Programa de substituição do C-130

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2235 em: Setembro 08, 2021, 01:07:20 pm »
O "03" a caminho do Kosovo com Head-Up Display (HUD) à portuguesa. :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"I'll miss the sea, but a person needs new experiences. They jar something deep inside, allowing him to grow. Without change something sleeps inside us, and seldom awakens. The sleeper must awaken."
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2236 em: Setembro 18, 2021, 08:59:47 am »
Ainda não está pronto para entrega, mas já possui uma nova "tail art".

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2237 em: Setembro 18, 2021, 10:21:15 am »
Ainda não está pronto para entrega, mas já possui uma nova "tail art".



CG, os nossos C's estão mesmo a precisar de ser substituídos, se observarmos com maior cuidado algumas zonas da deriva os anos de serviço mostram bem o desgaste na estrutura exterior da aeronave.

Para quem tem 43 anos de serviço estão muito bons.

Já cumpriram, e muito bem, as suas missões na FAP, o descanso é mais que merecido.
80.000 HV para 5/6 aeronaves é obra!

Abraços 
« Última modificação: Setembro 18, 2021, 10:28:11 am por tenente »


Quando um Povo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2238 em: Setembro 18, 2021, 11:32:13 am »
CG, os nossos C's estão mesmo a precisar de ser substituídos, se observarmos com maior cuidado algumas zonas da deriva os anos de serviço mostram bem o desgaste na estrutura exterior da aeronave.

Para quem tem 43 anos de serviço estão muito bons.

Já cumpriram, e muito bem, as suas missões na FAP, o descanso é mais que merecido.
80.000 HV para 5/6 aeronaves é obra!

Abraços 

Claro que necessitam, meu caro amigo. Isso ninguém duvida, penso eu. Agora, precisavam era de ser substituídas por aeronaves com capacidades muito superiores, e não apenas algo superiores como é o caso em evidência. Era uma decisão que tinha que ter sido de cariz operacional e nunca político, numa área cada vez mais importante como é aquela do transporte aéreo táctico e estratégico (TAT/TAE). O caso dos A-7P Corsair II devia ter feito pensar muita gente, apesar do enorme salto tecnológico que foi a sua aquisição para uma Força Aérea que roçava a obsolescência.

Volto a frisar: o KC-390 Millennium até poderá vir a ser um bom aparelho para certo tipo de missões, porém em vários aspectos pouco ou nada vem acrescentar de significativo às capacidades que poderíamos vir a ter com a frota C-130 atempada e devidamente modernizada. E se a produção não chegar sequer à meia centena de unidades, gostava de saber quão viável se tornará a sua operação a nível de custos, manutenção e sobressalentes. Um eucalipto, que tudo seca à sua volta, é tudo aquilo que a FAP não precisa neste momento, nem para o futuro.

Pela ocasião do recente 44º aniversário dos Bisontes, tive a hipótese de chegar à fala com várias tripulações e quase todas se mostraram muito reticentes com as capacidades do KC-390 face aos concorrentes C-130J/J-30 e A400M. Apesar disso, estão (e só poderiam estar, obviamente) dispostas a dar o benefício da dúvida à aeronave brasileira.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2239 em: Setembro 18, 2021, 06:44:29 pm »
De facto e um feito enorme este que os nossos Hercules atestaram....parabens aos Bisontes por esta mais uma etapa inesquecivel....
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2240 em: Setembro 19, 2021, 02:33:32 pm »
CG, os nossos C's estão mesmo a precisar de ser substituídos, se observarmos com maior cuidado algumas zonas da deriva os anos de serviço mostram bem o desgaste na estrutura exterior da aeronave.

Para quem tem 43 anos de serviço estão muito bons.

Já cumpriram, e muito bem, as suas missões na FAP, o descanso é mais que merecido.
80.000 HV para 5/6 aeronaves é obra!

Abraços 

Claro que necessitam, meu caro amigo. Isso ninguém duvida, penso eu. Agora, precisavam era de ser substituídas por aeronaves com capacidades muito superiores, e não apenas algo superiores como é o caso em evidência. Era uma decisão que tinha que ter sido de cariz operacional e nunca político, numa área cada vez mais importante como é aquela do transporte aéreo táctico e estratégico (TAT/TAE). O caso dos A-7P Corsair II devia ter feito pensar muita gente, apesar do enorme salto tecnológico que foi a sua aquisição para uma Força Aérea que roçava a obsolescência.

