Pandur II

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Re: Pandur II
« Responder #2205 em: Agosto 05, 2020, 10:06:31 pm »
Para nós o nosso equivalente ao VBCI seria o Pandur II equipado com a torre RCWS-30, que aparentemente permite o transporte de 8 soldados além da tripulação. Infelizmente esta versão não foi adquirida, mas pode ser que este programa de "modernização" dos Pandur inclua esta torre.
 

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LM

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Re: Pandur II
« Responder #2206 em: Agosto 05, 2020, 10:31:52 pm »
Mesmo com RCWS-30 não sei se k nosso Pandur é da mesma "classe" do VBCI...

Mas volto a perguntar: qual a vantagem, para além do fabricante, da nossa SP-30 em relação a RCWS-30...? Será uma torre tipo SP mais "robusta" que as RWS, será mais indicada para ERec?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Re: Pandur II
« Responder #2207 em: Agosto 05, 2020, 11:04:51 pm »
Mesmo com RCWS-30 não sei se k nosso Pandur é da mesma "classe" do VBCI...

Mas volto a perguntar: qual a vantagem, para além do fabricante, da nossa SP-30 em relação a RCWS-30...? Será uma torre tipo SP mais "robusta" que as RWS, será mais indicada para ERec?

São o mesmo tipo de veículos mas não serão bem da mesma classe. O VBCI é maior e mais pesado. Com quase 30 ton está mais próximo do Boxer alemão do que do Pandur português, que tem cerca de 22. O motor tb é bastante mais potente.
Esta diferença de peso certamente é reflectida numa maior blindagem.

As torres tripuladas, por norma, são as preferidas pelo pessoal da cavalaria por permitirem um melhor controlo do espaço envolvente e maior capacidade/rapidez de engajamento.
Em Espanha estão a testar os dois tipos de torre no piranha, e parece que vão ficar com os dois. A tripulada para o reconhecimento de cavalaria, e a remote para a infantaria.

Cumprimentos
 

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Kalil

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Re: Pandur II
« Responder #2208 em: Agosto 06, 2020, 08:58:46 am »
A designação oficial é Viatura de Reconhecimento e Combate, o mais parecido que tivemos seria isto:



Uma VCI transporta Infantaria, coisa que nenhuma destas viaturas é capaz.

Caro CdM, tem razão.
O Jaguar pode fazer apoio de fogo, e o Griffon transportar infantaria, mas não é a mesma coisa que ter as duas valências no mesmo veículo.
 
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Re: Pandur II
« Responder #2209 em: Agosto 06, 2020, 04:48:26 pm »
O tópico é o Pandur II mas, uma vez que se mencionou aqui o VBCI francês, partilho este artigo exatamente sobre os blindados sobre rodas no exército francês:

https://www.lopinion.fr/blog/secret-defense/vbci-est-il-adapte-mali-suite-144620

"Custo anual manutenção do VBCI, 75 000 euros."

Uma opinião que já tinha ouvido noutros sítios, e que aqui também surge, é que blindados sobre rodas de 25/30 toneladas são muitas vezes demasiado "pesados" (tb do ponto de vista logístico) para conflitos de baixa intensidade (como são a maioria das missões de paz), e que são demasiado "leves" (pouco resilientes) em cenários de alta intensidade.

Basicamente, há demasiados mísseis anti carro disponíveis, capazes de colocar a blindagem de um 8x8 em risco.
E este tipo de veículos não são propriamente baratos, pelo que muitas vezes não se conseguem números suficientes operacionais.

Cumprimentos


 

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Re: Pandur II
« Responder #2210 em: Agosto 06, 2020, 05:13:48 pm »
A evolução natural não será mais blindagem e peso pois já se viu que não há blindagem que aguente os misseis AC modernos.
O futuro serão sistemas de protecção activa.

https://defence-blog.com/news/army/u-s-army-develops-next-generation-tank.html
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"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Red Baron

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Re: Pandur II
« Responder #2211 em: Agosto 06, 2020, 09:25:02 pm »
Citar
Krauss-Maffei Wegmann (KMW) has developed an internally funded mission module for the ARTEC Boxer 8×8 Multi-Role Armoured Vehicle (MRAV), which can rapidly launch and recover a Leguan 14 m or a Leguan-compatible 22 m bridge over wet and dry gaps.

The baseline Leguan bridge has been built in large numbers and can be launched from a variety of platforms, including the Leopard 1 or Leopard 2 main battle tanks (MBTs) as well as other tracked and wheeled platforms.

Existe versão do Pandur lança pontes?
 

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Re: Pandur II
« Responder #2212 em: Agosto 07, 2020, 10:11:39 am »
Citar
Krauss-Maffei Wegmann (KMW) has developed an internally funded mission module for the ARTEC Boxer 8×8 Multi-Role Armoured Vehicle (MRAV), which can rapidly launch and recover a Leguan 14 m or a Leguan-compatible 22 m bridge over wet and dry gaps.

The baseline Leguan bridge has been built in large numbers and can be launched from a variety of platforms, including the Leopard 1 or Leopard 2 main battle tanks (MBTs) as well as other tracked and wheeled platforms.

Existe versão do Pandur lança pontes?

Não, esses meios estão concentrados Na BrigMec.



7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Pandur II
« Responder #2213 em: Agosto 07, 2020, 11:31:14 am »
Se houvesse interesse eu passava 90 dos de transporte de tropas para icv com rws. e 9 para AA.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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tenente

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Re: Pandur II
« Responder #2214 em: Agosto 07, 2020, 11:40:20 am »
Citar
Krauss-Maffei Wegmann (KMW) has developed an internally funded mission module for the ARTEC Boxer 8×8 Multi-Role Armoured Vehicle (MRAV), which can rapidly launch and recover a Leguan 14 m or a Leguan-compatible 22 m bridge over wet and dry gaps.

The baseline Leguan bridge has been built in large numbers and can be launched from a variety of platforms, including the Leopard 1 or Leopard 2 main battle tanks (MBTs) as well as other tracked and wheeled platforms.

Existe versão do Pandur lança pontes?

Não, esses meios estão concentrados Na BrigMec.





o total da frota pandur é de 188, nesse quadro onde se lê ICV X 99, deveria ler-se ICV X 105.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Pandur II
« Responder #2215 em: Agosto 07, 2020, 11:53:08 am »
Aparentemente já perceberam que a falta de RWS (a par de não haver porta-morteiros) é uma falha grave, a ver se há "vil metal" para resolver...

Agora a versão IFV e haver uma versão "dedicada" para ATGMV (pelo que entendo o usual é não ser uma versão "dedicada" e o TOW não é propriamente o melhor que há)... duvido que haja recursos para mais torres tripuladas "cavalaria" - e a SP30 não permite (julgo) ATGM, logo obriga a outra torre no inventário (torre de "cavalaria", para Pandur tipo Jaguar) e um reforço da protecção activa / electrónica.

O custo de Pandur porta-morteiros é incomportável, que venha ST5 para isso; que venham mais RWS Kongsberg Protector e algumas RWS "não tripuladas" que permitam ATGM; comunicações, algumas protecções activas, C4I, etc.         


PS - antes que seja "espancado": ao escrever "custo de Pandur porta-morteiros é incomportável" estou a referir-me ao escrito no trabalho da AM ("A aquisição da Pandur Porta Morteiros acarreta um custo aproximado de três milhões por unidade, sendo imperativo diminuir o nível de ambição e adquirir sistemas mais baratos"), já várias vezes referido - não me vincula...  :mrgreen:   
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 12:05:13 pm por LM »
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Re: Pandur II
« Responder #2216 em: Agosto 07, 2020, 12:47:19 pm »
Já eu imagino adquirir-se 24 Griffon Porta Morteiros para os BIMec a Rodas e GRec.



Já para os Pelotões Anti-Carro, adquiria-se 12 Jaguar.



E ainda faltava adquirir jaguar para o Esquadrão de Autometralhadora do GRec.
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 12:55:27 pm por Cabeça de Martelo »
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tenente

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Re: Pandur II
« Responder #2217 em: Agosto 07, 2020, 01:20:49 pm »
Eu optaria pela aquisição de pandur 6X6 para os ERec e a versão PM também em modelo 6X6 para todas as sub/unidades da BrigInt.

Se os  Pandur PM Custam cerca de três milhões/viatura e já são caritos imagino o preco da familia Griffon/Jaguar mais a montagem e manutenção de toda uma nova cadeia logística necessária para os manter.

Ao se adquirir o modelo 6X6 Pandur, o problema da cadeia logistica seria muito menor pois entre os dois modelos existem muitas peças/partes em comum.

Abraços

« Última modificação: Agosto 07, 2020, 01:22:45 pm por tenente »
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Re: Pandur II
« Responder #2218 em: Agosto 07, 2020, 02:15:04 pm »
Por muito que nos custe convém de manter a "cadeia logística" e somos "equipa Pandur / ST5"... mas o conceito francês, para quem começa, parece ser muito interessante.

Mais depressa via o BIMec (L) com o VBCI. De resto é reforçar a quantidade de ICV RWS (mesmo modelo, mesmo sem ATGM) e adquirir umas RWS com ATGM (também para os ATGMV existentes)... a "cavalaria" fica como está, pena a SP30 não permitir ATGM mas...

Há muito onde gastar - porta-morteiros, radares, C4I, etc.     
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Re: Pandur II
« Responder #2219 em: Agosto 07, 2020, 02:24:32 pm »
Citar
France is likely to order 150 additional VBMR Griffon multi-role armoured vehicles, Florence Parley, Minister of the Armed Forces of France said on July 4, during the ceremony held to accept the delivery of first of the ordered 1,722 VBMR 6x6 Griffon vehicles.

“Concerning the Griffon, it will be 150 more vehicles that will be ordered, to reach 1872 copies by 2030,” Parley said.

The Griffon is one of the three key new vehicles of the “Scorpion programme” launched in 2014, along with the Jaguar and the Serval. They are intended to replace the army’s 2,661-strong Véhicule de l’avant blindé (VAB) fleet, which has been in service since 1978.

According to the Army's 2020 Defense White Paper, it had originally planned to buy up to 2,122 VBMR vehicles (1,722 VBMR 6x6 Griffon and 400 VBMR 4x4 vehicles) between 2018 and 2025. The additional order for 150 more will take the total to 1,872 6x6 Griffon vehicles.

92 units are expected to be delivered to France by the end of this year. She announced that the first Jaguar vehicle will be delivered to France in 2020. The Serval, which is a light, 4-wheel variant of the VBMR will be delivered by 2022.

According to the minister, half of first ordered armoured vehicles will be delivered to the army by 2025. “By 2025, 50% of vehicles of the Scorpion program will be delivered to the Army,” she said.

A consortium of Nexter, Thales, and Renault Trucks Defense is building the Griffon 6x6 vehicles. The consortium is contractually obliged to keep the price per Griffon under Euro 1 million $1.1 million). Currently, six versions of the Griffon are planned, with four of these (armored personnel carrier, command post, ambulance, and artillery observer) ordered in the first tranche.

Presumo que para nós o preço seria mais elevado por ser em muito menor escala, mas peças para estas viaturas seria uma coisa que não iria faltar nas próximas décadas. Acima de tudo teríamos a certeza que o programa não se iria arrastar não sei quantos anos como aconteceu com os Pandur e as ditas viaturas seriam entregues atempadamente.

Citar
The vehicles are designed for simple maintenance and logistics. For example, Griffon and Jaguar both use standard commercial truck engines, which have been adapted to use a wider range of fuel.
« Última modificação: Agosto 07, 2020, 02:28:55 pm por Cabeça de Martelo »
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