KC-390 na FAP

  • 3560 Respostas
  • 456726 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20193
  • Recebeu: 2968 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1245 em: Abril 15, 2021, 09:26:45 am »
Nós somos mesmo burros, fomos rebentar com 18% da LPM em KC-390, para a FAP...


Somos pobres e burros.

É nisto que eu não percebo o pessoal. Se vem material novo é um despesismo e o vizinho do lado que compra em segunda mão é que é esperto. Se compramos em segunda mão somos uns burros e só compramos velharias.

Que venha de uma vez os C390 que eu quero é ver os cursos em Tancos a saltar dos bichos! :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, nelson38899, oi661114

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1246 em: Abril 15, 2021, 09:47:15 am »
Nós somos mesmo burros, fomos rebentar com 18% da LPM em KC-390, para a FAP...


Somos pobres e burros.

É nisto que eu não percebo o pessoal. Se vem material novo é um despesismo e o vizinho do lado que compra em segunda mão é que é esperto. Se compramos em segunda mão somos uns burros e só compramos velharias.

Que venha de uma vez os C390 que eu quero é ver os cursos em Tancos a saltar dos bichos! :mrgreen:

A meu ver o que importa é que as forças armadas tenham o necessário para cumprir as suas funções!

Detesto aquele conceito, de Ok não temos este equipamento, mas mesmo assim cumprimos esta missão, isto só mostra que este equipamento não servia para nada. A minha vida profissional já me provou, que se não tiveres as ferramentas necessárias por muito que te esforces só vai dar merda!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8638
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6478
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1247 em: Abril 15, 2021, 10:40:44 am »
E como o Patino na Marinha. À anos que analisam o navio, agora que existe hipótese de vir "é sucata". Mas queriam renovar o Bérrio para operar mais 10 anos... :mrgreen: :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_oiler_Pati%C3%B1o



Cumprimentos

P.S. A mim não me chateia que se compre Embraer ou Leonardo. O que me tira do sério, é com tanto equipamento, irem para as comissões de defesa afirmar que este ou aquele não existe disponível, porque queremos desde o início comprar a A ou B. Depois, tretas como o "construir em Portugal", quando para a GNR vão comprar lanchas  à Daman, para mamar os 75% de fundo perdido.



P.S.2 O que sempre tenho dito sobre o KC é porque compramos logo 5. Os checos também fabricam e assinaram carta de intenção para 2. Além de que os Húngaros também vão comprar 2. Com o que se poupava comprava-se os C130J ou H, e dava para os helis que faltam.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8456
  • Recebeu: 3838 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1248 em: Abril 15, 2021, 11:01:04 am »
Nós somos mesmo burros, fomos rebentar com 18% da LPM em KC-390, para a FAP...


Somos pobres e burros.

É nisto que eu não percebo o pessoal. Se vem material novo é um despesismo e o vizinho do lado que compra em segunda mão é que é esperto. Se compramos em segunda mão somos uns burros e só compramos velharias.

Que venha de uma vez os C390 que eu quero é ver os cursos em Tancos a saltar dos bichos! :mrgreen:

O problema do KC não é ser novo, é custar 110 milhões de euros cada. Se cada um nos custasse os 85 milhões de dólares (que circulam na internet como o seu "preço"), que dá cerca de 71 milhões de euros, ninguém se queixava. Ora esta diferença de valores por si só, era uma poupança de 195 milhões de euros. Agora imagina o que dava para fazer com este dinheiro.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20193
  • Recebeu: 2968 vez(es)
  • Enviou: 2224 vez(es)
  • +1319/-3458
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1249 em: Abril 15, 2021, 11:12:23 am »
DC pensar que se pouparmos 5€ num programa esse dinheiro seria automaticamente usado noutro programa qualquer da Defesa, é não saber a realidade do financiamento deste e outros programas do estado. O dinheiro seria provavelmente usado nas despesas correntes do estado.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8456
  • Recebeu: 3838 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1250 em: Abril 15, 2021, 11:27:20 am »
Obviamente que nada garante que o dinheiro seria gasto nas FA. Mas mantendo a verba actual da LPM, esse mesmo orçamento, dava para mais coisas.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +508/-2607
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1251 em: Abril 15, 2021, 12:06:51 pm »
DC pensar que se pouparmos 5€ num programa esse dinheiro seria automaticamente usado noutro programa qualquer da Defesa, é não saber a realidade do financiamento deste e outros programas do estado. O dinheiro seria provavelmente usado nas despesas correntes do estado.

Mais depressa esse dinheiro fica cativado do que é investido noutras coisas.

Baste recordar o que aconteceu com os NH90.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1252 em: Abril 15, 2021, 02:21:59 pm »
cabeca de martelo nao vale a pena enquanto aqui eu defendo esta compra e a pala disso e constante o karma negativo....possivelmente muita gente aqui defendia a vinda de mais c 130 h hercules usados ou J,s usados e ficavam todos alegres desde que viesse o A400M uns quantos ja que a espanha tem muitos deles parados sabe se la porque razao .....mais se compramos e porque compramos senao compramos ouve se na mesma portanto deviam era de vir mais uns 5/6 .....para ai sim ter alguns mais vocacionados para apoiar no Patrulhamento Maritimo ou apoiar na missao busca e salvamento ....mas enfim ja sei que vou levar com mais ....atencao nao sou contra a vinda de pelo menos um A400M maximo dois .....devo reconhecer que se complementariam muito bem.....abraco
« Última modificação: Abril 15, 2021, 05:43:35 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8456
  • Recebeu: 3838 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1253 em: Abril 15, 2021, 03:55:49 pm »
Muita gente aqui defende muita coisa diferente. Uns preferem saltar logo para uma aeronave com capacidade de carga maior, outros preferiam continuar com a linhagem Hercules, outros preferem um misto, e por aí em diante.

O que aparenta estar difícil perceber, é que o KC além de ser não-testado, é caro para uma aeronave que não representa uma evolução assim tão grande (em capacidade de carga, e até perde em raio de acção) face aos C-130, tão caro até, que a nível de preço anda bem perto do custo de um A-400 ou Kawasaki C-2.

A juntar a isto, estamos a estourar dinheiro a modernizar os C-130, aviões esses que pelos vistos aguentam até além de 2028, logo vamos estar com uma pressa dos diabos para adquirir os KC (caríssimos, provavelmente o segundo programa mais caro da histórias das FA portuguesas) e ao mesmo tempo modernizar uma aeronave com a mesma capacidade, para operar em simultâneo. Também se debate a questão da quantidade (porquê 5? Se vão passar 4 ou 5 anos a operar ao lado de 4 C-130 modernizados?), que muitos defendem que devia ser reduzida para 3. Enquanto isto tudo, vemos outros programas que, atendendo que a modernização dos Cs já está a decorrer, seriam muito mais prioritários do que adquirir KCs, todos parados por "falta de verba".

Para mim, a preferência pessoal, e já tendo o KC encomendado (não havendo grande coisa a fazer para mudar isto), seria operar o KC em conjunto com 2 MRTT. Infelizmente isso dificilmente aconteceria, mais depressa iam estourar dinheiro em mais KCs, só para fazer número.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1254 em: Abril 15, 2021, 04:20:46 pm »
Nós somos mesmo burros, fomos rebentar com 18% da LPM em KC-390, para a FAP...


Somos pobres e burros.

É nisto que eu não percebo o pessoal. Se vem material novo é um despesismo e o vizinho do lado que compra em segunda mão é que é esperto. Se compramos em segunda mão somos uns burros e só compramos velharias.

Que venha de uma vez os C390 que eu quero é ver os cursos em Tancos a saltar dos bichos! :mrgreen:

O problema do KC não é ser novo, é custar 110 milhões de euros cada. Se cada um nos custasse os 85 milhões de dólares (que circulam na internet como o seu "preço"), que dá cerca de 71 milhões de euros, ninguém se queixava. Ora esta diferença de valores por si só, era uma poupança de 195 milhões de euros. Agora imagina o que dava para fazer com este dinheiro.

Dava para comprar mais dois Ka-Ce, ou tens dúvidas? :mrgreen:
Não te esqueças do simulador.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 845
  • Recebeu: 975 vez(es)
  • Enviou: 608 vez(es)
  • +10721/-198
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1255 em: Abril 17, 2021, 03:46:38 am »
Muita gente aqui defende muita coisa diferente. Uns preferem saltar logo para uma aeronave com capacidade de carga maior, outros preferiam continuar com a linhagem Hercules, outros preferem um misto, e por aí em diante.

O que aparenta estar difícil perceber, é que o KC além de ser não-testado, é caro para uma aeronave que não representa uma evolução assim tão grande (em capacidade de carga, e até perde em raio de acção) face aos C-130, tão caro até, que a nível de preço anda bem perto do custo de um A-400 ou Kawasaki C-2.

A juntar a isto, estamos a estourar dinheiro a modernizar os C-130, aviões esses que pelos vistos aguentam até além de 2028, logo vamos estar com uma pressa dos diabos para adquirir os KC (caríssimos, provavelmente o segundo programa mais caro da histórias das FA portuguesas) e ao mesmo tempo modernizar uma aeronave com a mesma capacidade, para operar em simultâneo. Também se debate a questão da quantidade (porquê 5? Se vão passar 4 ou 5 anos a operar ao lado de 4 C-130 modernizados?), que muitos defendem que devia ser reduzida para 3. Enquanto isto tudo, vemos outros programas que, atendendo que a modernização dos Cs já está a decorrer, seriam muito mais prioritários do que adquirir KCs, todos parados por "falta de verba".

Para mim, a preferência pessoal, e já tendo o KC encomendado (não havendo grande coisa a fazer para mudar isto), seria operar o KC em conjunto com 2 MRTT. Infelizmente isso dificilmente aconteceria, mais depressa iam estourar dinheiro em mais KCs, só para fazer número.

Não estamos a "estourar" dinheiro a modernizar os C-130. Aliás o custo dessa modernização é uma bagatela. Em 2028 quando for a altura de os alienar, vai ser muito mais fácil vendê-los. O dinheiro que gastamos agora nesse update, a FAP vai buscá-lo na venda porque a aeronave valerá mais que uma com o cockpit analógico.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar, Red Baron

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1256 em: Abril 17, 2021, 08:21:53 am »
Parece me a mim que este tema ira continuar ainda por muito tempo aqui.
O DC da a opiniao que acha que deve dar assim como todos os outros aqui no forum,oque para nos meros foristas torna este tema mais vezes debatido....o DC e isto nao e uma resposta defende que o mesmo e carissimo....que nao provou nada  ainda nao foi testado em missoes ou exercicios em que o Brasil entre.
Pois bem, o mesmo, esta a provar, todos os dias, as  valencias que tem, seja no tempo que leva a deslocar mercadorias ,tropas, mantimentos para a zona da Amazonia,ou seja  entre a Base  destes,  e  as  Bases ali existentes....com  a situacao do Virus o mesmo ja foi empregado em transporte de oxigenio....vacinas mantimentos ventiladores etc,,,,ha bem pouco tempo esteve  nos EUA, num exercicio bilateral entre estes.....houve por  parte de algumas entidades americanas,  palavras de excelencia ao KC....
Mas,  fala se tambem,  que a mesma compra e cara ....um dos programas mais caros na historia das "FA",  DC se se investe em um aviao novo moderno...com uma avionica e sistemas avancados e atencao o nosso KC vem com criterios da FAP com a doutrina da FAP possivelmente sera ainda mais avancado em alguns requesitos que o aviao Brasileiro natural que o seja ....mas se tomarmos atencao ha  capacidade de carga que vem melhorada em mais  6 Toneladas o que ja em si e bom ,isto  relativamente ao Hercules....a autonomia,  dependendo do que o mesmo carrega,  andara entre os 2000klms e os  6000 klms sem recorrer a reabastecimento aereo, caso o seja enfim voara  muito mais, dito isto, velocidade,  nem vou abordar aqui o tema, pois de 570klm/h passaremos  para os 870klms/h,,,ter um aviao cuja velocidade e superior e  aqui para muitos isto nao interessa nada ,mas que para mim e a diferenca de chegares a algum lado mais rapido, fazendo muita diferenca entre por vezes a vida e a morte de alguem.,,,
 Mantem se no ar mais tempo e leva ainda assim mais carga....para mim e um excelente reforco.
Quanto a modernizacao dos nossos Hercules dos quatro pelo menos dois acredito serao vendidos para recuperar o investimento neles mas os outros dois serao depois enviados para Ovar para serem empregues naquela forca especial de combate aos incendios.....quero acreditar que os 5 KC mais 2 C130H e mais os 12 C295M iram se complementar bem....fica claramente aqui a faltar uma aeronave com outras caracteristicas mais "herculianas"caso por exemplo 2  A400M...e um outro aviao para as missoes mais vocacionadas para o  transporte pesado de mercadorias ....por exemplo  aproveitar mos  na TAP 1 ou 2  A330Neo----
Concluo dizendo que para se ter bons avioes temos que obrigatoriamente investir....nao acho de forma alguma esta compra exagerada tendo em conta tudo que isto ira englobar.....
Abraco e bom sabado....
« Última modificação: Abril 17, 2021, 08:48:27 am por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1257 em: Abril 17, 2021, 11:03:26 am »
Muita gente aqui defende muita coisa diferente. Uns preferem saltar logo para uma aeronave com capacidade de carga maior, outros preferiam continuar com a linhagem Hercules, outros preferem um misto, e por aí em diante.

O que aparenta estar difícil perceber, é que o KC além de ser não-testado, é caro para uma aeronave que não representa uma evolução assim tão grande (em capacidade de carga, e até perde em raio de acção) face aos C-130, tão caro até, que a nível de preço anda bem perto do custo de um A-400 ou Kawasaki C-2.

A juntar a isto, estamos a estourar dinheiro a modernizar os C-130, aviões esses que pelos vistos aguentam até além de 2028, logo vamos estar com uma pressa dos diabos para adquirir os KC (caríssimos, provavelmente o segundo programa mais caro da histórias das FA portuguesas) e ao mesmo tempo modernizar uma aeronave com a mesma capacidade, para operar em simultâneo. Também se debate a questão da quantidade (porquê 5? Se vão passar 4 ou 5 anos a operar ao lado de 4 C-130 modernizados?), que muitos defendem que devia ser reduzida para 3. Enquanto isto tudo, vemos outros programas que, atendendo que a modernização dos Cs já está a decorrer, seriam muito mais prioritários do que adquirir KCs, todos parados por "falta de verba".

Para mim, a preferência pessoal, e já tendo o KC encomendado (não havendo grande coisa a fazer para mudar isto), seria operar o KC em conjunto com 2 MRTT. Infelizmente isso dificilmente aconteceria, mais depressa iam estourar dinheiro em mais KCs, só para fazer número.

Não estamos a "estourar" dinheiro a modernizar os C-130. Aliás o custo dessa modernização é uma bagatela. Em 2028 quando for a altura de os alienar, vai ser muito mais fácil vendê-los. O dinheiro que gastamos agora nesse update, a FAP vai buscá-lo na venda porque a aeronave valerá mais que uma com o cockpit analógico.

Vamos ver se não ficam por cá no combate a incêndios....
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8456
  • Recebeu: 3838 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1258 em: Abril 17, 2021, 12:08:58 pm »
Muita gente aqui defende muita coisa diferente. Uns preferem saltar logo para uma aeronave com capacidade de carga maior, outros preferiam continuar com a linhagem Hercules, outros preferem um misto, e por aí em diante.

