Projecto Embraer KC-390

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #210 em: Junho 04, 2014, 10:42:20 am »
Este projecto é bem mais importante do que se o Consórcio COMPASS consegue ou não o contracto. Temos as fábricas em Évora e a OGMA a trabalhar em prole deste novo aparelho e dúvido que se ainda estivessemos no consórcio do A400 tivessemos a construir a mesma quantidade de peças e que estivessemos com tantos Portugueses a trabalhar nisso.

Se quero que o Consórcio COMPASS ganhe este contracto? É claro que sim, mas se perderem não é isso que condenaria automáticamente a aquisição do KC-390 para a FAP.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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ruipalmeira

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #211 em: Junho 04, 2014, 11:53:05 am »
Só que o consorcio compass, envolve empresas portuguesas, e a ideia é capacitar a indústria portuguesa para entrarem na cadeia de fornecedores da indústria aeronáutica, porque as fabricas de Évora tem ao que parece um contrato de cinco anos, são obrigadas a ficar em Portugal ate 2017, e depois podem perfeitamente ir para Marrocos, os marroquinos andam a seduzir a Embraer. Acho que o beneficio da Embraer em Portugal será  criar um envolvimento da indústria nacional para que a após a sua saída não ficarem no vacou.
 Seria interessante ser criado um consorcio em torno da Embraer mas não exclusivamente  para a Embraer, assim como as OGMA crescerem com este projecto, tanto em competências como em volume de negócios para na hipótese de uma saída dos brasileiros de Évora  a EMPORDEF adquirissem junto com um consorcio português as unidades de Évora e talvez mais tarde aproveitassem a participação em outros programa que  poderiam ser contrapartidas pela possível compra das aeronaves A400 da AM.
 Acho mais benéfico, como alguém já sugeriu, comprar os A400 quando Portugal tiver condições,  e aí sim entrar em um programa com possibilidade de solidar contrapartidas.

 Se continuássemos no programa A400  e as OGMA não caísse nas mãos dos brasileiros, talvez hoje tivéssemos uma participação na AM, como tem os belgas e os turcos... os Belgas vão comprar oito aeronaves os turcos 10.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #212 em: Junho 04, 2014, 05:41:59 pm »
Citação de: "ruipalmeira"
Só que o consorcio compass, envolve empresas portuguesas, e a ideia é capacitar a indústria portuguesa para entrarem na cadeia de fornecedores da indústria aeronáutica, porque as fabricas de Évora tem ao que parece um contrato de cinco anos, são obrigadas a ficar em Portugal ate 2017, e depois podem perfeitamente ir para Marrocos, os marroquinos andam a seduzir a Embraer.


A Embraer veio para Portugal para conseguir entrar em força no mercado europeu e obter as ajudas governamentais. Dúvido que conseguissem o mesmo em Marrocos.

Citar
Acho que o beneficio da Embraer em Portugal será  criar um envolvimento da indústria nacional para que a após a sua saída não ficarem no vacou.


Sem dúvida a questão é quem iria manter a estrutura, fazer encomendas, etc.

Citar
Seria interessante ser criado um consorcio em torno da Embraer mas não exclusivamente  para a Embraer, assim como as OGMA crescerem com este projecto, tanto em competências como em volume de negócios para na hipótese de uma saída dos brasileiros de Évora a EMPORDEF adquirissem junto com um consorcio português as unidades de Évora e talvez mais tarde aproveitassem a participação em outros programa que  poderiam ser contrapartidas pela possível compra das aeronaves A400 da AM.

Isso é passado, nunca irá acontecer. Eu até gosto dos A400, mas ambos sabemos que nunca irão adquirir esses aparelhos. Já agora a Empordef? O governo não está a vender/acabar com as várias empresas?

Citar
Acho mais benéfico, como alguém já sugeriu, comprar os A400 quando Portugal tiver condições,  e aí sim entrar em um programa com possibilidade de solidar contrapartidas.

Mas os A400 davam mais contrapartidas a Portugal? É que eu dúvido que no conjunto por aqui fossemos construir o mesmo que se constrói nas duas fábricas em Évora e na OGMA.

Citar
Se continuássemos no programa A400  e as OGMA não caísse nas mãos dos brasileiros, talvez hoje tivéssemos uma participação na AM, como tem os belgas e os turcos... os Belgas vão comprar oito aeronaves os turcos 10.

E nós iamos comprar quantos? 3/4? O que é que iamos exactamente nós construir, qual era a nossa parcela?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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ruipalmeira

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #213 em: Junho 04, 2014, 08:32:00 pm »
Sobre a Embraer ter vindo para Portugal para entrar em força no mercado europeu, foi e não só, a Embraer em Portugal beneficia na proximidade aos fornecedores, basta ver que a maioria das componentes  das aeronaves fabricadas no Brasil vem da Europa e Asia e Estados Unidos. Portugal também esta entre os dois principais mercados o Europeu e norte-americano, acredito que parte das estruturas de Évora vaiam para a Florida onde estão a ser montados os Legacy, e os Phenom. No entanto deve existir uma mobilização da indústria nacional em torno da Embraer, mas nunca exclusivamente para a Embraer.
 Sobre a participação portuguesa na Airbus por uma hipotética compra, bem.. isso dependeria da forma como seriam negociadas as contrapartidas. A Empordef esta  desaparecer e as empresas a serem privatizadas, é uma realidade, com o andar na carruagem  a defesa ainda é privatizada  :D  :D
 

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miguelbud

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #214 em: Julho 14, 2014, 10:48:20 pm »
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@ Diário Económico

O Governo vai decidir, até ao final do ano, a compra do cargueiro militar da Embraer, o KC-390, que tem alguns componentes a ser fabricados na OGMA e nas fábricas da empresa brasileira em Évora.

"O programa do KC-390 tem um peso muito importante na economia nacional e à volta dele gravitam muitas empresas". A tutela tem "até ao final do ano para tomar uma decisão", disse José Pedro Aguiar Branco.

Estes equipamentos serviriam para substituir os actuais C-130 da Força Aérea Portuguesa mas está em cima da mesa a modernização destes aparelhos. O ministro da Defesa falava aos jornalistas após uma reunião com representantes da OGMA na feira de aviação de Farnborough, no Reino Unido.

Quando a Embraer definiu Portugal como um dos parceiros para o programa do KC-390, foi formalizada uma intenção de compra, ainda pelo anterior Governo, para seis destes aparelhos. É essa decisão que tem de ser agora tomada.

"A Força Aérea precisa de ter esta capacidade. Há um vaso comunicante entre a opção de modernização a 100% dos C-130 e a opção de compra das aeronaves", lembrou o ministro.
http://economico.sapo.pt/noticias/gover ... 97567.html
 

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ruipalmeira

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #215 em: Julho 16, 2014, 01:12:38 am »
Alguém sabe quantas empresas portuguesas estão envolvidas no projecto?
 

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nelson38899

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #216 em: Julho 16, 2014, 08:58:30 am »
Citação de: "ruipalmeira"
Alguém sabe quantas empresas portuguesas estão envolvidas no projecto?

Empresas muito poucas, centros de investigação são quase todos, ora aqui vai:

-PIEP
-Inegi
-ISQ
-CEIIA

empresas:
-OGMA
-Embraer
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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ruipalmeira

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #217 em: Julho 16, 2014, 02:45:35 pm »
Os centros de investigação é muito positivo, no entanto também era muito bom envolver empresas portuguesas no projecto, as OGMA ainda é detida 35% pelo governo português, enquanto o estado não fizer a asneira de a entregar na totalidade a capital estrangeiro. A Embraer é uma empresa multinacional com capital disperso na bolsa de Nova York e São Paulo, com alguns acionistas institucionais norte americanos, e dirigida por brasileiros  com sede no Brasil, que não sabemos ate quando vai encontrar atractivos para permanecer em Portugal. O interessante seria  empresas portuguesas participarem na cadeia de fornecimento, ganhassem competências para participar em outros programas, Portugal tem um sector de moldes de qualidade reconhecida, esperemos que  a Embraer Portugal consiga trazer para Portugal a nova geração de  aeronaves regionais e se consiga uma razoável incorporação nacional das estruturas produzidas por cá. Eu não creio que seja boa ideia gastar o dinheiro dos contribuintes portugueses com os KC390  sem contrapartidas para que as empresas portuguesas participem no programa, o que esta a acontecer não é nada duradoiro, a participação portuguesa limita-se a ser dentro da Embraer, o desejável seria uma maior incorporação nacional, não só centros de investigação.
 Penso que a francesa Lauak, e uma empresa de nome Optimal também estarão envolvidas
 

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Get_It

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #218 em: Julho 16, 2014, 03:17:40 pm »
Não sei até que ponto esta lista está actualizada: http://www.airframer.com/aircraft_detail.html?model=C-390 (se ao acederem ao site tiverem problemas com o limite de visitas recomendo que abram como janela privada ou em modo incógnito.)

