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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: luis simoes em Junho 11, 2006, 01:47:16 am

Título: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: luis simoes em Junho 11, 2006, 01:47:16 am
Um outro desafio para as hostes façam comparações entre estas aeronaves e digam-me qual a mais adequada para entrar em serviço nos proximos anos na FAP...em substituição claro do F-16A MLU...

RAFALE........................
JAS GRIPPEN -39..........
EUROFIGHTER..............
F-16E...........................

temos que ter em conta o nosso territorio o nosso espaço Aereo e os compromissos para com a NATO não esquecendo a escassez de dinheiro tenho a minha opinião e di-la-ei ao fim destes 30 dias que aqui irá decorrer a vossa votação um abraço e respondam....
Título:
Enviado por: FinkenHeinle em Junho 11, 2006, 05:15:07 am
Acredito que o Gripen ou o F-16!
Título:
Enviado por: pedro em Junho 11, 2006, 09:11:41 am
Pois o que eu acho e que o EUROFIGHTER era melhor ai num numero de 7 e manter os f-16 MLU.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Akagi em Junho 11, 2006, 12:23:26 pm
Penso que seria o F-16E, até por uma questão de logistica
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 11, 2006, 05:39:22 pm
Citar
Penso que seria o F-16E, até por uma questão de logistica


Dizem as más linguas que foi por causa dessa linha de pensamento que nos anos 90 recebemos M60s e não Leo2...
Título:
Enviado por: Akagi em Junho 11, 2006, 05:44:44 pm
É  certo que os M-60 quando vieram para Portugal estavam já no fim de vida e de produção, coisa que não acontece actualmente com os F-16
Ainda recentemente a Italia recebeu uns dezenas deles, e há mais paises a espera de entrega destes aparelhos.
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 11, 2006, 05:53:52 pm
O F-16 é um aparelho de concepção cerca de 20 anos mais antiga que os outros.

Uma das razões apontadas pelas más-linguas para a vinda do M60 foi a continuidade logística em relação ao que operávamos ( M48A5 e veículos associados de apoio).

As outras nações europeias mais ou menos na nossa situação também vão substituir os F-16. Ah e os aparelhos italianos são temporários até haver um número suficiente de EFs.

Como a substituição só irá decorrer daqui uns bons anos (10 anos até o processo começar era ser muito optimista) até lá a plataforma F-16 vai ficar cada vez mais desactualizada em relação aos restantes.


Ah e bem vindo. :wink:
Título:
Enviado por: TOMKAT em Junho 12, 2006, 06:32:33 pm
Citação de: "Spectral"
Como a substituição só irá decorrer daqui uns bons anos (10 anos até o processo começar era ser muito optimista) ...


Spectral, novo caça para daqui a 10 anos ???
Isso não é ser optimista, está mais próximo do sonho delirante que do optimismo... :?
Título:
Enviado por: Spectral em Junho 12, 2006, 07:26:38 pm
10 anos para o processo começar, os aparelhos ainda demorariam uns bons 4 anos  chegar, ou seja só lá para 2020...
Título:
Enviado por: Sintra em Junho 12, 2006, 08:00:02 pm
Citação de: "Spectral"
10 anos para o processo começar, os aparelhos ainda demorariam uns bons 4 anos  chegar, ou seja só lá para 2020...


 Ai Spectral, se isto continua assim, os estudos começam em 2020, os aviões são encomendados para 2030, mas como entretanto o estado português demorou imenso tempo em discussões estereis (e por falta de carcanhol), quando os dois concorrentes finais, a lock Mart e a Eads, apresentam as propostas finais em 2045, descobre-se que esta ultima apresenta a melhor proposta em que o aparelho chama-se Typhoon P, mas que estranhamente não tem nada a ver com o original, tratando-se de um UCAV muito semelhante a um outro proposto recentemente neste mesmo forum por um colega lusitano. Depois de a EADS ser declarada a vencedora, a lock-mart coloca em tribunal o estado português e a concorrente porque o aparelho apresentado não tem nada a ver com o Typhoon P (baseado no famoso Typhoon 209) proposto originalmente, mas estranhamente, é muito parecido, é mesmo igual, a um outro aparelho que está a entrar ao serviço em várias forças aerea da Europa e chamado Barrakuda 214. Entretanto o estado Português ganha o litigio em Tribunal, apesar de a Lock-Mart ter razão para quem quer que tenha olhos na cara, mas entretanto passaram-se mais cinco anos. Passado pouco tempo o estado português por falta de carcanhol corta o nº de aparelhos de 3 para dois e o ministro da defesa vai ao parlamento, todo sorrisos, dizer que o seu governo acha que as Forças armadas são prioritarias e que por isso Portugal vai ter uma FAP com duas esquadras de jactos rapidos em 2065, cada uma delas equipada de um aparelho de combate de ultima geração.
Epilogo: Em 2069 o Ministro da defesa decide vender um dos dois Typhoon P AKA Barracuda 214/5 ao Paquistão por metade do seu valor e a FAP fica com duas esquadras, uma equipada com um Jacto e a outra com dois parapentes...

 Ops, se calhar devia ter colocado isto no Forum da marinha :twisted:
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 12, 2006, 08:15:39 pm
Para o pessoal que diz que o F-16 E/F é preferivel por uma questão de logistica digo já que isso não tem nada a ver, por exemplo o F-16 A/B e o F-16 AM/BM utilizam motores e diverso equipamento electronico diferente um do outro, então quando comparando o f-16 E/F penso que a unica coisa que terão em comum seja a estrutura externa :lol: .
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 12, 2006, 08:19:12 pm
Para mim por uma questão de logistica ajuda é ter só um tipo de caça, agora ter Eurofighters e F-16 é que não ajuda nada a esta ideia.
Título:
Enviado por: Leonidas em Junho 12, 2006, 11:32:19 pm
Saudações guerreiras

Estimado Luís Simões, por favor não me leve a mal e também não quero ser chato nem indelicado. Talvez não se tenha apercebido, mas este tópico é o “desdobramento” de um outro aqui mesmo ao lado o “ Avião de combate do Futuro”. É aí que tentamos dar a conhecer qual a melhor opção para Portugal.

Acontece que palavra poxa palavra e acabamos por acrescentar coisas que saiem um pouco fora do ãmbito do tópico. Mas no fundo estamos a esgrimar argumentos entre os melhores construtores aeronáticos que o planeta tem. Isto tudo sempre na amena e amigável cavaqueira, claro.
Não se esqueçam dos amendoins.  :D

Atenção a este pormenor dentro da medida do possivel:
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3925 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3925)
e
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3528 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3528)

Muito obrigado

Cumprimento
Título: resposta ao meu tópico
Enviado por: luis simoes em Junho 14, 2006, 12:54:12 am
Decerto que não levo a mal acima de tudo o meu tópico inclui 4 aeronaves destintas  agradeço a atenção mas o meu assunto em nada diz respeito ao que outro tópico demonstra o primeiro  não tem escolhas e o meu pelo contrário dá 4 opções diferentes todas têm potencial para que num futuro proximo possam equipar a nossa FAP sem mais saudações...
Título:
Enviado por: carlovich em Junho 15, 2006, 08:02:48 am
Creo que el mejor caza para Portugal sería el EFA o , en su defecto el Grippen.

