PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.

  • 40 Respostas
  • 6158 Visualizações
*

mifisarte

  • Membro
  • *
  • 18
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +3/-2
https://www.jn.pt/nacional/psp-e-gnr-desentendem-se-quanto-ao-transporte-de-vacinas-em-evora-13178462.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Somente a minha humilde opinião mas Portugal necessita com caráter de urgência de uma polícia única. São oito as entidades do género e não podemos continuar com este tipo de "disputa" de jurisdições e duplicidade de competências!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #1 em: Dezembro 28, 2020, 10:42:07 pm »
Isto é falta de organização e autoridade de quem manda - existirem 2 polícias, uma militarizada, não implica estas figuras tristes. Ou isto é recorrente em Itália, Espanha, França, Países Baixos tb?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

mifisarte

  • Membro
  • *
  • 18
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +3/-2
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #2 em: Dezembro 28, 2020, 10:47:56 pm »
Isto é falta de organização e autoridade de quem manda - existirem 2 polícias, uma militarizada, não implica estas figuras tristes. Ou isto é recorrente em Itália, Espanha, França, Países Baixos tb?

Não sei o que se passa lá fora mas por aqui parece ser recorrente.

Desde a PSP a "desarmar" a PE (Polícia do Exército) que estão a efetuar segurança na entrega dos ventiladores e desinfeções a lares, Guarda Costeira da GNR a ser "intercetada" pela Polícia Marítima (Marinha), enfim, agora isto...
« Última modificação: Dezembro 28, 2020, 10:48:29 pm por mifisarte »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1631 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #3 em: Dezembro 28, 2020, 11:09:03 pm »
https://www.jn.pt/nacional/psp-e-gnr-desentendem-se-quanto-ao-transporte-de-vacinas-em-evora-13178462.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Somente a minha humilde opinião mas Portugal necessita com caráter de urgência de uma polícia única. São oito as entidades do género e não podemos continuar com este tipo de "disputa" de jurisdições e duplicidade de competências!

Que circo !
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 03:38:33 am por Lightning »
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 494 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #5 em: Dezembro 29, 2020, 04:00:44 am »
Mais uma vez está à vista a qualidade dos nossos oficiais. Sim isto aconteceu porque algum oficial da PSP deu a ordem de bloqueio.

Depois admiram-se que os polícias vão para redes sociais falar mal dos seus superiores. E este é um episódio conhecido porque estavam lá os OCS cavalheiros.
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 04:03:58 am por CruzSilva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Clausewitz

  • Membro
  • *
  • 225
  • Recebeu: 245 vez(es)
  • Enviou: 291 vez(es)
  • +101/-25
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #6 em: Dezembro 29, 2020, 04:36:57 pm »
A TVI filmou

https://www.google.com/amp/s/tvi24.iol.pt/amp/videos/sociedade/psp-e-gnr-desentendem-se-em-disputa-de-entrega-de-vacinas-em-evora/5fea3b4e0cf2cc9de7f0ab8c

PS: Não há um ministério para organizar isto? Se calhar não há.

Situação ridícula e surreal.
Um Ministério para organizar uma escolta de vacinas numa cidade do interior do país? Já temos pouca microgestão e desresponsabilização das instituições, eu nesse caso nem sei para que é que existem comandos distritais e nacionais, oficiais, galões e o diabo a sete.
Para esta situação bastaria um pingo de vergonha na cara e noção do ridículo de quem de direito e não sendo assim um par de chapadas aos garotos que andam a brincar à polícia e a dar uma bonita imagem à sociedade.
Mas isto no fundo somos nós no nosso paroquialismo.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, CruzSilva, mifisarte

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11017
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3207 vez(es)
  • +731/-1031
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #7 em: Dezembro 29, 2020, 09:20:03 pm »
Um Ministério para organizar uma escolta de vacinas numa cidade do interior do país? Já temos pouca microgestão e desresponsabilização das instituições, eu nesse caso nem sei para que é que existem comandos distritais e nacionais, oficiais, galões e o diabo a sete.

Eu queria dizer, alguém para definir as regras nesta "operação vacinas", quem faz o quê, género, a GNR faz isto nestas condições, a PSP faz aquilo nestas condições, etc, e todos saberem quais são as suas funções, para não ficar sujeito a interpretação de alguma chefia intermédia, e quem fizer algo deste tipo, não ter desculpa do tipo "é a nossa jurisdição".
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 09:20:48 pm por Lightning »
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #8 em: Dezembro 29, 2020, 09:54:34 pm »
Era evitável? Era! É feio? É. É censurável? É!
Mas este é o preço a pagar por teimar em manter duas policias paralelas dentro do mesmo território.
« Última modificação: Dezembro 29, 2020, 09:56:00 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, Camuflage, mifisarte

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5330
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8450/-245
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #9 em: Dezembro 29, 2020, 11:00:44 pm »
E pur si muove. Ou melhor dizendo, duas (ou mais) FS de âmbito nacional funcionam sem problemas noutros países europeus e –– pasme-se –– até trabalham lado a lado, independentemente da opinião de cada um aqui no fórum. Mais, quando a GNR teve competência exclusiva para o transporte de dinheiro –– aquando da introdução do euro ––, não me recordo de a PSP alguma vez interferir.

Trata-se de um problema puramente político, em que a PSP anda, há já bastante tempo, a tentar obstruir a GNR em resposta ao aumento de competências desta última. O mais caricato é que a expansão de competências da GNR ocorreu em domínios como os fogos florestais, a protecção civil e a segurança marítima, áreas que não são da competência da PSP e nas quais esta nunca se mostrou muito interessada. Tudo isto é, obviamente, agravado, pela ausência de um ministro minimamente competente e com autoridade.

Mas em termos de parolice, esta situação não bate a do CEMA a correr com a GNR da Figueirinha.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #10 em: Dezembro 30, 2020, 12:06:56 am »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente, CruzSilva

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 494 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #11 em: Dezembro 30, 2020, 12:47:43 pm »
Era evitável? Era! É feio? É. É censurável? É!
Mas este é o preço a pagar por teimar em manter duas policias paralelas dentro do mesmo território.

Eu tenho a opinião de outros utilizadores do forúm, há outros países com este modelo policial em que isto não acontece! E isto não é só entre PSP/GNR, entre outras entidades públicas o mesmo acontece!
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #12 em: Dezembro 30, 2020, 01:57:38 pm »
Como já disse não vejo razão para uma única policia, perdendo a hipótese de manter uma policia militarizada, etc. Obviamente casos destes - e outras descoordenações - podem e devem ser resolvidos sem ser necessário existir uma única FS. 

Mas é preciso muita falta de bom senso para bloquear uma escolta da GNR, na presença da CS, para ser a PSP a fazer escolta até aos limites da cidade... mesmo que o ordenado tivesse a variável de "escolta ao Km" era falta de bom senso, para não dizer pior. Mas também é esclarecedor sobre o enquadramento existente da organização das FS.     
« Última modificação: Dezembro 30, 2020, 02:00:21 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #13 em: Dezembro 30, 2020, 03:33:26 pm »
O problema está no que eu disse acima, na existência de duas forças paralelas, e na consequente necessidade de ter de agradar a ambas, compreende?
Não haveria problema nenhum se quem planeou a operação a tivesse entregue a 100% a uma das forças, qualquer que ela fosse. Entregaram à GNR, na sua parte principal, porém, acharam que para evitar susceptibilidades e crises de corporativismo dentro das areas de responsabilidade da PSP era essa força que assumia o protagonismo - com isso lixaram (com F) tudo. Nada tenho contra quem levou isso à letra, tenho sim contra quem lá meteu esse pedregulho na engrenagem.
« Última modificação: Dezembro 30, 2020, 03:38:26 pm por Trafaria »
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: PSP e GNR desentendem-se quanto a transporte de vacinas em Évora.
« Responder #14 em: Dezembro 30, 2020, 03:36:20 pm »
Era evitável? Era! É feio? É. É censurável? É!
Mas este é o preço a pagar por teimar em manter duas policias paralelas dentro do mesmo território.

Eu tenho a opinião de outros utilizadores do forúm, há outros países com este modelo policial em que isto não acontece! E isto não é só entre PSP/GNR, entre outras entidades públicas o mesmo acontece!
Ai não que não acontece. Você não está lá para ver, mas eu tenho contactos que me contam com cada uma...
::..Trafaria..::