F-35A Lightning II na FAP

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #525 em: Maio 10, 2024, 02:20:43 pm »









A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar UAV's e F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade. isto quase sugere que alguns F-16 continuarão em serviço por exemplo para QRA o que faria totalmente sentido. E abre as portas para um segundo caça mais leve mais tarde pois 20 F-35's não é o suficiente para 2 esquadras.

Já agora pode esclarecer qual o evento onde estes slides foram expostos?
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:24:15 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #526 em: Maio 10, 2024, 02:24:27 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #527 em: Maio 10, 2024, 02:25:01 pm »
20 F35 agora e, depois no fim de vida substituir os F16 que entretanto receberiam upgrades

Isso era o caminho
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #528 em: Maio 10, 2024, 02:25:50 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:26:53 pm por Pilotasso »
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #529 em: Maio 10, 2024, 02:32:43 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #530 em: Maio 10, 2024, 02:42:47 pm »
Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)

E já sabemos sem sombra de dúvida que não poderá ser também aqui o caso? Acho que é um pouco prematuro estar a afirmar isso, pois o que para já se conhece oficialmente é que se trata de um processo de intenções da FAP. Não terem sido topo de gama deve-se ao facto de não temos querido abrir mais os cordões à bolsa, como acontece de forma recorrente, e igualmente por se ter quase a certeza que mais tarde, ou mais cedo, as aeronaves seriam alvo do MLU.

Mas os contornos deste possível negócio ainda estão longe de ser conhecidos, como é óbvio. Pelas palavras do CEMFA, tratar-se-ão de aviões novos, logo Block 4; e as Lajes, com a sua vital importância estratégica reafirmada vezes e vezes sem conta, pesarão alguma coisa neste dossier, ou absolutamente nada? Penso que são muitas questões que ainda se encontram no ar para podermos fazer juízos absolutos. ;)

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #531 em: Maio 10, 2024, 02:43:52 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?

Em 1994 adquirimos F-16A block 15 OCU cujas primeiras unidades sairam em 1987 quando na mesma linha estavam a sair F-16C block 50 e 52's. Os nossos estavam claramente já superados.
Para além disso O F-35 representa um caça já de peso médio e não leve.
« Última modificação: Maio 10, 2024, 02:51:03 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #532 em: Maio 10, 2024, 03:56:07 pm »
A concretizar-se seria noticias fantásticas. Comprar F-35's novos de fábrica seria algo de inédito na FAP mesmo sendo só 20 unidades, já seria um tremendo upgrade.

Como assim, algo inédito? Os primeiros 20 F-16A/B (Peace Atlantis I) eram todos novinhos de fábrica.

Não fui claro, entenda-se F16 foram financiados na sua maioria pelos estates como contrapartida e não eram o topo de gama.  ;)
Não eram topo de gama como assim?

Em 1994 adquirimos F-16A block 15 OCU cujas primeiras unidades sairam em 1987 quando na mesma linha estavam a sair F-16C block 50 e 52's. Os nossos estavam claramente já superados.
Para além disso O F-35 representa um caça já de peso médio e não leve.
Certo, pensei que estavas a fazer uma afirmação mais relacionada com a geração da aeronave.

Mas ainda é cedo para percebermos que versão do F-35 vamos receber e se será ou não topo de gama.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #533 em: Maio 11, 2024, 08:28:48 pm »
Que se saiba a linha produção do F-35A está produzir apenas uma tranche refresh de cada vez. Até porque o F-35 é um avião recente e ainda não existem D,E & F's. Talvez com a introdução do novo motor adaptativo lá mais para a frente mas para já não há a possibilidade de adquirirmos uma versão anterior mas nova de produção porque isso não existe.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #534 em: Maio 11, 2024, 08:43:10 pm »
Que se saiba a linha produção do F-35A está produzir apenas uma tranche refresh de cada vez. Até porque o F-35 é um avião recente e ainda não existem D,E & F's. Talvez com a introdução do novo motor adaptativo lá mais para a frente mas para já não há a possibilidade de adquirirmos uma versão anterior mas nova de produção porque isso não existe.
Eu acho que a questão abcedária já não é tão pertinente. O que me parece que conta é o número do Block.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #535 em: Maio 11, 2024, 10:45:11 pm »
No F-35A o esquema são tranches, em vez de block. Neste momento está a TR-2, no futuro a TR-3.
Era o que estava a dizer, não há produção concorrente de configurações obsoletas. Se assinarmos a aquisição, serão iguais às que os "países ricos" estarão a receber nessa altura.
« Última modificação: Maio 11, 2024, 10:48:18 pm por Pilotasso »
 

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #536 em: Maio 12, 2024, 01:13:05 pm »
No F-35A o esquema são tranches, em vez de block. Neste momento está a TR-2, no futuro a TR-3.
Era o que estava a dizer, não há produção concorrente de configurações obsoletas. Se assinarmos a aquisição, serão iguais às que os "países ricos" estarão a receber nessa altura.
Veremos se este modelo de produção e venda se irá manter quando a aquisição avançar.
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #537 em: Maio 12, 2024, 01:24:34 pm »
Bom, em teoria, se Portugal adquirir F-35 em duas fases diferentes (uma em 2030 e pouco, e a outra passado uns 10 anos), é bem possível que venham em sub-versões diferentes.
 
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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #538 em: Maio 14, 2024, 09:15:22 am »
Segundo a FAP, o primeiro F35 chegará cá em 2031, caso o governo avance com a decisão até 2025, logo ponho cá o cronograma


E a FAP só informou o nelson38899?

Sim eu sou especial!









Depois deste post o Nelson fez (merecidamente) um "Mic drop"...

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mic_drop
 
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