Eu ainda estou à espera que a USAF anuncie a compra do C-390 dado que tem tantas empresas norte-americanas envolvidas no projecto. Não é essa a lógica?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #219 em: Julho 31, 2014, 10:57:10 am »
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KC-390 – EMBRAER FEZ AVANT-PREMIÉRE EM FARNBOROUGH
Embraer Defesa & Segurança realizou apresentação consistente do Programa KC-390 em Farnborough



Com a presença da liderança da EMBRAER, da Divisão Defesa & Segurança e autoridades militares brasileiras como o Brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, foram apresentados mais detalhes do maior projeto aeronáutico brasileiro até esta data. Os eventos durante a Feira Internacional FARNBOROUGH AIR SHOW, 14 a 20 Julho.
 
Como promoção da nova aeronave de transporte militar tático, o KC-390, foi criado  um espaço de demonstração dos principais sistemas da aeronave. Um modelo da seção da fuselagem (cross-section), foi exibido.  Os principais componentes que formam a aviônica, sistemas de controle de voo, sistemas de proteção e outros componentes da aeronave foram exibidos.
 
A apresentação do VP do Programa KC390, Paulo Gastão incluiu detalhes do avanço da montagem dos protótipos, além de especificar mais  as capacidades da futura aeronave de transporte militar tático, o KC-390. Também presente o Presidente da EMBRAER Defesa & Segurança Jackson Schneider.

DefesaNet apresenta uma foto em melhor resolução, com o estágio da montagem (início Julho), que mostra um avanço substancial na construção do primeiro protótipo do KC-390, em relação às liberadas em maio, quando da inauguração dos hangares onde serão montados e finalizados os  KC-390. Reforça assim a expectativa do voo inaugural no quarto trimestre de 2014. (ver fotos abaixo).


Foto de Maio de 2014 com a estrutura básica em estágio de montagem.
Foto EMBRAER Defesa & Segurança

Estágio de Julho de 2014 com a estrutura básica em já em
processo adiantado de  montagem.
Foto - EMBRAER Defesa & Segurança


O KC-390 é o maior avião já desenvolvido e produzido pela Embraer e o seu projeto representa expressivo avanço em termos tecnológicos e de inovação. Tudo isso já justifica o interesse em torno da fabricação do jato de transporte militar tático e reabastecimento em voo KC-390, programa que marca o ingresso da Empresa em um dos segmentos mais promissores do mercado global de defesa.
 
É, também, a primeira vez que a Embraer está na posição de liderança de um projeto internacional de alta tecnologia, envolvendo países da América Latina e da Europa.
 
Em maio último, foi inaugurado o hangar onde será instalada a linha de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto, São Paulo. Na ocasião, a Embraer Defesa & Segurança e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato para a produção seriada do KC-390, marcando o início de nova fase do projeto, que começou em 2009.


Um dos pontos importantes na rapidez do processo é a rebitagem automática. Observar as duas máquinas (cor vermelha), uma em cada lado da fuselagem que dão uma maior velocidade e melhor acabamento da superfície e zero retrabalho. Foto - Agência FAB.

O negócio, avaliado em R$ 7,2 bilhões, inclui a aquisição de 28 aeronaves e de um pacote de suporte logístico inicial.
 
O KC-390 é um projeto feito em conjunto com a Força Aérea Brasileira. Concebido desde o início para realizar diversas missões (transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e resgate e combate a incêndios florestais), o KC-390 estabelecerá novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.
 
Para isso, incorpora uma série de tecnologias avançadas, porém já comprovadas, que constituirão verdadeiras inovações em sua categoria. Antes mesmo de tomar forma, o avião se beneficiou de avançadas ferramentas de engenharia, como o uso de programas baseados em modelos digitais (CAD – Computer Aided Design), que reduziram em aproximadamente 50% o tempo necessário para projetar as estruturas, as peças e os componentes.
 
A integração dos diversos sistemas da aeronave é testada em bancadas, conhecidas como rigs, e um simulador de voo dedicado à engenharia é utilizado para afinar as leis de comandos de voo e a interface homem-máquina.
 
O KC-390 une grande capacidade de carga e velocidade e vai operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. O moderno sistema de manuseio de cargas (Cargo Handling System) da aeronave permite reconfigurá-la rapidamente, utilizando roletes escamoteáveis para a movimentação em pallets ou um piso plano para transporte de tropas ou de veículos.
 
A pilotagem é facilitada por um moderno sistema de controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a segurança da operação. Além de ter um sistema de manutenção inteligente (Health Monitoring System), que contribui para maior disponibilidade da aeronave por meio de  prognóstico de falhas em tempo real, associado a um cronograma de manutenção otimizado.




Ficha técnica – KC-390
  Envergadura    35,05 m
  Comprimento    35,20 m
  Altura    11,84 m
  Velocidade máxima    Mach 0,8 (870 km/h)
  Altitude máxima    36.000 pés
  Alcance    3.350 milhas náuticas
  Capacidade:
 - 26 toneladas (23 toneladas distribuídas)
 - 7 pallets 463 L
 - Veículos - 3 Marruas ou 1 Blindado  Guarani
 - 1 helicóptero S-60 Blackhawk
 - 80 soldados equipados
 - 66 paraquedistas
 - 74 macas padrão OTAN
 - 1 Unidade do ASTROS 2 (sem necessidade de desmontar a unidade lançadora)
 




Fonte: DefesaNet.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #220 em: Agosto 01, 2014, 03:42:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citar

  Capacidade:
  - Veículos - 3 Marruas ou 1 Blindado  Guarani
 - 1 helicóptero S-60 Blackhawk
  - 1 Unidade do ASTROS 2 (sem necessidade de desmontar a unidade lançadora)
 

Isso equivale a quê?
- 3 M11/Humvee ou 1 Pandur?
- 1 EH-101 Merlin?
- 1 M-109A5?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #221 em: Agosto 01, 2014, 04:22:04 pm »
Marruá:



Guarani:



Blackhawk



Astros 2:

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #222 em: Agosto 01, 2014, 04:40:15 pm »
Actualmente os nossos C-130 conseguem transportar as pandur?
 

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Cabeça de Martelo

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #223 em: Agosto 01, 2014, 05:48:07 pm »
Dúvido.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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nelson38899

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Re: Projecto Embraer C-390
« Responder #224 em: Agosto 01, 2014, 08:20:19 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Dúvido.

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aracterísticas gerais e dados técnicos:
- Blindagem com placas de aço e cerâmica do tipo ADD-ON;
- A estrutura básica do casco permite protecção balística para ameaças de nível 1 e protecção anti-mina para ameaças de nível 2a (STANAG 4569, ou seja, nível 1:munições de 7,62mm disparadas a 30 metros e rebentamentos de granadas 155mm a 100 metros; nível 2a:mina anti-carro de 6kg detonadas sob os rodados);
- As placas de blindagem (ADD-ON) garantem protecção balística de nível 2, 3 e 4 e protecção anti-mina para ameaças de nível 3ª (STANAG 4569, ou seja, nível 4: munições 14,5mm AP disparadas a 200 metros e rebentamentos de granadas 155mm a 25 metros; nível 3a :mina anti-carro de 8kg detonada sob os rodados);
- Aerotransportavel em C-130 (1 por avião);
- Suspensões independentes às oito rodas;
- Permite ajuste da pressão dos pneus em movimento.
Dados técnicos:
- Peso em ordem de batalha: 18.500 Kg;
- Diâmetros de viragem: 20,5m (entre paredes); 15,0m (modo peão);
- Peso máximo permitido: 22.500Kg;
- Velocidade máxima em estrada: 105 km/h;
- Autonomia: aproximadamente 600 K;
- Motor: Diesel turbo 6 cilindros em linha, 4 tempos; 455 HP de potência; 8.900 cm 3 de cilindrada;
- 2 depósitos de combustível (377 litros);
- Caixa automática de6 velocidades; 6 mudanças para a frente e 1 par a retaguarda;
- Travão se serviço – sistema hidro-pneumático de circuito dupo com ABS e retardador, accionado pelo travão de pé;
- Suspensão independente com molas helicoidais (1º e 2º eixos) e com barras de torção (3º e 4º eixos);
- Amortecedores hidráulicos telescópicos (1 por roda);
- Pneus Michelin 365/80 R20 XZL 152 K Run Flat.

http://www.operacional.pt/vbr-8x8-tp-pandur-ii-127/
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva