Notícias do Exército Português

  • 2291 Respostas
  • 670986 Visualizações
*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2085 em: Maio 06, 2023, 11:41:23 pm »
Das lavagens e comido do sol.
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2086 em: Maio 08, 2023, 08:36:33 am »
Já há diferenças entre os camuflados novos.
Numa primeira versão, o tecido tinha uma cor mais apagada, de melhor qualidade e mais aplicável ao território nacional.
Agora, já vem num verde basicamente fluorescente, de pior qualidade (a cor altera imenso com lavagens), e nada a ver com o original.

Problemas de controlo de qualidade no Exército, nada de novo nem surpreendente.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, CruzSilva, Subsea7

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2087 em: Maio 08, 2023, 09:43:34 am »
A mim parece ter mais tons de castanhos que uns que outros. Não propriamente das lavagens

O Coldre da glock do senhor sem a retenção é opção a gosto, ou uns tem outros não? Deve ser bom assim livre para rapel e rastejar, etc. Mas nos gabinetes também não há disso.
 
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2088 em: Maio 08, 2023, 05:49:08 pm »
A mim parece ter mais tons de castanhos que uns que outros. Não propriamente das lavagens

É dos verdes, como eu dizia. Um é mais apagado, outro é basicamente fluorescente. Para ter cuidado e não ser atropelado na estrada  :mrgreen:


O Coldre da glock do senhor sem a retenção é opção a gosto, ou uns tem outros não? Deve ser bom assim livre para rapel e rastejar, etc. Mas nos gabinetes também não há disso.

Os coldres das glock são todos assim, de saque rápido. Falta-lhe só uma peça à frente, mas normalmente nas FND retiram para facilitar o saque, caso necessário. O problema maior dos coldres fosse esse, e estava eu bem... Quantas vezes não vou a caminhar e o coldre cai porque a presilha já está laça, e o parafuso que a aperta, de tanto ser apertado, já moeu a rosca...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11100
  • Recebeu: 2358 vez(es)
  • Enviou: 3272 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2089 em: Maio 08, 2023, 11:54:05 pm »
Então mas não tinham dito que o verde tinha acabado?
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2090 em: Maio 09, 2023, 09:29:37 am »
Então mas não tinham dito que o verde tinha acabado?

Como assim?
O novo padrão tem na mesma verde, são 4 cores: duas tonalidades de verde, duas de castanho e uma de beje.

As "feijão-verde", é que desaparecem, tanto as de praça como as de Sargentos e Oficiais RV/RC, supostamente agora todos têm N°1 (e a N°2 nova é basicamente a N°1 sem casaco e sem boné).

Na prática, não há distribuição de N°1 a não ser aos QP e a algumas Praças, Sargentos e Oficiais em posições de destaque (diga-se, chafaricas), e tanto Praças como Sargentos e Oficiais RV/RC saem das unidades de instrução à civil, e apresentam-se nos quartéis à civil.

Ah, e não há bonés para Sargentos Femininos, portanto as nossas Sargentos que ainda não têm, ou pedem emprestado, ou andam mal uniformizadas  :mrgreen:

Mas agora o GT dos helis no Exército vai resolver as situações de falta de fardas, botas e balas  ;)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, Lightning

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2091 em: Maio 09, 2023, 11:10:33 am »
A mim parece ter mais tons de castanhos que uns que outros. Não propriamente das lavagens

É dos verdes, como eu dizia. Um é mais apagado, outro é basicamente fluorescente. Para ter cuidado e não ser atropelado na estrada  :mrgreen:


O Coldre da glock do senhor sem a retenção é opção a gosto, ou uns tem outros não? Deve ser bom assim livre para rapel e rastejar, etc. Mas nos gabinetes também não há disso.

Os coldres das glock são todos assim, de saque rápido. Falta-lhe só uma peça à frente, mas normalmente nas FND retiram para facilitar o saque, caso necessário. O problema maior dos coldres fosse esse, e estava eu bem... Quantas vezes não vou a caminhar e o coldre cai porque a presilha já está laça, e o parafuso que a aperta, de tanto ser apertado, já moeu a rosca...

