Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -

  • 178 Respostas
  • 41697 Visualizações
*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #120 em: Abril 26, 2012, 07:00:46 pm »
Citação de: "Pedro Monteiro"
Citação de: "ACADO"
Terceiro, volto a dizer que os helis da fap deviam treinar muito mais...
Há pessoas que não procuram, lêem nem reflectem sobre a informação que existe. Não é por falta de informação, posso garantir-lhe, que você não corrige esta inverdade.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Mas corrigir o que, o que e que ha para corrigir??
So uma tontinho da cabeca e que acha que qualquer ramo que seja das forcas armadas Portuguesas treina que chega. E os Helicopteros so sao mais uma coisa que precisa de treinar muito mais.

E entre os milhares de coisas que devia treinar mais ha algumas que simplesmente devia treinar. So pergunto quantas vezes e que um Eh-101 ja fez um treino de extraccao de soldados em que treina-se com as armas montadas nas portas dos helis a dar fogo para alvos do ar ??
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #121 em: Abril 26, 2012, 08:35:58 pm »
Eu compreendo o ponto de vista do ACADO mas o Ricardo Nunes é a melhor pessoa para o pôr a par das capacidades e qualificações da Esq 751.
As missões de SAR amplamente divulgadas pela FA passam de certo modo (para quem não esteja a par de actividade operacional), a imagem de um sub-aproveitamento das capacidades do EH-101.

A Marinha combate a poluição, a FA salva os pescadores, o Exército vigia as matas e dá brinquedos às crianças no Afeganistão... Tudo coisas lindas. Mas as FA não são uma guarda costeira ou uma ONG!

E este tipo de missões?
Mas bem sabemos que por cá é tudo secreto..
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #122 em: Abril 26, 2012, 09:48:42 pm »
Citação de: "ACADO"
So pergunto quantas vezes e que um Eh-101 ja fez um treino de extraccao de soldados em que treina-se com as armas montadas nas portas dos helis a dar fogo para alvos do ar ??

Eu se tivesse que dizer um numero diria... nenhuma  :mrgreen: .

É que pelo que sei ainda nenhuma EH101 foi armado, apesar de os 4 EH101 CSAR terem as posições para metralhadoras 7.62 em janelas laterais e uma metralhadora .50 na rampa.

Mas o resto, infiltração e extracção de soldados, de dia, de noite, a baixa altitude, etc, treinam com alguma regularidade, até com a UPF.
 

*

JQT

  • Membro
  • *
  • 265
  • Recebeu: 13 vez(es)
  • +0/-0
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #123 em: Abril 27, 2012, 12:27:31 am »
RTP, 26.04.2012:

Citar
Comunidade da África Ocidental avisa golpistas que tolerância acabou

Lusa
26 Abr, 2012, 18:44

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) "não tolerará mais tempo" a "usurpação do poder" do Comando Militar que derrubou o regime da Guiné-Bissau, avisou hoje o Presidente da Costa do Marfim, sem precisar medidas.
Alassane Ouattara, que falava no início dos trabalhos da Cimeira Extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), iniciada hoje em Abidjan, defendeu que os responsáveis pelo golpe de Estado guineense, realizado no dia 12 de abril, devem "retirar-se" para que se possa implementar "rapidamente" a transição.

"(Na Guiné-Bissau) não podemos tolerar mais tempo esta usurpação do poder pela junta (Comando Militar guineense). Os líderes do golpe devem retirar-se, para que possa ser implementada rapidamente uma transição", avisou Ouattara, Presidente em exercício da CEDEAO.

As conversas no início da semana, em Bissau, entre a missão da CEDEAO e o Comando Militar fracassaram, tropeçando nas questões da libertação do Presidente interino, Raimundo Pereira, e do primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, detidos pelos militares golpistas, e da restauração das instituições destituídas.

A CEDEAO pondera enviar uma força de "estabilização" para a Guiné-Bissau, alvo frequente de golpes de Estado e que se tornou numa placa giratória do tráfico de droga entre a América Latina e a Europa. A ONU, União Africana (UA) e UE exigem também o retorno da ordem constitucional e ameaça os militares e os seus apoiantes com sanções.

A cimeira, em que participam o ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo guineense eleito e uma delegação dos golpistas, está também a analisar o pós-golpe no Mali, tendo os chefes de Estado e de Governo da organização sub-regional (15 Estados membros) lançado idêntico apelo aos militares malianos.

"A nossa resposta firme e o compromisso dos nossos aliados são mais vitais do que nunca para que a nossa região não balance para o terrorismo e a criminalidade transnacional. A segurança da Europa e dos Estados Unidos começa, doravante, no Sahel e no Golfo da Guiné", alertou Ouattara.

Para Ouattara, o Mali está "numa dinâmica de transição", mas "a autoridade do poder civil deve ser reforçada e afirmada".

O presidente da Comissão da CEDEAO, Desiré Kadré Ouédraogo, foi mais longe, denunciando "os caprichos do comportamento autocrático dos elementos da junta" militar no Mali.

Na sequência de um acordo concluído a 06 de abril entre a CEDEAO e os golpistas malianos, que tomaram o poder a 22 de março, foram instaladas as autoridades civis de transição, através de um governo formado quarta-feira e dirigido pelo primeiro-ministro Cheick Modibo Diarra.

Uma dezena de presidentes -- entre os quais os da transição no Mali, Dioncounda Traoré, do Burkina Faso, Blaise Campaoré (também mediados da crise maliana), e da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz - reuniram-se com Ouattara, que é presidente em exercício da O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Jean Ping, está a assistir à reunião, assim como o ministro da Cooperação francês, Henri de Raincourt, e outros representantes da União Europeia (UE), dos Estados Unidos e da Argélia.

Ouattara indicou ainda que, durante a cimeira, serão analisados os meios de se abrirem "corredores humanitários" no norte do Mali, onde existe falta de mantimentos e medicamentos e que está há mais de um mês sob o controle dos rebeldes tuaregues e islamistas armados, nomeadamente a Al-Qaida no Magrebe Islâmico (Aqmi), contra os quais a CEDEAO ameaçou intervir militarmente no caso do fracasso do diálogo.

A CEDEAO inclui 15 países da África Ocidental - Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também participa na cimeira.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49

Na Quarta-feira, o Público noticiava que:
Citar
O grupo regional dos países da África Ocidental pretende enviar uma missão de mais de 600 soldados para a Guiné-Bissau, a chegarem ao país nos próximos dias com o objectivo de proteger os civis e as instituições de poder, apesar de a junta militar que levou a cabo o golpe do início deste mês ter recusado intervenções estrangeiras.

Esta iniciativa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), confirmada ontem por um responsável daquela organização regional, poderá relançar o conflito no território, que permanece numa frágil calma desde o golpe de Estado de 12 de Abril, uma vez que a junta deixara claro que interpretaria qualquer mobilização de forças militares de outros países como uma “ocupação”.

Aquela fonte garantiu que a missão, com 638 soldados, incluindo militares da Nigéria, Costa do Marfim, Senegal e Burkina Faso, estará em território guineense “nos próximos dias” e a sua chegada “vai coincidir” com a retirada de uma força mais pequena angolana (...)

http://www.publico.pt/Mundo/comunidade- ... au-1543540

CPLP inoperante, CEDEAO agressiva. Parece-me que os militares guineenses prefeririam uma força lusófona do que uma invasão de países da região, incluindo o vizinho Senegal. É claro que, envolvendo o tráfico de droga, vão ter muito a perder pelo que é bem possível que a situação degenere em combates.

Convém ver que para os países da CEDEAO esta questão ultrapassa a G-B: é uma questão regional. O dinheiro do tráfico de droga alimenta a rebelião tuareg e a Al Qaeda no Magrebe, que ameaça a integridade de diversos estados. A Guiné-Bissau é a entrada da droga no continente, pelo que será abordada em primeiro lugar. Mais uma vez me parece que os militares guineenses avaliaram muito mal as consequências dos seus actos.

JQT
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #124 em: Abril 27, 2012, 11:08:04 am »
Vamos, de uma vez por todas, esclarecer este assunto.

ACADO. Tem toda a razão. Eu não o conheço de lado nenhum. Você, como qualquer outra pessoa, tem todo o direito a ter a sua opinião - mesmo que baseada em pressupostos errados ou em demagogia fácil.

Falar sem saber, falar sem pesquisar, falar sem informação é evidentemente bastante fácil. Mas pouco credível. As suas participações - pelo menos no que toca a este tópico - têm sido tudo menos informativas e, quando começa a desprestigiar, ou colocar em causa, o trabalho ( fantástico ) que uma Esquadra, como a 751 faz, apenas porque a missão SAR, a si, não lhe diz nada, a coisa muda de figura.

Afirmações como, passo a citar:

"É que temos um Helicoptero brutal mas não são capazes de pensar em usar todas as suas capacidades. Estão preocupados é em po-lo a aparecer nas noticias quando salvam uns pescadores..."
"O Berrio aguenta os EH101 mas a FAP nunca teve a brilhante ideia de por os seus pilotos a treinar isso."
"Agora um Helicoptero como este, do mais avançado que há, e o que transparece cá para fora é que salvam pessoas. Isso poderia ser feito por um Helicoptero bem mais economico atribuido às entidades já referidas."


Ou imagens como algumas que colocou ( para defender o seu argumento de EH-101 em fragatas ) em que se vê o NH-90 ( e não o EH-101 Merlin )...

...são reveladoras de um total desconhecimento de causa e, arrisco-me a dizer, má vontade.

Não sabe, pergunta. Não sabe, pesquisa. Não sabe, vai saber. Se pretende fazer desta discussão algo sério é essa a atitude que deverá ter. Até pode mandar as "postas de pescada" que bem entender, desde que não comece, evidentemente, a caluniar quem arrisca a sua vida, em situação de paz ou em combate, "para que outros vivam".

Por mim dou este assunto por encerrado.

Para todos os outros: http://youtu.be/fvGOIe0qGoc

Cumprimentos,
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11095
  • Recebeu: 2355 vez(es)
  • Enviou: 3270 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #125 em: Abril 27, 2012, 05:04:28 pm »
Todas as mensagens referentes ao assunto Kamov e EH101 no combate aos incêndios foram transferidas para outro tópico.
É favor continuar lá a conversa a quem o desejar.

viewtopic.php?f=27&t=10072&p=224066#p224066
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #126 em: Abril 28, 2012, 12:40:33 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"

Vamos, de uma vez por todas, esclarecer este assunto.

(...)

Afirmações como, passo a citar:

"É que temos um Helicoptero brutal mas não são capazes de pensar em usar todas as suas capacidades. Estão preocupados é em po-lo a aparecer nas noticias quando salvam uns pescadores..."
"O Berrio aguenta os EH101 mas a FAP nunca teve a brilhante ideia de por os seus pilotos a treinar isso."
"Agora um Helicoptero como este, do mais avançado que há, e o que transparece cá para fora é que salvam pessoas. Isso poderia ser feito por um Helicoptero bem mais economico atribuido às entidades já referidas."


Ou imagens como algumas que colocou ( para defender o seu argumento de EH-101 em fragatas ) em que se vê o NH-90 ( e não o EH-101 Merlin )...

...são reveladoras de um total desconhecimento de causa e, arrisco-me a dizer, má vontade.

(...)

Entao mas tanta coisa que ia esclarecer tudo e nao esclareceu assunto nenhum!!
Afinal porque e que a Forca Aerea nunca treinou para aterrar um EH101 no Berrio?? isso e que e inportante desta conversa toda.

Quanto a treinarem mais, se o Sr acha que treina o suficiente e porque acha que nao precisa aprender mais nada o que deduso acha que e o melhor!!!
E para terminar, eu acho que eu proprio devia treinar muito mais e muito mais coisas que nao ainda nao consegui comecar a treinar, mas sei ver isso. Alguem que acha que nao devia treinar mais tem algo de muito errado no cerebro!!

Quanto a ma, vontade, nunca caluniei ninguem, e so alguem que enfia a carapuca e que nao sabe aceitar criticas construtivas e que acha que e ma vontade...
Ja para nao falar que tambem sei o que e arriscar a vida pelo outros portanto nao me venha com cantigas.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Aguilar

  • 5
  • +0/-0
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #127 em: Abril 28, 2012, 06:37:35 pm »
Pelos vistos Guine-Bissau vai mesmo acabar por ser ocupada pelos países vizinhos aqueles golpistas atrasados nem sabem no que se foram meter.
E mais uma vez a CPLP demonstra que não serve para nada.
Quer dizer tem países como Portugal, Brasil e Angola que tem afirmação internacional mas o problema acaba por ser resolvido por países completamente irrelevantes a nível internacional como o Senegal e a costa do marfim ridículo.
Mas pronto espero que a ajuda dos soldados do Senegal e da costa do marfim lhes sirva melhor que a ajuda dos soldados portugueses.
E que daqui a uns anos se fale la francês em vez de português.
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #128 em: Abril 28, 2012, 06:44:44 pm »
Citação de: "Aguilar"
Pelos vistos Guine-Bissau vai mesmo acabar por ser ocupada pelos países vizinhos aqueles golpistas atrasados nem sabem no que se foram meter.
E mais uma vez a CPLP demonstra que não serve para nada.
Quer dizer tem países como Portugal, Brasil e Angola que tem afirmação internacional mas o problema acaba por ser resolvido por países completamente irrelevantes a nível internacional como o Senegal e a costa do marfim ridículo.
Mas pronto espero que a ajuda dos soldados do Senegal e da costa do marfim lhes sirva melhor que a ajuda dos soldados portugueses.
E que daqui a uns anos se fale la francês em vez de português.

sim, e sendo eu provavelmente um inculto nesta área, no meio disto tudo a pergunto :

Que interesse tem a Guiné para Portugal ??

Para além de salvarmos os Tugas que lá vivem, só vejo 2 interesses, aproveitarmos o conflito para treinarmos as nossas tropas e eliminarmos uma zona de tráfico de droga internacional que sustenta criminosos e terroristas.
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

Aguilar

  • 5
  • +0/-0
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #129 em: Abril 28, 2012, 07:53:28 pm »
Qual é o interesse que Guine-Bissau tem vejamos por exemplo qual é o interesse que Angola tem deixa ver muito petróleo facilidade em exportar para la os produtos e vender facilidade em montar negócios la e porque porque falas a mesma língua e não é por acaso que estão la cerca de 200 mil portugueses .
Achas que é tão fácil negociar com um pais que fala a mesma língua que o teu do que com um que fale chinês ou russo não me parece.
Por exemplo qual e a importância do Brasil muita se não fosse o tamanho da população do Brasil não tinhas nem 1/3 dos livros que existem traduzidos para português nem conteúdos na Internet portanto com essa comparação ate podes dizer como disseste qual e o interesse do Brasil em Portugal todos os pises que falam português de certa maneira tem interesse uns para os outros.
Se achas que Guine-Bissau não tem interesse nenhum para Portugal então também deves achar que Cabo verde  também não tem interesse nenhum para Portugal mas ai e que estas enganado ate cabo verde tem bastante interesse já que grande parte do turismo que e a principal fonte de rendimento de cabo verde e feita por portugueses que por sua vez comprar produtos fabricados e produzidos em Portugal.
Portanto ate Guine-Bissau se fosse bem aproveitada podia em vez de ser um entreposto de trafico de droga podia produzir caju e criar marca de qualidade nesse produto tal como Portugal fez com os vinhos e outras coisas e depois esse caju ser vendido de Portugal para o resto da Europa.
Portanto não venhas dizer que não tem interesse nenhum tudo tem interesse a questão e saber-se aproveitar o seu potencial.
Para finalizar achas que ainda não estamos piores do que agora porque se calhar porque ainda temos (eis) ex-colónias que compram  grandes quantidade os nosso produtos porque como sabes o mercado europeu esta estagnado
 

*

afonsinho

  • 53
  • +0/-0
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #130 em: Abril 28, 2012, 08:24:25 pm »
Citar
Qual é o interesse que Guine-Bissau tem vejamos por exemplo qual é o interesse que Angola tem deixa ver muito petróleo facilidade em exportar para la os produtos e vender facilidade em montar negócios la e porque porque falas a mesma língua e não é por acaso que estão la cerca de 200 mil portugueses .
Achas que é tão fácil negociar com um pais que fala a mesma língua que o teu do que com um que fale chinês ou russo não me parece.
Por exemplo qual e a importância do Brasil muita se não fosse o tamanho da população do Brasil não tinhas nem 1/3 dos livros que existem traduzidos para português nem conteúdos na Internet portanto com essa comparação ate podes dizer como disseste qual e o interesse do Brasil em Portugal todos os pises que falam português de certa maneira tem interesse uns para os outros.
Se achas que Guine-Bissau não tem interesse nenhum para portugal então também deves achar que Cabo verde também não tem interesse nenhum para Portugal mas ai e que estas enganado ate cabo verde tem bastante interesse já que grande parte do turismo que e a principal fonte de rendimento de cabo verde e feita por portugueses que por sua vez comprar produtos fabricados e produzidos em portugal.
Portanto ate Guine-Bissau se fosse bem aproveitada podia em vez de ser um entreposto de trafico de droga podia produzir caju e criar marca de qualidade nesse produto tal como portugal fez com os vinhos e outras coisas e depois esse caju ser vendido de portugal para o resto da Europa.
Portanto não venhas dizer que não tem interesse nenhum tudo tem interesse a questão e saber-se aproveitar o seu potencial.
Para finalizar achas que ainda não estamos piores do que agora porque se calhar porque ainda temos eis colónias que compram grandes quantidade os nosso produtos porque como sabes o mercado europeu esta estagnado
A mais pura das verdades!!
Era isto que devia passar nos meios de comunicação a explicar e meter isso nas cabecinhas dos português ignorantes e preguiçosos de cérebro. Em vez de tretas po(u)liticas ......
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #131 em: Abril 29, 2012, 12:02:01 am »
Eu nao sei, eu devo ter andado na escola com estes Srs.!é que para me tratarem todos por tu so podemos ter andado na escola!

Eu sei perfeitamente qual é o interesse que Portugal tem nos outros paises todos que referiu!

Mas depois de um discurso tao grande continuo a nao ver qual o interesse na Guiné para alem do que referi!
Todos os países que referiu têm pelo menos uma coisa de interesse! Ja a Guiné, já não lhe conheço nada desde que aboliram a escravatura! Parece que agora só dá pantanos, e comprarem-nos coisas com dinheiro da droga também não obrigado.
Mas continuo à espera de mais opiniões de peso...


E ja agora, nem vender coisas, nem montar negocios são faceis de fazer em angola!
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "
 

*

lexivia

  • Membro
  • *
  • 85
  • Recebeu: 8 vez(es)
  • Enviou: 20 vez(es)
  • +3/-0
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #132 em: Maio 01, 2012, 01:08:46 am »
Tenho quase a certeza que já vi o EH com uma metralhadora na rampa traseira, num exercicio mas não me lembro qual.
Mas alguém está à espera que em operações SAR os EH andem armados? E ainda a converseta de EH aterrar em plataformas que não estão certificadas? Já houve essas conversas nos tópicos adequados e aterrar aeronaves em plataformas que não sustentam o peso a longo prazo.........
Cumps.,
Lexivia
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #133 em: Maio 01, 2012, 05:17:18 pm »


Bissau, 13 de Abril de 2012
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

ACADO

  • Investigador
  • *****
  • 2562
  • Recebeu: 189 vez(es)
  • Enviou: 44 vez(es)
  • +29/-57
  • The Way of the Warrior(s) - www.warriors.pt
    • http://www.warriors.pt
Re: Golpe na Guiné-Bissau - Intervençao da Marinha -
« Responder #134 em: Maio 01, 2012, 08:05:09 pm »
Citação de: "Jorge Pereira"


Bissau, 13 de Abril de 2012

Sim sr., aí está uma menina bonita de se ver! Gostava era mais de a ver do nosso lado do q assim nas mãos de um potencial inimigo...
The way of the Warrior(s) - www.warriors.pt:
" Only fools and dead Men don´t change their minds. Fools won´t and dead Men can´t !! "