que foi dito por João Cravinho e Helena Carreiras, Portugal não vai mandar tanques Leopard 2 para a Ucrânia. A decisão é de António Costa e os motivos não são explicados. Trata-se de veículos de elevada complexidade tecnológica, de manutenção muito difícil, e cujas munições custam uma fortuna e escasseiam no mercado.

O chefe do Governo recusou o envio para a Ucrânia de carros de combate Leopard 2, do Exército português, mostrando-se apenas disponível para Portugal dar formação a ucranianos nesse domínio – soube o Nascer do Sol de fonte militar.

António Costa contraria, assim, as primeiras declarações de João Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, que disse que Portugal iria fornecer os Leopard à Ucrânia. Seria também esta a intenção da ministra da Defesa, Helena Carreiras, que no entanto, perante a negativa do primeiro-ministro, acabou por anunciar que a decisão seria tomada mais tarde.

As Forças Armadas desconhecem os motivos do bloqueio de António Costa, especulando-se em meios castrenses que podem ir desde a vontade de não hostilizar mais Moscovo até razões de ordem meramente orçamental, dados os custos envolvidos na operação.

Refira-se que a maioria dos 37 veículos existentes em Portugal – estacionados no campo militar de Santa Margarida – não estão operacionais por falta de peças sobressalentes. É que, apesar de terem sido adquiridos em segunda mão aos Países Baixos, pertencem à gama mais avançada de Leopard 2 (o modelo A6), sendo tecnologicamente muito complexos. Além disso, o Exército não tem nem nunca teve uma única munição real para os blindados dispararem, mas apenas munições de treino.

             

As dificuldades da manutenção

O envio de tanques Leopard 2 para ajudar a Ucrânia a resistir à invasão russa foi decidido na semana passada numa reunião do chamado grupo de Ramstein – um conjunto de meia centena de países aliados de Kiev (do qual Portugal também faz parte), que têm estado a articular formas de apoiar militarmente os ucranianos.

A deliberação foi tomada depois de Berlim, sob pressão dos aliados, ter abandonado as suas reticências ao envio dos Leopard 2, uma vez que os outros países com o mesmo tipo de blindados  careciam, contratualmente, da luz verde da Alemanha, como fabricante e proprietária da patente, para poderem reencaminhar os tanques para um país terceiro.

O Leopard 2 é considerado o carro de combate que melhor se adequa às necessidades do exército ucraniano, num momento em que se anuncia uma nova ofensiva russa em larga escala, e daí a pressão exercida por Volodymir Zelensky sobre o Ocidente para aprovar e apressar o envio.

O modelo A6, em particular, com a sua alta tecnologia, é considerado o melhor carro de combate do mundo, nomeadamente em termos de capacidade e precisão de tiro (mantém a torre de artilharia estável, mesmo com os balanços da viatura em movimento).

Mas – dizem os militares portugueses que já experimentaram o veículo – a elevada sensibilidade dos seus sistemas (que não podem estar parados, sob risco de degradação e necessidade de recarregamento energético, como acontece com os carros que estão em Santa Margarida), implica uma assistência permanente, pelo que o Leopard 2 só tem sucesso assegurado quando acompanhado de um complexo aparelho de manutenção.

 

Os motivos da resistência alemã

Terá sido essa a razão da relutância germânica em fornecer o equipamento, segundo a mesma fonte militar. «Devido às exigências que têm os Leopard 2, e ao facto de não haver em stock peças sobressalentes para a sua manutenção, estes carros de combate podem começar a parar na frente de combate ucraniana, o que irá deixar mal a Alemanha, e daí talvez a explição para a resistência alemã ao seu fornecimento» – disse a nossa fonte, e acrescentou: «Não é só Portugal. Todos os países que têm os Leopard 2 estão com o mesmo problema, até a própria Alemanha. Não há um sistema de alimentação contínua de componentes, por serem demasiado caras, e a fábrica [a alemã Krauss-Maffei Wegmann – KMW] não consegue manter-se em produção permanente, uma vez que os países com blindados Leopard [um grupo designado LEOBEN, com 18 membros, quase todos europeus] não fazem requisição regular de peças. Por vezes, a fábrica pára, e é quando o grupo LEOBEN se reúne para discutir a falta de peças que a produção é retomada, desde que as encomendas sejam em quantidade significativa».

