Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político

  • 166 Respostas
  • 40395 Visualizações
*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #150 em: Outubro 10, 2011, 09:56:57 am »
Volvemos a lo de siempre; de las ligas ibéricas olvídate……lo que querríamos  nosotros es que el Madrid y el Barcelona representaran  a España en la liga europea y mundial ( si la hubiera ) como “ permanentes “  de ellas ……  y así que  el resto de equipos españoles  tuviéramos alguna oportunidad de ganar  alguna liga.

Nos opondríamos  a que se hiciera la ibérica porque ya estaría la europea  y …….  porque las ciudades medianas escasamente logramos ya quedarnos en la 1º  (siempre hay siempre  varias en 2º) porque somos muchas …… por ejemplo  el Zaragoza está  este año  en la primera de milagro ,  por la virgen del Pilar y  por el entrenador mexicano y……..! Debería haber bajado!  Por malos y por malgastar… ¡que están  en la ruina!  (el Zaragoza es una empresa SA).

ASI QUE DE LAS LIGAS IBERICAS OLVIDATE, PUEDES ESTAR TRANQUILO.

Eres consciente de que  tanto en España como en Portugal  TODO   está subvencionado:
¡ES DECIR…. LO PAGAS TU!

Mientras daba dinero Alemania  se podía tirar, derrochar, invertir…..  Según zonas y épocas; pero ahora que ya no da dinero :
¿Estás dispuesto a subvencionar algo?...... sacando el dinero de donde ¿?
De la sanidad, de la educación.  De las pensiones ……. ¿?

Pues los deportes minoritarios necesitan sobrevivir  sin subvenciones  y para ello necesitan  de la publicidad  y para ello necesitan PÚBLICO   (aunque sea castellano)

Que no te gusta el nombre…. lo cambiáis  (a nosotros nos es indiferente); pero a tus  compatriotas les interesa que vayamos a veros  para divertirse y tener un “negocio  PORTUGUES”.
--------
Ejemplo de un negocio, que nos está saliendo bien  “ Motorland Aragón”

Si los aragoneses somos un poco más de un millón ¿Cómo podríamos, mantener  esto?  
IMPOSIBLE EN PLAN NACIONALISTA.

Pues haciendo que vengan los  Bilbao, Madrid, Valencia, Barcelona, Toulouse  y si podemos de Burdeos y que se sientan ¡como en casa!.... Para que vuelvan y dejen dinero.

¿Como  podríamos competir con los circuitos de Jerez, Cherte , Valencia y Monmeló?

 pues no podíamos  así que…… pensando a lo grande para buscar un nicho de mercado no explotado aún , …..¡ PAGANDO A LO GRANDE ¡ el proyecto,…….  haciendo un circuito valido para Formula 1 y GP (mientras pagaba Alemania)   y  pensando a largo o plazo haciendo “ una ciudad del motor “ con  circuitos “homologados “ de velocidad , kars , tierra ,  aéreas de tecnología y diversión y  …….aprovechar nuestra  buena posición entre esas ciudades  vecinas (publico y clientes)

El problema de hacer algo a lo grande, no es hacerlo; sino el mantenimiento cuando ya no hay subvenciones  y tienes que pagarlo tú (para que veas que no se acierta siempre  nos salió mal,  hasta ahora, el  aeropuerto de Huesca por nuestra mala cabeza).
------------
Motorland Aragón está pensado para que vengan industrias y gente “todos los días” a usarlo en  entrenamientos (dado su céntrica posición ) y…..  Todos son bienvenidos   y más si dejan dinero   y así aprovechar nuestra situación y no competir con el resto de circuitos.

Pues con solo 3 años encima de entrenamientos   han venido moto GP , súper bake, series Renault …..  etc ; campeonatos de Kars y tierra  e  industrias de tecnología ; …….nosotros encantados y no miramos la nación, sino los euros y contentos de haberlo pagado y no tener que pagar mantenimiento y  además logramos  que una zona de Aragón (Bajo Aragón)  no tenga problemas de crisis .
----------
Así que si no te gusta lo ibérico, te vienes  con tus amigos  un fin de semana  (pagas)  , le pones  el nombre que quieras, cierras el circuito que pagues  (tenemos de todo tipo y homologados) ,  te das el gustazo y nosotros estaremos encantados de llenarte los 5 kilómetros cuadrados de  “nuestras”  banderas portuguesas .
----------------

Pierde un tiempo viendo  “áreas, circuitos, calendarios (meses  pasados, todo lleno, el futuro... está por escribir…. etc ) y te darás cuenta de lo bonito y RENTABLE   que es pensar a lo grande y ser ……. ¡amigo del vecino ¡

http://www.motorlandaragon.com/


ANIMO PORTUGAL
 

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +4/-0
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #151 em: Novembro 15, 2023, 07:53:06 pm »
Posso entender que alguém seja iberista (eu sou) e também alguém que não o seja. No entanto estou lendo todo o post, começando por o principio, e não entendo o medo a involucrar Portugal com Espanha até quando fala-se de cimeiras ibero-americanas.
De que outra maneira poderia-se falar de estas reuniões entre paises que têm tanto em comun? Uma coisa é não ser iberista e outra negar a realidade da nossa historia. Espanha e Portugal têm muito en comum, e com os paises americanos. Estaria bem reconhecé-lo assim.

Perdão por meu português.

El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1567 vez(es)
  • +951/-186
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #152 em: Novembro 17, 2023, 02:47:26 pm »
Posso entender que alguém seja iberista (eu sou) e também alguém que não o seja. No entanto estou lendo todo o post, começando por o principio, e não entendo o medo a involucrar Portugal com Espanha até quando fala-se de cimeiras ibero-americanas.
De que outra maneira poderia-se falar de estas reuniões entre paises que têm tanto em comun? Uma coisa é não ser iberista e outra negar a realidade da nossa historia. Espanha e Portugal têm muito en comum, e com os paises americanos. Estaria bem reconhecé-lo assim.

Perdão por meu português.

Viva Zadok, isso deve-se a motivos históricos. Se analisar a história portuguesa irá verificar que a nossa experiencia de relações com Espanha nunca foi boa. Ainda há menos de 100 anos atrás existiam planos de invasão de Portugal por parte de Espanha por exemplo....
Portanto não foi assim há tanto tempo.

Talvez, hoje, vivamos o melhor periodo de paz entre os 2 países e a perspetiva é que essas relações aos poucos se vão desenvolvendo e a memória histórica se vá perdendo.
Para um aproximar dos dois países, coisas "simples" como ligação Lisboa-Madrid teriam que acontecer: https://eco.sapo.pt/2023/03/24/comboio-lisboa-madrid-em-tres-horas-so-depois-de-2030/

PS: Continuamos a aguardar que nos devolvam Olivença  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ZADOK

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #153 em: Novembro 17, 2023, 09:14:07 pm »
Posso entender que alguém seja iberista (eu sou) e também alguém que não o seja. No entanto estou lendo todo o post, começando por o principio, e não entendo o medo a involucrar Portugal com Espanha até quando fala-se de cimeiras ibero-americanas.
De que outra maneira poderia-se falar de estas reuniões entre paises que têm tanto em comun? Uma coisa é não ser iberista e outra negar a realidade da nossa historia. Espanha e Portugal têm muito en comum, e com os paises americanos. Estaria bem reconhecé-lo assim.

Perdão por meu português.
Morreu muita gente para que Portugal não fizesse parte de Espanha e não podemos desonrar os nossos antepassados esquecendo os sacrificios que fizeram para que fossemos independentes o que seria o caso se entendessemos unir com Espanha.
« Última modificação: Novembro 17, 2023, 09:15:27 pm por CruzSilva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ZADOK

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +4/-0
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #154 em: Novembro 18, 2023, 03:11:55 pm »


Viva Zadok, isso deve-se a motivos históricos. Se analisar a história portuguesa irá verificar que a nossa experiencia de relações com Espanha nunca foi boa. Ainda há menos de 100 anos atrás existiam planos de invasão de Portugal por parte de Espanha por exemplo....
Portanto não foi assim há tanto tempo.

