Empreendedorismo (Geral)

  • 27 Respostas
  • 8615 Visualizações
*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #15 em: Abril 14, 2009, 10:53:37 pm »
Município vai ter Parque da Ciência

Citar
O presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, anunciou que a autarquia já iniciou o processo de revisão do Plano Director Municipal para acolher o Parque de Ciência e Inovação da Universidade de Aveiro.

Ribau Esteves disse, na sessão solene do feriado municipal de Ílhavo, que aquela estrutura é uma "das muitas frentes" em que o seu executivo está a trabalhar "pela capacidade de ter futuro".

O Parque da Ciência e Inovação, num processo liderado pela Universidade de Aveiro, ficará instalado na zona da Coutada, Ílhavo, devendo vir a ocupar uma área de 30 hectares, tendo a Câmara de Ílhavo aprovado na última reunião uma proposta de alteração do PDM, com esse objectivo.

O Parque visa reforçar as empresas da região no acesso à Ciência e Tecnologia, apoiando as respectivas estratégias de competitividade e desenvolvimento de negócios e irá procurar atrair empresas de dimensão internacional que, mediante parcerias com empresas nacionais, lhes permita aceder a novos mercados, segundo a agência Lusa.

Além de reforçar as relações entre as empresas, a Universidade e o poder local, o Parque da Ciência e Inovação deverá ser um instrumento de execução de prioridades nacionais em que a Universidade de Aveiro é parceira, nomeadamente através dos pólos de competitividade das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica, da competitividade na Energia, da competitividade agro-industrial, bem como dos "clusters" do Habitat, do Conhecimento, e da Economia do Mar.

O autarca ilhavense anunciou ainda que nos próximos dois meses serão iniciadas cinco obras do parque escolar do município financiadas por fundos comunitários. Até ao final do primeiro semestre será dado inicio à obra da primeira fase da Via de Cintura Nascente a Ílhavo e que se encontra em concurso público a requalificação a EN 109. "As velhas lutas por num novo tribunal e um novo quartel da GNR em Ílhavo terão decisões importantes nas próximas semanas", disse Ribau Esteves. Na sessão falaram ainda José Loureiro (PCP), Francisco Grangeio (PS) e Flor Agostinho (PSD). O CDS-PP não esteve presente.


http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1200533

O nome (ou pseudónimo) do gajo q escreveu o artigo 'tá fixe, Jesus Zing. :D
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #16 em: Abril 18, 2009, 06:19:07 pm »
Citar
Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto



A SPIE UP 09 vai decorrer nos dias 14, 15 e 16 de Maio.
 
A SPIE UP  (Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto) é um evento internacional que cultiva a atitude empreendedora e inovadora. Pretende espicaçar, provocar, num fórum de discussão informada e partilha. Nasceu no coração da U. Porto, mas é vocacionada para ultrapassar as respectivas fronteiras; para juntar a academia e a sociedade civil. No ano passado, 18 oradores e 2000 participantes marcaram o sucesso inaugural deste evento dinamizado pelo CEdUP – Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto.
 
Distingue-o de outros eventos, uma perspectiva de multidimensionalidade sobre os fenómenos de empreendedorismo e inovação (o empreendedorismo social, a inovação organizacional, o empreendedorismo por conta de outrem, para citar alguns exemplos); numa lógica que vai além dos números sem que os esqueça.
 
Durante 3 dias, as master class formarão um grupo pequeno de pessoas numa área critica da actividade empreendedora e inovadora; os business panel apresentarão casos de sucesso de empresas nos mais diversos ramos, dando voz aos seus fundadores e dirigentes; por fim, as grandes conferências serão o momento de debate por excelência, onde personalidades notáveis desfiarão grandes temas sociais e dos negócios. Tudo isto suportado por eventos de networking que continuarão a fazer da SPIE UP uma comunidade. Uma comunidade de gente que quer fazer acontecer.
 
