6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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Cláudio C.

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #315 em: Maio 04, 2019, 09:53:59 am »
Exatamente isso. Obrigado Mafets, ia procurar mais tarde para colocar aqui, mas antecipou-se ;-)
« Última modificação: Maio 04, 2019, 09:54:34 am por Cláudio C. »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #316 em: Maio 04, 2019, 10:27:26 am »
Os 53M não da para 5 AW139. Ou vai ser 4 mais um de opção.
 

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Charlie Jaguar

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #317 em: Maio 04, 2019, 11:02:49 am »
Temos 3 paletes FITS que permitem ao C-295 fazer ISR.

Correcto, bem lembrado.  ;)

Li algures, ontem, julgo que no Passado de Ferro, que a aeronave equacionada pela FAP é de porte médio e é o AW 139.

Correcto. Fala nisso: http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html

Citar
Os helicópteros de evacuação estão definidos como sendo de médio porte. Pelo valor unitário atribuído e contactos exploratórios com a Leonardo - actual fornecedor das restantes frotas de helicópteros das FAs - poderá ser do tipo AW139. Destinam-se à utilização em campo de batalha, para transporte e apoio a tropas no terreno.

Também:

Citar
Relacionados com a aviação, estão incluídos vários programas de reequipamento ou modernização, havendo a destacar:

-cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e táctico (827M EUR)
-cinco helicópteros de evacuação (53M EUR)
-substituição de aeronaves de instrução básica (2,5M EUR)
-UAVs de vigilância Classe 2 e 3 (37M EUR)
-um navio polivalente logístico (150M EUR)

E:

Citar
As aeronaves de instrução básica de pilotagem a adquirir, destinam-se a substituir a frota DHC-1 Chipmunk, ao serviço da Academia da Força Aérea e deverão ser "quase ultra-ligeiras", ainda por definir.

Os UAVs (aeronaves não-tripuladas) serão de Classe 2 (acima de 150 kg) e 3 (acima 600kg) e destinam-se a complementar ou substituir as aeronaves P-3C e C295M no patrulhamento e vigilância marítima.

O navio polivalente logístico, é um sonho antigo das FAs portuguesas, previsto já em várias LPMs anteriores, mas nunca executado. Permite, entre outras valias, o transporte e operação de helicópteros.

A LPM inclui ainda verbas para modernização nas frotas Falcon 50, TB-30 Epsilon, P-3C Orion e C-130H. De notar que a actualização de sistemas da frota F-16, terá que ser financiada parcialmente pela alienação de parte da frota, dado que os 202M EUR previstos na LPM, não são suficientes para a assegurar até 2030.

De fora, ficou dotação para a futura substituição dos caças F-16, eventualmente dependente de negociações com os EUA, no âmbito da utilização da base aérea das Lajes.
Outra ausência notória relaciona-se com a instrução avançada de pilotos de caça, actualmente realizada nos EUA, mas em condições pouco satisfatórias para as necessidades da FAP. Neste caso, a contratação de horas de instrução através de uma empresa particular, poderá ser a solução a adoptar, não implicando por isso a aquisição de aeronaves.

Cumprimentos

O António Luís e o Paulo Mata costumam estar sempre muito bem informados, apesar do AW139M parecer-me um pouco demais. No entanto, a ser verdade, venha ele que será muito mais capaz que o AW109M, 119M e 169M.  :)






https://www.leonardocompany.com/documents/20142/3151226/body_BROCHURE_AW139M.pdf/469bbc28-1a61-b36e-ee2c-018c806a7cfa?t=1539951581035
Saudações Aeronáuticas,
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #318 em: Maio 04, 2019, 11:09:37 am »
Li algures, ontem, julgo que no Passado de Ferro, que a aeronave equacionada pela FAP é de porte médio e é o AW 139.

Correcto. Fala nisso: http://www.passarodeferro.com/2019/05/aprovada-lei-de-programacao-militar.html

Citar
Os helicópteros de evacuação estão definidos como sendo de médio porte. Pelo valor unitário atribuído e contactos exploratórios com a Leonardo - actual fornecedor das restantes frotas de helicópteros das FAs - poderá ser do tipo AW139. Destinam-se à utilização em campo de batalha, para transporte e apoio a tropas no terreno.

Também:

Citar
Relacionados com a aviação, estão incluídos vários programas de reequipamento ou modernização, havendo a destacar:

-cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e táctico (827M EUR)
-cinco helicópteros de evacuação (53M EUR)
-substituição de aeronaves de instrução básica (2,5M EUR)
-UAVs de vigilância Classe 2 e 3 (37M EUR)
-um navio polivalente logístico (150M EUR)

Cumprimentos

Se for adquirido o 139, é uma boa escolha em termos de capacidade de transporte e polivalência de utilização !!
Um heli de 7 Tons é uma excelente aquisição e preenche o espaço entre as 03 tons do 119 e as 15,5 Tons do 101, é o heli adquado para substituir o 101 em muitas missões SAR que não necessitem do emprego dos Merlin !
Mas ó Mafets, espera aí, os helis para evacuação precoce não eram para ser adquiridos seis ??
Agora passam a cinco ??
Se seis não eram suficientes, cinco ainda ficamos pior,  mas mesmo cinco 139, vão custar mais de 11 milhões/unidade, os 53 milhões não chegam !!!
Queres ver que ainda vão tirar mais umas dezenas de milhões ao NPL, para mais dois 139 !!!!

Abraços
« Última modificação: Maio 04, 2019, 11:15:37 am por tenente »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #319 em: Maio 04, 2019, 11:25:59 am »
Mas ó Mafets, espera aí, os helis para evacuação precoce não eram para ser adquiridos seis ??
Agora passam a cinco ??
Se seis não eram suficientes, cinco ainda ficamos pior,  mas mesmo cinco 139, vão custar mais de 11 milhões/unidade, os 53 milhões não chegam !!!
Queres ver que ainda vão tirar mais umas dezenas de milhões ao NPL, para mais dois 139 !!!!

Também estou um pouco confuso agora confesso, se bem que o número sempre tenha deambulado entre as 5/6 unidades. Se o Pássaro de Ferro fala de 5, já no DN são adiantados 6:

Citar
(...) A compra de cinco aeronaves de transporte tático-estratégico KC-390 e de seis helicópteros ligeiros blindados para apoiar as operações do Exército...

https://www.dn.pt/poder/interior/parlamento-aprova-lei-de-programacao-militar-10847521.html

Com os 53M€ + IVA depois logo se deverão fazer as contas e ver para quantos dá afinal. :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #320 em: Maio 04, 2019, 11:38:23 am »
Mas ó Mafets, espera aí, os helis para evacuação precoce não eram para ser adquiridos seis ??
Agora passam a cinco ??
Se seis não eram suficientes, cinco ainda ficamos pior,  mas mesmo cinco 139, vão custar mais de 11 milhões/unidade, os 53 milhões não chegam !!!
Queres ver que ainda vão tirar mais umas dezenas de milhões ao NPL, para mais dois 139 !!!!

Também estou um pouco confuso agora confesso, se bem que o número sempre tenha deambulado entre as 5/6 unidades. Se o Pássaro de Ferro fala de 5, já no DN são adiantados 6:

Citar
(...) A compra de cinco aeronaves de transporte tático-estratégico KC-390 e de seis helicópteros ligeiros blindados para apoiar as operações do Exército...

https://www.dn.pt/poder/interior/parlamento-aprova-lei-de-programacao-militar-10847521.html

Com os 53M€ + IVA depois logo se deverão fazer as contas e ver para quantos dá afinal. :mrgreen:

à pois é estamos no mesmo ponto de embraiagem é o que é.
O, Irish Air Corps adquiriu seis 139, e, em 2006, quando recebeu os primeiros quatro, a Irlanda pagou 12milhoes/unidade !

http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/72231/irish-air-corps-receive-first-of-four-aw139s.html

Nao estou a ver mesmo cinco a custarem menos de 11 milhões cada um !!
Cá para mim o modelo que virá vai ser o 169, estamos cá para ver !!

Abraços
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #321 em: Maio 04, 2019, 01:49:33 pm »
 Na altura quando a Irlanda optou pelo AW139, o modelo ainda estava nos "primórdios" da sua comercialização. A partir daí o 139 tornou-se talvez no heli intermédio com mais sucesso comercial no mundo. É natural que o custo de produção tivesse baixado desde aí e agora se consiga o "preço de etiqueta" por 10 milhões a unidade. Já vi por aí escrito em várias publicações anunciado esses 10 milhões.
Mas estou a achar muita "fruta" para os tugas em 2019 o AW139. Só ver como o S.Tomé. Talvez o AW169 e mesmo assim?!

Só o custo para os contribuintes do tempo da contagem das carreiras dos FP's e Profs são 800 milhões todos os anos (2 submarinos AIP por ano).
Agora imaginem só com o valor de 4 anos desta medida para comprar votos, o que daria em LPD's, FFG's novas, AOR, A400M etc. etc.
« Última modificação: Maio 04, 2019, 02:09:38 pm por Major Alvega »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #322 em: Maio 04, 2019, 03:12:08 pm »

Citar
Relacionados com a aviação, estão incluídos vários programas de reequipamento ou modernização, havendo a destacar:

-cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e táctico (827M EUR)
-cinco helicópteros de evacuação (53M EUR)
-substituição de aeronaves de instrução básica (2,5M EUR)
-UAVs de vigilância Classe 2 e 3 (37M EUR)
-um navio polivalente logístico (150M EUR)

E:

Citar
As aeronaves de instrução básica de pilotagem a adquirir, destinam-se a substituir a frota DHC-1 Chipmunk, ao serviço da Academia da Força Aérea e deverão ser "quase ultra-ligeiras", ainda por definir.

Os UAVs (aeronaves não-tripuladas) serão de Classe 2 (acima de 150 kg) e 3 (acima 600kg) e destinam-se a complementar ou substituir as aeronaves P-3C e C295M no patrulhamento e vigilância marítima.

O navio polivalente logístico, é um sonho antigo das FAs portuguesas, previsto já em várias LPMs anteriores, mas nunca executado. Permite, entre outras valias, o transporte e operação de helicópteros.

A LPM inclui ainda verbas para modernização nas frotas Falcon 50, TB-30 Epsilon, P-3C Orion e C-130H. De notar que a actualização de sistemas da frota F-16, terá que ser financiada parcialmente pela alienação de parte da frota, dado que os 202M EUR previstos na LPM, não são suficientes para a assegurar até 2030.

O valor dos KC ainda me faz comichão... mas adiante...
Bom, para bem da verdade, se conseguirmos 5 AW-139, sempre é melhor que 6 AW-119 ou 109! Acho que aqui não há dúvidas! São poucos sim, mas tendo-os adquiridos, será mais fácil no futuro adquirir mais. Já agora, estes AW-139 têm versão naval?

Aeronaves para substituir os Chipmunk... por aquele valor, o que há no mercado? E porque é que os Epsilon não servem para essa função, pensando-se assim substituí-los na instrução básica por outra aeronave (eventualmente uma aeronave que sirva para substituir tanto o A-Jet como os TB-30)?

UAVs... que modelos se encaixam naquelas duas classes e dentro daquele orçamento?

E agora... modernização dos Falcon 50?  ???
TB-30?  ???
P-3C, em que vai consistir?
C-130H????? Modernizar os C-130 para quê? Então vai-se gastar 827 milhões em aviões novos, e ainda modernizar os actuais? Ou é só uma pequena actualização para poder voar em espaço aéreo europeu?
« Última modificação: Maio 04, 2019, 08:30:09 pm por dc »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #323 em: Maio 04, 2019, 06:08:05 pm »
Mas ó Mafets, espera aí, os helis para evacuação precoce não eram para ser adquiridos seis ??
Agora passam a cinco ??
Se seis não eram suficientes, cinco ainda ficamos pior,  mas mesmo cinco 139, vão custar mais de 11 milhões/unidade, os 53 milhões não chegam !!!
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Acho que no documento oficial do governo, aquele PDF, está mesmo 5 unidades.

Citar
Desta  forma,  a  Lei  aprovada,  que  prevê  uma  dotação  global  de  4,740M€, superior em 1,580M€ à atual LPM, correspondente a um acréscimo de 50%, inclui sete projetos estruturantes, que representam cerca de um terço da proposta e irão marcar um horizonte longo: cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e tático (827M€)seis Navios Patrulha Oceânicos (352M€)programa de Ciberdefesa (51M€)programa de Sistemas de Combate do Soldado (43M€)cinco helicópteros de evacuação (53M€)um navio polivalente logístico (150M€)navio reabastecedor (150M€)

https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx?v=1d25d5ec-9aa4-4440-8cb7-e281e147972a

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #324 em: Maio 04, 2019, 08:42:03 pm »
Por acaso tive hoje oportunidade de ver de perto em Lisboa o AW139 do INEM (Babcock) sediado em Loulé, e é uma bela e potente máquina de facto.


https://www.facebook.com/FIRESHELTER52
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #325 em: Maio 04, 2019, 08:49:08 pm »
E é bonitinho, especialmente em cinza e equipados com rockets e FLIR. Se for verdade o interessa na FAP neste aparelho, parece-me uma excelente (e surpreendente) escolha!
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #326 em: Maio 04, 2019, 09:13:31 pm »
Fico contente pela esta hipotética escolha do aw139, segundo o pássaro de ferro que com certeza estará melhor informado do que eu, mas tenh calma com essas euforias, pois estamos em Portugal e se algo neste momento é garantido, amanhã já não é. E não esquecer durante o debate da LPM o PCP votou contra a compra dos helis pois a suposta compra iria ser aw119kx versão militar, que ainda não existe levando esse partido a dúvidas e com razão.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #327 em: Maio 04, 2019, 10:44:58 pm »
Por acaso tive hoje oportunidade de ver de perto em Lisboa o AW139 do INEM (Babcock) sediado em Loulé, e é uma bela e potente máquina de facto.


https://www.facebook.com/FIRESHELTER52

É um heli extraordinário e com uma excelente performance. O enorme sucesso não é por acaso. Até a USAF se rendeu ás suas capacidades.
A Airbus Helicopters tentou construir um idêntico que é quase um copycat, o H175. Mas não é a mesma coisa e não pegou no mercado.
« Última modificação: Maio 04, 2019, 10:50:02 pm por Major Alvega »
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #328 em: Maio 04, 2019, 10:49:39 pm »
Sou fã do UH-60M, mas é muito bom se vier o AW-139 ( e lá vamos ficar dependentes de um só construtor).


Cumprimentos,
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #329 em: Maio 04, 2019, 11:03:37 pm »
Sou fã do UH-60M, mas é muito bom se vier o AW-139 ( e lá vamos ficar dependentes de um só construtor).


Cumprimentos,

A par com o AW139M, também gosto muito do UH-60M.
Só que o Blackhawk para mim tem 2 grandes handicaps: turbinas pouco eficientes e com algumas limitações a operar com altas temperaturas e em altitudes mais elevadas.
Não é por acaso que está a ocorrer actualmente o programa ITEP (Improved Turbine Engine Program) para substituição das T700 nos Blackhawk e Apache por novas turbinas de última geração.