Talvez, hoje, vivamos o melhor periodo de paz entre os 2 países e a perspetiva é que essas relações aos poucos se vão desenvolvendo e a memória histórica se vá perdendo.
Para um aproximar dos dois países, coisas "simples" como ligação Lisboa-Madrid teriam que acontecer: https://eco.sapo.pt/2023/03/24/comboio-lisboa-madrid-em-tres-horas-so-depois-de-2030/

PS: Continuamos a aguardar que nos devolvam Olivença  :mrgreen:

Entendo. Mas, por exemplo, nós temos qualquer coisa semelhante com respeito a França. Alguns espanhóis têm "medo" ou rejeição por eles, lembrando sucessos da história. Na minha opinião isso não faz sentido neste século, estando todos na U.E. Na realidade, os franceses não odiam os espanhós nem querem nos conquistar.
Acho que é semelhante com Espanha e Portugal.
Em relação a Olivença, só ouvi dela neste forum, ainda devo ler mais e aprender para ter uma opinião fundamentada.
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +4/-0
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #155 em: Novembro 18, 2023, 03:19:07 pm »
Morreu muita gente para que Portugal não fizesse parte de Espanha e não podemos desonrar os nossos antepassados esquecendo os sacrificios que fizeram para que fossemos independentes o que seria o caso se entendessemos unir com Espanha.

Bem, creio que posso entender também isto. Mas em realidade, há alguns séculos acredito que não lutava-se por um pais, mas por um rei. O nacionalismo foi posterior.
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #156 em: Novembro 18, 2023, 09:55:11 pm »
Morreu muita gente para que Portugal não fizesse parte de Espanha e não podemos desonrar os nossos antepassados esquecendo os sacrificios que fizeram para que fossemos independentes o que seria o caso se entendessemos unir com Espanha.

Bem, creio que posso entender também isto. Mas em realidade, há alguns séculos acredito que não lutava-se por um pais, mas por um rei. O nacionalismo foi posterior.
Na minha opinião o nacionalismo surgiu já no final da Idade-Média. A nossa identidade nacional foi forjada nas nossas guerras com vocês e com os muçulmanos.
« Última modificação: Novembro 18, 2023, 09:55:24 pm por CruzSilva »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1567 vez(es)
  • +951/-186
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #157 em: Novembro 19, 2023, 12:39:02 pm »


Viva Zadok, isso deve-se a motivos históricos. Se analisar a história portuguesa irá verificar que a nossa experiencia de relações com Espanha nunca foi boa. Ainda há menos de 100 anos atrás existiam planos de invasão de Portugal por parte de Espanha por exemplo....
Portanto não foi assim há tanto tempo.

Talvez, hoje, vivamos o melhor periodo de paz entre os 2 países e a perspetiva é que essas relações aos poucos se vão desenvolvendo e a memória histórica se vá perdendo.
Para um aproximar dos dois países, coisas "simples" como ligação Lisboa-Madrid teriam que acontecer: https://eco.sapo.pt/2023/03/24/comboio-lisboa-madrid-em-tres-horas-so-depois-de-2030/

PS: Continuamos a aguardar que nos devolvam Olivença  :mrgreen:

Entendo. Mas, por exemplo, nós temos qualquer coisa semelhante com respeito a França. Alguns espanhóis têm "medo" ou rejeição por eles, lembrando sucessos da história. Na minha opinião isso não faz sentido neste século, estando todos na U.E. Na realidade, os franceses não odiam os espanhós nem querem nos conquistar.
Acho que é semelhante com Espanha e Portugal.
Em relação a Olivença, só ouvi dela neste forum, ainda devo ler mais e aprender para ter uma opinião fundamentada.

Não faz sentido mas como disse, a memória histórica leva gerações e gerações a desaparecer. E passaram poucas gerações entre as disputas entre Espanha e Portugal.
O facto de os Espanhois quando visitam Portugal recusarem-se a tentar falar Português e "obrigarem" os Portugueses a tentar falar Espanhol também não ajuda.

Como referi, acredito que com o tempo e um estreitar de relações as coisas melhorem. Ambos os países tem bastante a beneficiar de uma Ibéria unida e forte a nivel económico. Mas primeiro e antes de lá chegar é necessário estreitar relações. Acredito que as ligações ferroviarias entre os 2 países sejam fundamentais para isso.

Mesmo a nivel policial e militar acredito que uma cooperação conjunta é benéfica para todos.
Aproveito para perguntar (por desconhecimento), quantas vezes existem exercicios conjuntos entre as FA portuguesas e espanholas?

O caminho faz-se caminhando mas talvez primeiro Espanha tenha que arrumar de vez com o separatismo e criar uma identidade nacional forte. Algo que em Portugal está à muito consolidado (e graças aos Espanhois)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ZADOK

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #158 em: Novembro 19, 2023, 05:48:14 pm »
Aproveito para perguntar (por desconhecimento), quantas vezes existem exercicios conjuntos entre as FA portuguesas e espanholas?