Mais informações e inscrições em www.spie.up.pt
 
Oradores:
 
Belmiro de Azevedo | Sonae
Henrique Neto | Iberomoldes
João Picoito | Nokia Siemens Networking
Carlos Oliveira | Mobicomp
Nuno Azevedo | Casa da Música
Daniel Cardoso | Quorum Ballet
José Pinto dos Santos | Insead/MIT (USA)
Simon Dolan | ESAD business school (ESP)
Rebeca Hwang | Younoodle.com (USA)
Alberto Nardelli | Unltdworld.com (UK)


ó André olha a MP, "PM em inglês" :D
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #17 em: Abril 22, 2009, 08:16:39 pm »
Citar
Business Angels de todo o Mundo unem-se para lançar a World Business Angels Association



Business Angels de todo o Mundo unem-se para lançar a
World Business Angels Association

FNABA promoveu o primeiro encontro de líderes em Portugal e integra agora o núcleo fundador da nova associação
 
É anunciada hoje a criação da World Business Angels Association (WBAA) – Associação Mundial de Business Angels por ocasião do International Network for SME Forum que está a decorrer no Dubai (EAU).
 
A criação da WBAA surge ano e meio após a realização no Estoril, por convite da Comissão Europeia e do Governo Português e sob organização da FNABA, do primeiro encontro entre líderes de associações de Business Angels de cinco continentes que visava a criação de uma plataforma global que permitisse a promoção da importância da actividade dos Business Angels como agentes essenciais para o apoio ao desenvolvimento de projectos em fases emergentes.
 
A WBAA é agora uma realidade e tem por ambição promover um ambiente favorável à actividade dos Business Angels a nível internacional. Como reconhecimento pelo envolvimento da FNABA enquanto elemento dinamizador da cimeira pré-associação, é atribuída a esta organização a condição de Membro Honorário.
 
Segundo Francisco Banha, Presidente da FNABA, “encontramo-nos na era da comunicação e é esse o objectivo máximo desta nova associação mundial: facilitar uma plataforma de comunicação global que nos permita enquanto Business Angels, desenvolver iniciativas que contribuam para que, juntos derrubemos os obstáculos que impedem uma maior proliferação de Business Angels enquanto agentes mobilizadores de mudança.”
 
Ainda de acordo com Francisco Banha, o principal obstáculo à actividade em Portugal reside num “conjunto de mecanismos fiscais não orientados para os investimentos individuais realizados por Business Angels que teriam claros reflexos no desenvolvimento das PME’s nacionais e na criação de emprego e no aumento da receita pública.”
 
Francisco Banha recorda ainda o apoio inicial dado em 2007 pelo “IAPMEI, InovCapital, SPGM, DNA Cascais e Gesventure, sem o qual não teria sido possível realizar a primeira cimeira de onde saiu um acordo de entendimento para a criação de uma organização mundial”.
 
São objectivos da recém-criada associação mundial:
 
-          Promover a profissionalização dos Business Angels através da criação de grupos e associações de Business Angels;
-          Identificar e difundir boas práticas a nível internacional;
-          Identificar sucessos globais apoiados por Business Angels;
-          Apoiar o empreendedorismo em todo o mundo;
-          Aumentar o conhecimento sobre a actividade dos Business Angels;
-          Coordenar investigação a desenvolver sobre Business Angels;
-          Normalizar internacionalmente a terminologia associada aos investimentos realizados por Business Angels.
 
O que é a WBAA:
-          Uma plataforma de partilha de informação sobre o desenvolvimento da actividade dos Business Angels por todo o mundo;
-          Um ponto de entrada para que investidores e empreendedores encontrem associações de Business Angels na sua região geográfica;
-          Uma ferramenta educativa que permita disseminar informação sobre a actividade dos Business Angels para intermediários e decisores políticos;
-          Uma solução para um ecossistema interligado que apoie todas as partes envolvidas além-fronteiras.
 
A WBAA realizará as seguintes actividades:
-          Organização de um evento annual. A primeira WBAA Global Conference terá lugar em finais de 2009 na Ásia;
-          Coordenação de informação à escala global para facilitar o trabalho desenvolvido no âmbito do desenvolvimento da actividade;
-          Manutenção de um website (www.wbaa.biz) que funcionará como um repositório internacional de ferramentas, boas práticas, investigação e eventos nacionais/ internacionais;
-          Providenciar um fluxo de informação regular sobre os últimos desenvolvimentos nas comunidades de Business Angels de todo o mundo.
 
