CAS/Overwatch na FAP ???

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #330 em: Novembro 23, 2022, 10:23:16 pm »
Estiveram na calha os AH-1Z, mas a ideia morreu...
CPS
 

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dc

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #331 em: Novembro 23, 2022, 10:42:09 pm »
A Fab desde a saída de serviço do 326 que usa Tucano e ST para formar pilotos para primeiro os Mirage 2000, depois os F5, A4 e Gripen. Portugal precisaria de 3 aviões porque?

Citar
O Esquadrão Joker (2°/5° GAv) atingiu a marca de 90.000 horas de voo com os A-29 Super Tucano. A operação com o monoturbo-hélice de ataque brasileiro ampliou a capacidade de treinamento de aviadores realizado pela unidade aérea, sendo uma etapa fundamental na formação dos pilotos de caça.

A chegada dos primeiros Super Tucanos ao Esquadrão Joker ocorreu em outubro de 2004, formando ao longo dos últimos dezesseis anos aproximadamente 400 pilotos da FAB, da Marinha do Brasil e de nações amigas.



https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/unidade-da-fab-completa-90000-horas-com-o-super-tucano_6054.html

Citar
Embraer developed an advanced training and support system suite called Training Operational Support System (TOSS) an integrated computational tool composed of four systems: computer-based training enabling the student to rehearse the next sortie on a computer simulation; an aviation mission planning station, which uses the three-dimensional (3D) visuals to practice planned missions and to check intervisibility between aircraft and from aircraft and other entities; a mission debriefing station employing real aircraft data to play back missions for review and analysis; and a flight simulator.[13] MPS and MDS was enhanced with MAK's 3D visualization solution to support airforces pre-existing data, including GIS, Web-based servers and a plug-in for custom terrain formats.[14]

https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB_314_Super_Tucano

Saudações

A FAB usa, além do ST, o Tucano, e ainda o bilugar do F-5, que era uma aeronave amplamente utilizada em várias forças aéreas europeias para treino avançado. A própria FAB vai lançar concurso para um novo treinador avançado a jacto, que já devem ter chegado à conclusão que a disparidade tecnológica entre o Gripen E e o ST e até mesmo o F-5, que poderia ser a alternativa, é demasiado grande. Nós, riquinhos da vida, vamos ter que manter ao serviço 3 aeronaves a hélice, no Chipmunk, TB-30 e ST, porque o ST é demasiado caro para os níveis abaixo, a quantidade nunca será suficiente, e ainda fica aquém das necessidades no que diz respeito ao treino avançado, havendo, no futuro, a necessidade de comprar ainda outro modelo de treino avançado.

Em vez disso, a escolha racional, deveria ser a compra já planeada e utilização de helicópteros para as missões em África, e a compra do mais barato e melhor para treino PC-21, que já permitia substituir substituir, em funções, o TB-30, e o TB-30 arrumava o Chipmink, ficando assim apenas 2 aeronaves a hélice em uso.

Depois é esperar para ver como a compra de armamento para os ST, poderá afectar a não-compra de armamento dos F-16. Este ainda é o mesmo país que vai comprar apenas 18 AIM-9X, e ao ter de dividir o orçamento para 2 aeronaves de combate, vai ser ainda pior.
 
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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #332 em: Novembro 23, 2022, 10:54:50 pm »
Estiveram na calha os AH-1Z, mas a ideia morreu...
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Logo AH-1Z e não AH-1W modernizados?
 

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #333 em: Novembro 23, 2022, 11:12:39 pm »
A Fab desde a saída de serviço do 326 que usa Tucano e ST para formar pilotos para primeiro os Mirage 2000, depois os F5, A4 e Gripen. Portugal precisaria de 3 aviões porque?

Citar
O Esquadrão Joker (2°/5° GAv) atingiu a marca de 90.000 horas de voo com os A-29 Super Tucano. A operação com o monoturbo-hélice de ataque brasileiro ampliou a capacidade de treinamento de aviadores realizado pela unidade aérea, sendo uma etapa fundamental na formação dos pilotos de caça.

