SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #135 em: Maio 12, 2021, 12:29:34 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #136 em: Maio 21, 2021, 08:00:22 pm »
A preparação da FAB para receber os primeiros caças F-39 Gripen no segundo semestre de 2021


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A nova edição da revista Aerovisão nº 268 do segundo trimestre de 2021 publicada pela Força Aérea Brasileira traz mais informações sobre o preparo dos pilotos e das instalações para o recebimento dos primeiros caças F-39 Gripen no segunto semestre deste ano.

Cinco pilotos do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar – iniciaram, em 18 de janeiro deste ano, a formação operacional da aeronave Gripen, em Såtenäs, na Suécia, onde está situada a F7 Wing, unidade da Força Aérea da Suécia. Os aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB) realizarão o curso durante, aproximadamente, seis meses, no local onde ocorre a formação de pilotos na aeronave JAS 39 Gripen C/D.

Os futuros pilotos do F-39E Gripen realizarão o Convertion Training (do inglês, Treinamento de Conversão) e o Combat Readiness Training (do inglês, Treinamento de Prontidão para Combate) nas aeronaves JAS 39 C/D.

A atividade operacional está dividida em três módulos, sendo os dois primeiros realizados na Suécia nas aeronaves Gripen C/D. Concluída essa etapa, os pilotos retornarão ao 1° GDA para realizar o último módulo da capacitação, agora nos simuladores do F-39 Gripen da FAB, que serão instalados ainda neste ano na Ala 2, em Anápolis (GO).


Com o recebimento das primeiras aeronaves previsto para o último trimestre de 2021, os pilotos do 1° GDA estarão qualificados e prontos para cumprirem as primeiras missões na FAB.

“É o maior salto operacional da FAB desde a criação do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), envolvendo os esforços do Comando de Preparo (COMPREP), do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Além de um orgulho, é uma grande responsabilidade para a Ala 2 ter em sede a primeira Unidade Aérea a implantar o mais novo vetor de caça brasileiro”, destaca o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez.


Para o Comandante do 1° GDA, Tenente-Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, a formação operacional de pilotos de F-39 Gripen é um marco contratual importante e decisivo no processo de implantação dessa aeronave na FAB. “Estamos qualificando aqueles que serão os primeiros pilotos operacionais de F-39 na FAB. Será uma jornada de desafios, dedicação e, certamente, de muito sucesso”, afirma.

Teoria e prática a bordo no Gripen

O futuro piloto do F-39E Gripen e integrante da primeira turma de capacitação, o Major Aviador Vítor Cabral Bombonato, conta que houve um treinamento intercalado de conhecimento teórico e execução para facilitar o processo de aprendizagem. “No curso de sobrevivência no mar, executamos, de forma simulada, os procedimentos após uma ejeção sobre a terra e sobre a água, com um impressionante grau de realismo”, diz. Já no exercício da centrífuga, eles conheceram a técnica para a realização da Manobra Anti-G (do inglês, AGSM, Anti-G Strain Maneuver).

“Em seguida, pudemos colocar os ensinamentos em prática sob efeito de um fator de carga 9 G (nove vezes a força da gravidade). Em geral, diversas lições sobre os sistemas da aeronave Gripen e os procedimentos a serem realizados em voo são sucedidos de treinamentos em simulador”, relata o Oficial.


Preparação para receber as aeronaves F-39 Gripen

A Ala 2, sediada na cidade de Anápolis (GO), que vai receber as aeronaves F-39 Gripen no segundo semestre deste ano, vem se preparando a fim de poder implantar o sistema Gripen em toda a sua capacidade. Além da preparação física, intelectual e operacional dos pilotos, quase toda a infraestrutura da organização vem sendo reformada ou atualizada.

As obras estão em andamento na Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, como a construção de uma usina fotovoltaica; construção de Próprios Nacionais Residenciais (PNR) para oficiais e graduados; ampliação do pátio de aeronaves; reforma do sistema de água e esgoto da Ala 2; reforma do sistema de iluminação das pistas; reforma da rede elétrica; reforma de toda a rede lógica da Guarnição; reforma da rede de telefonia da Guarnição; reforma e ampliação do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (DTCEA-AN); construção de um novo sistema de iluminação do pátio de aeronaves; reformas dos hangaretes e dos dispersivos de alerta; reforma do prédio que receberá as unidades de F-39 (1º GDA e 1º/16ºGAV), bem como no prédio do simulador; e reforma do Hangar de manutenção de aeronaves de Caça.

Para todas essas obras, diversos critérios de segurança orgânica bem como de aspectos operacionais vêm sendo adotados para que se tenha uma organização segura para a perfeita implementação de todo o Sistema Gripen.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2021/05/20/a-preparacao-da-fab-para-receber-os-primeiros-cacas-f-39-gripen-no-segundo-semestre-de-2021/
« Última modificação: Maio 22, 2021, 12:51:02 am por Vitor Santos »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #137 em: Maio 23, 2021, 12:08:08 am »









 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #138 em: Junho 08, 2021, 07:02:43 pm »
Saab e Varjo trazem realidade virtual para simuladores de voo do caça Saab Gripen E/F


A Saab e a Varjo Technologies trabalham juntas para revolucionar os simuladores de voo. A empresa finlandesa Varjo desenvolveu uma tecnologia de realidade mista de resolução de olho humano (XR) que será integrada em todos os simuladores Saab Gripen E/F. Além da mais alta resolução e do mais amplo campo de visão do setor, a colaboração também oferecerá inúmeras novas oportunidades de treinamento por uma fração do custo

A Saab and Varjo Technologies, que desenvolve tecnologias de realidade virtual e mista para uso profissional e foi fundada em 2016, avançou em sua colaboração por muitos anos a ponto de a tecnologia da Varjo ser integrada nos novos simuladores Gripen E/F da Saab. A colaboração tem suas raízes na inovação da Varjo, que foi fundamental para o desenvolvimento bem-sucedido de simulações de última geração.

“Quando fizemos nossos primeiros experimentos com dispositivos comerciais, recebemos feedback dos pilotos de que eles não conseguiam ler texto em realidade virtual porque a resolução não era suficientemente alta. Isso não era um problema com a tecnologia da Varjo”, disse Stefan Furenbäck, chefe de simulação e visualização de ambiente tático da Saab.

“Nossa colaboração tem sido tranquila e direta. Entendemos as necessidades uns dos outros e como podemos resolver nossos problemas tecnológicos compartilhados. Duas empresas com culturas semelhantes, com inovação no topo de sua agenda e prontas para discutir tudo”, Seppo Aaltonen, Diretor Comercial da Varjo descreve a colaboração.

O treinamento de pilotos requer que os trainees sejam capazes de ler texto e ver até os menores detalhes. Os pilotos precisam sentir que estão voando no mundo real enquanto usam o simulador. Até agora, era necessário usar simuladores em forma de caverna ou cúpula para criar uma experiência de realidade virtual que fosse o mais envolvente possível para o piloto. Eles são muito grandes e caros, e construir seus sistemas de exibição requer muito trabalho. Eles também são difíceis de mover.

Os simuladores convencionais de domo possuem tela plana e a visualização 3D só pode ser obtida com o uso de óculos especiais. Os headsets virtuais da Varjo têm telas separadas para cada olho, então eles vêm com um recurso 3D integrado.


O display biônico da Varjo é baseado na ideia de como o olho humano funciona; você vê tudo no meio do seu campo de visão em ultra-alta resolução e tudo na visão periférica em baixa resolução, permitindo uma experiência virtual totalmente natural e de desempenho suave.

Isso é feito projetando padrões na superfície do olho com LEDs infravermelhos que são monitorados por pequenas câmeras e a resolução se adapta aos movimentos do olho. A resolução no nível do olho humano pode ser alcançada sem supercomputadores se for conhecido para qual ponto o olho humano está olhando em determinado momento. O poder de computação máximo está sempre focado no ponto atual.

A tecnologia da Varjo usa câmeras de vídeo para capturar constantemente o ambiente para fins de realidade mista. Isso significa que as imagens do mundo real funcionam com o mesmo princípio – a imagem de alta resolução vem do ponto focal. Isso permite que poderosos computadores de jogos sejam usados ​​para operar a tecnologia em vez de supercomputadores.

A colaboração entre a Saab e a Varjo tem funcionado muito bem há vários anos e se expandiu para as tecnologias Varjo sendo integradas ao simulador de caça Gripen E/F.

“Estamos finalizando as funcionalidades básicas em nosso próprio simulador para que possamos usar os headsets XR-3 da Varjo em todos os nossos simuladores de voo. Anteriormente, realizamos projetos menores e independentes, semelhantes a protótipos, mas agora os estamos integrando em nossos simuladores de voo reais ”, afirma Stefan Furenbäck.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2021/06/08/saab-e-varjo-trazem-realidade-virtual-para-simuladores-de-voo-do-caca-saab-gripen-e-f/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #139 em: Julho 13, 2021, 07:58:25 pm »
Gripen Brasileiro realiza teste Water Spray no Brasil


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A Saab conduziu com sucesso o teste Water Spray com o Gripen E, que atesta a capacidade do caça de operar em situações adversas. As atividades foram realizadas em junho, no Centro de Ensaios em Voo do Gripen (do inglês, Gripen Flight Test Centre – GFTC), nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo.

Durante o exercício, a aeronave passou por uma pista inundada, em diferentes velocidades. Com isso, é possível identificar os efeitos da pulverização de água nos motores e outros sistemas do Gripen. Isso significa que não pode haver mau funcionamento, nem ingestão de quantidades perigosas de água durante o taxiamento do avião.

“A atividade correu bem e a aeronave teve o desempenho esperado. O Gripen E mostrou que é capaz de operar com segurança em situações como a de uma chuva forte, sem sofrer danos causados pelas cascatas de água empoçada na pista”, contou Sven Larsson, head do Centro de Ensaios em Voo do Gripen, da Saab.

O GFTC tem estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os engenheiros de voo deem todo o suporte necessário aos pilotos durante os ensaios. Essa é uma atividade realizada em parceria com a Embraer, cuja troca de experiências traz benefícios significativos para o Programa Gripen e também para Brasil e Suécia.

“Realizamos o teste na base da Embraer, em Gavião Peixoto, que conta com uma infraestrutura especial para montar uma “piscina” na pista e proporcionar essa experiência única. A oportunidade de unir as forças da empresa brasileira com a Saab aumenta significativamente a capacidade do Programa Gripen como um todo, uma vez que todos avanços que fazemos aqui servem para a campanha de testes dos caças brasileiros e suecos”, reforçou Larsson.

Sobre a Saab

A Saab é líder no segmento de defesa e segurança e tem a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade.

Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário.

A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos.

A sede da empresa localiza-se na Suécia. A Saab tem operações de grande porte em todo o mundo e configura entre os recursos de defesa de diversas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #140 em: Julho 29, 2021, 05:54:44 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #141 em: Setembro 16, 2021, 11:27:58 pm »
Vejam o 1º Gripen de série brasileiro em Linköping


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Por Luiz Padilha

O primeiro Gripen de série da Força Aérea Brasileira está praticamente pronto. A Saab está finalizando os últimos detalhes para que o nosso F-39, realize seu primeiro voo de teste. Nesta foto podemos ver que o mesmo está equipado com o IRST.

Constantemente, nossos leitores perguntavam se o nosso Gripen F-39 seria ou não equipado com este sensor, pois o Gripen que se encontra realizando voos de certificação no Brasil, não possui este equipamento. A imagem responde claramente a todos, dirimindo essa dúvida.

 :arrow:  https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/vejam-o-1o-gripen-de-serie-brasileiro-em-linkoping
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #142 em: Setembro 17, 2021, 01:25:19 pm »
FAB receberá mais quatro caças Gripen E da Saab


Por Daniel Rittner

A fabricante sueca Saab pretende entregar mais quatro caças Gripen à Força Aérea Brasileira (FAB) no último trimestre do ano. Duas aeronaves já ficaram prontas e outras duas unidades estão em fase final de produção em Linköping (Suécia), afirmou o vice-presidente de marketing e vendas da área de negócios aeronáuticos da Saab, Mikael Franzén, em entrevista ontem ao Valor.

A chegada ao Brasil do primeiro caça, de um total de 36 jatos Gripen encomendados pela FAB em contrato de 2015, completa um ano esta semana. Ele ainda está em processo de certificação militar. Franzén informou que duas das novas aeronaves serão transportadas de navio ao país, conforme acertado com o cliente, no fim de novembro. Por questões de segurança, as outras duas virão separadamente numa data posterior.

“Temos um simulador integral de voo em Gavião Peixoto (SP), o único fora da Suécia, e estamos apoiando a FAB na introdução das aeronaves. Um piloto de testes está aqui em Linköping agora mesmo, trabalhando com a nossa equipe, há dois pilotos de testes da FAB e outros dois da Embraer no interior de São Paulo”, disse o executivo, ressaltando que o pacote não envolve apenas a entrega dos equipamentos.

“Quando se fala de um caça, não é exatamente como comprar um carro. Compra-se a manutenção, as armas, os simuladores, o treinamento. Também estão sendo treinados cinco pilotos operacionais.”

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) confirmou o recebimento dos quatro caças Gripen da versão E, que tem cabine para apenas um piloto. Os jatos da série F têm cabine dupla, o que permite a qualificação de outros aviadores.


“A previsão é de que as quatro primeiras aeronaves de série Gripen E estejam com a fase de produção encerrada e sejam apresentadas à FAB em novembro deste ano, sendo que as duas primeiras serão embarcadas para o Brasil, em seguida, para início das atividades no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, em Gavião Peixoto, onde pilotos de prova FAB, da Embraer e da Saab executarão ensaios em voo até que o certificado militar esteja pronto. As outras duas aeronaves devem ser embarcadas no primeiro semestre de 2022”, explicou o Cecomsaer, em nota.

Ressalta-se que as etapas de entrega e certificação passam por uma série de complexos processos que visam a garantir o cumprimento de todos os requisitos de qualidade, navegação e segurança de voo da aeronave.

No curto prazo, a fabricante sueca está de olho em três concorrências internacionais para o fornecimento de seus caças. Uma delas, na Colômbia, está na etapa de RFP (request for proposal) e o governo local fala na compra de 15 unidades. Parte da encomenda poderia ser montada no Brasil, afirmou Franzén. O F-16 e o Eurofighter também estão no páreo.

A Finlândia está prestes a tomar uma decisão sobre o fornecedor de 64 aeronaves. “Meu sentimento é de otimismo”, disse. Por fim, o Canadá deve decidir sobre uma encomenda de até 88 unidades. A Saab está entre os três finalistas.

FONTE: Valor Econômico
 :arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/aviacao/fab-recebera-mais-quatro-cacas-gripen-e-da-saab
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #143 em: Outubro 08, 2021, 06:45:20 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #144 em: Outubro 21, 2021, 08:07:52 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #145 em: Novembro 18, 2021, 07:54:09 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #146 em: Novembro 24, 2021, 06:01:48 pm »
Os quatro primeiros F-39 Gripen da FAB com o comandante da Aeronáutica, Ten. Brigadeiro Carlos Baptista Jr.:


 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #147 em: Novembro 24, 2021, 08:47:50 pm »
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #148 em: Novembro 25, 2021, 01:26:01 pm »




 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #149 em: Novembro 26, 2021, 05:31:46 pm »