Caro Mar Verde:
O areamilitar.net, não publicou nenhum estudo.
O que está lá é apenas o que já se sabe.
Os dados são os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatísticas.
Quem faz estudos são os senhores engenheiros (da ordem e sem ser da ordem) que fazem aqueles estudos baseados em progressões geométricas estilo "
se o crescimento do tráfego for de 2.75% ao ano e se a posição de saturno relativamente ao sol não mudar mais de dois graus..."
Esses estudos cripticos, que a maioria das pessoas não entende porque os autores dos estudos não querem que se entenda são na sua maioria publicados em engenheires, para que o pagode não entenda nada e não possa ter opinião.
Em terra de cego quem tem olho é Rei, e os estudos parecem sempre ser estudos feitos por aqueles que têm olhos, para serem visto pelos cegos.
O que está publicado no areamilitar.net são apenas dados do Instituto Nacional de Estatísticas e cruzados com os mapas dos municipios da Região Metropolitana de Lisboa, para mostrar até que ponto o tontito do Mario Lino e o aprendiz de Salazar, José Socrates mentiram, porque no meu fraco vocabulário de zé ninguém, eu não conheço outra palavra para descrever o que estes senhores fizeram, que não seja
MENTIRA!!!
Eu não recolhi os dados, mas fui eu que fiz os mapas, e à medida que eles íam aparecendo, eu colocava as mãos na cabeça.
E ao contrário de qualquer outra comparação ou análise, eu acho que quando analizamos a situação e detectamos patetices graves, não podemos deixar de contar o que se passou, e a conclusão é simples:
Guterres desleixou-se com medo dos ecologistas e deixou cair o aeroporto na margem sul, com medo que os ecologistas fizessem pressão sobre Bruxelas para impedir Rio Frio, como ameaçaram no caso da barragem de Foz Coa com a campanha das "Gravuras não sabem nadar"
Durão Barroso, esteve-se marimbando para o aeroporto porque chegou ao poder depois do 11 de Setembro e deixou o aeroporto para as calendas.
Socrates apanhou o aeroporto parado, sem nenhum estudo sobre os verdadeiros problemas da Ota, e avançou porque a última ordem era avançar para a Ota.
São todos responsáveis por esta trapalhada, e o Sócrates é responsavel por tentar resolver esta trapalhada da pior maneira, construindo o aeroporto de Lisboa a 43Km do Marquês de Pombal, mais longe que qualquer aeroporto em qualquer cidade importante do mundo.
= = = =
Eu não sou especialista em questões aéreas, e a pessoa que me enviou os dados sobre as possibilidades Portela +1 apresentou aquela opinião que a mim me parece lógica, mas como digo eu não tenho suficientes conhecimentos sobre a matéria.
Posso dizer no entanto que o argumento contra a pista «paralela»O à Portela, «manda» os aviões do Montijo contra a Serra da Arrábida quando o vento está sul, e coloca-os num circuito de espera (quando necessário) que anda por cima de áreas urbanas.
= = = =
Acrescento que se alguém tiver alguma opinião que queira expor sobre o assunto que seja interessante, ela poderá ser acrescentada à matéria.
Pessoalmente estou farto de ser tratado como uma besta por um Estado Corporativo, que não dá aos cidadãos o direito de pensar e escolher, reservando as decisões para os bebedores do Santo Graal, mesmo quando estes não passam de engenheirozecos mediocres, que fazem exames por fax.