Volto a frisar: o KC-390 Millennium até poderá vir a ser um bom aparelho para certo tipo de missões, porém em vários aspectos pouco ou nada vem acrescentar de significativo às capacidades que poderíamos vir a ter com a frota C-130 atempada e devidamente modernizada. E se a produção não chegar sequer à meia centena de unidades, gostava de saber quão viável se tornará a sua operação a nível de custos, manutenção e sobressalentes. Um eucalipto, que tudo seca à sua volta, é tudo aquilo que a FAP não precisa neste momento, nem para o futuro.

Pela ocasião do recente 44º aniversário dos Bisontes, tive a hipótese de chegar à fala com várias tripulações e quase todas se mostraram muito reticentes com as capacidades do KC-390 face aos concorrentes C-130J/J-30 e A400M. Apesar disso, estão (e só poderiam estar, obviamente) dispostas a dar o benefício da dúvida à aeronave brasileira.

Que remédio, além disso quando por cá estiver o KC, vai ser a melhor aeronave do mundo, pois é a que irão ter para os próximos 40 anos.
Quanto aos custos de manutenção, isso é chutar para a frente, logo se vê....
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2241 em: Setembro 21, 2021, 09:13:26 pm »
Apresentação das primeira "imagens" do MC-130J Commando II







Citar
Primary Function: Air refueling of SOF helicopter/tilt rotor aircraft, infiltration, exfiltration, and resupply of SOF by airdrop or airland

Uma versão que poderia ser muito interessante para o nosso perfil atual de forças.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2242 em: Setembro 21, 2021, 11:01:42 pm »
Para a FAP, podia-se operar o C-130J/J-30, o MC-130J entre outros e eventualmente o kit do PC-130J MPA, tudo numa só plataforma.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2243 em: Outubro 02, 2021, 08:35:16 pm »
O A400M das Forças Armadas do Luxemburgo aterrou esta tarde, à hora de almoço, na BA6. Imponente aeronave, pelo ruído dos seus motores e tamanho. c56x1

Têm havido umas visitas curiosas nas últimas semanas ao Montijo, nomeadamente um dos novos C-295MW checos, um C-295 da Força Aérea Polaca, e agora o A400M do Luxemburgo.
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2244 em: Outubro 08, 2021, 07:19:39 am »
Vai levar bacalhau para os portugueses que lá vivem  :mrgreen:.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2245 em: Outubro 12, 2021, 10:51:51 am »
Primeiro C-130H-30 modernizado, neste caso o 16806, já fora do hangar em Alverca e praticamente pronto para iniciar os voos de teste. Só a nível externo foram instaladas mais de três dezenas de novas antenas de comunicação, navegação e sensores.

Crédito: André Araújo
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2247 em: Outubro 20, 2021, 10:32:16 am »
https://www.cavok.com.br/collins-aerospace-oferece-atualizacoes-para-manter-o-c-130-voando-por-decadas

....

Citar
(...) Outra atualização é o sistema de hélice NP2000 da Collins, que oferece aos clientes do C-130 uma economia de custos de manutenção operacional estimada de 50 por cento por hora de voo em comparação com o sistema legado.

“Além disso, o empuxo de decolagem da hélice 20% maior encurta a decolagem de pesos pesados em aproximadamente 300 metros, enquanto a melhoria estimada de 55% na confiabilidade do sistema aumenta a disponibilidade geral da aeronave”, disse Quinlan Lyte, diretor sênior de Sistemas de Hélice da Collins Aerospace. “Com mais de 1 milhão de horas de voo, o NP2000 é uma solução comprovada na modernização do C-130H enquanto mantém os custos baixos.” (...)

Nos nossos C-130 modernizados, os novos sistemas "Propeller Maintenance Panel" (PMP) e "Electronic Propeller Control" (ECP) vêm substituir o antigo "Propeller Syncrophaser". O PMP serve para ler códigos de erro e fazer alguns testes do ECP e da nova "Electronic Valve Housing" (EVH) digital, e pode ser instalado tanto nas hélices de 4 pás 54H60 (as originais e que se mantêm), como também nas NP2000 de 8 pás. É mais uma oportunidade que se perdeu de melhorar ainda mais o desempenho dos Hércules da FAP.
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