A chegada dos primeiros Super Tucanos ao Esquadrão Joker ocorreu em outubro de 2004, formando ao longo dos últimos dezesseis anos aproximadamente 400 pilotos da FAB, da Marinha do Brasil e de nações amigas.



https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/unidade-da-fab-completa-90000-horas-com-o-super-tucano_6054.html

Citar
Embraer developed an advanced training and support system suite called Training Operational Support System (TOSS) an integrated computational tool composed of four systems: computer-based training enabling the student to rehearse the next sortie on a computer simulation; an aviation mission planning station, which uses the three-dimensional (3D) visuals to practice planned missions and to check intervisibility between aircraft and from aircraft and other entities; a mission debriefing station employing real aircraft data to play back missions for review and analysis; and a flight simulator.[13] MPS and MDS was enhanced with MAK's 3D visualization solution to support airforces pre-existing data, including GIS, Web-based servers and a plug-in for custom terrain formats.[14]

https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_EMB_314_Super_Tucano

Saudações

A FAB usa, além do ST, o Tucano, e ainda o bilugar do F-5, que era uma aeronave amplamente utilizada em várias forças aéreas europeias para treino avançado. A própria FAB vai lançar concurso para um novo treinador avançado a jacto, que já devem ter chegado à conclusão que a disparidade tecnológica entre o Gripen E e o ST e até mesmo o F-5, que poderia ser a alternativa, é demasiado grande. Nós, riquinhos da vida, vamos ter que manter ao serviço 3 aeronaves a hélice, no Chipmunk, TB-30 e ST, porque o ST é demasiado caro para os níveis abaixo, a quantidade nunca será suficiente, e ainda fica aquém das necessidades no que diz respeito ao treino avançado, havendo, no futuro, a necessidade de comprar ainda outro modelo de treino avançado.

Em vez disso, a escolha racional, deveria ser a compra já planeada e utilização de helicópteros para as missões em África, e a compra do mais barato e melhor para treino PC-21, que já permitia substituir substituir, em funções, o TB-30, e o TB-30 arrumava o Chipmink, ficando assim apenas 2 aeronaves a hélice em uso.

Depois é esperar para ver como a compra de armamento para os ST, poderá afectar a não-compra de armamento dos F-16. Este ainda é o mesmo país que vai comprar apenas 18 AIM-9X, e ao ter de dividir o orçamento para 2 aeronaves de combate, vai ser ainda pior.
O armamento do ST sempre pode ser todo o mesmo dos F-16, com exceção de gun pods, e talvez alguns rocket pods

A questão acima de tudo é se nos vamos dar ao trabalho de por Paveways e etc nos ST ou se vão só para África com as duas metralhadoras que têm tá feito
 

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #334 em: Novembro 24, 2022, 01:35:48 pm »
Ontem li um artigo que penso ser de 2021 que dizia que apesar dos ST Portugal continuaria interessado no M346. Mas não percebi se era SÓ em caso da flight school avançar.
 

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #335 em: Novembro 24, 2022, 02:24:44 pm »
Qual a diferença de preço entre o PC-21 e o ST?

Os AIM-9X são para os destacamentos de caças no Báltico, ou seja 4 F-16, para Portugal é com o cospe e siga para bingo.

"dc" a versão bilugar que mencionas é o T38...o de baixo.

« Última modificação: Novembro 24, 2022, 02:31:00 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #336 em: Novembro 24, 2022, 03:48:03 pm »
Se existe algum concurso para um jacto de treino avançado para a FAB não encontrei. Encontrei sim referências a avaliações do 345 e do 346 pela Fab.

https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3580847/comandante-da-forca-aerea-brasileira-voa-jato-m-346-master-na-italia

https://www.aereo.jor.br/2020/10/12/jatos-leonardo-m-345-e-m-346-para-a-fab/

E mesmo essas noticias não são conclusivas. Fala em Lobbys e como complemento para os Gripen, substituindo os F5 e AMX, nomeadamente com o 346 multirole (portanto não apenas para treino), que é mais barato de operar que o Gripeen. Ou seja, parece ser mais aqui a questão financeira do que de treino, embora isso seja citado ( e concursos no Brasil  basta ver o tempo que levou a aparecer o Gripen).

https://www.aereo.jor.br/2022/10/27/o-inicio-do-fim-dos-cacas-f-5-da-fab/

E como o F5B não era o T38, vários dos problemas a nível da conversão dos pilotos é abordado neste artigo:

https://www.aereo.jor.br/2009/09/27/versoes-do-amx-que-nao-decolaram/

Bem como a questão de se a FAB poder suprir a questão tecnológica com o T2, o qual nunca passou do papel.

