Os Mirage eram de facto MIRAGE-III
Os MIG-17 não eram do PAIGC mas sim da Guiné Conakri. e foi em 1968.
O problema nunca foram os MIG-17. O problema era o MIG-21. A Guiné recebeu depois alguns MIG-21 que não estavam operacionais aquando da operação mar-verde.
(Dizia-se que eram do PAIGC, mas não se sabe muito bem onde começava a propriedade do PAIGC e onde começava a do governo da guiné. Provavelmente para os russos, era tudo a mesma coisa, e como eles eram pretos, nunca entenderam a diferença. O racismo dos Russos e dos Cubanos em Angola, é um tema que nunca foi realmente discutido).
Aliás, um dos objectivos da operação mar-verde era destruir os MIG's porque os nossos FIAT G-91 teriam dificuldades em enfrenta-los.
No fim da operação, os barcos chegaram a ser sobrevoados por aviões da Guiné, a grande altitude (medo de antiaereas de bolso, e do desenrascanço dos portugas) mas hoje sabe-se que não estavam armados.
Quanto á França na indochina.
Os americanos suportaram a França, mas quando chegaram á conclusão de que nem com ajuda americana eles iam lá, acabaram por deixar os franceses á sua sorte.
Portugal, não sofreu do mesmo mal. No nosso caso, desde o inicio sofremos o boicote dos americanos,
Mas claro, muitos países e governos apostaram em 1962 que estariamos fora de África em seis meses. Doze anos depois ainda lá estavamos.
Pensavam que eramos franceses
Cumprimentos
Quanto ao livro: Estou especialment interessado, porque não tenho nenhuma noticia de em nenhum dia da guerra, de 1962 a 1974 se ter perdido mais que uma aeronave.