El F16 es un diseño antiguo (aunque esté modernizado M) y tiene una importante carencia, solo dispone de 1 solo motor y eso es un problema si quieres hacer vuelos sobre el mar (hacia azores, madeira, etc).

El Rafale es bueno pero está fabricado bajo estandares franceses por lo que no se puede utilizar armamento USA o de otro pais que no sea Francia (por eso no se ha exportado todavía).

El JAS Grippen es buena opción ya que es barato respecto al EFA pero también tiene 1 solo motor.Creo que el fallo es que es un avión diseñado para ambientes frios y no se como se comportaría en el sur de Europa.

Y por fin el EFA sería buena opción ya que dispone de 2 motores, la electrónica es nueva (aunque se lleve desarrollando desde hace años), y es capaz de disparar todo lo que hay en los arsenales de los 4 paises que lo han diseñado.Lo malo es que s el más caro de los 4.
Título:
Enviado por: old em Junho 15, 2006, 09:51:25 am
Citação de: "Hélder"
Para mim por uma questão de logistica ajuda é ter só um tipo de caça, agora ter Eurofighters e F-16 é que não ajuda nada a esta ideia.




Opino que en el futuro la FAP estudiara EFAs ou F35s en un numero alrededor de las 30 unidades
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: old em Junho 15, 2006, 11:45:36 am
Citação de: "luis simoes"
Um outro desafio para as hostes façam comparações entre estas aeronaves e digam-me qual a mais adequada para entrar em serviço nos proximos anos na FAP...em substituição claro do F-16A MLU...

RAFALE........................
JAS GRIPPEN -39..........
EUROFIGHTER..............
F-16E...........................

temos que ter em conta o nosso territorio o nosso espaço Aereo e os compromissos para com a NATO não esquecendo a escassez de dinheiro tenho a minha opinião e di-la-ei ao fim destes 30 dias que aqui irá decorrer a vossa votação um abraço e respondam....



RAFALE........................
JAS GRIPPEN -39..........
EUROFIGHTER..............
F-16E...........................


Rafale:

Soberbia aeronave francesa pero inferior en prestaciones  a su competidor EFA  con menos respaldo economico y tecnico y menos unidades lo cual encarecera el producto. Perfecta para Francia porque garantiza su independencia total..
pero para la ¿FAP? No veo a este bicho en la FAP

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcasusbelli.iespana.es%2Faire%2Frafale3.jpg&hash=d3f8828967679c25fe33bf9508e8ecfc)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.math.univ-montp2.fr%2F%7Emohamadi%2Fdasilvaweb%2Frafale.jpg&hash=634aa0861d8a05a3828116178c836355)

JAS GRIPPEN 39

Mas barato que un Rafale o Efa y mas moderno y con mas capacidad de crecimiento que un F16, quiza sea la aeronave perfecta para la FAP en cuestion de costos economicos.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.danshistory.com%2Fgripen.jpg&hash=bd1566dc75fd2cf2574f4343e78ea349)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalaircraft.org%2Fphotos%2Fplanephotos%2Fsaab39_1.jpg&hash=17a75f90c7a999fb49fd8dd6c4d37a24)


EUROFIGTHER:

RCS reducido, supercrucero, supermaiobrabilidad, integracion piloto aeronave etc etc etc. Detras del F22 el mejor caza del mundo (dicen) a cambio de unos 136 M€ todo incluido.
Portugal podria sacar alguna contrapartida industria    :?:




(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.subirimagenes.com%2Fimagenes%2F120651highres20060400109an.jpg&hash=5f8a01c1aca35257f885058172e803ba)


F16

Por mucha actualizacion que lleve es un diseño antiguo y quedara atras del resto de competidores sin remedio. Es una buena solucion en los Block 50/52 ysobre todo la version E pero en 15 años se quedaria obsoleto y se cerrarian sus lineas de produccion.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fupload.wikimedia.org%2Fwikipedia%2Fcommons%2Fthumb%2F6%2F66%2FF-16_Fighting_Falcon.jpg%2F800px-F-16_Fighting_Falcon.jpg&hash=5c03600f088f0739a55a6678c0861eaf)


No lo veo en la FAP
Título: qual a aeronave mais adequada para a futura FAP resposta
Enviado por: luis simoes em Julho 13, 2006, 03:33:33 pm
COMO TAL TRINTA DIAS PASSARAM A MINHA OPINIÃO DIVIDIU MUITA GENTE O QUE É MUITO BOM TODAS AS AERONAVES QUE PROPUS TODAS SÃO OPTIMAS E BELISSIMAS MAS POR UMA QUESTÃO DE MODERNIZAÇÃO  EU OPTAVA PELO EUROFIGHTER DECERTO, MAS   SENDO ESTE CARO MANTERIA A ESCOLHA NO F-16E...MUITO OBRIGADO PODEM COMENTAR...
Título: Re: qual a aeronave mais adequada para a futura FAP resposta
Enviado por: Marauder em Julho 13, 2006, 04:22:27 pm
Citação de: "luis simoes"
COMO TAL TRINTA DIAS PASSARAM A MINHA OPINIÃO DIVIDIU MUITA GENTE O QUE É MUITO BOM TODAS AS AERONAVES QUE PROPUS TODAS SÃO OPTIMAS E BELISSIMAS MAS POR UMA QUESTÃO DE MODERNIZAÇÃO  EU OPTAVA PELO EUROFIGHTER DECERTO, MAS   SENDO ESTE CARO MANTERIA A ESCOLHA NO F-16E...MUITO OBRIGADO PODEM COMENTAR...


Não era é preciso "gritar"..que até assusta ao ler o post..

Qualquer uma das aeronaves penso que serviria bem Portugal ou qualquer país..
Título:
Enviado por: antoninho em Julho 13, 2006, 06:51:19 pm
carlovich escreveu:
El JAS Grippen es buena opción ya que es barato respecto al EFA pero también tiene 1 solo motor.Creo que el fallo es que es un avión diseñado para ambientes frios y no se como se comportaría en el sur de Europa.


Os sul-africanos devem ter os deles como....?????

por mim venham eles quanto mais rápido melhor(cá no burgo rápido significa 25 anos)
Título:
Enviado por: Luso em Julho 15, 2006, 05:33:24 pm
de

http://www.defense-aerospace.com/dae/ar ... July06.pdf (http://www.defense-aerospace.com/dae/articles/communiques/FighterCostFinalJuly06.pdf)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv249%2FLuso308%2Fe66c1baa.jpg&hash=578d66f96327f9a96f3f07a0440ee688)

 :shock:  :shock:
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 15, 2006, 08:10:35 pm
Ora aí está uma tabela interessante Luso.