https://www.aereo.jor.br/2008/09/16/amx-como-treinador/

Saudações

P.S. Apesar de diversos países substituírem os seu jactos de treino pelo Pc21, caso da Espanha com o aviojet, por exemplo os sauditas além do Pc21 encomendaram mais 22 System Hawk para complementar os 55 Pc21.

https://en.wikipedia.org/wiki/Pilatus_PC-21

Citar
On 23 May 2012, Saudi Arabia signed a £1.6 billion ($2.5 billion) contract for a comprehensive next-generation military pilot training system, comprising 22 BAE Systems Hawk advanced jet trainers in addition to 55 PC-21 trainers.[35][36] In early June 2014, Pilatus commenced delivery of the first six PC-21s to Saudi Arabia;[37] by the end of 2015, this had risen to 46 PC-21s delivered





« Última modificação: Novembro 24, 2022, 04:00:49 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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NVF

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #337 em: Novembro 24, 2022, 05:05:49 pm »
A versão bilugar do F-5 utilizada pela FAB é o o F-5F. Os nuestros hermanos é que utilizam o F-5B.
Talent de ne rien faire
 

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Red Baron

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #338 em: Novembro 24, 2022, 09:54:07 pm »
Ontem li um artigo que penso ser de 2021 que dizia que apesar dos ST Portugal continuaria interessado no M346. Mas não percebi se era SÓ em caso da flight school avançar.

O sonho da FAP é o M346, o problema é o custo.
 

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wyldething

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #339 em: Novembro 24, 2022, 11:06:08 pm »
Ontem li um artigo que penso ser de 2021 que dizia que apesar dos ST Portugal continuaria interessado no M346. Mas não percebi se era SÓ em caso da flight school avançar.

O sonho da FAP é o M346, o problema é o custo.

A ideia era o financiamento ser privado e pagar por hora voada
 

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dc

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #340 em: Novembro 25, 2022, 12:03:07 am »
O armamento do ST sempre pode ser todo o mesmo dos F-16, com exceção de gun pods, e talvez alguns rocket pods

A questão acima de tudo é se nos vamos dar ao trabalho de por Paveways e etc nos ST ou se vão só para África com as duas metralhadoras que têm tá feito

Sim, as Paveway que podem ser usadas pelos ST, também podem ser usadas pelo F-16. Mas agora, vais usar Paveway em COIN? Sabendo que SDB são muito mais adequadas para esse tipo de ameaças? Vais comprar uma aeronave de propósito, que custará acima de 100 milhões, para lançar o mesmo tipo de bomba que o F-16 já lança?

Não, o mais provável é, ao vir o ST, este ser armado com foguetes e as metralhadoras e pouco mais, porque o TO não exige mais que isso. Aqui deparamo-nos com o simples facto de que, este armamento, pode ser igualmente usado por um helicóptero, que por sua vez é capaz de fazer muito mais missões no TO africano.

Qual a diferença de preço entre o PC-21 e o ST?

Os AIM-9X são para os destacamentos de caças no Báltico, ou seja 4 F-16, para Portugal é com o cospe e siga para bingo.

"dc" a versão bilugar que mencionas é o T38...o de baixo.



Existem países que usam mesmo o F-5 para treino.

Pois, AIM-9X que poderão nunca vir a ser adquiridos em maior quantidade, porque vamos ter o mama recursos do ST a ter todo o protagonismo, ficando o nosso principal e único caça relegado para segundo plano.

Quanto ao PC-21 vs ST, o PC-21 supostamente custa cerca de metade, e enquanto treinador é superior ao ST. Onde o ST é superior, é como aeronave COIN, função esta que nem sequer é recorrente em Portugal para justificar a compra deste modelo, sendo mais lógico adquirir os muito mais versáteis, e em maior quantidade, helicópteros.

P.S. Apesar de diversos países substituírem os seu jactos de treino pelo Pc21, caso da Espanha com o aviojet, por exemplo os sauditas além do Pc21 encomendaram mais 22 System Hawk para complementar os 55 Pc21.

Tanta coisa, para dares um tiro no pé. Se para a Arábia Saudita o PC-21 não foi considerado suficiente para ministrar todas as etapas de treino, e portanto acharam necessário adquirir uma aeronave de treino a jacto, então o que dizer de um país que quer comprar o ST, que é inferior ao PC-21 na função de treino? Um pouco estranho não é?

Mas pronto, lá vamos nós comprar o treinador a hélice mais caro do mercado, em vez de um modelo superior para a função e mais barato, porque temos a pseudo-missão COIN, vamos ter que comprar na mesma helicópteros porque fazem falta para as restantes missões em TOs externos que o ST não cumpre, e ainda teremos que gastar mais umas centenas de milhões em treinadores a jacto para fazer o que o ST não faz.

Mas lá está, ficámos ricos, ao ponto de podermos comprar um modelo de aeronave para cada missão, e eu não sei.
 

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mafets

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #341 em: Novembro 25, 2022, 11:05:36 am »
Tanta coisa, para dares um tiro no pé. Se para a Arábia Saudita o PC-21 não foi considerado suficiente para ministrar todas as etapas de treino, e portanto acharam necessário adquirir uma aeronave de treino a jacto, então o que dizer de um país que quer comprar o ST, que é inferior ao PC-21 na função de treino? Um pouco estranho não é?

Mas pronto, lá vamos nós comprar o treinador a hélice mais caro do mercado, em vez de um modelo superior para a função e mais barato, porque temos a pseudo-missão COIN, vamos ter que comprar na mesma helicópteros porque fazem falta para as restantes missões em TOs externos que o ST não cumpre, e ainda teremos que gastar mais umas centenas de milhões em treinadores a jacto para fazer o que o ST não faz.

Mas lá está, ficámos ricos, ao ponto de podermos comprar um modelo de aeronave para cada missão, e eu não sei.
V.exma que anda para aí a apregoar as qualidades do Pc21, e que com o ST precisamos de 3 aviões, etc, etc, é confrontado com o facto de os sauditas mesmo com o PC21, que compraram só 50 unidades, precisarem de mais 22 Hawk, ou seja os mesmo 3 aviões para as etapas de instrução, e eu é que dou o tiro no pé? Então mas os Sauditas vão comprar o tal "inferior" ST para precisarem de mais 22 Hawk?  :mrgreen: Estranho? Não! O que não faltam são foristas a apregoar as qualidades dos F35, o tal que salta bocados quando ultrapassa march 1,6, do Pc21, o tal que afinal os sauditas não consideram suficiente para 2 etapas de instrução, e a criticar o ST, o tal que formou 300 pilotos na FAB, e obviamente vai continuar a formar até vir o tal jacto que não encontro o tal concurso.  ::) Já agora, cada força aérea tem doutrinas. Se houvesse menos preocupação com a balística e mais com a precepção  disso mesmo...  ;)



Saudações

P.S. Coloca lá aí online as especificações de que o ST é pior que o PC21 e mais caro. É que eu também gosto muito do T6 e do F18 e não ando a apregoar que são os melhores aviões do mundo porque me apetece.  :-P

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #342 em: Novembro 25, 2022, 11:44:04 am »
Já cá foi falado que para Portugal faz mais sentido um meio destes:


E eu concordo!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #343 em: Novembro 25, 2022, 01:12:53 pm »
Já cá foi falado que para Portugal faz mais sentido um meio destes:


E eu concordo!

X2 !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: CAS/Overwatch na FAP ???
« Responder #344 em: Novembro 25, 2022, 06:17:30 pm »
O armamento do ST sempre pode ser todo o mesmo dos F-16, com exceção de gun pods, e talvez alguns rocket pods

A questão acima de tudo é se nos vamos dar ao trabalho de por Paveways e etc nos ST ou se vão só para África com as duas metralhadoras que têm tá feito

Sim, as Paveway que podem ser usadas pelos ST, também podem ser usadas pelo F-16. Mas agora, vais usar Paveway em COIN? Sabendo que SDB são muito mais adequadas para esse tipo de ameaças? Vais comprar uma aeronave de propósito, que custará acima de 100 milhões, para lançar o mesmo tipo de bomba que o F-16 já lança?

Não, o mais provável é, ao vir o ST, este ser armado com foguetes e as metralhadoras e pouco mais, porque o TO não exige mais que isso. Aqui deparamo-nos com o simples facto de que, este armamento, pode ser igualmente usado por um helicóptero, que por sua vez é capaz de fazer muito mais missões no TO africano.



Não compraria ST em primeiro lugar, ficava pelos Blackhawks armados ao estilo do SOAR para já e um dia (no dia de São Nunca talvez) Apaches