Saque rápido sim, mas não invalida ter presilha. Aliás decerto vem com a presilha e a tiram. Parece-me ver na foto o orifício na parte superior do coldre onde devia encaixar. Se bem conheço os coldres e conheço vários, essa presilha é amovível. Tenho cá uma completa de um coldre Vega nesse material G10 mas em preto. Nem sei onde encontrei aquilo atirado, mas decerto de algum inventor que tirou e o perdeu.
E é de saque rápido colocando o polegar para abrir ao mesmo tempo que se saca. A questão é que numa atividade como rapel ou outra movimentada e em posições que não estar de pé, se não tiver a presilha fica mais fácil sair a arma inadvertidamente.
A peça que faz a ligação ao cinturão realmente em alguns modelos são fracos, mas isso podem resolver com outros suportes compatíveis nos parafusos de encaixe da peça do cinto ao coldre. Geralmente simplificar é melhor, quando mais funções do suporte pior.
Nem consigo meter fotos e, também já não entendo o tal programa de meter fotos no link aqui metido pelo P44. Sou mesmo marreta da net.
Mas podem encontrar esses suportes em casas especializadas por cá e ver o que melhor resolve. Estamos num País se estivermos a espera que as Instituições resolvam tudo, esperamos deitados.
As vezes quando se fazem aquisições não se consideram factores mais operacionais e depois dá nisso.
Os parafusos devem ser colocados com um selante como se usam nos veículos motorizados. Uma gota de selante azul ou vermelho na rosca e não folgam facilmente. É o aperto e reaperto que os vai moendo e, o aperto exagerado não resolve só acaba por vir a danificar.
« Última modificação: Maio 09, 2023, 11:19:20 am por Pescador »
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 281
  • Recebeu: 412 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +142/-12
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2092 em: Maio 09, 2023, 12:39:28 pm »
A mim parece ter mais tons de castanhos que uns que outros. Não propriamente das lavagens

É dos verdes, como eu dizia. Um é mais apagado, outro é basicamente fluorescente. Para ter cuidado e não ser atropelado na estrada  :mrgreen:


O Coldre da glock do senhor sem a retenção é opção a gosto, ou uns tem outros não? Deve ser bom assim livre para rapel e rastejar, etc. Mas nos gabinetes também não há disso.

Os coldres das glock são todos assim, de saque rápido. Falta-lhe só uma peça à frente, mas normalmente nas FND retiram para facilitar o saque, caso necessário. O problema maior dos coldres fosse esse, e estava eu bem... Quantas vezes não vou a caminhar e o coldre cai porque a presilha já está laça, e o parafuso que a aperta, de tanto ser apertado, já moeu a rosca...

Saque rápido sim, mas não invalida ter presilha. Aliás decerto vem com a presilha e a tiram. Parece-me ver na foto o orifício na parte superior do coldre onde devia encaixar. Se bem conheço os coldres e conheço vários, essa presilha é amovível. Tenho cá uma completa de um coldre Vega nesse material G10 mas em preto. Nem sei onde encontrei aquilo atirado, mas decerto de algum inventor que tirou e o perdeu.
E é de saque rápido colocando o polegar para abrir ao mesmo tempo que se saca. A questão é que numa atividade como rapel ou outra movimentada e em posições que não estar de pé, se não tiver a presilha fica mais fácil sair a arma inadvertidamente.
A peça que faz a ligação ao cinturão realmente em alguns modelos são fracos, mas isso podem resolver com outros suportes compatíveis nos parafusos de encaixe da peça do cinto ao coldre. Geralmente simplificar é melhor, quando mais funções do suporte pior.
Nem consigo meter fotos e, também já não entendo o tal programa de meter fotos no link aqui metido pelo P44. Sou mesmo marreta da net.
Mas podem encontrar esses suportes em casas especializadas por cá e ver o que melhor resolve. Estamos num País se estivermos a espera que as Instituições resolvam tudo, esperamos deitados.
As vezes quando se fazem aquisições não se consideram factores mais operacionais e depois dá nisso.
Os parafusos devem ser colocados com um selante como se usam nos veículos motorizados. Uma gota de selante azul ou vermelho na rosca e não folgam facilmente. É o aperto e reaperto que os vai moendo e, o aperto exagerado não resolve só acaba por vir a danificar.

Estes coldre já vêm sem essa presilha que você fala. A peça que falta é basicamente uma proteção só para a corrediça não ficar presa (o ponto de mira, vá) em nenhum lado, mas não é uma presilha.

Sobre os pontos fracos, concordo consigo, mas o que mais faltava era eu andar a comprar coldres porque o Exército não sabe o que faz. Cometi esse erro com a P38, de comprar um coldre para a arma, com porta carregadores (os que havia eram de tecido, só para a arma), e a malta tinha que andar com os carregadores no bolso.
Levei um senhor de um bode porque andava com material não regulamentar (apesar do regulamento prever que o militar possa usar material próprio, desde que dê qualidade superior ao fornecido). Nunca mais. Até ando com peças esfarrapadas, se preferem assim.
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2093 em: Maio 09, 2023, 01:38:52 pm »
A mim parece ter mais tons de castanhos que uns que outros. Não propriamente das lavagens

É dos verdes, como eu dizia. Um é mais apagado, outro é basicamente fluorescente. Para ter cuidado e não ser atropelado na estrada  :mrgreen:


O Coldre da glock do senhor sem a retenção é opção a gosto, ou uns tem outros não? Deve ser bom assim livre para rapel e rastejar, etc. Mas nos gabinetes também não há disso.

Os coldres das glock são todos assim, de saque rápido. Falta-lhe só uma peça à frente, mas normalmente nas FND retiram para facilitar o saque, caso necessário. O problema maior dos coldres fosse esse, e estava eu bem... Quantas vezes não vou a caminhar e o coldre cai porque a presilha já está laça, e o parafuso que a aperta, de tanto ser apertado, já moeu a rosca...

Saque rápido sim, mas não invalida ter presilha. Aliás decerto vem com a presilha e a tiram. Parece-me ver na foto o orifício na parte superior do coldre onde devia encaixar. Se bem conheço os coldres e conheço vários, essa presilha é amovível. Tenho cá uma completa de um coldre Vega nesse material G10 mas em preto. Nem sei onde encontrei aquilo atirado, mas decerto de algum inventor que tirou e o perdeu.
E é de saque rápido colocando o polegar para abrir ao mesmo tempo que se saca. A questão é que numa atividade como rapel ou outra movimentada e em posições que não estar de pé, se não tiver a presilha fica mais fácil sair a arma inadvertidamente.
A peça que faz a ligação ao cinturão realmente em alguns modelos são fracos, mas isso podem resolver com outros suportes compatíveis nos parafusos de encaixe da peça do cinto ao coldre. Geralmente simplificar é melhor, quando mais funções do suporte pior.
Nem consigo meter fotos e, também já não entendo o tal programa de meter fotos no link aqui metido pelo P44. Sou mesmo marreta da net.
Mas podem encontrar esses suportes em casas especializadas por cá e ver o que melhor resolve. Estamos num País se estivermos a espera que as Instituições resolvam tudo, esperamos deitados.
As vezes quando se fazem aquisições não se consideram factores mais operacionais e depois dá nisso.
Os parafusos devem ser colocados com um selante como se usam nos veículos motorizados. Uma gota de selante azul ou vermelho na rosca e não folgam facilmente. É o aperto e reaperto que os vai moendo e, o aperto exagerado não resolve só acaba por vir a danificar.

Estes coldre já vêm sem essa presilha que você fala. A peça que falta é basicamente uma proteção só para a corrediça não ficar presa (o ponto de mira, vá) em nenhum lado, mas não é uma presilha.

Sobre os pontos fracos, concordo consigo, mas o que mais faltava era eu andar a comprar coldres porque o Exército não sabe o que faz. Cometi esse erro com a P38, de comprar um coldre para a arma, com porta carregadores (os que havia eram de tecido, só para a arma), e a malta tinha que andar com os carregadores no bolso.
Levei um senhor de um bode porque andava com material não regulamentar (apesar do regulamento prever que o militar possa usar material próprio, desde que dê qualidade superior ao fornecido). Nunca mais. Até ando com peças esfarrapadas, se preferem assim.

Não é outro coldre, é só o suporte do coldre, onde depois passa no cinturão. Mas é verdade, muitas vezes quem gasta para melhorar algo, ainda come dessas secas.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1360
  • Recebeu: 542 vez(es)
  • Enviou: 2220 vez(es)
  • +679/-119
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2094 em: Maio 10, 2023, 09:58:14 am »
Já há diferenças entre os camuflados novos.
Numa primeira versão, o tecido tinha uma cor mais apagada, de melhor qualidade e mais aplicável ao território nacional.
Agora, já vem num verde basicamente fluorescente, de pior qualidade (a cor altera imenso com lavagens), e nada a ver com o original.

Problemas de controlo de qualidade no Exército, nada de novo nem surpreendente.

Ou cortes no orçamento... cativações?
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4074
  • Recebeu: 2649 vez(es)
  • Enviou: 2195 vez(es)
  • +5704/-2814
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2095 em: Maio 10, 2023, 10:16:15 am »
Já há diferenças entre os camuflados novos.
Numa primeira versão, o tecido tinha uma cor mais apagada, de melhor qualidade e mais aplicável ao território nacional.
Agora, já vem num verde basicamente fluorescente, de pior qualidade (a cor altera imenso com lavagens), e nada a ver com o original.

Problemas de controlo de qualidade no Exército, nada de novo nem surpreendente.

Ou cortes no orçamento... cativações?

Mais baratucho. Ainda mandam fazer na China ou compram contrafeito no Paquistão e Síria
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2096 em: Junho 03, 2023, 10:41:48 pm »
Viatura militar que transportava tanque arde na A24 em Lamego

Tanque Leopard 2 A6 estava a ser transportado para Peso da Régua, onde dia 10 de junho decorrerão algumas cerimónias do Dia de Portugal.



Um camião militar que transportava um tanque Leopard 2 A6 ardeu este sábado na A24, em Lamego. O veículo de combate estava a ser transportado para Peso da Régua, onde dia 10 de junho decorrerão algumas cerimónias do Dia de Portugal.

Ao que o CM conseguiu apurar, não há registo de feridos nem de danos no tanque.

No local estiveram 21 operacionais dos bombeiros.

O alerta foi dado às 15h49.

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/tanque-leopard-2-arde-na-a24-em-lamego

Já começa mal o 10 de Junho (apesar de haver uma campanha nunca vista, com jovens de todo o país a visitar unidades militares).
Não sei como é o camião de transporte deste Leopard ou se o mesmo foi danificado, mas na nossa zona os camiões têem de ter travão de montanha ou é impossível controlar uma descida tão inclinada como esta (onde decorre o filme Velocidade Furiosa X).

Em poucos km, a altitude passa de mais de 1000 metros (Castro Daire) para pouco mais de 100 metros na Régua! Os travões normais de um camião não chegam para parar.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12774
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +804/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2097 em: Junho 04, 2023, 12:36:15 am »

https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5354
  • Recebeu: 739 vez(es)
  • Enviou: 732 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2098 em: Junho 04, 2023, 12:50:25 am »
Mais um a encostar!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 497 vez(es)
  • Enviou: 177 vez(es)
  • +313/-191
Re: Notícias do Exército Português
« Responder #2099 em: Junho 04, 2023, 01:30:59 am »
Presumo que já não vá aparecer na Régua portanto.........triste