Deve ser praticamente anual.

Em Santa Margarida nos grandes exercicios da Brigada Mecanizada pratica sempre a sua congénere espanhola de Badajoz.

No grande exercicio naval anual também é costume participar sempre navios espanhois (onde quase sempre participa um navio anfíbio espanhol onde os fuzos de ambos os paises participam).

A nivel de Força Aérea até é capaz de ser onde há menos exercicios, os mais regulares devem ser entre meios portigueses na Madeira e espanhóis nas Canárias.
« Última modificação: Novembro 19, 2023, 05:49:07 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2201 vez(es)
  • +1228/-3449
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #159 em: Novembro 21, 2023, 11:40:09 am »
Aproveito para perguntar (por desconhecimento), quantas vezes existem exercicios conjuntos entre as FA portuguesas e espanholas?

Deve ser praticamente anual.

Em Santa Margarida nos grandes exercicios da Brigada Mecanizada pratica sempre a sua congénere espanhola de Badajoz.

Para a BrigMec a cooperação com a tal Brigada Espanhola é essencial. São eles que dispõem de simuladores que são fundamentais no treino dos militares Portugueses dos Leopard 2.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #160 em: Novembro 21, 2023, 12:28:05 pm »
Exércitos de Portugal e de Espanha avaliam a sua cooperação bilateral no plano militar

A geminação de unidades congéneres e a participação combinada nos mecanismos de resposta rápida da NATO e da EU foram os principais temas abordados.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6137

Além disso há outras reuniões períodicas, por exemplo, relacionados com a manutenção dos marcos fronteiriços, que não existem no lado português junto de Olivença
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva, PTWolf

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1234
  • Recebeu: 498 vez(es)
  • Enviou: 2125 vez(es)
  • +667/-110
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #161 em: Novembro 21, 2023, 01:17:41 pm »
Exércitos de Portugal e de Espanha avaliam a sua cooperação bilateral no plano militar

A geminação de unidades congéneres e a participação combinada nos mecanismos de resposta rápida da NATO e da EU foram os principais temas abordados.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6137

Além disso há outras reuniões períodicas, por exemplo, relacionados com a manutenção dos marcos fronteiriços, que não existem no lado português junto de Olivença
:mrgreen:
 

*

PTWolf

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 330 vez(es)
  • Enviou: 1567 vez(es)
  • +951/-186
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #162 em: Novembro 21, 2023, 07:01:11 pm »
Exércitos de Portugal e de Espanha avaliam a sua cooperação bilateral no plano militar

A geminação de unidades congéneres e a participação combinada nos mecanismos de resposta rápida da NATO e da EU foram os principais temas abordados.

https://www.exercito.pt/pt/informacao-publica/noticias/6137

Além disso há outras reuniões períodicas, por exemplo, relacionados com a manutenção dos marcos fronteiriços, que não existem no lado português junto de Olivença

Obrigado a todos pelas respostas.

Relativamente ao ultimo ponto: Olivença é nossa!

sugiro adaptar-se esta letra  :mrgreen:
 

*

ZADOK

  • Membro
  • *
  • 68
  • Recebeu: 10 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +4/-0
Re: Iberismo desportivo - Reflexo do iberismo político
« Responder #163 em: Novembro 21, 2023, 08:23:20 pm »
Mesmo a nivel policial e militar acredito que uma cooperação conjunta é benéfica para todos.
Aproveito para perguntar (por desconhecimento), quantas vezes existem exercicios conjuntos entre as FA portuguesas e espanholas?

Em matéria policial existem 5 CCPA (centros de coordinación policial y aduanera) entre Espanha e Portugal (3 en Portugal e dois em Espanha, perto das fronteiras). Lá trabalham conjuntamente as policias dos dois paises.

Também fazem-se patrulhas conjuntas nalgumas épocas do ano. Algúns Guardias Civiles vão e patrulhan com GNR e vice-versa, sobre tudo para ajudar a os turistas dos seus próprios paises.

E também formações conjuntas para cursos do Estado Maior, e mais...
El futuro tiene muchos nombres: para los débiles, lo inalcanzable. Para los temerosos, lo desconocido. Para los valientes, la oportunidad.



Correções na minha escrita são siempre bem vindas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PTWolf

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2331 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +731/-1031
« Última modificação: Novembro 21, 2023, 08:35:36 pm por Lightning »