Entretanto, no meu e-mail tenho uma notícia (eventualmente vou postar totil notícias daqui a umas semanas quando estiver mais liberto) a referir que o F-35 está bastante nivelado com o Gripen, Typhoon e Rafale, só ganhando num aspecto.....a assinatura no radar é mais reduzida que estes aviões europeus, e como no combate aéreo os segundos definem quem ganha e quem perde, o facto do JSF detectar os outros mais cedo que estes o JSF, torna o JSF num caça melhor..


   No entanto...como Portugal tem que se conformar com os recursos que tem...que venham então os Gripen..eu não me importo ys7x9
Título:
Enviado por: pedro em Julho 15, 2006, 11:31:10 pm
E quantos gripen e que seriam precisos para FAP.
E que contrapartidas poderiamos receber?
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Julho 16, 2006, 12:48:25 am
Citação de: "pedro"
E que contrapartidas poderiamos receber


Suecas, muitas suecas.................. :mrgreen:
Agora a sério:
Na minha modesta opinião, o  ideal era o JSF, mas como verba não é coisa em abundância cá no burgo uns Gripens surplus suecos seriam uma escolha racional tendo em vista os custos económicos. Mas o Gripen tem um só motor, e parece-me que isso é uma desvantagem...................alguém com maiores conhecimentos técnicos que explique
Título:
Enviado por: pedro em Julho 16, 2006, 11:13:36 am
Todos queriamos o melhor mas nao ha dinheiro :cry:
Cumprimentos
Título:
Enviado por: pedro em Julho 16, 2006, 11:24:28 am
Caro Bravo Two Zero eu estive a pensar e secalhar eles os da saab poderiam fazer alteracoes para uma possivel versao para Portugal.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Yosy em Julho 16, 2006, 01:31:16 pm
Citação de: "Marauder"
Ora aí está uma tabela interessante Luso.

Entretanto, no meu e-mail tenho uma notícia (eventualmente vou postar totil notícias daqui a umas semanas quando estiver mais liberto) a referir que o F-35 está bastante nivelado com o Gripen, Typhoon e Rafale, só ganhando num aspecto.....a assinatura no radar é mais reduzida que estes aviões europeus, e como no combate aéreo os segundos definem quem ganha e quem perde, o facto do JSF detectar os outros mais cedo que estes o JSF, torna o JSF num caça melhor..


Isso é bastante importante: a maioria dos pilotos abatidos nem sabiam que estavam a ser "caçados".
Título:
Enviado por: aero em Julho 16, 2006, 07:48:36 pm
O F-16 tb só tem um motor. :roll:
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 16, 2006, 08:25:53 pm
E o F-35 também.
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 10:14:33 am
Ò malta

 Expliquem-me lá (como se eu fosse muito burro :evil: ) e será uma plataforma perfeitamente actual (MLU dependente, claro está) até, mais coisa menos coisa, 2020/2025, para gastar uma pipa de massa e substituir por um aparelho (Gripen) em segunda mão em que as vantagens operacionais do mesmo não são (como dizem os bifes) "nothing to write home about"... Eu próprio na BRINCADEIRA já sugeri num tópico anterior ir-se agarrar estes aparelhos Suecos, mas era uma brincadeira, ou então um caso de urgência absoluta. Tirando uma ameaça de declaração de guerra por parte dos Espanhois, ou descobrir-se uma avaria gravissima na frota de Vipers, não creio existir qualquer razão para se ir buscar os Gripen à Flygvapnet...
 Espera aí, ninguém está a sugerir a sério encomendar-se Gripens para substituir os Viper lá para 2020/2025 :shock:  :shock:  O aparelho entrou ao serviço em 1994, qualquer coisa que venha a substituir o Viper estará ao serviço da FAP até... 2050  

 Cumprimentos
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 11:06:31 am
Citação de: "Sintra"
Ò malta

 Expliquem-me lá (como se eu fosse muito burro :evil: ) e será uma plataforma perfeitamente actual (MLU dependente, claro está) até, mais coisa menos coisa, 2020/2025, para gastar uma pipa de massa e substituir por um aparelho (Gripen) em segunda mão em que as vantagens operacionais do mesmo não são (como dizem os bifes) "nothing to write home about"... Eu próprio na BRINCADEIRA já sugeri num tópico anterior ir-se agarrar estes aparelhos Suecos, mas era uma brincadeira, ou então um caso de urgência absoluta. Tirando uma ameaça de declaração de guerra por parte dos Espanhois, ou descobrir-se uma avaria gravissima na frota de Vipers, não creio existir qualquer razão para se ir buscar os Gripen à Flygvapnet...
 Espera aí, ninguém está a sugerir a sério encomendar-se Gripens para substituir os Viper lá para 2020/2025 :shock:  :shock:  O aparelho entrou ao serviço em 1994, qualquer coisa que venha a substituir o Viper estará ao serviço da FAP até... 2050


Muito muito resumidamente....o Gripen não se compara ao F-16MLU. Por alguma coisa o Gripen engloba a lista dos chamados caças de 4ª geração e o F-16MLU não...e por exemplo..os americanos também tencionam ter o F-35 e F-22 até 2050..

Um F-16 super "kitado" não equivale a um avião com uma estrutura tecnológica superior..enquanto que o Gripen tem uma margem de manobra imensa para futuras actualizações (considere como se fosse o F-16 em 1980..), já o F-16 penso que não ultrapassará o F-16E..

Custa fazer essa mudança..mas não é por haver essa "resistência à mudança" que esta não deve ser feita..

Pelo menos isto é a minha opinião..
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 11:07:01 am
Editado...mensagem repetida...raios parta esta internet..

Alguém pode apagar as mensagens repetidas?
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 01:51:17 pm
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Sintra"
Ò malta

 Expliquem-me lá (como se eu fosse muito burro :evil: ) e será uma plataforma perfeitamente actual (MLU dependente, claro está) até, mais coisa menos coisa, 2020/2025, para gastar uma pipa de massa e substituir por um aparelho (Gripen) em segunda mão em que as vantagens operacionais do mesmo não são (como dizem os bifes) "nothing to write home about"... Eu próprio na BRINCADEIRA já sugeri num tópico anterior ir-se agarrar estes aparelhos Suecos, mas era uma brincadeira, ou então um caso de urgência absoluta. Tirando uma ameaça de declaração de guerra por parte dos Espanhois, ou descobrir-se uma avaria gravissima na frota de Vipers, não creio existir qualquer razão para se ir buscar os Gripen à Flygvapnet...
 Espera aí, ninguém está a sugerir a sério encomendar-se Gripens para substituir os Viper lá para 2020/2025 :shock:  :shock:  O aparelho entrou ao serviço em 1994, qualquer coisa que venha a substituir o Viper estará ao serviço da FAP até... 2050

Muito muito resumidamente....o Gripen não se compara ao F-16MLU. Por alguma coisa o Gripen engloba a lista dos chamados caças de 4ª geração e o F-16MLU não...e por exemplo..os americanos também tencionam ter o F-35 e F-22 até 2050..

