Os rebocadores se dividem em alguns tipos:Os rebocadores de propulsão convencional ( com 1 hélice ou 2 hélices), os de os propulsão Azimutais, os Voith (vertical blades-in cycloidal propulsion), os tractor tugs ( ou rebocador trator), os AHTS, e os de resgate e reboques de alto-mar.
Vou tentar explicar um por um.
Os rebocadores de propulsão convencional:
Este tipo de rebocador muito comum em muitos portos, utilizam meios de reboque bem especifico, um sistema de "gato" que nada mais é que um gancho, aonde se conecta o cabo de reboque entre o navio e o rebocador, porem ele so tem capacidade de realizar reboques pela popa, pois seu sistema de propulsão é "convencional", ou seja eixo e hélice fixos, manobrados por um ou mais lemes, possui uma capacidade de manobra bem limitada, e potência idem, na faixa dos 1500 hp a 4000hp( os maiores), bollard pull ( tração estática) na faixa de 25 a 45 Toneladas.
Hoje em dia este tipo de rebocador tem sido substituído por tipos mais eficientes.
Rebocadores de Propulsão Azimutais :
Sao rebocadores muito eficientes, tem ótima capacidade de manobra, podem rebocar em qualquer direção, pois seu sistema de propulsão, geralmente sao dois Thrusters ( hélices direcionais), por isso podem girar em 360° graus no eixo, sao fáceis de se manobrar, podem ser conectados os cabos de reboque tanto na proa quanto na popa, pois utilizam guinchos de tração. Possuem motores potentes e econômicos, com ótima tração estática.
Tractor tugs ( ou rebocador trator):
Sao rebocadores muito parecidos com os Azimutais, na verdade utilizam mesmo sistema de propulsão, com a unica diferença que, seus hélices direcionais estao localizados mais a vante, ou seja próximo a proa, portanto o ponto de tração deste rebocador sera sempre a Re, utilizando geralmente guinchos ou gato de reboque, porem também podem manobrar em 360°, sao rebocares feitos para puxarem, por isso sao chamados de rebocador Trator, podem também puxar na vertical, devido ao sistema de tração azimutal, por isso sao muito potentes, e faceis de manobrar.
http://www.seabulktowing.com/fleet.htmlVoith (vertical blades-in cycloidal propulsion):
Os rebocadores que utilizam o sistema Voith sao os mais poderosos rebocares portuários que ha, utilizam um sistema de laminas Cycloidal, como se fosse as pas de uma batedeira gigante no fundo do casco, possuem porte avantajado, por isso sao utilizados em portos que circulam grandes navios, e necessitam de rebocadores a altura da tarefa, também manobram em qualquer direção, com a diferença de possuírem um sistema de propulsão que requer motores muito potentes (alto bollard pull), acima dos 75 tons a 150 tons, sao rebocadores pesados, que pode facilmente parar um navio desgovernado.
http://www.hitzler-werft.de/voith.htmlOs AHTS:
Sao rebocadores de alto-mar, AHTS-Anchor handling tug supply.
Sao rebocadores especias, utilizados em movimentaçao de plataformas marítimas, por isso sao mais conhecidos como, Rebocadores de manuseio de ancoras e reboque offshore e supridor, servem tanto como navios abastecedores, como também, movimentam as ancoras de plataformas e as reboca. sao rebocadores de grande porte, com maquinas muito potentes, guinchos muito grandes, com alta capacidade de traçao estatica, entre 120tons e 320tons, e motores com potencia entre, 10 000, e 33 000, Hp.
http://www.shipspotting.com/modules/myal...
foto de um AHTS, na bacia de campos.
Rebocadores de resgate e reboques de alto-mar.
Sao rebocadores apropriados para navegarem em mar-aberto, em atravessar oceanos, podem ser utilizados, para rebocar barcaças, resgatar navios, ou rebocar navios entre um continente e outro, e transporte oceânico através de barcaças, possuem grande porte e grande autonomia de mar, podendo transportar grandes quantidades de combustível e agua.
1 semana atrás
Fonte(s):
Saudações mercantes
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Achei interessante.
Abraços,