 
Constituem a WBAA os seguintes membros:
- ACA, Angel Capital Association, USA
- BBAA, British Business Angels Association, UK
- CBAR, Center for Business Angel Research, China
- IAN, Indian Angel Network, India
- ESBAN, Red Espanola de Business Angels, Spain
- AAAI, Australian Angels Investors Association, Australia
- Southern Angels, Chile
- IBAN, Italian Business Angels Association, Italy
- ABAN - Arab Business Angels Network, United Arab Emirates
- France Angels, France
 
Membros Honorários:
- FNABA, Federação Nacional de Associações de Business Angels, Portugal
- EBAN, European Trade Association for Business Angels and Early Stage Investors
 
 

Para mais informações sobre a WBAA consulte o website www.wbaa.biz ou contacte a FNABA.


http://gesbanha.blogs.sapo.pt/374035.html
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #18 em: Maio 02, 2009, 11:19:36 am »
"Erasmus para Jovens Empreendedores" - novo programa de intercâmbio de empreendedores a nível Europeu

Citar
O programa “Erasmus para Jovens Empreendedores” (http://www.erasmus-entrepreneurs.eu/), tem como objectivo o intercâmbio entre empreendedores Europeus (novos empreendedores acolhidos por empreendedores já estabelecidos-PME’s).

A quem se dirige o programa?  

1) Novos Empreendedores (empreendedores com Plano de negócios e/ou start-ups com menos três anos) e,  

2) Empreendedores Experientes (PME’s já estabelecidas há mais de 3 anos).

Como funciona o programa?

A correspondência entre Novos Empreendedores e Empresas de acolhimento é determinada com o auxílio de mais de 100 organizações intermediárias (OIs) competentes em suporte de negócios, cobrindo a maioria dos países europeus. Os empreendedores novos e experientes interessados em participar no programa devem fazer a candidatura através da página Web - www.eramus-entrepreneurs.eu e estabelecer contacto com a Organização Intermediária da sua escolha.

A INOVA+ SA, assume-se como uma organizações intermediaria (OI’s) em Portugal, com responsabilidades e funções de suporte aos Novos Empreendedores no processo candidatura/matching com os Empreendedores Experientes de acolhimento e, ao abrigo do programa, suportando as despesas de mobilidade (deslocações e estadias no pais de destino).

Para mais informação detalhada sobre o funcionamento, os beneficiários, e outros aspectos relevantes poderá consultar programa “Erasmus para  Jovens Empreendedores,” e o “User Guide”.

Para iniciar o processo de candidatura, como novo empreendedor ou empreendedor experiente (PME’s), agradece-se o contacto com:

Inovamais: Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica SA

Rua Dr. Afonso Cordeiro, 877,Sala 201 Tel: + 351 22 939 63 50

4450-007 Matosinhos

Tel: + 351 22 939 63 50

Website: www.inovamais.pt


http://www.redeidt.com/pt/public/inform ... l-europeu/
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #19 em: Junho 02, 2009, 11:09:39 pm »
Citar
Tecnologia: Cidade inteligente 'Planit Valley' vai ser construida em Paredes até 2013
Porto, 01 Jun (Lusa) - O concelho de Paredes vai acolher uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, que até 2013 pretende recrutar 12 mil parceiros entre empresas líderes de mercado e gerar "dezenas de milhar" de postos de trabalho.

Porto, 01 Jun (Lusa) - O concelho de Paredes vai acolher uma cidade tecnológica, denominada Planit Valley, que até 2013 pretende recrutar 12 mil parceiros entre empresas líderes de mercado e gerar "dezenas de milhar" de postos de trabalho.

A garantia foi hoje dada por Steve Lewis, presidente da empresa Living Planit, que vai gerir a Planit Valley, em declarações ao site Ciência Hoje e à Lusa.

Para já apenas se sabe que a Cisco Systems vai ser parceira no projecto mas mais nomes serão conhecidos, quinta-feira, durante a World Investment Conference em La Boule, França.

A nova cidade inteligente, que vai ocupar uma área de 17 quilómetros quadrados, pretende ser um "laboratório vivo à escala urbana", no qual serão implementadas, de forma sustentável, "tecnologias que melhoram a qualidade de vida", referiu Lewis.

A Planit Valley terá "edifícios inteligentes, soluções avançadas de mobilidade, transportes e comunicações", salientou.

Além de espaços dedicados à investigação e desenvolvimento, na Planit Valley vão nascer também espaços de retalho, hotéis, centros de conferência, uma pista de testes, um centro de entretenimento e habitação.

Ao governo português os responsáveis da Living Planit não pediram qualquer tipo de investimento que, segundo Steve Lewis, rondará "muitos biliões de euros".

A quantia está, segundo o responsável, a ser angariada em mercados de capitais e instituições bancárias.

As razões que levaram à escolha de Portugal para a instalação desta cidade sustentável prendem-se não só com as políticas nacionais sobre o ambiente, mas também com o apoio que a Living Planit encontrou junto do autarca de Paredes Celso Ferreira, da CCDR-N e da agência de investimento AICEP.

A construção da nova cidade deverá começar este ano, apesar da crise económica mundial.

Porém, o presidente da Living Planit está convencido que "a crise cria oportunidades" e que, em termos de mercado, a altura é "perfeita".

Na construção serão aplicadas "novas e avançadas técnicas para reduzir o impacto da infraestrutura no ambiente".

LYL.

Lusa/fim


http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stori ... ies/518134
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #20 em: Junho 02, 2009, 11:14:31 pm »
Quem quiser falar com o Steve Lewis pode fazê-lo em
http://www.skyscrapercity.com/showthrea ... 924&page=8
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #21 em: Junho 18, 2009, 06:19:42 pm »
Vamos lá minhotos!

Citar
Vima Angels e o Spinpark do Avepark

 

Artigo de Carlos Remísio, Presidente da Vima Angels, Associação de Business Angels de Guimarães.


   Em 15 de Junho de 2007 é apresentado o Clube de Busines Angels de Guimarães " Vima Angels". Este Clube surge no contexto do Avepark - Parque de Ciência e Tecnologia SA, cuja missão é o empreendedorismo tecnológico no intuito de alcançar um desígnio regional, o de criação de postos de trabalho altamente qualificados. É pois imprescindível que esta estrutura seja assumida pelo protagonista regional, a Câmara Municipal de Guimarães, e tenha como parceiro privilegiado a entidade científica local, a Universidade do Minho. Desde logo se configurou a grande vontade de cooperação da Universidade do Minho, quando esta decidiu localizar no Avepark a sua incubadora de base tecnologia, Spinpark. Ê conhecida a excelência desta Instituição Cientifica, Universidade do Minho, e sua atenção à transferência de tecnologia e registo de patentes adoptando modelos e estruturas de suporte na promoção do empreendedorismo tecnológico como base de uma inovação disruptiva. O desenhar de uma região mais competitiva e próxima da sociedade do conhecimento torna-se assim uma realidade com a congregação de vontades num projecto comum, o Parque de Ciência e Tecnologia Avepark.


Se por um lado as infra-estruturas de apoio estão criadas é ainda necessário dar resposta a necessidades financeiras de startups e ideias de negócio à procura de provas de conceito, com grau de risco elevado. Porventura as necessidades financeiras/projecto não serão significativas é no entanto necessária a existência de uma carteira de potenciais negócios que potencie o balanço do investimento. Neste contexto e pela sua própria definição, os Business Angels assumem um papel importante nesta fase embrionária do ciclo de vida de um negócio aliando características que lhes são intrínsecas: diversificação do negócio; cross-selling; mais-valias no retorno do investimento, networking, apoio de proximidade à gestão.
 
Há no entanto dificuldades dos dois lados, empreendedores e financiadores, que poderão constituir-se como um obstáculo à alavancagem do negócio. É neste ponto que os interlocutores das incubadoras têm um papel decisivo no approach a estes dois universos, permitindo uma leitura equilibrada, uma base ampla de selecção de projectos e uma triagem na análise do negócio a ser apresentado.

Este trabalho que foi desenhado pela Spinpark, incubadora de base tecnológica da UM, tem-nos permitido seleccionar ideias de negócios e apoiar os seus planos de negócios, normas fundamentais de selecção e apresentação, factores primordiais de sucesso para o capital semente.
 
A Vima Angels aderiu ainda á plataforma FINICIA o que lhe tem permitido analisar e participar na decisão das ideias apresentadas e candidatas ao seu plano de negócio, colocando o Clube numa situação privilegiada no acesso a esta plataforma de ideias. Estamos assim em crer que o dinamismo do empreendedorismo que a UM vem desenvolvendo e as infra-estruturas já existentes no próprio Avepark constituir-se-ão como suportes fundamentais ao aparecimento de novos produtos de alto valor acrescentado, contribuindo para uma região mais moderna e competitiva.


http://gesbanha.blogs.sapo.pt/408326.html
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #22 em: Julho 05, 2009, 08:59:31 am »
Citar
Pequenos empréstimos para grandes negócios
00h30m
ALEXANDRA FIGUEIRA

Se a ideia é boa mas não se arranja dinheiro, o microcrédito pode ser um primeiro passo.

Tem que estar desempregado, ou em vias disso, não ter condições para pedir dinheiro ao banco, nem ter tido problemas com a Banca, estar rodeado de pessoas que o ajudem nos maus momentos e querer mesmo trabalhar por sua conta e risco.

Nos últimos dez anos, mais de um milhar e meio de pessoas nestas condições contactou a Associação Nacional do Direito ao Crédito (ANDC) e viu apoiada a sua ideia para trabalhar por conta própria. O termo oficial é microcrédito e já teve direito a um Prémio Nobel da Paz. Na prática, são pequenos empréstimos para grandes ideias, que, muitas vezes, são simplesmente o que a pessoa melhor sabe fazer.

Faz este mês uma década, a associação assinou o primeiro contrato de financiamento. Os contactos começaram no Porto, mas rapidamente Lisboa se impôs como a cidade onde mais as pessoas excluídas aderiram a empréstimos pequenos (até sete mil euros no arranque) e ao apoio da associação, conta José Centeio, secretário-geral da associação.

Não é para dar lucro, mas também não apoia projectos que acredita estarem votados ao fracasso. Por isso, dos seis mil contactos recebido no ano passado, e dos mil que chegaram a dar alguns passos, só 254 resultaram num contrato de financiamento. "Isto não é caridade, não podemos ter a pretensão de fazer tudo e ajudar todos", justifica José Centeio.

Uma boa ideia não chega para que o negócio siga adiante. Se o candidato a empresário é casado, por exemplo, e a cara-metade não acreditar no projecto, dificilmente será aprovado. "Já recusámos boas ideias por causa do ambiente em torno da pessoa", diz. A triagem feita a candidatos e ideias é só o início do processo. Depois, a associação ajuda na burocracia, fala de marketing e vantagens competitivas, "mas em português que toda a gente entenda", e vai acompanhando todas as semanas, para saber como corre.

O acompanhamento é uma das razões pelas quais a larga maioria dos negócios acaba por vingar. Só uma em cada dez falha, muito menos do que a média das restantes empresas (um terço fecha ao fim de um ano).

Quase todos os que passaram pelo microcrédito recomendam-no, de acordo com um estudo sobre microcrédito em Portugal feito pelo professor da Católica Américo Mendes. Até as pessoas a quem o negócio correu mal. "O drama não é recusar um projecto, é o depois", admite José Centeio. Quem se lança por conta própria também o faz por sua conta e risco. Um empresário (ainda que micro) não recebe subsídio de desemprego, se a empresa fechar.

José Centeio e Américo Mendes concordam que deviam ter um estatuto próprio. Por exemplo, que os primeiros meses fossem de formação para que a pessoa não perdesse o subsídio de desemprego, se o negócio falhar. "Não podemos falar de combate à exclusão social e depois tratar as pessoas como se fossem incluídas", pensa Américo Mendes.

1. Quem pode concorrer?

Desempregados, ou com um emprego precário, sem acesso a empréstimo bancário normal. Não pode ter tido problemas com a Banca e tem que encontrar fiador para 20% do crédito.

2. Quanto se pode pedir?

Numa primeira fase, sete mil euros. Poderá subir até aos 10 mil, mas só quando a empresa já está a funcionar e é necessário reforçar o investimento inicial.

3. Quais as condições?

O juro cobrado é a Euribor a 3 meses mais um "spread". A CGD cobra 2%, além da Euribor, e permite pagar em 36 meses. O Millennium também cobra mais 2%, mas dá 48 meses para saldar a dívida. O BES exige mais 3% e permite o reembolso em 48 meses.

5. A Banca também tem?

O Millennium é o único a ter a sua própria proposta, além do acordo com a associação. Empresta até 17.500 euros por 48 meses, mas não diz quanto cobra de juros.


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economi ... id=1295261
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Empreendedorismo (Geral)
« Responder #23 em: Novembro 20, 2009, 01:10:26 pm »
Nao sabia onde colocar esta noticia sobre uma empresa espectacular.

Citar
Cavaco Silva visita empresa onde deficientes são maioria
Patrão paraplégico tem 62% dos trabalhadores com deficiência nos quadros da fábrica
00h07m
MARTA NEVES
 
foto josé mota/JN
Cavaco Silva visita empresa onde deficientes são maioria
 

Aristides Santos, com a mulher e o pai - os três portadores de deficiência - começou, em 1995, a vender porta-chaves. Actualmente é dono de uma fábrica onde emprega 22 deficientes. Cavaco Silva homenageia-o hoje, sexta-feira.

O lema de vida de Aristides Santos - "querer é poder" - está espelhado em cada canto da Deficiprodut, empresa que criou, em 1998, em Maceda, Ovar, depois de se ter lançado no sector da marroquinaria, três anos antes, com a simples venda de porta-chaves.

"Bendita poliomielite", solta o empresário, ao JN, de sorriso aberto, sobre a doença que o "atacou" aos três meses, deixando-o paraplégico. Mas também "mais sensível para o mundo das diferenças" (ler texto ao lado).

De tal forma que, actualmente, dá emprego a 39 funcionários, 24 dos quais com as mais variadas deficiências. O sonho maior de "criar uma empresa em que os protagonistas fossem cidadãos portadores de deficiência com dificuldades de inserção social" concretizou-se. Aristides é, por isso, "um homem feliz!".

A empresa da Aristides será uma das instituições a ser visitada por Cavaco Silva, hoje, no primeiro dia do Roteiro das Comunidades Locais Inovadoras, que levará a comitiva presidencial a Ovar, Santa Maria da Feira, Espinho e S. João da Madeira.

À chegada à Deficiprodut, Carla Dias, 37 anos, é o primeiro rosto a sorrir. E o da diferença. Foi-lhe amputado o antebraço esquerdo quando tinha apenas nove meses. "Foi um acidente com um candeeiro a petróleo", conta Carla, sem ressentimentos. Afinal, a deficiência não foi impedimento para rumar do Algarve até ao Norte e tirar a Licenciatura de Marketing. Na Deficiprodut trabalha na direcção comercial. "Dentro desta empresa acabamos por vestir a camisola daquilo que nós próprios já somos. No entanto, ninguém é tratado como coitadinho", disse Carla. Ainda assim, a funcionária lamenta "não poder seguir o sonho de ser enfermeira". "Nem me deixam tirar o curso", desabafa.

Ao descer até à fábrica voltam a multiplicar-se sorrisos. Anabela Valente, 33 anos, surda, não tem dúvidas que na fábrica "todos se tratam como família". José Carlos Ferreira, 48 anos, que sofreu poliomielite aos 14 meses,afirma que, mesmo de muletas "caminha faça chuva ou sol" durante meia-hora para todos os dias apanhar boleia para o trabalho. "Andava a pedir nas ruas da amargura, quando surgiu esta oportunidade de trabalho. Graças a isso, hoje tenho uma casa", conta, orgulhoso.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1425415
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Empreendedorismo (Geral)
« Responder #24 em: Novembro 26, 2009, 12:44:37 am »
Citar
Balanço positivo da parceria com o MIT
00h30m
ISABEL TEIXEIRA DA MOTA

A parceria entre universidades portuguesas e o Massachussetts Institute of Technology (MIT) foi elogiada pela representante norte-americana que, de visita a Lisboa, defendeu a sua continuação e aprofundamento.

Susan Hockfield sublinhou, ontem, que o programa de parcerias com Portugal se "revelou mais promissor do que esperávamos". As áreas que Portugal está a trabalhar - cidades sustentáveis, medicina regenerativa e o transporte eléctrico - "são de grande interesse para o MIT", disse a presidente do Instituto, no final de um encontro com o primeiro-ministro, em S. Bento.

Aos jornalistas, Susan Hockfield revelou que parte da aposta será na redução de custos da medicina: "Vamos trabalhar arduamente para desenvolver as tecnologias para que os cuidados médicos estejam mais acessíveis para mais gente, sejam mais eficientes e também mais baratos. As células estaminais são uma das muito importantes tecnologias do futuro", exemplificou.

Na sequência dos primeiros três anos de experiência, a também professora de neurociências no MIT exprimiu o desejo de que a cooperação "se aprofunde". Como Portugal tem "ambições e valores semelhantes" ao MIT, a colaboração que foi feita continuará, sublinhou.

A presidente do MIT adiantou ainda que "antes do início desta parceria, foi feita uma análise profunda de seis meses à situação portuguesa e ao que seria pedido e quais os ganhos para o MIT e percebeu-se que seria uma colaboração maravilhosa".

De igual modo, o ministro da Ciência, Mariano Gago, fez um balanço positivo da cooperação dos últimos três anos, garantindo que ela "cumpriu muitas das metas propostas inicialmente".

O MIT Portugal e a casa-mãe nos Estados Unidos, em Massachussetts, vão apostar em projectos na área das cidades sustentáveis, na Medicina Regenerativa e nos sistemas sustentáveis de energia. O programa começou com uma "fase de consolidação de parcerias" que "deu frutos e atraiu mais de 350 alunos para programas de doutoramento e mestrado executivo".

Susan Hockfield é a 16ª presidente do MIT e a primeira mulher no cargo. E também professora de Neurociências no Instituto e captou o compromisso da comunidade do MIT para os desafios em torno da energia do ambiente e da sustentabilidade.

Ontem recebeu o doutoramento Honoris Causa na Academia de Ciências de Lisboa, por três universidades portuguesas (Universidade do Porto, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa).

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Naciona ... id=1430595
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Empreendedorismo (Geral)
« Responder #25 em: Novembro 30, 2009, 08:24:05 am »
Citar
Futuros empresários recrutados por "olheiro"
Projectos na incubadora de empresas de S. Félix da Marinha foram "caçados" nas escolas

A incubadora de empresas InovaGaia, em São Félix da Marinha, está praticamente lotada, mas os seus responsáveis continuam a recrutar jovens potenciais empresários em universidades, colégios e até escolas secundárias.
 
foto Lisa Soares/JN
Futuros empresários recrutados por "olheiro"
António Castro, da empresa Solíndigos, dedicada às energias renováveis.
 

Inaugurada há menos de dois meses, a InovaGaia, inserida no Parque de Ciência e Tecnologia de S. Félix da Marinha, em Gaia, está bem perto de esgotar a lotação. Ali trabalham já cerca de 100 pessoas, na sua grande maioria jovens, muitos deles acabados de sair da universidade. Uns chegaram ali com uma mera ideia de empresa, outros já com um projecto, mas falta de meios para avançar. Outros foram pura e simplesmente recrutados.

Foi o caso de Pedro Silva e Pedro Rodrigues, sócios da CreativeBitBox, uma empresa dedicada à transformação de qualquer superfície, seja ela uma mesa, uma parede, um pedaço de chão ou uma montra, numa superfície totalmente interactiva, sem necessidade de sensores, algo que até há muito pouco tempo só era visto em filmes de ficção científica.

Os dois jovens, o primeiro de Braga e o segundo de Beja, foram os vencedores do prémio Jovem Empreendedor 2008 atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). E foi logo na cerimónia de entrega do prémio que os dois jovens foram "caçados" por Fernando Machado, director-geral da InovaGaia, qual "olheiro" do mundo empresarial.

E tal como nos clubes de futebol, o trabalho dos "olheiros" não se esgota, também o de Fernando Machado continua. É que os actuais "locatários" da incubadora têm apenas três anos para crescer e depois bater asas e há por isso que encontrar novos. Seja levando a cabo seminários, juntamente com o próprio presidente da InovaGaia, Álvaro Santos, seja em acções de promoção no ensino superior e até mesmo em colégios e escolas secundárias com cursos técnico-profissionais.

"O nosso objectivo é combater o desemprego no concelho e fazêmo-lo desafiando jovens a acabarem as licenciaturas e os mestrados e, quem sabe, a colocarem as suas teses em prática e criar empresas. Esse desafio devia ser dado a conhecer logo nas escolas secundárias, na chamada área de projecto, onde os estudantes podiam ser incentivados a criar um projecto de empresa. Nós vamos lá mostrar-lhes que, ao contrário do que possam pensar, não é assim tão difícil. Na InovaGaia, damos meios para irem mais longe", explicou Fernando Machado.

Mas não para muito mais longe. "A ideia é crescermos para os lados", gracejou António Castro, da empresa Solíndigos, dedicada às energias renováveis: "O objectivo é que, mal termine o nosso tempo na incubadora, possamos já ter condições para construirmos o nosso próprio espaço no parque tecnológico, aqui ao lado".

"Temos sentido um grande apoio ao nível da formação empresarial, na criação de sinergias entre as empresas, apoio ao acesso a financiamento.E por tudo isso queremos aqui continuar, agora na incubadora e depois no parque", concluiu António Castro.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1434340
"Ask DNA"
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
Re: Empreendedorismo (Geral)
« Responder #26 em: Janeiro 06, 2010, 04:27:32 pm »
Citar
Jovem de Barcelos descobriu uma nova área, investiu e foi premiado. Criou a primeira empresa lusa de filmes 3Dimensões.

Um jovem de Barcelos vai abrir em Janeiro a primeira empresa de produção de filmes 3D no país, "Hypercube - Produções Estereocópicas". Marco Neiva, de 24 anos, fez o primeiro conteúdo em Portugal a três dimensões (3D), com alta definição, cenário real ("live action") e em formato Blu-ray 3D. O documentário "Viagem às Maravilhas de Barcelos", sobre o património do seu concelho, foi levado ao National Association of Broadcasters Show, em Las Vegas, nos EUA, tido como maior evento do mundo ligado ao audiovisual.

"Sou sozinho: capto imagem, edito, realizo. Revelo tudo o que faço ou sei, o que me torna parceiro em vez de concorrente", vinca. Licenciou-se em Computação Gráfica e Multimédia pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Como "nada havia escrito em português" investigou online, em manuais ingleses e comprou equipamento lá fora. Criou o fórum estereoscopia3d.wordpress.com, o evento www.3dingames.com e levou o fenómeno a várias "lan party". Expôs a tecnologia em cursos de Multimédia, Marketing e Turismo, como no Politécnico do Cávado e Ave.

Marco Neiva foi ainda convidado pela Sony para fazer palestras a realizadores e produtoras, como a SIC e a RTP, no âmbito do projecto europeu Sony Star RoadShow. Marco quer continuar a promover o meio e tenciona "integrar tecnologia software e hardware, como os videojogos em salas de cinema ou fazer aplicações tridimensionais no Google Earth".

Viu pela primeira vez um filme 3D, "Beowulf", há dois anos, em Braga. Comprou logo óculos e monitor 3D e duas câmaras. "Demonstrei aos colegas de curso, nem o professor conhecia, e decidi fazer tese na área", explicou. A primeira parte era investigar, a segunda produzir um filme (no caso, "Viagem às Maravilhas de Barcelos") e a terceira o plano de negócios. O projecto foi premiado no Poliempreende - Concurso de Empreendedorismo dos Politécnicos Portugueses, com incentivo de 2000 euros e apoio para criar a empresa.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Gente/I ... id=1462671
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3106 vez(es)
  • Enviou: 7616 vez(es)
  • +803/-1321
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Empreendedorismo (Geral)
« Responder #27 em: Outubro 06, 2010, 06:22:03 pm »
Para quem ainda não utiliza aqui fica o link para o europages : http://www.europages.pt/anuario-empresas.html

Acho que grande parte da nossa industria e marcas está aqui reunida.
Por isso antes de comprarem algum produto dêem uma vista de olhos sobre o que é nosso.  :wink:
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."