Um F-16 super "kitado" não equivale a um avião com uma estrutura tecnológica superior..enquanto que o Gripen tem uma margem de manobra imensa para futuras actualizações (considere como se fosse o F-16 em 1980..), já o F-16 penso que não ultrapassará o F-16E..

Custa fazer essa mudança..mas não é por haver essa "resistência à mudança" que esta não deve ser feita..

Pelo menos isto é a minha opinião..


 Bom, não existe qualquer comparação entre um F22 ou mesmo o projectado F35 (estamos a falar de uma platafoma LO do tamanho de um Phantom para o lightning e ainda maior para o Raptor) e um Gripen, seja de que forma olharmos, este ultimo será sempre muitissimo mais próximo de um F16MLU, e em muitas coisas o aparelho Sueco será claramente inferior a um block60...
 Não basta chamarmos ao Gripen "aparelho de 4ª geração" para este ser comparável a um F35...
 Quanto a um F16 super kitado não equivaler a um aparelho com uma estrutura tecnológica superior, bom, até concordaria se em vez de Gripen estivesse lá escrito Typhoon ou lightningII. Em termos de performances dinâmicas o F16 MLU e o Gripen são mais coisa menos coisa idênticos, em termos de capacidade ar-ar o Gripen apresenta alguma vantagem mas o Viper não deixa de ser competitivo, em termos de ataque ao solo, o Viper é capaz de levar mais e mais longe que o aparelho Sueco. Portanto não existe uma diferença radical de capacidades. Substituir a plataforma actual da FAP que é moderna, que é conhecida, em que a estrutura logistica já está no terreno, em que os pilotos estão treinados e que ainda por cima é completamente "NATO compliant" por uma que não é nada disto parece-me ser atirar dinheiro ao caixote do lixo, dinheiro esse que é muito, mas muito escasso.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 02:14:09 pm
Citação de: "Sintra"

 Bom, não existe qualquer comparação entre um F22 ou mesmo o projectado F35 (estamos a falar de uma platafoma LO do tamanho de um Phantom para o lightning e ainda maior para o Raptor) e um Gripen, seja de que forma olharmos, este ultimo será sempre muitissimo mais próximo de um F16MLU, e em muitas coisas o aparelho Sueco será claramente inferior a um block60...
 Não basta chamarmos ao Gripen "aparelho de 4ª geração" para este ser comparável a um F35...
 Quanto a um F16 super kitado não equivaler a um aparelho com uma estrutura tecnológica superior, bom, até concordaria se em vez de Gripen estivesse lá escrito Typhoon ou lightningII. Em termos de performances dinâmicas o F16 MLU e o Gripen são mais coisa menos coisa idênticos, em termos de capacidade ar-ar o Gripen apresenta alguma vantagem mas o Viper não deixa de ser competitivo, em termos de ataque ao solo, o Viper é capaz de levar mais e mais longe que o aparelho Sueco. Portanto não existe uma diferença radical de capacidades. Substituir a plataforma actual da FAP que é moderna, que é conhecida, em que a estrutura logistica já está no terreno, em que os pilotos estão treinados e que ainda por cima é completamente "NATO compliant" por uma que não é nada disto parece-me ser atirar dinheiro ao caixote do lixo, dinheiro esse que é muito, mas muito escasso.

Citação de: "Marauder"
Ora aí está uma tabela interessante Luso.

Entretanto, no meu e-mail tenho uma notícia (eventualmente vou postar totil notícias daqui a umas semanas quando estiver mais liberto) a referir que o F-35 está bastante nivelado com o Gripen, Typhoon e Rafale, só ganhando num aspecto.....a assinatura no radar é mais reduzida que estes aviões europeus, e como no combate aéreo os segundos definem quem ganha e quem perde, o facto do JSF detectar os outros mais cedo que estes o JSF, torna o JSF num caça melhor..


   No entanto...como Portugal tem que se conformar com os recursos que tem...que venham então os Gripen..eu não me importo ys7x9


É normal...o Gripen é um projecto de caça...somente agora se está a desenvolver o ataque ao solo...tal como o MLU é um desenvolvimento do F-16A
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 17, 2006, 02:26:17 pm
Pelo que sei em termos de performances a única aeronave verdadeiramente revolucionária é o F-22 Raptor porque todos os outros não o são , o Eurofighter e o Rafale são iguais ou um pouco melhores que os F-15 Americanos e o F-35 já li algures que em é em practicamente tudo idêntico a um F-16 mas com duas grandes diferenças, é stealth e possui capacidade de aterrar e levantar na vertical, mas em termos de alcance, altitude máxima, quantidade de armamento, etc, é idêntico ao F-16.
Mas para mim é claro que o actual Gripen que está ao serviço da Suécia não serve para Portugal, ia dar ao mesmo que os F-16 ADF (Air Defence Fighter) que recebemos nos anos 90 só que com aviónicos recentes mas no resto não sei em que é superior, agora quando se fala de uma versão do Gripen com maior alcance, com capacidade de levar muito armamento e capaz de ataque ao-solo, como a que planeam concorrer para substituir os F-16 MLU da Noruega e da Dinamarca já é outra história, já que o Gripen é uma aeronave recente e ainda pode evoluir muito (MLU) mas o F-16 já foi evoluido até à exaustão.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 02:27:11 pm
Ok ok...vou então meter a info que tenho..para as comadres se entenderem..

