Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP

  • 924 Respostas
  • 186006 Visualizações
*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 155
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 99 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #660 em: Julho 09, 2020, 06:00:20 pm »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços

O Merlin pode voar operacionalmente com duas turbinas. Já a generalidade dos helis bi-motor apenas podem operar com uma turbina em procedimentos de emergência da aeronave, não   como procedimento operacional comum.

isso sei eu já há muito anos, meu caro.
e já tinha referido no meu post.

Não foi isso que respondeu ao colega forista que pergunta acerca de um heli bimotor poder operar na maior parte do tempo com apenas 1 motor. E era só isso que eu estava a esclarecer.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #661 em: Julho 09, 2020, 06:03:50 pm »
Só para lembrar que o helicóptero que o AW119 veio substituir também era nono-motor.

Muita sorte temos de ainda ter-mos helicóptero de instrução e de não termos de fazer a instrução nos privados.

Red baron,

Só para relembrar que o antecessor do Kuala, foi operado pela FAP, durante mais de meio século !!!!

Isso confirma  duas coisas a experiência acumulada dos pilotos nesta aeronave e a falta de visão das chefias da FAP, em adquirirem um meio com maiores/melhores  capacidades.

As diferenças em termos de instrumentação das duas aeronaves são enormes, porque não se optou por acompanhar essa evolução também na sua motorização?

A situação do borrego da recolha não se terá devido à orografia mas sim à meteo, factor que afectaria também o AL III, se fosse empenhado nessa missão.

Conclusao em termos de helis ligeiros a FAP, continua com a mesma limitação, de motorização, que tinha em 1963, há 57 anos !!!

Cumprimentos

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em asas rotativas. Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.

Se devíamos ter outra frota intermédia entre o Koala e o Merlin, em números decentes, isso já é outra conversa.

Lamento informá-lo mas está equivocado quando afirma que :

O Koala foi comprado com o objectivo primário de instrução de pilotos em aeronaves de asa(s) rotativa(s). Por essa razão, uma das especificações principais era ser o mais barato de adquirir e operar e por essas razão era preferível ser monomotor.
Tudo o resto que possa desempenhar é aproveitamento da frota para missões secundárias.


De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

https://www.emfa.pt/esquadra-51-esquadra-552-zangoes

MISSÃO

Executar operações de transporte aéreo, apoio tático e geral e ministrar instrução básica e avançada de helicópteros.

e também aqui:

https://www.emfa.pt/aeronave-60-aw119mkii-koala

TIPOS DE MISSÃO

Evacuação Sanitária
Instrução Básica
Instrução Complementar
Vigilância e Reconhecimento
Busca e Salvamento

Trata-se de um helicóptero extremamente versátil, capaz de operar em ambiente noturno com a utilização de óculos de visão noturna e cumprindo um leque bastante alargado de missões como sejam: instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento, evacuação sanitária, patrulhamento e observação e apoio ao combate aos incêndios rurais.

Está equipado com um trem de aterragem do tipo "patins", com capacidade de instalação de flutuadores para a missão de busca e salvamento sobre ambiente marítimo. Para esta missão em particular, pode ainda ser equipado com guincho e farol de busca.

Tem a capacidade de transportar até sete passageiros (além do piloto), ou uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400Kg em carga suspensa, onde se inclui um balde para o combate aos incêndios rurais.


Em lado nenhum a FAP refere qual a missão primária do 119, até porque para existir uma missão primária atribuída, teria forçosamente de existir um numero maior de unidades, e não apenas cinco para as cinco missões.

Abraços

Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Independentemente disso, na Mais Alto nº437, em artigo escrito pelo Program Manager do processo de aquisição dos Koala, TCOr. Hugo Sentieiro está descrita a razão fundamental para a preferência de um monomotor e que se prende com a missão primária de treino:

"Foram analisadas diversas opções no que diz respeito à tipologia do helicóptero, entre o monomotor e o bimotor e até mesmo uma combinação de ambos, das quais resultaram a decisão sobre a manutenção da opção monomotor da qual resultaria como mais adequada para a missão de treino, assim como a solução mais económica atendendo ao orçamento disponível."

epá o sr parece que gosta de repetir o que eu afirmo :

por mim:
De acordo com a FAP o 119 foi adquirido para desempenhar cinco missões e nenhuma delas é considerada primária/secundária:

Por si:
Nessas páginas as missões não estão descriminadas entre primárias e secundárias.

Cumprimentos

O facto de nessas páginas não estar discriminado entre missões primárias e secundárias, não significam que essa distinção não exista. Fui mais claro agora?

Afirmativo, eu nem esperava outra resposta, esta sim, foi uma resposta á maneira.
Quando convém, há quem tente sempre converter os outros aos seus pontos de vista, como não está escrito, há sempre quem ache que os outros devem sub entender o significado que é pretendido.

« Última modificação: Julho 09, 2020, 06:04:22 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething

*

xenical_

  • Membro
  • *
  • 33
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • +1/-0
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #662 em: Julho 09, 2020, 06:10:16 pm »
FAP desmente e repudia afirmações da associação de bombeiros quanto ao resgate, supostamente considerado deficiente, em Ponte da Barca no passado dia 9 de Junho.

https://ominho.pt/forca-aerea-desmente-associacao-de-bombeiros-sobre-resgate-em-ponte-da-barca/

Estão a ver seus más línguas, era fake news... :mrgreen: :mrgreen:

É apenas o primeiro passo na guerra contra a passagem dos meios de combate aos fogos para as mãos da FAP. Os próximos anos prometem...

Permita-me discordar e deixar um pequeno comentário: As Associações Humanitárias/Corpos de Bombeiros, nunca se mostraram contra, nem se metem em qualquer "guerra" de passagem de meios aéreos de combate a incêndios para a FAP! Diria mais, quem lhes dera que os meios aéreos fossem bem geridos, contratados a tempo e horas e colocados onde realmente fazem falta, seja a FAP ou outra. Por favor não queira confundir bombeiros com a ANEPC.
Os corpos de bombeiros, são sim o principal agente de proteção civil em Portugal, e nem sempre são bem tratados por parte daqueles que se dizem de tutela, ver o caso de desorçamentação da ANEPC impedindo ou criando problemas para assumir despesa contratada desde maio, nomeadamente o DECIR 2020.
Resumidamente, não há nem nunca houve qualquer" guerra" pela passagem dos meios aéreos para a gestão da FAP.
Nem os Bombeiros relataram qualquer problema com a passagem da gestão destes para a FAP.
Um não problema portanto!!

Venham de lá FireBoss, Canadair e Kamov com as Cruzes de Cristo!!!!
« Última modificação: Julho 09, 2020, 06:12:00 pm por xenical_ »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #663 em: Julho 09, 2020, 06:23:57 pm »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços

O Merlin pode voar operacionalmente com duas turbinas. Já a generalidade dos helis bi-motor apenas podem operar com uma turbina em procedimentos de emergência da aeronave, não   como procedimento operacional comum.

isso sei eu já há muito anos, meu caro.
e já tinha referido no meu post.

Não foi isso que respondeu ao colega forista que pergunta acerca de um heli bimotor poder operar na maior parte do tempo com apenas 1 motor. E era só isso que eu estava a esclarecer.

pois não, e, isso foi erro, meu, pois nem vi como deveria ter visto, a última linha que assinalei agora a bold.

A aeronave pode operar com uma turbina, mas não durante grande período de tempo, nem com o PMD.

Sendo exactamente o mesmo modelo do 119, mas possuindo duas turbinas, permite que estas tenham menor potência, mas obriga o seu uso em simultâneo.
A vantagem de ter duas turbinas permite que em situações de EF o heli possua potência para aterrar em segurança e ou abortar a missão de SAR/transporte/evacuação em condições minimas de segurança.

LM as minhas desculpas pela minha resposta, que foi errada.

Cumprimentos
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #664 em: Julho 09, 2020, 06:26:31 pm »
E o 109 - estou a partir do principio que tudo o resto é igual ao 119 - pode operar desligando 1 motor? Porque a "grande" poupança, segundo percebi, de termos escolhido o 119 era os custos de operar um meio com apenas 1 motor; claro que haveria a manutenção de outro motor, mas se fosse possível utilizar na maior parte do tempo com apenas 1...

Pode, o PMD permite tal operação.
o nosso 119 monomotor a turbina em questão é mais potente, só podia, que cada uma do 109 ou do 119 bimotor.
Por exemplo o 101 opera geralmente, com duas turbinas ligadas, a terceira serve como backup, mas pode ser accionada ao mesmo tempo, convém não esquecer que o menino tem mais de 15 Tons, de peso máximo.

Abraços

LM as minhas desculpas pela minha resposta, que foi errada, pois nem vi como deveria ter visto, a última linha que assinalei agora a bold.

A aeronave pode operar com uma turbina, mas não durante grande período de tempo, nem com o PMD.

Sendo exactamente o mesmo modelo do 119, mas possuindo duas turbinas, permite que estas tenham menor potência, mas obriga o seu uso em simultâneo.
A vantagem de ter duas turbinas permite que em situações de EF o heli possua potência para aterrar em segurança e ou abortar a missão de SAR/transporte/evacuação em condições minimas de segurança.

Abraços e as minhas desculpas
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 155
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 99 vez(es)
  • +8/-36
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #665 em: Julho 09, 2020, 06:43:45 pm »

Afirmativo, eu nem esperava outra resposta, esta sim, foi uma resposta á maneira.
Quando convém, há quem tente sempre converter os outros aos seus pontos de vista, como não está escrito, há sempre quem ache que os outros devem sub entender o significado que é pretendido.

Nós provavelmente não nos conhecemos, por isso o caro amigo não saberia qual a minha intenção. Mas não é de todo do meu feitio, nem forma de estar, tentar subverter o que os outros dizem. A minha participação neste forum é somente no sentido de partilhar e receber conhecimento, ou quando muito discutir saudavelmente opiniões pessoais.
Tudo o resto são fait divers.

Abraços
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #666 em: Julho 09, 2020, 07:12:40 pm »
FAP desmente e repudia afirmações da associação de bombeiros quanto ao resgate, supostamente considerado deficiente, em Ponte da Barca no passado dia 9 de Junho.

https://ominho.pt/forca-aerea-desmente-associacao-de-bombeiros-sobre-resgate-em-ponte-da-barca/

Estão a ver seus más línguas, era fake news... :mrgreen: :mrgreen:

É apenas o primeiro passo na guerra contra a passagem dos meios de combate aos fogos para as mãos da FAP. Os próximos anos prometem...

Permita-me discordar e deixar um pequeno comentário: As Associações Humanitárias/Corpos de Bombeiros, nunca se mostraram contra, nem se metem em qualquer "guerra" de passagem de meios aéreos de combate a incêndios para a FAP! Diria mais, quem lhes dera que os meios aéreos fossem bem geridos, contratados a tempo e horas e colocados onde realmente fazem falta, seja a FAP ou outra. Por favor não queira confundir bombeiros com a ANEPC.
Os corpos de bombeiros, são sim o principal agente de proteção civil em Portugal, e nem sempre são bem tratados por parte daqueles que se dizem de tutela, ver o caso de desorçamentação da ANEPC impedindo ou criando problemas para assumir despesa contratada desde maio, nomeadamente o DECIR 2020.
Resumidamente, não há nem nunca houve qualquer" guerra" pela passagem dos meios aéreos para a gestão da FAP.
Nem os Bombeiros relataram qualquer problema com a passagem da gestão destes para a FAP.
Um não problema portanto!!

Venham de lá FireBoss, Canadair e Kamov com as Cruzes de Cristo!!!!

O ataque não é dos bombeiros, é dos "voluntários" da proteção civil.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #667 em: Agosto 05, 2020, 08:01:32 am »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #669 em: Setembro 01, 2020, 06:55:24 pm »
mais um voo de teste em 04JUN20, do futuro quinto AW119MKII da FAP


https://www.radarbox.com/data/registration/N794PA

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5570
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #670 em: Setembro 10, 2020, 02:40:09 pm »
Segundo informações vindas da BA11, o quinto e para já último Koala terá chegado a Beja ao final desta manhã. E é um dado garantido que a opção de compra de mais dois aparelhos vai ser accionada.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, Claust

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #671 em: Setembro 10, 2020, 04:14:03 pm »
Segundo informações vindas da BA11, o quinto e para já último Koala terá chegado a Beja ao final desta manhã. E é um dado garantido que a opção de compra de mais dois aparelhos vai ser accionada.

CG, colocando de lado o facto de ter sido uma má escolha este modelo, mesmo ficando com sete aeronaves, continuam a ser muito poucas para as cinco missões alocadas a esta ESQ, claro está que sete é melhor que cinco, escreverao alguns, sim eu sei mas sao insuficientes.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #672 em: Setembro 10, 2020, 07:46:13 pm »
Segundo informações vindas da BA11, o quinto e para já último Koala terá chegado a Beja ao final desta manhã. E é um dado garantido que a opção de compra de mais dois aparelhos vai ser accionada.

Vamos ver se o aumento dos Kualas não tem a ver com a diminuição do numero de evacuativos . ???
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5570
  • Recebeu: 5553 vez(es)
  • Enviou: 3660 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #673 em: Setembro 10, 2020, 08:23:13 pm »
Segundo informações vindas da BA11, o quinto e para já último Koala terá chegado a Beja ao final desta manhã. E é um dado garantido que a opção de compra de mais dois aparelhos vai ser accionada.

CG, colocando de lado o facto de ter sido uma má escolha este modelo, mesmo ficando com sete aeronaves, continuam a ser muito poucas para as cinco missões alocadas a esta ESQ, claro está que sete é melhor que cinco, escreverao alguns, sim eu sei mas sao insuficientes.

Abraço

Claro que sim, conheces a minha opinião e de facto foi um concurso completamente nivelado por baixo, por muito que o Koala tenha sido o melhor entre os piores.

Pelo que sei é mesmo pelo dispositivo de combate a incêndios que a opção de compra vai ser activada, os de evacuação supostamente continua-se na elaboração de requisitos.  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Leonardo AW119 Mk.II Koala na FAP
« Responder #674 em: Setembro 13, 2020, 12:51:14 pm »
Segundo informações vindas da BA11, o quinto e para já último Koala terá chegado a Beja ao final desta manhã. E é um dado garantido que a opção de compra de mais dois aparelhos vai ser accionada.

CG, colocando de lado o facto de ter sido uma má escolha este modelo, mesmo ficando com sete aeronaves, continuam a ser muito poucas para as cinco missões alocadas a esta ESQ, claro está que sete é melhor que cinco, escreverao alguns, sim eu sei mas sao insuficientes.

Abraço

Claro que sim, conheces a minha opinião e de facto foi um concurso completamente nivelado por baixo, por muito que o Koala tenha sido o melhor entre os piores.

Pelo que sei é mesmo pelo dispositivo de combate a incêndios que a opção de compra vai ser activada, os de evacuação supostamente continua-se na elaboração de requisitos.  ::)


Cá está uma primeira pista quanto à vinda dos sexto e sétimo Kualitas.

Victor Barreira / Defence 360° (@Defence360) tweetou: The fifth and last @LDO_Helicopters AW119 MKII Koala lightweight helicopter for @fap_emfa has arrived to Beja AFB No. 11 in Portugal for the Squadron "Zangões". The acquisition of additional two units could be potentially announced by the MoND during the official delivery event.

https://t.co/gTSoMxQR6o

https://twitter.com/Defence360/status/1305085025201913858?s=20

Abraços
« Última modificação: Setembro 13, 2020, 02:31:24 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar