Nações Unidas - Se Portugal for preterido?

  • 2 Respostas
  • 2390 Visualizações
*

João Oliveira Silva

  • Membro
  • *
  • 195
  • +1/-0
Nações Unidas - Se Portugal for preterido?
« em: Outubro 06, 2010, 09:47:15 pm »
Vamos ao tema:

Citar
Portugal aposta em historial de missões de paz no final de campanha para Conselho de Segurança
*** Serviço vídeo disponível em http://www.lusa.pt ***Nova Iorque, 06 out (Lusa)

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação inaugurou na terça-feira na sede das Nações Unidas uma exposição sobre a presença portuguesa em missões de paz, na reta final da campanha para o Conselho de Segurança.

"Quem vier a esta exposição não vai ver um argumento explícito, mas irá perceber que temos aqui mais uma razão sólida para votar em Portugal e estamos a recolher apoios muito substanciais nesse sentido", disse à Lusa o secretário de Estado, João Gomes Cravinho, à margem do evento.

A inauguração contou com a presença do secretário-geral-adjunto das Nações Unidas para as missões de paz, Alain Le Roy, e de cerca de duas dezenas de embaixadores de países membros, incluindo de um dos países concorrentes, o Canadá, que juntamente com a Alemanha disputam a eleição para os dois lugares não permanentes, marcada para 12 de outubro.

Montada junto à entrada do edifício da Assembleia-Geral, por onde diariamente circulam os delegados a caminho do plenário da ONU, a exposição é constituída por fotografias e gráficos sobre a presença de polícias ou tropas portugueses em países como Angola, Moçambique, Timor-Leste, Haiti, Líbano, Bósnia ou Kosovo.

João Gomes Cravinho sublinha que a Carta da ONU define que os membros eleitos do Conselho de Segurança que "devem ser representativos da generalidade dos estados membros da Assembleia Geral", "dialogando com os diversos grupos regionais", mas também que "contribuam para a missão fundamental da ONU, que é a preservação ou a promoção da paz".

"E Portugal tem-no feito ao longo das décadas. Participamos em 28 missões, com cerca de 10 mil homens, e cada vez mais mulheres. E isto é algo que nos orgulha. Em todos os casos em que houve participação de forças portuguesas - polícia, forças armadas - verificamos uma enorme capacidade de interação com a população", disse Cravinho.

"Acima de tudo, é uma homenagem àquilo que tem sido a participação portuguesa em missões de paz ao longo das décadas. E a mensagem que trouxe aqui hoje é que as Nações Unidas sabem que podem continuar a contar com Portugal para o futuro", adiantou.

Para conseguir ser eleito para o Conselho de Segurança, pela primeira vez desde 1997-1998, Portugal tem de obter o voto de pelo menos dois terços dos 192 países membros.

A eleição para o biénio 2011-2012 está marcada para 12 de outubro, e segundo o último boletim do Conselho de Segurança, é "improvável" que se concretize logo na primeira ronda de votação, dado que cada um deles "goza de apoio substancial".

O facto de o voto ser secreto torna o resultado ainda mais difícil de prever, dado que muitos dos votos prometidos ao longo dos últimos meses, podem não se materializar no dia da eleição.

Por muitos governos não darem instruções concretas aos seus diplomatas sobre a orientação do voto, o estreitar de relações com os chefes das missões na ONU é considerado decisivo na reta final da campanha.



Como é do conhecimento geral, Portugal candidata-se a um lugar não permanente no conselho de segurança da ONU.

Concorre com a alemanha e o canadá.

A questão que está subjacente é apenas uma:

Portugal é sempre um bom aluno, já o assim foi em tempos na UE. Cumpre sempre com aquilo que se espera e, normalmente, até excede em muito aquilo a que é obrigado ( naturalmente com prejuízo para os portugueses, sempre assim foi ).

Se Portugal não for eleito ( aceitam-se apostas??? ), é nosso dever enquanto nação e povo continuar a gastar o que estamos a pedir emprestado para cumprir aquilo que se acha o dever de um país democrático, ou pura e simplesmente devemos fazer o que tão bem caricaturou Rafael Bordalo Pinheiro às nações unidas? isto é, para quem não recorda, um manguito?

Por outras palavras, talvez mais violentas. Estamos a tirar pão da boca de portugueses para ir por esse mundo fora cumprir aquilo que se acha ser o nosso dever ao serviço das UN. Quando nos podem dar algo, que necessáriamente não substitui esse pão, se nos mandarem às favas não temos o dever MORAL e PATRIÓTICO de, também, mandar as UN às favas?

Há um velho ditado Português que diz: " QUEM NÃO SENTE, NÃO É FILHO DE BOA GENTE "

Nunca fui grande adepto destas novas cruzadas mas ainda fui dando o benefício da dúvida, mesmo pensando que algumas destas cruzadas movem-se mais por interesses internos que externos.

Cumprimentos,
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5341
  • Recebeu: 725 vez(es)
  • Enviou: 725 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Nações Unidas - Se Portugal for preterido?
« Responder #1 em: Outubro 07, 2010, 10:36:01 am »
Não querendo menosprezar o meu país, mas os outros candidatos a esses dois cargos são países com grande poder.  

O que fica por saber é, até que Ponto a ONU  irá querer um país em crise financeira e politica desde 2000 e cujo o fim não se vê!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

João Vaz

  • Membro
  • *
  • 192
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Nações Unidas - Se Portugal for preterido?
« Responder #2 em: Outubro 07, 2010, 05:25:53 pm »
Solução possível:

1) Uma mãozinha do Brasil, que se prepara para ser membro permanente

2) Abrimos a outra mãozinha e fazemos o câmbio de "bom grado" do Comando Militar da NATO em Oeiras

3) Exibimos um PowerPoint contendo a enormidade da nossa Plataforma Continental e ZEE, a maior de todas na Europa e distribuímos Kits do Mar

4) Promovemos Mourinho a embaixador da coisa

Agita-se e logo se vê  :roll:
"E se os antigos portugueses, e ainda os modernos, não foram tão pouco afeiçoados à escritura como são, não se perderiam tantas antiguidades entre nós (...), nem houvera tão profundo esquecimento de muitas coisas".
Pero de Magalhães de Gândavo, História da Província Santa Cruz, 1576