Citar
F-35 Versus European Competition

July 14, 2006

The F-35 (recently named the Lightning II) is due to enter service soon. While the F-22 is widely seen as the ultimate air-to-air machine, the F-35 is described as a multi-role aircraft. How does the F-35 compare in the air-to-air mission against likely competitors like the French Rafale, the Swedish Gripen, and the multi-national Eurofighter? The Rafale, Gripen, and Eurofighter are all in service or expected to enter service in 2006. All of them boast some of the best electronics suites ever to appear in combat aircraft. All have top speeds approaching 2,000 kilometers an hour. All three aircraft carry excellent beyond-visual-range missiles (like the Mica, AMRAAM, and Meteor). All are highly maneuverable. But will they be better than the F-35 in a fight? The answer, surprisingly, is probably not. The F-35 has one big advantage over these three fighters from Europe. Its radar signature is very small – as is the case with the F-117 and F-22. Given that its speed is comparable to the European jets, and its AESA radar is at least as good as the European systems, this "invisibility" is a decisive advantage. The best weapons in the world are useless if they cannot see their targets. The F-35 will be able to see the Rafale, Gripen, and Eurofighter long before it can be seen itself. The first rule of air combat may be "speed is life", but the second rule is "lose the sight, lose the fight". In the 21st century, sight includes radar. It is very likely that the only warning the F-35 may give of its presence will be when its radar has locked on to one of the European fighters. By that point, the F-35 is already close to launching its AMRAAMs. This is probably the major reason for the United States Air Force's future dominance of the air. Even its second-best fighter will probably be able to best the front-line designs of other western nations in a "paper" fight based on specifications and capabilities. When the level of training American pilots get is added to the mix, the F-35's advantage becomes staggering. One other factor to consider is that the United States Air Force plans to have 1,763 F-35s on inventory (the Marine Corps and Navy variants would add another 780 F-35s to the mix). If the Rafale is built to a planned force level of 292, and the Saudi order for the Eurofighter goes through, the combined Gripen, Rafale, and Eurofighter production runs will total 1,262, meaning there will be two F-35s for every one of the advanced European fighters. – Harold C. Hutchison (http://www.strategypage.com/htmw/htairf ... 60714.aspx (http://www.strategypage.com/htmw/htairfo/articles/20060714.aspx)

Caro Sintra..eu não sou a pessoa mais indicada para falar das tecnologias de Gripen, Eurofighter..whatever..(tinha 1 livro acerca deles à uns meses, mas agora está em Portugal..lalalal)...mas deve existir algum motivo porque o Gripen é considerado um caça de 4ª geração..

Aliás..se formos a http://www.airforce-technology.com/projects/ (http://www.airforce-technology.com/projects/) deve ajudar a perceber o porquê..
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 17, 2006, 02:44:36 pm
Concordo que em termos de andarmos a combater uns contra os outros são as aeronaves furtivas que vencem mas como aqui somos todos amigos :lol:  (NATO) parece-me que o Gripen é a melhor aeronave em termos de custo-qualidade.

http://www.strategypage.com/htmw/htairf ... 60329.aspx (http://www.strategypage.com/htmw/htairfo/articles/20060329.aspx)
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 03:29:10 pm
Citação de: "Marauder"
Ok ok...vou então meter a info que tenho..para as comadres se entenderem..

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F-35 Versus European Competition

July 14, 2006

The F-35 (recently named the Lightning II) is due to enter service soon. While the F-22 is widely seen as the ultimate air-to-air machine, the F-35 is described as a multi-role aircraft. How does the F-35 compare in the air-to-air mission against likely competitors like the French Rafale, the Swedish Gripen, and the multi-national Eurofighter? The Rafale, Gripen, and Eurofighter are all in service or expected to enter service in 2006. All of them boast some of the best electronics suites ever to appear in combat aircraft. All have top speeds approaching 2,000 kilometers an hour. All three aircraft carry excellent beyond-visual-range missiles (like the Mica, AMRAAM, and Meteor). All are highly maneuverable. But will they be better than the F-35 in a fight? The answer, surprisingly, is probably not. The F-35 has one big advantage over these three fighters from Europe. Its radar signature is very small – as is the case with the F-117 and F-22. Given that its speed is comparable to the European jets, and its AESA radar is at least as good as the European systems, this "invisibility" is a decisive advantage. The best weapons in the world are useless if they cannot see their targets. The F-35 will be able to see the Rafale, Gripen, and Eurofighter long before it can be seen itself. The first rule of air combat may be "speed is life", but the second rule is "lose the sight, lose the fight". In the 21st century, sight includes radar. It is very likely that the only warning the F-35 may give of its presence will be when its radar has locked on to one of the European fighters. By that point, the F-35 is already close to launching its AMRAAMs. This is probably the major reason for the United States Air Force's future dominance of the air. Even its second-best fighter will probably be able to best the front-line designs of other western nations in a "paper" fight based on specifications and capabilities. When the level of training American pilots get is added to the mix, the F-35's advantage becomes staggering. One other factor to consider is that the United States Air Force plans to have 1,763 F-35s on inventory (the Marine Corps and Navy variants would add another 780 F-35s to the mix). If the Rafale is built to a planned force level of 292, and the Saudi order for the Eurofighter goes through, the combined Gripen, Rafale, and Eurofighter production runs will total 1,262, meaning there will be two F-35s for every one of the advanced European fighters. – Harold C. Hutchison (http://www.strategypage.com/htmw/htairf ... 60714.aspx (http://www.strategypage.com/htmw/htairfo/articles/20060714.aspx)

Caro Sintra..eu não sou a pessoa mais indicada para falar das tecnologias de Gripen, Eurofighter..whatever..(tinha 1 livro acerca deles à uns meses, mas agora está em Portugal..lalalal)...mas deve existir algum motivo porque o Gripen é considerado um caça de 4ª geração..

Aliás..se formos a http://www.airforce-technology.com/projects/ (http://www.airforce-technology.com/projects/) deve ajudar a perceber o porquê..


 Jesus a Strategy Page :D

E que tal se esperarmos por 2017, quando a RAF e a AMI tiverem os seus primeiros esquadrões de f35 com IOC?- Nessa altura vamos poder ver os Tiffie block20/25 e o lightning (que nome  ) em acção, antes disso parece-me um pouco prematuro...
Quanto ao senhor que escreveu este artigo, haroldc.hutchison, é o mesmo que recentemente colocou a Arabia Saudita a comprar RAFALES... Os artigos do senhor em questão, são, digamos que parciais (ele define-se a si proprio como conservador e patriota  ) e por vezes mais valia ele estar quieto pois não é raro o tipo escrever erros factuais, o Australiano Carlo Koop parece um modelo de imparcialidade em comparação (e o homem escreve cada uma que não lembra ao diabo). Se quiserem o "contraditório"  vão Google e escrevam "Jon Lake", o homem é jornalista (AFM, Janes, etc à 22 anos) e diz do F35 o que os Judeus não dizem do toucinho.
Pessoalmente jogo na prudência em relação a este assunto

Cumprimentos

ps- O problema do Gripen em relação ao ar-solo não é o desenvolvimento operacional, é o tamanho, por muito excepcional que a plataforma seja, aquilo não chega a ter 2/3 do tamanho de um Viper, tem alcance pequenino, se lhes aumenta grandemente a quantidade de combustivel com uma data de "excrecências", o RCS e o as caracteristicas de vôo sofrem
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 03:56:53 pm
Citação de: "Sintra"
ps- O problema do Gripen em relação ao ar-solo não é o desenvolvimento operacional, é o tamanho, por muito excepcional que a plataforma seja, aquilo não chega a ter 2/3 do tamanho de um Viper, tem alcance pequenino, se lhes aumenta grandemente a quantidade de combustivel com uma data de "excrecências", o RCS e o as caracteristicas de vôo sofrem


Erg..ultima vez que li algo a falar do tamanho, dizia que era um factor POSITIVO tornando a detecção do Gripen mais dificil...talvez porque dá uma assinatura no radar mais pequena..no entanto aparentemente o F-35 dá menos..

O alcance é pequeno?

Mas...que dados é que tens?...não te deves estar a referir ao alcance do F-16..em versão ferry....3.200km.......é que o combat radious é de apenas 550km.. [para F-16C block 30]

Já o Gripen é de 1.200km..até superior...combat radious..

O F-35 é apenas 1.000km (presumo que seja combat radious).

Isto tudo segundo o wikipédia  :lol: )e nas caracteristicas de voo já não posso me pronunciar...mas penso que todos sofrem com isso..a intensidade é que pode variar..
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 04:59:10 pm
Citação de: "Marauder"
Citação de: "Sintra"
ps- O problema do Gripen em relação ao ar-solo não é o desenvolvimento operacional, é o tamanho, por muito excepcional que a plataforma seja, aquilo não chega a ter 2/3 do tamanho de um Viper, tem alcance pequenino, se lhes aumenta grandemente a quantidade de combustivel com uma data de "excrecências", o RCS e o as caracteristicas de vôo sofrem

Erg..ultima vez que li algo a falar do tamanho, dizia que era um factor POSITIVO tornando a detecção do Gripen mais dificil...talvez porque dá uma assinatura no radar mais pequena..no entanto aparentemente o F-35 dá menos..

O alcance é pequeno?

Mas...que dados é que tens?...não te deves estar a referir ao alcance do F-16..em versão ferry....3.200km.......é que o combat radious é de apenas 550km.. [para F-16C block 30]

Já o Gripen é de 1.200km..até superior...combat radious..

O F-35 é apenas 1.000km (presumo que seja combat radious).

Isto tudo segundo o wikipédia  :lol: )e nas caracteristicas de voo já não posso me pronunciar...mas penso que todos sofrem com isso..a intensidade é que pode variar..


 Antes de mais eu não estou a dizer que o Gripen é um mau aparelho, ou sequer inferior ao F16, o que eu indiquei é que as vantagens em ar-ar não são nada do outro mundo (o Viper continua competitivo) e é claramente inferior em capacidade de carga/ distância percorrida por missão :wink:
 Os valores de "combat radius" têm de incluir algumas coisas, como o combustível que o avião leva (50% dos depósitos internos, 100%, depósitos externos, etc), peso total da missão (armas, etc), perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc :wink:
 
 Se eu não me engano os dados que apresentou vieram da Aeroflight (ou então da Wikipedia, que os foi buscar à Aeroflight), estou correcto?- Os dados da Aeroflight indicam que para o radius que menciona o F16 voa apenas com 6 armas de 1000 libras cada, enquanto para os 1200 km´s do Gripen fala em "typical stores load and external fuel"  :wink: ) do Gripen será, segundo a SAAB, 1/3 do do Viper, que como indicou é uma senhora vantagem, o que eu me estava a referir é que aquelas novas versões xpto aumentaram de tamanho, aumentaram de peso e isso tem consequências ao nivel do RCS e das caracteristicas de vôo, mas isto acontece a todos.

 Para resumir isto, o Gripen é uma maquina mais recente, mais pequena com as vantagens e desvantagens que isso traz, mas é um aparelho claramente na mesma categoria de performances que o F16, o que é um MAGNÍFICO testemunho das capacidades da malta da SAAB, conseguiram construir um caça leve com um alcance razoável e com uns DENTES do tamanho de um aparelho varias vezes maior.
 O meu ponto é o seguinte, não vamos gastar dinheiro numa plataforma directamente comparável  com o que nós já cá temos, vamos esperar lá para 2020 antes de trocar de caça e nessa altura duvido que a FAP esteja particularmente interessada numa plataforma que entrou ao serviço 26 anos antes, mas isto é a minha opinião, claro que posso estar errado :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 17, 2006, 05:25:32 pm
Os nossos F-16 A/B também vieram em 1994, isto é, 20 anos depois de aparecer o F-16 A/B.
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 05:36:12 pm
Citação de: "Sintra"

 Se eu não me engano os dados que apresentou vieram da Aeroflight (ou então da Wikipedia, que os foi buscar à Aeroflight), estou correcto?- Os dados da Aeroflight indicam que para o radius que menciona o F16 voa apenas com 6 armas de 1000 libras cada, enquanto para os 1200 km´s do Gripen fala em "typical stores load and external fuel"  :wink:

Range: Combat radius of action with air-to-surface and enhanced self-defence weapons: >1200km (>650Nm) (500 mi)
http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_39_Gripen (http://en.wikipedia.org/wiki/Saab_39_Gripen)

Mas pronto..é wikipédia.

Mas que se compre Gripen e com o dinheiro que se poupe se compre 1 reabastecedor aéreo :wink:

Penso que o Raptor será sempre demasiado caro para o nosso bolso..mas se os EUA nos quiserem oferecer alguns no futuro a gente não se queixe.

Já em 2020...bem..em 2020..eu cá estarei (espero eu) para dar a minha opinião..de certeza que haverá outros aviões por onde escolher...pode ser que o F-35 já esteja a preços de pechinça..
Título:
Enviado por: Luso em Julho 17, 2006, 05:39:01 pm
Citação de: "Sintra"
perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc :wink:

Desculpem, mas não resisti...
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 17, 2006, 05:41:07 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "Sintra"
perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc :wink:

Desculpem, mas não resisti...


 :jok:  :Bajular:  :mrgreen:
Título:
Enviado por: Marauder em Julho 17, 2006, 05:42:54 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "Sintra"
perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc :wink:

Desculpem, mas não resisti...
:toto: ...

Esse sim é que é mesmo stealth..nunca se vê..
Título:
Enviado por: antoninho em Julho 17, 2006, 07:14:26 pm
Mas sente-se..... no bolso, na hora das compras....
Agora a sério para mim venha o sueco com umas suecas mecanicas afim de evitar broncas nas ogma.....é que jogar à sueca é com os PORTUGAS, ou seja, NÃO VAI HAVER BARRACA....


http://www.aeroflight.co.uk/types/swede ... gripen.htm (http://www.aeroflight.co.uk/types/sweden/saab/jas_39/gripen.htm)
Título:
Enviado por: Lightning em Julho 17, 2006, 07:55:11 pm
Olhas aí as Suecas :lol: ...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnaoencheosaco.blogs.sapo.pt%2Farquivo%2Fsueca.jpg&hash=f224c3e096d728816d664ba1c88e9079)

...só falta os Gripen...
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 08:33:40 pm
Citação de: "Luso"
Citação de: "Sintra"
perfil da missão (HI-HI-HI, HI-LO-HI, LO-LO-LO), etc, etc, etc :wink:

Desculpem, mas não resisti...




BBBBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH,AH,ah,ah,aha,ih (ataque histérico de riso)     :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
Título:
Enviado por: Sintra em Julho 17, 2006, 08:34:59 pm
Citação de: "Hélder"
Olhas aí as Suecas :shock: Com contrapartidas destas que venha o Gripen  :lol:
Título:
Enviado por: aero em Julho 19, 2006, 10:29:19 pm
Por mim venham eles e elas :D


http://www.youtube.com/watch?v=zOPR7YPzwrw (http://www.youtube.com/watch?v=zOPR7YPzwrw)
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: luis simoes em Janeiro 20, 2013, 12:37:33 pm
Boas e um bom ano antes de mais para aqueles que como eu partilham a mesma paixao por aviaçao quero aqui expressar e por ter estado muito tempo ausente neste nosso forum que estou de regresso e penso dar meu contributo como no passado ja dei este tópico que criei foi muito interessante teve opinioes muito concretas apos ter lido minha opcao de escolha será o eurofighter e porqué?é uma plataforma completa de armas muito moderna que assenta e muito na elevada manobrablidade num radar com um alcance muito longo enfim visitem a pagina da eads um abraço luis simoes
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 20, 2013, 07:05:43 pm
Citação de: "luis simoes"
Boas e um bom ano antes de mais para aqueles que como eu partilham a mesma paixao por aviaçao quero aqui expressar e por ter estado muito tempo ausente neste nosso forum que estou de regresso e penso dar meu contributo como no passado ja dei este tópico que criei foi muito interessante teve opinioes muito concretas apos ter lido minha opcao de escolha será o eurofighter e porqué?é uma plataforma completa de armas muito moderna que assenta e muito na elevada manobrablidade num radar com um alcance muito longo enfim visitem a pagina da eads um abraço luis simoes

Pois! mas problema é que alem de ser um caça bi motor logo mais caro, o preço dele é proibido para nós, a ultima vez que li o preço dele é de 60 milhões de euros. Continuo achar que o melhor caça pós 2020 seja um gripen ou um f16 block 60 ou mais em segunda mão
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 20, 2013, 08:51:58 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "luis simoes"
Boas e um bom ano antes de mais para aqueles que como eu partilham a mesma paixao por aviaçao quero aqui expressar e por ter estado muito tempo ausente neste nosso forum que estou de regresso e penso dar meu contributo como no passado ja dei este tópico que criei foi muito interessante teve opinioes muito concretas apos ter lido minha opcao de escolha será o eurofighter e porqué?é uma plataforma completa de armas muito moderna que assenta e muito na elevada manobrablidade num radar com um alcance muito longo enfim visitem a pagina da eads um abraço luis simoes

Pois! mas problema é que alem de ser um caça bi motor logo mais caro, o preço dele é proibido para nós, a ultima vez que li o preço dele é de 60 milhões de euros. Continuo achar que o melhor caça pós 2020 seja um gripen ou um f16 block 60 ou mais em segunda mão

Caro Luís Simões, antes de mais nada seja de novo bem-vindo ao fórum.  :)
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: miguelbud em Janeiro 20, 2013, 10:00:14 pm
Caro Charlie,

dada a autonomia do Gripen NG, seria este caça uma opçao credível? ainda para mais contando com o alargamento da nossa plataforma continental?
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: luis simoes em Janeiro 20, 2013, 11:45:46 pm
caros colegas mais uma vez e espero mais comentarios quanto a minha escolha ja reparei que é positiva entre voces o que demonstra tambem que partilham de minha opçao de facto seria o eurofighter a escolha mais acertada 1 os americanos com a reducao de efetivos nas lajes deixa a portugal pouco espaço de manobra pois o peace atlantis acabaria mais cedo ou mais tarde a crise tambem chegou aos eua e meus caros sem este apoio para portugal adquirir novos caças é e será muito mais complicado mais caro certamente mas uma vez que estamos no seio da europa á que apostar no mercado europeu em nada sao inferiores aos americanos temos de um lado um f-15 na europa temos o eurofighter se temos f-16 na europa temos os mirage os rafale os gripen os tornados os migs enfim existem muitas opcoes e boas depende e so qual a estrategia empregue a cada paìs qual a utilizaçao quais as prioridades qual a missao a extensao do país e nao menos importante o dinheiro esse cada vez mais escasso e aqui é só uma questao de a longo prazo possuirmos um aviao moderno eficaz eficiente que ao pé de outras naçoes imponha algum respeito e admiraçao por pilotos aliados.
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 21, 2013, 10:55:05 am
Eu até diria mais, em 2018 a frota de instrução chega ao fim de vida útil. Quero dizer com isto, que se o governo decidir investir num substituto do alpha jet, a probabilidade de haver um futuro programa para substituir os F16 é bastante elevada, caso contrario acredito piamente que o F16 será o ultimo caça de combate da FAP. Não querendo ser pessimista a nossa defesa aérea deverá passar para Castela.

Porque não sei se sabem, mas sem um treinador capaz de simular tudo o que possa acontecer num jato, não faz sentido haver aviação a jato.
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 21, 2013, 12:23:25 pm
Citação de: "nelson38899"
Não querendo ser pessimista a nossa defesa aérea deverá passar para Castela.

Ahhhh, revelaste finalmente a tua verdadeira natureza, espião castelhano! Tentem isso e terão 1640 de novo, seus comedores de torrões! Enviamos para Madrid em Correio Azul o Vale e Azevedo, o Gaspar, o Relvas e o emplastro e depois só aceitamos a rendição incondicional!  :mrgreen:

Deixa lá ver qual será o futuro de Castela com as conturbadas situações autonómicas e económicas, eles têm demasiada água para a barba para se preocupar connosco.  c34x

Em relação ao substituto do MLU na FAP, o futuro a Deus pertence como se costuma dizer. Eu também um dia sonhei que tínhamos uma esquadra de interceptores F-15C, por isso o sonho comanda a vida. No entanto em termos práticos, e face aos tempos que correm, é pouco provável que assim aconteça e o mais racional é optar-se por um avião de combate mais adequado às nossas possibilidades. Há muitas variáveis na futurologia, como é natural, mas a continuar tudo como está, até mesmo os F-16 poderão servir para lá do horizonte 2025. E não estou a ver o pós-MLU ser já com UCAV's. A ver vamos.

A hipótese de alguém, que não nós, tratar da nossa defesa aérea também anda sempre em cima da mesa, algo que sou frontalmente contra, mas sabemos como são os políticos. No caso de isso acontecer estaremos cá nós para dizer que não. O nosso actual Ministro da Defesa é um grande adepto desse conceito recente que dá pelo nome de "Pooling & Sharing" no âmbito da Política Comum de Segurança e Defesa, mas é mais por razões de poupança e cortes do que propriamente outra coisa. Por isso há muitas variáveis Luís: podemos usar os MLU até estes cairem de velhos, comprar aparelhos mais polivalentes que tanto sejam caças como aviões de treino avançado (o F/A-50, por exemplo), comprar o Gripen por ser um aparelho ligeiro e multifuncional, receber caças em segunda-mão de um aliado europeu, enfim, um sem número de hipóteses. E, quem sabe, até termos por cá Typhoons com a Cruz de Cristo, nunca se sabe.  :wink:
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 21, 2013, 03:31:11 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "nelson38899"
Não querendo ser pessimista a nossa defesa aérea deverá passar para Castela.

Ahhhh, revelaste finalmente a tua verdadeira natureza, espião castelhano! Tentem isso e terão 1640 de novo, seus comedores de torrões! Enviamos para Madrid em Correio Azul o Vale e Azevedo, o Gaspar, o Relvas e o emplastro e depois só aceitamos a rendição incondicional!  :mrgreen:

Deixa lá ver qual será o futuro de Castela com as conturbadas situações autonómicas e económicas, eles têm demasiada água para a barba para se preocupar connosco.  :twisted:

Mas infelizmente o pensamento que tem andado a ganhar adeptos é o facto de o que é público é para ser vendido, porque o que interessa é mesmo dar lucro. Não me espantava nada que daqui a pouco saísse uma noticia a dizer que a nossa defesa passasse a ser privada pois é o que é bom. Ainda há pouco tempo li um dentista, aqui no forum a dizer que o melhor treino é o privado e que o público é um bando de incompetentes e o pior é que vi pessoal apoiar.  :evil:

Infelizmente esse pensamento de privatização de tudo, já acontece na área da saúde e educação. E o tuga como bom carneiro que é, acha que isso é bom, pois assim não tem que pagar tantos impostos, mas esquecesse da outra face da moeda, ou seja, ter que pagar tudo do seu bolso e esquecesse que nos USA há pessoas a  morrer ou não terem educação porque não tem dinheiro para tal.

Para terminar os verdadeiros traidores são os que apregoam aos 4 ventos que o privado é melhor que o público, vendendo os serviços essenciais como a saúde e educação e futuramente a segurança e defesa ao privado ou a quem os corromper melhor. Sim porque o público só é pior porque quem o gere, não percebe nada da coisa e apenas está lá para receber um tacho e dinheiro debaixo da mesa, basta ver o caso do BPN vendido ao BIC por uma bagatela.

sorry pelo offtopic mas não resisti.
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 21, 2013, 03:49:40 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "nelson38899"
Não querendo ser pessimista a nossa defesa aérea deverá passar para Castela.

Ahhhh, revelaste finalmente a tua verdadeira natureza, espião castelhano! Tentem isso e terão 1640 de novo, seus comedores de torrões! Enviamos para Madrid em Correio Azul o Vale e Azevedo, o Gaspar, o Relvas e o emplastro e depois só aceitamos a rendição incondicional!  :mrgreen:

Deixa lá ver qual será o futuro de Castela com as conturbadas situações autonómicas e económicas, eles têm demasiada água para a barba para se preocupar connosco.  :twisted:

Mas infelizmente o pensamento que tem andado a ganhar adeptos é o facto de o que é público é para ser vendido, porque o que interessa é mesmo dar lucro. Não me espantava nada que daqui a pouco saísse uma noticia a dizer que a nossa defesa passasse a ser privada pois é o que é bom. Ainda há pouco tempo li um dentista, aqui no forum a dizer que o melhor treino é o privado e que o público é um bando de incompetentes e o pior é que vi pessoal apoiar.  c34x

Sim, sei ao que te estás a referir, e pese embora se tenha que ter alguma tolerância com a pluralidade de opiniões, é um perfeito disparate. Mas lá está, é infelizmente uma corrente de pensamento e opinião muito em voga hoje em dia, mais por absoluto desconhecimento e falta de cultura do que outra coisa qualquer.  :roll:
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: mafets em Janeiro 26, 2013, 10:57:12 pm
A melhor opção para Portugal em termos de substituição dos F.Falcon é o Jas-39. Mas acredito que o f-16 ainda irá continuar em serviço na Fap com mais actualizações.
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: dc em Março 30, 2013, 03:22:42 pm
A minha opinião sobre este tema é a seguinte:
Para começar antes de pensar na substituição dos F-16 há que pensar primeiro que modernizações ainda poderão ser feitas aos mesmos. Neste ponto há que entender que os nossos F-16 provavelmente ainda só vão a meio dum programa de modernização que se poderá extender durante muito mais tempo, e porquê? bom se formos a avaliar bem ja está em estudo o próximo upgrade, mais a nível de software de modo a poderem ser utilizados alguns armamentos mais recentes como a GBU-39 SDB, GBU-54 LJDAM e misseis AIM-120D AMRAAM como parte do pacote M6.1 entre outras actualizações disponiveis neste pacote. O que importa realmente é o que poderá vir a seguir, ou seja, há ainda coisas que podem evoluir ou ser substituidas, isto é como é óbvio duas das componentes mais importantes deste tipo de avião, o motor e o radar. O motor há sempre a possibilidade de vir a ser substituido por um mais recente, mais eficiente e até que permita um maior raio de acção. Relativamente ao radar actualmente estão em desenvolvimento dois radares AESA para os F-16 anteriores ao Block 60, o SABR e o RACR, que apresentam claras vantagens a nível de eficácia, precisão, alcance e resistência a interferências/jamming. Estas duas modernizações ao serem desempenhadas aumentariam substâncialmente as capacidades dos nossos caças pondo-os ao nível de caças mais recentes e mais importante ainda eventualmente ganharem vantagem aos F-16 marroquinos.  :twisted:
Uma coisa que eu gostava de saber é se seria possivel a instalação de tanques conformais (acho que é assim que se chamam) iguais aos que têm os F-16 Block 60 dos EAU, isto representaria uma grande vantagem visto que seria possivel aumentar o alcance dos Fs.
PS- Se a venda dos F-16 se confirmar que ao menos a verba seja utilizada de forma a adquirir armamentos modernos para os restantes...Se assim não for que se veja como ajuda à substituição os AJet ou All III
Título: Re: Qual a Aeronave mais adequada para a futura FAP
Enviado por: Lightning em Março 31, 2013, 12:05:51 am
Citação de: "dc"
bom se formos a avaliar bem ja está em estudo o próximo upgrade, mais a nível de software de modo a poderem ser utilizados alguns armamentos mais recentes como a GBU-39 SDB, GBU-54 LJDAM e misseis AIM-120D AMRAAM como parte do pacote M6.1 entre outras actualizações disponiveis neste pacote.

Neste ponto já está desactualizado, já temos  F-16 M6.1, agora o resto não faço ideia do que fará parte de futuras tapes.

http://passarodeferro-operations.blogsp ... ima_6.html (http://passarodeferro-operations.blogspot.pt/2013/01/mantendo-o-f-16-um-caca-de-ultima_6.html)