O que aparenta estar difícil perceber, é que o KC além de ser não-testado, é caro para uma aeronave que não representa uma evolução assim tão grande (em capacidade de carga, e até perde em raio de acção) face aos C-130, tão caro até, que a nível de preço anda bem perto do custo de um A-400 ou Kawasaki C-2.

A juntar a isto, estamos a estourar dinheiro a modernizar os C-130, aviões esses que pelos vistos aguentam até além de 2028, logo vamos estar com uma pressa dos diabos para adquirir os KC (caríssimos, provavelmente o segundo programa mais caro da histórias das FA portuguesas) e ao mesmo tempo modernizar uma aeronave com a mesma capacidade, para operar em simultâneo. Também se debate a questão da quantidade (porquê 5? Se vão passar 4 ou 5 anos a operar ao lado de 4 C-130 modernizados?), que muitos defendem que devia ser reduzida para 3. Enquanto isto tudo, vemos outros programas que, atendendo que a modernização dos Cs já está a decorrer, seriam muito mais prioritários do que adquirir KCs, todos parados por "falta de verba".

Para mim, a preferência pessoal, e já tendo o KC encomendado (não havendo grande coisa a fazer para mudar isto), seria operar o KC em conjunto com 2 MRTT. Infelizmente isso dificilmente aconteceria, mais depressa iam estourar dinheiro em mais KCs, só para fazer número.

Não estamos a "estourar" dinheiro a modernizar os C-130. Aliás o custo dessa modernização é uma bagatela. Em 2028 quando for a altura de os alienar, vai ser muito mais fácil vendê-los. O dinheiro que gastamos agora nesse update, a FAP vai buscá-lo na venda porque a aeronave valerá mais que uma com o cockpit analógico.

Mas isso implica que em 2028 haja gente a querer comprar a dita aeronave, e que não acabe por ser uma oferta como as que são feitas aos PALOP, ou uma venda a "custo simbólico" a uma Roménia.

Ainda assim, desentendeste porque falei em "estourar" dinheiro. É simples, estaremos a investir duas vezes em aeronaves com as mesmas capacidades e que estarão ao serviço em simultâneo, com os respectivos custos de operação, respectivos pilotos e respectivo pessoal de terra. Não se justifica neste país ficar com KC e C-130 ao mesmo tempo durante 5 a 8 anos. Se a ideia era ter os C-130 a operar até 2028, então podíamos (e devíamos) programar a sua substituição para essa altura, e em vez de ir comprar KC em 2023, usaríamos esse dinheiro noutros programas urgentes.

Resumindo, para quê ter pressa de ter KCs, se o C-130 após o upgrade aguenta até além de 2028?
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #1259 em: Abril 17, 2021, 12:19:36 pm »
Exatamente, o dc, disse tudo no post.
Basicamente compramos o KC, para sermos o suposto primeiro cliente NATO que haveria de abrir portas ao KC, na europa, no entanto só nós "pacóvios" e os Húngaros, (devido a política) é que compraram.
O KC-390 não irá trazer vantagens acrescidas, em termos de tonelagem transportada (por ex em comparação com A-400M), daí teria sido mais inteligente operar o C-130M 4 unidades + eventualmente 2 do AMARC ou 2 C-130J ex-RAF, e eventualmente no futuro adquirir 3 A-400M para complementar os C-295.





Novas pás, de 8 lâminas e cockpit digital, seria o suficiente, com esses 827 milhões já seria uma boa entrada para o programa de substituição dos F-16 e/ou dos P-3.
Mais uma decisão política, que acaba por deixar a FAP na mão!
Ainda esta semana a Polónia foi buscar 5 C-130H ao AMARC.


Abc,
« Última modificação: Abril 17, 2021, 12:21:42 pm por typhonman »