Para o mesmo militar, a opção pela entrega dos Leopard 2 à Ucrânia representa um pesado fardo para a Alemanha, devido à cobertura que Berlim tem de fazer a toda a operação por forma a evitar o seu fracasso: «A tecnologia deste carro de combate torna-o dificilmente sustentável, a não ser em operações em que os alemães estejam diretamente envolvidos, porque levam o sistema de manutenção atrás. É preciso oficinas muito especializadas, e não sei como os alemães vão fazer tanto com as peças sobressalentes como com os equipamentos específicos. Será que os ucranianos têm técnicos capazes de fazer a manutenção (de formação muito mais demorada do que um operador do Leopard 2) ou a Alemanha terá de mandar para lá gente especializada? Ou, ainda, os carros terem de voltar a sair de território ucraniano para serem revistos? É que, se os alemães forem à Ucrânia para garantir a manutenção, isso pode ser interpretado como um novo patamar na guerra. Seja como for, os alemães ainda não sabem quanto é que tudo isto lhes vai custar. Mas só eles podem resolver a questão. Têm a faca e o queijo na mão».

 

Portugal não tem uma única munição

Provavelmente, para alimentar a intervenção dos Leopard 2 na Ucrânia, a KMW terá de reabrir em plena laboração. O mesmo acontecerá para a produção das munições para os carros de combate, que são de fabrico específico. E essa poderá constituir outra das razões para o Governo português não avançar para o fornecimento dos tanques. «Nós até podíamos oferecer quatro ou cinco carros, mas nem temos munições. São caríssimas. As mais baratas custam 10 mil euros cada. Um carro de combate na Ucrânia dispara para aí 60 tiros por dia. Agora, imagine-se 300 carros [o número pedido por Zelensky] a fazerem tiro. Quem é que produz munições? Se os 300 carros dispararem 40 munições por dia, é fazer as contas [120 milhões de euros]. Imagine-se ao ano [quase 44 mil milhões de euros]! Mesmo que sejam 100 Leopard 2, que deve ser o máximo que se vai conseguir, porque os países estão a tentar fugir de uma vergonha. Se um carro pára por avaria e não há peças, fica abandonado. E há o medo de os carros caírem nas mãos dos russos, que descobririam logo os sistemas de alta segurança de que são equipados. Lá se ia o segredo. Basicamente, pode-se dizer que são bons carros para uma parada militar».

 

Espanha manda ‘sucata’

O jornal madrileno El País, citando fontes governamentais não identificadas, diz que a Espanha enviará para a Ucrânia quatro a seis Leopard 2 A4 (de um conjunto de 200, que possui parados há mais de 20 anos). Trata-se de um modelo tecnologicamente inferior ao português (que o país vizinho também possui, mas de que não quer abrir mão), o qual é classificado pela fonte do Exército como «sucata».

Por seu turno, Lisboa mostra-se disponível para enviar mais um lote de 14 carros blindados de lagartas para transporte de tropas M113, de fabrico norte-americano, à semelhança do que já fez com o mesmo tipo de veículos na primavera passada, e que se encontram prontos a seguir viagem. Em Santa Margarida existem cerca de 135 veículos deste tipo, que não têm grandes problemas de manutenção e dispõem de motores com poucas horas de funcionamento. «Levam uma pintura e estão prontos», resume a fonte militar.

Portugal está ainda em vias de oferecer à Ucrânia oito geradores de grande capacidade para produção de energia elétrica, mais um lote de munições de 120 mm e duas toneladas de equipamento médico e sanitário (de que já seguiu parte na terça-feira por via aérea).

Quanto à formação de pessoal ucraniano por técnicos portugueses, para o uso do Leopard 2, ainda está por decidir se terá lugar em Portugal ou na Ucrânia.

Parte 2 e conclusão:

https://sol.sapo.pt/artigo/792176/costa-surpreende-militares
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #602 em: Fevereiro 11, 2023, 10:58:47 am »
Como eu tinha aqui escrito há alguns dias quanto ao fornecimento dos 2A6:

https://mil.in.ua/en/news/the-netherlands-will-not-transfer-to-ukraine-18-leopard-2a6s-rented-from-germany/

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 11, 2023, 11:00:12 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5575
  • Recebeu: 5560 vez(es)
  • Enviou: 3665 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #603 em: Fevereiro 11, 2023, 11:20:46 am »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #604 em: Fevereiro 11, 2023, 12:41:18 pm »
Como eu tinha aqui escrito há alguns dias quanto ao fornecimento dos 2A6:

https://mil.in.ua/en/news/the-netherlands-will-not-transfer-to-ukraine-18-leopard-2a6s-rented-from-germany/

Abraços

Os canadianos já entregaram 4: https://twitter.com/RCAFOperations/status/1624115694781464592

Pois já, mas segundo já li, Alemães, Holandeses, Belgas, Dinamarqueses, e até muito provavelmente, Espanhóis, optarão por adquirir os 1A5 para os fornecer aos Ucras, pois fica bem menos dispendioso e permite aos doadores, manterem a totalidade das frotas de modelos mais recentes, que possuem, ao seu serviço. 
Quanto à Suécia e à Noruega, que recentemente escolheu o 2A7, francamente, não os estou a ver doarem os str122B,C,D/2A6, mas sim optarem pelo 1A5.

Grande Abraço
« Última modificação: Fevereiro 11, 2023, 12:51:11 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 973 vez(es)
  • +4596/-871
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #605 em: Fevereiro 11, 2023, 12:51:09 pm »



A informação disponibilizada pelo semanário "nascer do Sol" está cheia de incorreções, distorçoes, invenções e mentiras.

Quase nada do que se vê na noticia é verdadeiro e grande parte só pode ser inventado.

A começar pelos 200 tanques Leopard que os espanhóis têm 200 Leopard-2A4 parados há décadas. Nunca vi tamanho disparate, e provavelmente a fonte desta patetice é o conhecido senhor Agostinho Costa (recuso-me a referi-lo como general), que numa das suas declarações à CNN-Portugal, afirmou que a Espanha tinha carros Leopard-1 em reserva.

Com este tipo de referências, só podia sair porcaria.

É falso que Portugal não tenha munição. O que provavelmente andaria mais próximo da verdade, é que tínhamos que enviar tudo o que há, e que é pouco - para fazer algum sentido enviar um só tanque.

A patetice de um tanque a disparar 40 vezes por dia durante um ano inteiro, é típica de um jornalista que antes tinha produzido uma notícia sobre venda de carne e a seguir vai noticiar um escândalo numa banda de Rock...

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20277
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #606 em: Fevereiro 11, 2023, 12:58:18 pm »
Citação de: RCAF Operations
The RCAF Operations has delivered the 4th Leopard 2 in support of 🇺🇦. Using a number of aircrew, air movements crews and the Prestwick 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿operations hub, this mission was accomplished thanks to the flexibility of #airpower and dedication for which the #RCAF is known. BZ to all!



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

goldfinger

  • Investigador
  • *****
  • 3421
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +1394/-495
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #607 em: Fevereiro 11, 2023, 08:33:08 pm »



A informação disponibilizada pelo semanário "nascer do Sol" está cheia de incorreções, distorçoes, invenções e mentiras.

Quase nada do que se vê na noticia é verdadeiro e grande parte só pode ser inventado.

A começar pelos 200 tanques Leopard que os espanhóis têm 200 Leopard-2A4 parados há décadas. Nunca vi tamanho disparate, e provavelmente a fonte desta patetice é o conhecido senhor Agostinho Costa (recuso-me a referi-lo como general), que numa das suas declarações à CNN-Portugal, afirmou que a Espanha tinha carros Leopard-1 em reserva.

Com este tipo de referências, só podia sair porcaria.

É falso que Portugal não tenha munição. O que provavelmente andaria mais próximo da verdade, é que tínhamos que enviar tudo o que há, e que é pouco - para fazer algum sentido enviar um só tanque.

A patetice de um tanque a disparar 40 vezes por dia durante um ano inteiro, é típica de um jornalista que antes tinha produzido uma notícia sobre venda de carne e a seguir vai noticiar um escândalo numa banda de Rock...

España tiene  108 Leopards 2 A4 comprados a Alemania de segunda mano. 58 almacenados y 50 en Ceuta y Melilla.

Además de 219 Leopardos 2E nuevos fabricados en España y en servicio todos en distintas unidades, mas los Buffel, de recuperación y los carros escuela.

De los 58 almacenados se están preparando un 1er lote de 6 para su envío a Ucrania, y se han preseleccionado otros 6 para un segundo lote.
A España servir hasta morir
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #608 em: Fevereiro 15, 2023, 07:05:03 pm »
Afinal Holandeses e Dinamarqueses não vão doar os Leo2A6, mas sim comprar algumas dezenas de Leo1A5 que estão armazenados na Alemanha.
Portugal deveria ter tomado decisão idêntica.

https://kyivindependent.com/news-feed/the-netherlands-and-denmark-will-not-supply-leopard-2-tanks-to-ukraine

Abraços
« Última modificação: Fevereiro 15, 2023, 07:08:54 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #609 em: Fevereiro 15, 2023, 07:24:13 pm »
Tendo em conta que os dinamarqueses só tinham A7DK e os holandeses têm o enorme número de exatamente 0 não é surpreendente

Verdade seja dita só no twitter é que o pessoal (que não sabe distinguir os A5 dos A6 e etc) é que continuava com estes rumores

Para mim sinceramente era bem claro desde o inicio que desses dois não viria nada para além de peças, apoio logístico, treino e essas coisas
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 738 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #610 em: Fevereiro 15, 2023, 07:48:31 pm »
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/termina-reuni%C3%A3o-em-bruxelas-nato-vai-refor%C3%A7ar-for%C3%A7as-a-leste/vi-AA17wm2B?cvid=a1ce18df72ac4d30c92d9a44bed3e9b8&ocid=winp2fptaskbarhover
Citar
Termina reunião em Bruxelas. NATO vai reforçar forças a leste

No final da reunião dos ministros da Defesa da NATO, esta quarta-feira, Helena Carreiras revelou que foi decidido um reforço das forças de segurança a leste para "implementar a missão da Aliança Atlântica de defesa coletiva".
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11097
  • Recebeu: 2356 vez(es)
  • Enviou: 3271 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #611 em: Fevereiro 16, 2023, 12:33:50 am »
Portugal deveria ter tomado decisão idêntica.

Só que isso custa dinheiro, o ministério das finanças prefere dar em géneros do que gastar dinheiro.
« Última modificação: Fevereiro 16, 2023, 12:34:27 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #612 em: Fevereiro 16, 2023, 04:07:22 pm »
Portugal deveria ter tomado decisão idêntica.

Só que isso custa dinheiro, o ministério das finanças prefere dar em géneros do que gastar dinheiro.

A verdade é que esses géneros tb custam dinheiro, mas é mais fácil esconder isso, "todo" o material doado pelos EUA tem estado a ser contabilizado/aprovado pois terá que ser reposto ou compensado às entidade que o perderam.
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1559
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Equipamento a oferecer à Ucrânia
« Responder #614 em: Fevereiro 16, 2023, 08:14:48 pm »
Afinal, afinal, de tantos Paises com Leo2A6 apenas dois, Portugal com 03 e Alemanha com 14, os vão doar. :-\

https://www.thedefensepost.com/2023/02/16/germany-half-battalion-tanks-ukraine/

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF